10 atividades para fazer em Serro (MG), a terra do queijo

Famoso por sua história, suas tradições e por possuir as mais belas cachoeiras, o município de Serro (MG) é um destino que todo mundo deveria visitar. Conhecida como “Terra do Queijo”, a cidade que tem 316 anos é sinônimo de paisagens belíssimas e encantadoras. Confira, a seguir, as principais atrações para visitar em Serro e aproveitar a energia desse lugar.

Publicidade

Índice do conteúdo:

Onde fica Serro (MG)

A cidade de Serro fica a uma distância de 325 km de Belo Horizonte. Ela fica localizada na região central da Serra do Espinhaço, no nordeste do estado de Minas Gerais. Possui um rico patrimônio histórico-cultural, além de belezas naturais, tornando-se o destino perfeito para quem gosta de aprender sobre a história local e admirar a natureza.

Como chegar

Para conhecer as belezas da cidade, é preciso desembarcar no aeroporto de Belo Horizonte e, em seguida, pegar a estrada. O acesso é feito pela rodovia MG-10 ou pela BR-262, seguindo em direção ao Vale do Aço.

Você pode optar por alugar um veículo ou fazer o trajeto de ônibus, partindo da Rodoviária de Belo Horizonte. Nessa modalidade, a viagem dura cerca de 6h. O mais indicado é que você compre sua passagem de forma antecipada, pois os horários costumam variar bastante. Agora que você já sabe como chegar à “Terra do Queijo”, que tal conferir as atracões que você pode curtir por lá?

O que fazer em Serro (MG): 10 passeios imperdíveis

Serro é a cidade perfeita para quem curte tranquilidade e gosta de estar em contato com a natureza. Conheça agora as principais dessas atividades e prepare-se para uma viagem incrível!

1. Cachoeira do Tempo Perdido

Localizada na Comunidade de Capivari, a Cachoeira do Tempo Perdido é conhecida como a praia de água doce de Minas Gerais. Tem uma queda d’água de aproximadamente 25 metros de altura e um poço com cerca de 2 metros de profundidade. Para os visitantes, é cobrada uma taxa de entrada no valor de R$10. A cachoeira impressiona a todos pela sua exuberante beleza natural.

2. Vila Fantasma Serra do Carola

A vila fantasma chama atenção dos visitantes pela grande quantidade de casebres que foram construídos e abandonados. No século XX, os católicos construíram um santuário no local dedicado à Nossa Senhora das Dores. Em seguida, passaram a construir as casas que hoje não são habitadas. Do alto da Serra do Carola, também é possível ter uma vista de toda a região e contemplar a beleza das cachoeiras.

Publicidade

3. Cachoeira do Malheiros

A Cachoeira do Malheiros é bastante frequentada pelos habitantes de Serro e por turistas de diversos lugares. Com águas cristalinas, é realmente uma ótima opção de passeio. Em um dos trechos, a água corre subterrânea, passando por entre as rochas e caindo em cascatas. Nas proximidades dessa cachoeira, existem cavernas que nunca sequer foram exploradas pelos humanos.

4. Cachoeira do Carijó

Com uma queda d’água cristalina de aproximadamente 4 metros de altura, a Cachoeira do Carijó é um ótimo lugar para entrar em contato com a natureza e relaxar. Ela fica localizada a 3 km do distrito de Milho Verde, e suas águas são consideradas as mais limpas de toda a região de Serro.

5. Caminhar pelas ruas de Serro

Aproveite para dar um passeio pelas ruas da cidade e admirar cada detalhe da arquitetura local. Com características coloniais, as construções históricas chamam a atenção dos turistas e até mesmo de pesquisadores. Além disso, Serro é reconhecida como o primeiro município brasileiro a ter o seu conjunto arquitetônico e urbanístico tombado pelo IPHAN, em abril de 1938.

6. Trem-Ruá Grife do Queijo

Que tal degustar queijos artesanais que já foram inclusive premiados na França e em outros países? Na Trem-Ruá Grife do Queijo, você pode experimentar diversos tipos de queijo de qualidade, que se destacam pelo sabor único e acentuado, pagando um preço justo. Além disso, você pode adquirir vinhos e outros produtos regionais. O passeio à Grife do Queijo é realmente imperdível!

7. Chácara do Barão do Serro

A Chácara do Barão do Serro é uma construção histórica bastante visitado por turistas. O local pertenceu a José Joaquim Ferreira Rabelo, que foi barão do município entre os anos de 1832 a 1910. O lugar é definido como uma construção imponente que se destaca em meio à paisagem. Certamente, é o passeio perfeito para quem valoriza peças históricas.

8. Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição

Principal igreja da cidade de Serro, sua construção foi concluída no ano de 1776. A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição é mais um patrimônio histórico de Serro e impressiona pela sua grandeza e exuberância. Localizada no centro da cidade, a igreja possui uma escadaria imponente e é uma ótima oportunidade para admirar um pouco da arquitetura local.

9. Serra dos Santos

Visitar a Serra dos Santos é, sem dúvida, uma experiência única. É uma ótima oportunidade para se conectar com a natureza. O lugar possui diversas formações rochosas que se destacam pela sua beleza singular. A região é cercada por montanhas e cachoeiras, e a paisagem que pode ser vista lá do alto é algo realmente incomparável!

10. Cachoeira do Canelal

A Cachoeira do Canelal é mais uma das cachoeiras do distrito de Milho Verde. Possui fácil acesso e é um ótimo lugar para visitar com a família. A trilha que leva ao poço para banho possui cerca de 800 metros e a paisagem é encantadora! Não deixe de conhecer esse destino maravilhoso.

Essas são apenas algumas das atrações que você vai encontrar na cidade. Serro é mesmo um paraíso natural do interior de Minas Gerais, não é?

Publicidade

Onde se hospedar

Serro possui diversas opções de hospedagem para toda a família. Confira, a seguir, algumas das principais pousadas da região:

  • Pousada Mariana – $: oferece acomodações com quartos individuais, duplos ou triplos, com café da manhã incluso no valor da hospedagem. São equipados com TV, frigobar, wi-fi gratuito e banheiro privativo.
  • Pousada Refazenda – Milho Verde – $$: fica localizada em Milho Verde e dispõe de jardim, churrasqueira e wi-fi gratuito. Também há a opção de quartos para família e parquinho para as crianças. A localização é ótima para quem deseja fazer trilhas ou conhecer as cachoeiras do Tempo Perdido e do Canelal.
  • Pousada Luar do Rosário – $$$: localizada também em Milho Verde, a Pousada Luar do Rosário oferece opções de habitações individuais e para toda a família. O local possui um café da manhã fantástico, aceita pets e oferece estacionamento e wi-fi gratuitos. É uma ótima opção de hospedagem para casais.

Para escolher a hospedagem ideal, é importante considerar quais são as necessidades de todos os visitantes. Depois disso, é só curtir a cidade!

10 fotos encantadoras do Serro (MG) para se apaixonar por esse lindo lugar

As paisagens de Serro são mais que encantadoras: são verdadeiras obras de arte. Prepare-se para se surpreender com algumas delas nas imagens a seguir:

1. Visitar Serro (MG) é fazer um verdadeiro passeio histórico

2. É ter acesso a paraísos naturais incríveis

3. Você vai se supreender com as paisagens

4. Que impressionam todos pela sua simplicidade

5. A cidade possui cachoeiras magníficas

6. Especialmente perfeitas para quem quer relaxar

7. A arquitetura de Serro também é encantadora

8. E a culinária surpreende muito mais

9. Não deixe de conhecer essas paisagens maravilhosas

10. Você pode apreciar a natureza em cada detalhe de Serro

O que achou de todas essas paisagens maravilhosas? Não se esqueça desse destino quando for planejar as suas próximas férias!

Publicidade

3 vídeos sobre Serro (MG) para aumentar sua vontade de viajar

Para te deixar com mais vontade de viajar, veja agora alguns vídeos que mostram mais detalhes desse lugar magnífico:

A beleza da Cachoeira do Tempo Perdido

A Cachoeira do Tempo Perdido oferece uma experiência realmente encantadora. Nesse vídeo, você vai ver detalhes sobre a atração e ficar morrendo de vontade de visitar esse lugar maravilhoso.

De bike até a Vila Fantasma Serra do Carola

O que acha de fazer uma trilha de bike até o alto da Serra do Carola? Aqui, você vai acompanhar essa expedição e, certamente, ficar inspirado para fazer um passeio semelhante. A vista lá do alto é algo realmente impressionante.

Um passeio pelas ruas de Serro

Nesse vídeo, você vai acompanhar um pequeno tour pelo centro da cidade de Serro. As construções históricas são um charme e chamam a atenção dos turistas.

Passear por Serro é ter uma experiência histórica e cultural, além de se conectar com a natureza. Está ansioso para conhecer esse destino turístico? Quando for viajar, aproveite também para conhecer outras cidades legais em Minas Gerais!