9 motivos para você conhecer as belezas de Arroio do Meio, no RS

Por                                
Em 19.07.21

Vai viajar para o Rio Grande do Sul em sua próxima viagem, mas ainda não decidiu qual destino conhecer? Então, visite a charmosa cidade de Arroio do Meio. Ela está localizada aos pés da Serra Gaúcha e por isso possui paisagens lindas. Além disso, é ideal para quem busca descanso e sossego. Quer saber mais? Então, confira o nosso guia:

Publicidade

Índice do conteúdo:

Onde fica Arroio do Meio

Arroio do Meio está localizada no estado do Rio Grande do Sul, na região conhecida como Vale do Taquari. Ela fica a 23 km da cidade de Encantado e a 9 km de Lajeado. Além disso, está a 122 km da capital Porto Alegre.

Como chegar

Para chegar até lá, a melhor forma é iniciar o tour partindo do centro de Porto Alegre. De carro, o acesso é pela BR-386 em uma trajeto que dura cerca de 1h30. Se preferir, você também pode ir de ônibus, já que a cidade recebe viagens de diversas linhas intermunicipais. Por fim, o preço da passagem custa em média R$80.

Seja qual for a sua forma de chegar à cidade, vale a pena curtir a viagem já durante o caminho. Afinal, a região de Arroio do Meio tem muitas belezas naturais e paisagens rurais lindíssimas.

O que fazer em Arroio do Meio

Arroio do Meio é uma cidade que une aconchego e muitas belezas naturais. Confira, a seguir, o que não pode faltar em sua viagem:

1. Morro Gaúcho

O Morro Gaúcho é um dos principais cartões postais de Arroio do Meio e por isso abre o nosso roteiro. A atração possui uma vista linda da cidade e também revela muitas belezas naturais. Além disso, é ideal para a prática de esportes, como escalada, ciclismo e trekking. Por fim, para chegar ao local é preciso seguir pela RS-130, com direção à cidade de Encantado.

2. Morro São José

Conhecido como Morro da Antena, o Morro São José também guarda muitas belezas. O atrativo revela um visual privilegiado da cidade e também rende belos registros. Uma dica é ficar para admirar o pôr do sol no local, pois o fim de tarde sempre surpreende. Com certeza, é o melhor destino para conhecer em boa companhia.

3. Ponte de Ferro

A Ponte de Ferro é um dos lugares mais visitados de Arroio do Meio e é fácil descobrir o porquê. A atração possui uma estrutura única que encanta os visitantes e rende sempre ótimas fotos. Além disso, no espaço também é possível admirar um belíssimo pôr do sol. Uma curiosidade, é que o local também é o preferido dos visitantes para a prática de rapel.

4. Área de lazer Pérola do Vale

Além de paisagens lindas, Arroio do Meio também faz da sua natureza um bom lugar para descanso. A área de Lazer Pérola do Vale é um dos melhores destinos da região para relaxar ao ar livre. O atrativo possui uma infraestrutura completa e é perfeito para praticar caminhadas e esportes. Uma dica é fazer um piquenique no local, pois o espaço conta com uma extensa área verde.

5. Centro de lazer Arroio Grande

O Centro de Lazer Arroio Grande é o lugar perfeito para se divertir e viver bons momentos em família na cidade. Esse destino tem uma boa estrutura e conta com muitos programas e atividades. Lá, você pode curtir tobogãs, piscinas assim como diversos brinquedos. Aliás, também pode desfrutar de um delicioso restaurante, que serve comidinhas típicas. Certamente, você vai desejar passar o dia inteirinho no local.

6. Agroecologia Ferrari

Caso você goste de um passeio mais tranquilo, também pode incluir em seu roteiro a Agroecologia Ferrari. A atração está localizada na zona rural de Arroio do Meio e oferece programas para quem ama agricultura e natureza. O espaço permite colher frutas, verduras e outros produtos orgânicos produzidos diretamente no campo. Também possui muito aconchego, sendo ideal para um dia de descanso.

7. Igrejas

Como toda cidade do interior, Arroio do Meio também possui muito valor histórico e isso está presente em suas igrejas. Na cidade, é possível encontrar centros religiosos de tamanha beleza e descobrir muito sobre os costumes da região. Entre as igrejas que devem entrar em seu roteiro estão a Igreja de Pedra, Igreja de São Vendelino e a Igreja Matriz, que encanta os visitantes no centro do município.

8. Casa do Museu

A cultura também é muito valorizada na cidade, portanto não deixe de enriquecer o seu passeio e visite a Casa do Museu de Arroio do Meio. O espaço guarda detalhes da história da cidade e tem um acervo com mais de dez mil itens. Também possui exposições que revelam muitos artistas arroio-meenses, como os artesãos locais.

9. Culinária local

Por fim, não termine a sua viagem sem antes conhecer a gastronomia de Arroio do Meio. Afinal, a cidade conta com excelentes bares e restaurantes que valorizam a culinária local e servem ótimos pratos. Um cantinho que você deve conhecer é o Restaurante Ritt’s, que é muito elogiado pelos visitantes e conta com um cardápio variado. Sem dúvida, essa vai ser a melhor forma de fechar o seu roteiro.

A partir dessas sugestões de atrações, com certeza a sua viagem para Arroio do Meio será marcante. Afinal de contas, todos os atrativos permitem conhecer e descobrir o melhor do destino.

Dicas e informações importantes sobre Arroio do Meio

Antes de curtir todos os passeios listados acima, é preciso também ficar por dentro de algumas informações sobre a cidade, não é? Então, confira, a seguir, algumas dicas para fazer uma viagem tranquila por Arroio do Meio.

  • Quando ir: a melhor época do ano para visitar Arroio do Meio é de novembro a abril, pois esse período tem um clima agradável para conhecer as atrações e belezas da cidade.
  • O que vestir: caso você deseje conhecer as atrações naturais, use roupas leves e confortáveis, assim como sapatos fechados. Além disso, vale a dica de passear com a companhia de um guia.
  • O que levar: como os destinos com mais aventura ficam longe do centro, leve também água e lanches para o passeio.
  • Agências de turismo: Arroio do Meio conta com uma boa oferta de agências de turismo que dispõem de uma série de programas para curtir na região. Então, vale a pena organizar alguns dos seus passeios através das opções disponíveis na cidade.
  • Preservação ambiental: por fim, o destino está localizado no Vale do Taquari, região que abriga muitas belezas naturais. Sendo assim, é necessário que todo visitante mantenha o cuidado e respeito com a natureza local.

Após anotar essas novas dicas sobre Arroio do Meio, certamente o seu passeio tem tudo para ser perfeito. No próximo tópico, veja onde relaxar após todas as suas aventuras pela cidade.

Onde se hospedar em Arroio do Meio

Para conhecer bem todas as atrações do Arroio do Meio é importante descansar em boas acomodações, não é? Então, veja, a seguir, as melhores opções para se hospedar na cidade.

  • Hotel Central – $: essa opção está localizada no centro da cidade e possui um bom custo-benefício. O espaço conta com quartos bem equipados, assim como uma área de lazer agradável. O seu destaque está na localização, pois fica próximo do comércio e de alguns atrativos.
  • Hotel Vallér – $$: essa opção está localizada em Lajeado, a 8 km de Arroio do Meio. Ela possui quartos variados e completos, além de um bom café da manhã. Por fim, o seu diferencial fica por conta do restaurante, que serve uma excelente comida caseira.
  • Imperatriz Hotel – $$: essa sugestão também fica em Lajeado. Ela possui quartos grandes e bem equipados, assim como uma área de lazer com muitas atividades. O seu diferencial está no atendimento, que é muito acolhedor segundo os visitantes.
  • Pousada da Vó Lucia – $$$: por fim, essa escolha é ideal para casais, pois possui um clima romântico e ambiente agradável. O espaço conta com quartos bem equipados, assim como um ambiente muito familiar e acolhedor. O seu destaque fica por conta da localização, que é pertinho do centro da cidade, mas também da natureza.

Seja qual for a opção escolhida, com certeza você vai curtir se hospedar em Arroio do Meio. Isso porque as hospedagens da cidade são acessíveis e de muito conforto. Descanse e depois divirta-se nesse recanto gaúcho.

10 fotos lindas de Arroio do Meio para inspirar a sua viagem

Por fim, para inspirar ainda mais a sua viagem para Arroio do Meio, confira uma lista das melhores fotos da cidade. Certamente, apenas pelos registros dos visitantes, você vai desejar viajar o mais breve. Olha só o que te espera:

1. Se o interior do Rio Grande do Sul está na lista de sua próxima viagem

2. E você também quer descobrir um destino único no estado

3. Então, dê uma passadinha na cidade de Arroio do Meio

4. Esse destino é cheio de belezas naturais

5. E também conta com os melhores passeios

6. Na região central da cidade, muita história te espera

7. Já na zona rural, a natureza acena para um convite

8. Portanto, seja para se divertir e se aventurar

9. Ou para descansar apreciando a vista

10. Você certamente vai amar essa interiorana cidade gaúcha

Arroio do Meio é mesmo um destino incrível, não é? O que se leva da cidade é realmente o seu aconchego e calmaria presentes em todas as atrações. Outro destino que também permite viver momentos parecidos é Três Coroas, uma cidade rica em história e belezas naturais. Com certeza, você vai amar tê-la em seu roteiro também.