9 cidades legais para conhecer em Minas Gerais

Escrito por Débora Silva

Localizado na região Sudeste do Brasil, o estado de Minas Gerais conquista os visitantes pela hospitalidade do povo mineiro, belezas naturais e arquitetônicas e delícias gastronômicas, como o ilustre pão de queijo.

Continua após o anúncio

O estado encanta não apenas pelas estreitas ruas e inúmeros casarões das cidades históricas, mas também pelas grutas, atrações culturais, montanhas e milhares de cachoeiras espalhadas pelo seu território.

Conheça 9 cidades legais de Minas Gerais que merecem a sua visita! Em nossas dicas, tentamos fugir da rota comum de viagens das cidades maiores como Belo Horizonte, Uberlândia, Contagem ou Juiz de Fora – não que estas não mereçam sua visita, de forma alguma, mas para que você tenha contato com regiões lindas que nem sempre são as primeiras opções de roteiro.

1. Araxá

Araxá está localizada na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Dentre os pontos turísticos da cidade estão o Museu Histórico de Araxá Dona Beja, o Mirante do Cristo, a Igreja de São Sebastião, Ruínas do Hotel Rádio, a Casa do Poeta, Matriz de São Domingos, dentre outros.

Araxá também abriga o Museu Calmon Barreto, que é considerado o maior museu brasileiro com acervo de um único artista.

2. Brumadinho

Localizado a apenas 60 quilômetros de Belo Horizonte, Brumadinho é o município que abriga o Instituto Inhotim, uma bela combinação de museu de arte contemporânea com jardim botânico. A preciosidade cultural e natural do país reúne cerca de 500 obras de mais de cem artistas.

Além de Inhotim, Brumadinho oferece outras atrações aos seus visitantes, incluindo o Parque Estadual do Rola Moça, a Cachoeira da Ostra e a Rota da Cachaça.

3. Capitólio

Localizada entre a Serra da Canastra e o Lago de Furnas, a cidade de Capitólio é conhecida como “Mar de Minas”. Aqui, a natureza é a principal estrela. Dentre as principais atrações estão os Canyons de Furnas, o Mirante dos Canyons, a Cachoeira Lagoa Azul, o Passeio de Chalana no Lago de Furnas e a Trilha do Sol.

4. Conceição do Ibitipoca

A grande atração de Conceição do Ibitipoca é o Parque Estadual do Ibitipoca, repleto de lagos, piscinas naturais, grutas e cachoeiras, além de muito verde e uma paisagem de deixar qualquer um boquiaberto. O visitante jamais se esquecerá da estonteante vista da Janela do Céu!
A cidade também abriga o famoso “Ibitipoca Jazz Festival”, que é realizado no mês de julho.

5. Itacarambi

Itacarambi é uma cidade localizada no norte de Minas Gerais, na margem esquerda do rio São Francisco. Os visitantes podem aproveitar muitos lugares para o lazer e práticas esportivas, como praias fluviais e locais favoráveis para a pesca.

Continua após o anúncio

A gruta Olhos d’Água, considerada a quarta maior do país, é o grande destaque da região.

6. Poços de Caldas

Poços de Caldas é uma das mais importantes cidades do sul do estado de Minas Gerais. Dentre as várias atrações que oferece aos viajantes destacam-se a Cachoeira Véu das Noivas, Thermas Antônio Carlos, Recanto Japonês, Parque Walter World, Relógio Floral e o Teleférico e Serra São Domingos.

7. São João del Rei

São João del-Rei é uma das maiores cidades setecentistas mineiras. O passado e o futuro misturam-se em sua arquitetura. Além dos casarões coloniais, o visitante poderá conferir de perto o Museu de Arte Sacra, o famoso passeio de Maria Fumaça até a vizinha Tiradentes, a Ponte da Cadeia, o Solar dos Neves e todas as igrejas ali construídas.

Dentre as lindas igrejas destacam-se a Igreja de São Francisco de Assis e a Igreja de Nossa Senhora do Carmo. Além de histórica, a cidade também é conhecida por ser universitária, pois abriga a Universidade Federal de São João del-Rei, o IF-Sudeste de MG e o IPTAN.

8. São Tomé das Letras

Reza a lenda que há uma gruta que liga São Tomé das Letras a Machu Picchu, no Peru. Como podemos ver, São Tomé das Letras, localizado no sul de Minas, é uma cidade repleta de misticismo e das lendas.

Dentre as atrações estão a Cachoeira Véu de Noiva, a Casa da Pirâmide, a Igreja de Pedra, a Gruta São Thomé e outras opções de lazer ao ar livre.

9. Tiradentes

O pequeno e charmoso município de Tiradentes, próximo a São João del-Rei, tem uma série de eventos durante todo o ano, como o Festival de Cinema, de Blues & Jazz e de Gastronomia. Dentre as atrações da cidade estão a Igreja de Santo Antônio, o Passeio de Maria Fumaça a São João del-Rei, o Museu do Automóvel da Estrada Real, o Museu do Padre Toledo e a Gruta Casa de Pedra.