São José dos Ausentes: um guia completo para a sua viagem

Conhecida por seu turismo rural e ecossistema serrano, a cidade de São José dos Ausentes guarda paisagens deslumbrantes e um estilo de vida interiorano especial. Se você está em busca de um novo destino para relaxar enquanto aproveita a natureza, a seguir, saiba mais sobre essa cidade.

Publicidade

Onde fica São José dos Ausentes

São José dos Ausentes fica no extremo Nordeste do estado do Rio Grande do Sul, a 232 km de Porto Alegre. Algumas rodoviárias da capital possuem linhas exclusivas para a cidade interiorana, com o trajeto variando entre 4h30 e 5h de viagem. Já via carro, a viagem durará aproximadamente 4h.

Melhor época do ano para ir para São José dos Ausentes

A cidade de São José dos Ausentes possui dois tipos de climas, ambos com possibilidades para montar um roteiro de viagem. Se você pretende aproveitar as formações montanhosas e excursionar entre os cânions, dê preferência ao inverno. Caso seu principal motivador seja as cachoeiras e demais quedas d’água, o verão é a melhor escolha!

O que fazer em São José dos Ausentes

Passeios são o que não faltam em São José dos Ausentes. A cidade é reconhecida por suas paisagens incríveis e ar campesino. Conheça as principais atrações:

1. Mirante da Serra da Rocinha

Com sua altura imponente e vegetação nativa, o Mirante Serra da Rocinha é impressionante. O pico atinge alturas gigantescas, porém quem o sobe, não se arrepende, pois a vista inexplicável.

2. Cachoeiras de São José dos Ausentes

As cachoeiras estão entre os principais cartões postais da cidade! Conheça algumas:

  • Cachoeirão dos Rodrigues: sendo uma das mais populares da região, o Cachoeirão dos Rodrigues é um recanto natural cheio de belezas. Vale pena visitar!
  • Cachoeira do Perau Branco: menos frequentada que o Cachoeirão, as quedas d’água Perau Branco são uma ótima opção para quem busca se banhar em um local calmo e tranquilo.

3. Passeio a cavalo

Os grandes pastos e formações rochosas da região são perfeitos para cavalgar. Na cidade, há locais para alugar cavalos. Assim, o passeio é pago e conta com o acompanhamento de um instrutor.

Publicidade

4. Cânions de São José dos Ausentes

Os Cânions de São José dos Ausentes também são encantadores. Conheça alguns:

  • Cânion Boa Vista: como o próprio nome sugere, o Cânion Boa Vista é uma maravilha que atrai atenção pela vista privilegiada! O ambiente é bastante movimento, sendo ideal para a prática de escalada.
  • Cânion Amola Faca: bastante popular entre os turistas, o Cânion Amola Faca (também conhecido como Encerra) possui um vasto campo de belezas. Ele está localizado entre os cânions do Tabuleiro e Realengo.
  • Cânion Monte Negro: reconhecido como um dos maiores cânions de São José dos Ausentes, o Cânion Monte Negro está conectado ao Pico Montenegro. As duas formações compõem um dos mais belos cenários da serra.
  • Cânion Tabuleiro: um dos principais destinos para quem pratica esportes radicais, como trekking e escalada. Embora seja o menos visitado, o Cânion Tabuleiro não fica atrás de nenhum outro em matéria de experiência!
  • Cânion Realengo: não tão conhecido como os outros, o Cânion Realengo concilia um clima agradável com muita paz. Se você busca por privacidade, esse é o local ideal para passar uma tarde.
  • 5. Desnível de Rios

    Localizado na Fazenda Potreirinhos, o Desnível de Rios demonstra algumas das principais características do ecossistema de São José dos Ausentes. O ambiente serrano abriga uma vegetação nativa belíssima que vale muito conhecer!

Depois de entrar em contato com alguns dos locais mais incríveis da cidade, você provavelmente está ainda mais motivado para curtir sua estadia. A seguir, confira dicas importantes sobre o seu destino.

Qual o número de dias ideais para um bom roteiro de viagens?

Como quase tudo envolvendo viagens, o tempo de estadia irá variar de acordo com sua necessidade e disponibilidade. Entretanto, como sugestão de um roteiro interessante e abrangente, o ideal é separar pelo menos 3 dias para curtir a viagem. Assim você conseguirá conciliar bem o seu tempo com as demandas e lazeres da região, sem correr o risco de deixar passar batido algum ponto turístico.

Roteiro dos pontos turísticos

Para o seu roteiro de 3 dias, leve em consideração que os principais passeios de São José dos Ausentes envolvem grandes subidas, trilhas e percursos que demandam esforço físico. O principal meio de locomoção entre os pontos rurais é via carro (de aplicativo, via agência de turismo local ou próprio). A seguir, confira um roteiro para otimizar o seu tempo e aproveitar a viagem:

sao jose dos ausentes

  • Dia 1: poucas coisas serão mais recompensadoras e empolgantes do que visitar o Pico Monte negro. Se você desembarcar na cidade ainda no período da manhã, aproveite e faça sua refeição na Fazenda Monte Negro. Em seguida, suba até o Pico e aproveite para andar a cavalo e fazer belos registros. Ao fim da tarde, vá até a Cachoeira Perau Branco, que fica a 15 min do Pico.
  • Dia 2: inicie sua aventura pelos cânions! Devido à proximidade entre eles, comece conhecendo o Cânion Tabuleiro. De lá, siga de carro até os dois Cânions que o circundam. Primeiro, passe no Amola Faca e aproveite para encarar a trilha. O Cânion Realengo é a próxima parada. Ao entardecer, dirija até o Cânion Boa Vista e contemple um maravilhoso pôr do sol.
  • Dia 3: a dica é ir bem cedo para o Cachoeirão do Rodrigues. No caminho, você pode parar no Mirante da Serra da Rocinha. A vista é linda e motivadora, sendo um ótimo cenário para registrar seus passeios. Se preferir, passe a tarde inteira no Cachoeirão, mas se quiser conhecer outro ponto essencial da cidade, aproveite para visitar o Desnível dos Rios.

Seguindo essa sugestão de roteiro, você terá uma ótima experiência em São José dos Ausentes. Adapte-o às suas necessidades e aproveite o oásis de possibilidades que esse destino oferece!

Onde se hospedar

Com muitos cânions e belezas naturais, São José dos Ausentes também oferece ótimas opções de hospedagens. Descubra:

Publicidade

  • Altos da Serra – $$: com um grande lounge e bar dedicado, o Hotel Altos da Serra agrada muitos viajantes. O prédio é bem localizado e fica próximo aos principais cânions.
  • Hotel Cesa – $$: o custo-benefício é ótimo, os quartos são simples, porém charmosos e aconchegantes. Além disso, o hotel dispõe de um café da manhã incluso muito elogiado.
  • Casa e Chalé Campos da Serra – $: para se aprofundar ainda mais na experiência rural de São José dos Ausentes, invista na Casa e Chalé Campos. A fazenda possui acomodações boas e espaçosas. A alimentação natural e o clima campestre são os pontos fortes dessa hospedagem.

Depois de descobrir algumas ótimas hospedagens na região, que tal continuar explorando a cidade?

Onde comer em São José dos Ausentes

São José dos Ausentes é rico em bares e restaurantes, então, não deixe de viver uma experiência culinária local. A seguir, confira algumas opções:

  • Pitty Restaurante – $: se você procura por bons lanches e comida caseira com preço acessível, o Pitty Restaurantes é o local ideal. Os lanches são o carro-chefe da casa, com uma grande variedade de sabores.
  • Casa Vieja – $$$: com um cardápio tipicamente brasileiro (incluindo pizzas e lanches), o Casa Vieja também conta com um ótimo serviço de bar. Localizado nas mediações de alguns dos principais cânions, o ambiente é ideal para encontrar os amigos e comer bem.
  • Dos Reis café e restaurante – $$$: como aponta o nome, o Dos Reis alterna o cardápio entre opções de cafeteria (ideais para a manhã e lanche da tarde) e restaurante. Com uma grande variedade de comidas, os valores são justo e a experiência é aprovada por muitos clientes.
  • TAVI Lanches – $$$: vencedor de prêmios locais, o TAVI Lanches ostenta a reputação de fazer alguns dos melhores lanches de São José dos Ausentes. Os lanches na chapa são os mais pedidos, mas o local também serve porções e outras entradas.
  • Churrascaria Charqueadas – $$$$: com opções à la carte e buffet completo, a Churrascaria Charqueadas representa muito a culinária gaúcha, com ótimos pratos e serviços.

A culinária local vai conquistar seu paladar! Alimente-se bem e beba bastante. A seguir, confira algumas curiosidades interessantíssimas sobre a cidade.

5 Curiosidades de São José dos Ausentes

São José dos Ausentes é uma região ainda pouco explorada dentro do ecoturismo nacional. Rica em histórias, a cidade tem alguns pontos curiosos. Veja:

Publicidade

  • São José dos Ausentes é uma região muito cinematográfica, servindo de cenário para diversas produções audiovisuais do Brasil. Os cânions são bastante aproveitados em produções de época.
  • O munícipio divide, ao lado de São Joaquim e Urupema, o posto de local mais frio do país. Alguns invernos atingem temperaturas abaixo de zero.
  • Extremamente diferente para os padrões brasileiro, o clima é justificado pela geografia da cidade: sua altitude é de 1.200 m acima do nível do mar!
  • O nome da cidade possui diversas histórias. Entre elas, dizem que São José é o santo padroeiro das terras, definido ainda no princípio da emancipação territorial. Já o curioso “Ausentes”, segundo histórias, vem das condições climáticas difíceis que afugentavam os moradores (ausentes).
  • Apesar de interiorano, São José dos Ausentes é um munícipio territorialmente muito grande e influente na região. Atualmente, o munícipio é formado por 4 distritos: Faxinal Preto, São Gonçalo, Várzea e Silveira.

Viu como São José dos Ausentes é marcante e com muitas curiosidades? Só indo para conferir de pertinho. Você vai se apaixonar!

15 fotos encantadoras de São José dos Ausentes para inspirar sua viagem!

Que São José dos Ausentes é um lugar incrível, você já sabe. Entretanto, confira algumas fotos inspiradoras que vão te deixar com vontade de passar uma longa temporada nesse paraiso campestre.

1. Paisagístico por natureza

2. O município de São José dos Ausentes é encantador

3. Com cores espetaculares

4. Percorra as estradas de terra

5. Em busca da vida campesina

6. Entre montanhas, vales, cachoeiras

7. Mirantes, rios e calmaria

8. São José dos Ausentes é cheio de vida

9. Com um ecossistema riquíssimo

10. Seus Cânions enchem a vista

11. Compondo verdadeiras pinturas

12. Que preenchem todo o horizonte

13. Aproveite para andar a cavalo

14. E viva intensamente a experiência

15. Que somente São José dos Ausentes pode oferece!

Simplesmente lindo, não acha? São José dos Ausentes guarda ainda mais belezas e passeios para seus visitantes. Se você gosta dos encantos gauchos, também precisa colocar Ametista do Sul na sua lista de viagens.