7 razões para você descobrir as belezas e encantos de Ametista do Sul

A cidade de Ametista do Sul possui uma beleza singular e é sem dúvida, um dos destinos mais encantadores do Brasil. Ela é conhecida como a capital mundial da pedra Ametista e conta com atrações únicas. O município tem minas de pedras preciosas e oferece até restaurante subterrâneo. Animou em conhecê-la? Então, acompanhe o guia dessa bela cidade gaúcha.

Publicidade

Índice do conteúdo:

Onde fica Ametista do Sul

A cidade de Ametista do Sul está localizada no norte do Rio Grande do Sul. Ela fica a 440 km de Porto Alegre, a 572 km de Curitiba e a 90 km de Chapecó (SC).

A melhor forma de chegar até lá é partindo do centro de Chapecó, pois a cidade conta com o aeroporto mais próximo. De carro, o acesso até o destino deve ser feito pelas rodovias RS-406 e RS-324, em um trajeto que dura em média 1h15 minutos. Outra boa alternativa é alugar um carro de passeio para explorar melhor toda a região.

O que fazer em Ametista do Sul

A cidade de Ametista do Sul é conhecida como a capital mundial da pedra Ametista e as suas atrações giram em torno da pedra preciosa. Dessa forma, é possível fazer passeios em minas e curtir atrações subterrâneas incríveis. A seguir, veja 7 programas que não podem ficar de fora do seu roteiro:

1. Ametista Parque Museu

O Ametista Parque Museu é um dos destinos mais visitados da cidade, então aproveite para iniciar o dia de passeios por ele. O local é um complexo de atrativos que oferece uma série de atividades. No parque, é possível visitar uma mina desativada e conhecer um museu com mais de 2 mil exemplares de pedras preciosas. Por fim, o espaço possui ainda um mirante com uma vista linda das montanhas.

2. Belvedere Mina

O Belvedere Mina é considerado o primeiro restaurante subterrâneo do mundo e também garante momentos únicos em Ametista do Sul. A atração está localizada em uma região de garimpos que é cheia de pedras e minerais. No local, é possível desfrutar de uma alta gastronomia em meio a uma decoração temática e muito agradável. O espaço também oferece hospedagem, piscina subterrânea e um tour por minas desativadas.

3. Vinícola Ametista

Outra atração única da cidade é a Vinícola Ametista. O estabelecimento também está localizado no subsolo e utiliza antigas galerias subterrâneas para a produção e maturação de vinhos. Lá, você pode fazer um tour guiado em meio a corredores cheios de cristais e ainda ter uma experiência sensorial marcante. Uma dica, é dividir o passeio com alguém especial.

Publicidade

4. Pirâmide Esotérica

Localizada na Praça Central de Ametista do Sul, a Pirâmide Esotérica é um destino ao ar livre que também pede uma visita. O monumento é revestido por pedras Ametistas e é ideal para meditar e relaxar no centro da cidade. Uma boa pedida é fazer um passeio pelos arredores da atração, pois o local está próximo de belas árvores e do letreiro de fotos do município.

5. Igreja Matriz de São Gabriel

A Igreja Matriz de São Gabriel está situada a poucos metros da Pirâmide Esotérica, portanto também não deixe de conhecê-la. Inaugurado em 2008, o centro religioso é composto por mais de 40 toneladas de pedras Ametistas que encantam os visitantes. A igreja também possui altares cobertos por minerais, assim como belas imagens sacras.

6. LP Minerais do Brasil

Se durante o seu passeio você desejar comprar aquela lembrancinha de viagem, aproveite para visitar a loja LP Minerais do Brasil. O espaço está localizado no centro da cidade e conta com mais de 4 mil tipos de minérios e pedras preciosas. Lá, é possível encontrar uma variedade de peças decorativas e muitas opções de presentes. Com certeza, você também vai adorar conhecê-la.

7. Pedra Café

Por fim, se a fome apertar entre um programa e outro, dê uma passadinha na cafeteria Pedra Café. Afinal, o espaço é aconchegante e conta com o melhor café colonial de Ametista do Sul. No local, é possível desfrutar de um cardápio variado de doces, pães, bolos, bebidas e até opções para o almoço. Sem dúvida, é um destino e tanto para curtir em família.

A partir dessas opções de atrativos, com certeza a sua viagem para Ametista do Sul será incrível! Afinal de contas, os passeios permitem explorar o melhor da cidade. Aproveite todos os programas e curta muito a região!

Vídeos sobre Ametista do Sul para inspirar o seu passeio

Para fazer um tour completo, que tal assistir a uma série de vídeos sobre a Ametista do Sul? A seleção abaixo traz curiosidades sobre a cidade e boas dicas para você conhecê-la melhor:

Curiosidades sobre Ametista do Sul

Nesse vídeo, um visitante faz um passeio por Ametista do Sul, mas também destaca algumas curiosidades sobre a cidade. Ele conta detalhes sobre a Igreja Matriz, o museu e o restaurante subterrâneo. Além disso, mostra como é visitar as minas desativadas no município. Vale a pena assistir ao vlog, pois as informações vão te ajudar a aproveitar melhor a viagem.

Tour por Ametista do Sul

Publicidade

Aqui, uma visitante também conhece as principais atrações da cidade e traz novamente boas dicas. O passeio inclui a Igreja de São Gabriel, a Pirâmide Esotérica e termina em um tour incrível por uma mina de extração de Ametistas. Se você gosta de uma boa aventura, não deixe de conferir o vídeo!

Um pouquinho mais sobre a cidade

Nesse vídeo, um casal de visitantes também resolve explorar as belezas de Ametista do Sul e destaca mais passeios para curtir na região. Os viajantes passeiam pelo centro do município e também conhecem o Restaurante Subterrâneo Belvedere Mina. O ponto alto da viagem, sem dúvida, é a visita à piscina subterrânea que tem um visual incrível! Ficou curioso? Então, é só apertar o play!

Com essas novas informações agora o seu roteiro para visitar Ametista do Sul está completo. Use as dicas de quem já conheceu a cidade para aproveitar melhor a viagem e divirta-se!

Publicidade

10 fotos lindas de Ametista do Sul para você admirar

Até aqui, com certeza você já está apaixonado por Ametista do Sul, não é? Mas que tal aumentar esse sentimento apreciando belas imagens do local? A seguir veja as melhores fotos do destino e apaixone-se ainda mais por essa cidade gaúcha:

1. As atrações e belezas naturais de Ametista do Sul vão te surpreender

2. A cidade é conhecida como a capital mundial da pedra Ametista

3. E conta com destinos únicos para viver ótimos momentos!

4. Na cidade, é possível visitar a Igreja de São Gabriel

5. Que, aliás, é linda e revestida por Ametistas

6. Fazer um passeio em meio a minas desativadas

7. E também conhecer um incrível restaurante subterrâneo

8. Além disso, muitos outros destinos também esperam por você…

9. Pronto para conhecer a energia e a beleza que essa cidade possui?

10. Então, visite Ametista do Sul e curta uma viagem única no Sul do país!

Curtiu o roteiro? Então marque hoje mesmo a sua viagem para Ametista do Sul. Não tenha dúvidas que você vai viver momentos únicos ao conhecê-la. Se estiver de férias na região, vale a pena estender o passeio até Antônio Prado, uma cidade cheia de histórias e com ótimas atrações. Sem dúvidas, será mais um destino único para a sua conta.