Tamandaré: como curtir da melhor maneira a cidade pernambucana

Escrito por Sheila Almendros
Atualizado em 02.12.20

Tamandaré é um destino pernambucano que faz qualquer viajante voltar para casa apaixonado, tamanha a sua beleza natural. Seu nome é de origem tupi e significa “repovoador”, mas o local conta com apenas 20 mil habitantes em seu território, aproximadamente. Que tal conhecer os encantos dessa cidade litorânea e correr o risco de incluí-la em sua wishlist de viagens? Acompanhe:

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Onde fica Tamandaré

Tamandaré fica no litoral sul de Pernambuco, na região Nordeste brasileira, a cerca de 105 km de distância de Recife. Para chegar até lá partindo da capital, é necessário seguir viagem pela Rodovia PE-60, em uma viagem de 1h40 de carro.

O que fazer em Tamandaré durante a sua viagem

Confira as principais atrações de Tamandaré e o que não pode faltar em seu roteiro de viagem pela cidade:

1. Igreja de São Benedito

A antiga construção pé na areia do século XVIII adiciona um ar bucólico à Praia de Carneiros e renderá centenas de fotos charmosas em um registro único durante a sua passagem. Não deixe de apreciar a arquitetura simples, emoldurada pelos coqueirais, e a paisagem do entorno – é de perder o fôlego. Todo último domingo do mês, acontece uma missa aberta ao público. Se o seu roteiro permitir, aproveite a oportunidade!

2. Praia dos Carneiros

Uma das praias mais conhecidas de Tamandaré é a de Carneiros. Suas águas cristalinas, povoadas por inúmeros peixinhos, e suas piscinas naturais refrescantes atraem a atenção de todos os turistas que passam pela cidade. O acesso é feito por uma estrada de terra, com estacionamento pago (mas, se consumir nas barracas, a taxa é isenta).

3. Ilha de Santo Aleixo

A Ilha de Santo Aleixo é uma região particular cercada por mar límpido, vegetação intacta e piscinas naturais convidativas. Os turistas acessam o local para curtir um banho de mar, surfar e explorar a região. Só é possível chegar até a ilha através de barcos que partem da Praia da Barra de Sirinhaém.

4. Praia de Campas

A Praia de Campas parece o paraíso: o mar é tranquilo e cristalino e a areia é dourada, limpa e pouco frequentada na baixa temporada. Assim como a Praia dos Carneiros, Campas também possui uma capelinha pé na areia com arquitetura barroca: a Igreja de São Pedro, localizada entre casas de veraneio. Não há muita estrutura pela orla, mas acredite: nesse cenário, isso não será um problema.

5. Praia Boca da Barra

Os 2,5 km de extensão da Praia Boca da Barra são considerados como o recanto de Tamandaré, e sua tranquilidade é um convite para visitas de famílias com crianças, além da boa estrutura para atender aos visitantes. Conte com areia fofa e dourada, mar tranquilo com águas cristalinas e muitos coqueiros pelo entorno.

6. Forte de Tamandaré

Também chamado de Forte de Santo Inácio de Loyola, essa construção foi erguida no final do século XVII e, apesar de ser pouco divulgada, está aberta para visitação pública. Em seu interior, há lojinha de artesanato, um café e, em breve, o lugar receberá um museu com objetos encontrados em escavações locais. Aproveite também para apreciar a bela vista do entorno.

7. Praia de Tamandaré

Os 16 km de extensão da Praia de Tamandaré surpreendem não só pelo seu tamanho, mas também pela enorme barreira de corais que deixa o cenário ainda mais paradisíaco. Com mar calmo e cristalino, o convite ao mergulho proporciona uma bela visão da vida marinha local, e a ótima infraestrutura da orla atende perfeitamente a todos os tipos de viajantes.

Em Tamandaré, você garantirá uma temporada de descanso e tranquilidade em um cenário paradisíaco e inesquecível. Aproveite cada minuto dessa viagem!

Onde se hospedar

Escolha a opção de hospedagem que melhor atenda às suas expectativas de viagem. Aqui estão as sugestões mais indicadas para diferentes orçamentos:

  • Pousada Cambará – $: essa pousada fica em uma localização privilegiada, possui ar-condicionado nos quartos e oferece o melhor custo-benefício.
  • Pousada das Acácias – $$$: hospedagem bem próxima da Praia dos Carneiros, com opção de café da manhã à la carte e parque infantil.
  • Chalés dos Carneiros – $$$$$: essa disputada hospedagem fica a apenas 250 metros da Igreja de São Bendito e disponibiliza quartos, bangalôs e casas de temporada.

Em Tamandaré, as acomodações são bem variadas, para garantir hospedagem perfeita para todos os perfis de viajantes!

10 fotos encantadoras de Tamandaré para aguçar a sua vontade de viajar

A seguir, impressione-se com os registros de quem já passou por Tamandaré e voltou para casa com a mala repleta de recordações inesquecíveis:

1. Em Tamandaré, você encontrará praias encantadoras

2. E cenários paradisíacos

3. Dignos de arrancar suspiros de qualquer ângulo

4. O mar cristalino é a característica que mais chama a atenção

5. Além das construções históricas e intactas

6. As paisagens são lindas e apaixonantes

7. Todos, sem exceção, vão curtir as areias douradas

8. Passear pelo forte será uma aula de história

9. E uma bela maneira de apreciar o entorno

10. Aproveite para voltar para casa com as baterias recarregadas!

A vontade de viajar já aumentou por aí, né? Agora, é só escolher qual será o primeiro destino a ser curtido quando chegar a Tamandaré.

Vídeos sobre Tamandaré para apreciar sem moderação

Que tal ver outros registros desse destino encantador? Adicione mais informações sobre Tamandaré ao seu roteiro de viagem com os vídeos a seguir:

Tour por Tamandaré

Acompanhe a vlogueira pelas atrações mais imperdíveis da cidade, incluindo o forte de Tamandaré, o Centro de Artesanato, entre outras opções.

Tamandaré vista de cima

Aprecie sem moderação as imagens captadas por drone nesse vídeo. São mais de 6 minutos das belíssimas praias de Tamandaré, dos recifes de corais, do mar cristalino, entre outras belezas naturais impressionantes.

Tamandaré é ou não é um destino paradisíaco? E, se você quer aproveitar a viagem para desbravar ainda mais o estado, conheça as 20 praias de Pernambuco que não podem faltar em seu roteiro!