Tenerife: o que fazer na ensolarada ilha espanhola

Escrito por Bruno Mendes

Tenerife é a mais extensa e principal ilha do arquipélago das Canárias, concorrido destino turístico pertencente à Espanha. Com 908.555 habitantes, a ilha cujas principais cidades são Santa Cruz de Tenerife e San Cristóbal de La Laguna tem lindas praias e parques naturais deslumbrantes.

Graças ao clima agradável e aos cenários de cartão postal, Tenerife é anualmente visitada por milhares de turistas europeus, que não dispensam banhos de mar em águas cristalinas e todas as opções de diversão presentes. E aí, topa passar alguns dias nesse trecho do velho continente?

Para tornar mais fácil a elaboração do seu roteiro de viagem, confira algumas dicas de diversão e ótimas opções de hospedagem no mais ilustre pedacinho das ilhas Canárias.

O que fazer?

Uma certeza: os dias em Tenerife serão de muito lazer. Olha só essa lista com os principais pontos turísticos da ilha e prepare-se para organizar um passeio espetacular!

1. Parque Nacional do Teide

O Parque Nacional de Teide está situado bem no centro da ilha e é lá onde se encontra o vulcão mais alto da Espanha, com 3700 metros. Mesmo que existam campos de lavas nos espaços de maior altitude da região, ainda dá para encontrar uma rica vida silvestre e áreas verdes pelo caminho.

Declarado Patrimônio da Humanidade em 2007, o parque pode ser visitado durante diferentes meses do ano. Atração perfeita para o viajante que ama passear por vegetações abundantes e ser surpreendido por distintas formações rochosas.

2. Siam Park

Considerado o maior parque aquático da Europa, o Siam Park está localizado no município de Adeje, sul de Tenerife. A atração é indicada para pessoas de todas as idades que gostam de sentir o friozinho na barriga ao descer em toboáguas extensos ou curtir os brinquedos mais tranquilinhos nos dias de sol.

O Siam Park conta com a maior onda artificial do planeta, além de um tubo em que o turista despenca de 28 metros de altura em alta velocidade, tanque com tubarões e muito mais. Imperdível!

3. Praia El Médano

Em razão dos ventos intensos, a praia El Médano é perfeita para a prática do kitesurf e indicada para famílias, afinal as águas são rasas e as ondas bem moderadas. Além disso, há restaurantes por perto e é possível alugar sombreiros e espreguiçadeiras.

A praia enche bastante e é uma das mais populares entre moradores de Tenerife, mas, ainda assim, mantém a atmosfera tranquila e relaxante.

4. Praia de La Arena

As areias pretas de origem vulcânica são o diferencial da Praia de La Arena, situada no pequeno núcleo urbano de Puerto de Santiago. A praia é contornada por bons restaurantes, lojas e paradas de táxi, e recomendada ao turista que não dispensa uma infraestrutura excepcional.

Curiosidade: a cor escura da areia favorece o acúmulo de calor, pois a absorção da luz do sol é maior. Com isso, a temperatura fica quente o ano inteiro. Além disso, o mar é ótimo para a prática de mergulho livre e snorkeling, porque as águas são claras e com rica vida marinha.

5. Parque Rural de Teno

O Parque Rural de Teno é um dos espaços naturais mais bonitos de Tenerife. Situada no noroeste da ilha e com mais 1300 metros de altitude, a região concentra diversificados exemplares da fauna e da flora e aquele aspecto isolado que não é tão comum em lugares turísticos.

Falésias com mais de 500 metros de altura, profundos barrancos que levam a pequenas praias e a população local que preserva hábitos culturais antigos preenchem esse cenário de imenso valor.

6. Praça de Espanha

A Praça de Espanha é a mais importante de Santa Cruz do Tenerife e um dos principais pontos de encontro dos moradores locais. Construída em 1929, fica próxima ao porto e à Calle del Castillo, rua movimentada e cheia de lojas.

Será simples e ao mesmo tempo incrível caminhar pela praça, sentar para conversar com os amigos e interagir com os privilegiados habitantes do município.

7. Centro Histórico de Santa Cruz de Tenerife

A cidade de Santa Cruz de Tenerife foi fundada em 1494. Hoje, construções históricas preservadas são importantes pontos turísticos e, dessa forma, a visita ao centro histórico torna-se uma excelente alternativa de lazer aos viajantes que amam exemplos arquitetônicos únicos.

O passeio por vias arborizadas contornada por casinhas coloridas poderá ser feito em qualquer horário do dia. Quando bater a fome, não se preocupe! Existem bons restaurantes por perto.

8. Parque Rural de Anaga

O Parque Rural de Anaga fica em região de aldeias com cerca de 2 mil habitantes e é preenchido por florestas e suntuosas montanhas. Classificada como reserva de biosfera, a área está localizada em região geológica com aproximadamente 40 milhões de anos, a mais antiga de Tenerife.

Pertinho de Santa Cruz de Tenerife, o parque tem 14.500 hectares. Se a ideia for sair de áreas urbanas e abraçar os tons mais puros da natureza, será uma ótima decisão conhecer a atração turística.

9. Praia das Américas

Próxima de área de lojas, restaurantes e hotéis de alto nível, a Praia das Américas atrai milhares de turistas por ser um point badaladíssimo de Tenerife e ideal para a prática de esportes aquáticos.

Atenção jovens: alguns bares tocam música ao vivo pela noite e, hora ou outra, rolam festas em diferentes momentos do dia. Vale a pena ficar atento à programação e partir para o embalo!

10. Centro Histórico de São Cristóbal de La Laguna

San Cristóbal de La Laguna é a cidade mais antiga de Tenerife e conta com valiosos monumentos que ratificam a sua importância histórica. Então, bater perna pelo centro histórico é uma forma interessante de conhecer de perto a estrutura urbana de tempos antigos.

O viajante que conhecer esta bela cidade de Tenerife ficará encantado com as casinhas do século 17 e 18, templos religiosos, praças bem ornamentadas e o comércio variado da região. Prepare-se para as compras!

11. Loro Parque

O Loro Parque está entre as atrações mais concorridas das Ilhas Canárias, recebendo milhares de visitantes todos os anos. Trata-se de um jardim zoológico impressionante com diversas espécies de animais e infraestrutura de primeira linha.

Ver de perto o balé dos pinguins, o show de orcas, o habitat de macacos, e uma série de aves será uma atividade inesquecível para turistas de todas as idades, principalmente para crianças, concorda? Se você tem filhos, não deixe de ir a esse parque localizado no município Puerto de La Cruz, que fica a aproximadamente 33 quilômetros de Santa Cruz de Tenerife.

12. El Sauzal

A cidade El Sauzal tem pouco mais de 8 mil habitantes e está situada sobre um penhasco, sendo magnífica em razão dessa vantagem geográfica. Pequeninha e charmosíssima, é ideal para quem deseja relaxar e respirar ares puros.

É de lá que pode se observar o pôr do sol mais bonito de Tenerife, tem como duvidar?

Algumas informações importantes

Imagem: Viajali

Para que tudo ocorra bem durante a sua viagem, confira algumas informações úteis e evite qualquer imprevisto.

  • Localização: a ilha de Tenerife está localizada a 300 quilômetros do Marrocos e a 1300 quilômetros da península ibérica, território formado pela Espanha, Portugal, Gibraltar e Andorra.
  • Como chegar: única ilha do arquipélago das Canárias com dois aeroportos, Tenerife recebe aviões de diversas partes do mundo e há voos diretos que saem de São Paulo com conexão em Zurique. Caso o viajante esteja em cidades da Espanha, em outros países da Europa e demais continentes, as principais companhias que voam para a ilha são: Iberia, British Airways, KLM, SWISS e Royal Air Maroc.
  • Idioma: o idioma oficial na ilha de Tenerife é o espanhol, mas escutar inglês, francês e alemão é muito comum.
  • Visto: brasileiros não precisam de visto para permanecer na Espanha pelo período de 90 dias, caso não haja o objetivo de realizar atividades remuneradas.
  • Clima: o sol brilha durante muitos meses do ano em Tenerife, porém o clima é ameno e não chove com muita frequência. Durante o verão, a temperatura média varia entre 21°C e 29°C e, no inverno, entre 15°C e 21°C. Conhecida como “ilha da eterna primavera”, a mais célebre atração das canárias é alto astral o ano inteiro.
  • Guardou as informações? Então pode começar a pesquisar o preço dos hotéis, passagens aéreas e fazer as malas.

    Onde se hospedar?

    Na proximidade dos impecáveis pontos turísticos de Tenerife existem bons hotéis, que tanto atendem ao gosto daquele viajante que busca economizar, quanto encantam o turista mais exigente, que não dispensa estabelecimentos mais sofisticados. Dá uma olhada nessas opções de hospedagem e escolha a que melhor combina com suas preferências.

    1. Laguna Nivaria Hotel e Spa – $$$$

    Situado no Centro Historico de San Cristóbal de la Laguna, esse hotel quatro estrelas tem serviço de spa completo, academia, restaurante e quartos muito confortáveis. Localização privilegiada e ótima infraestrutura no mesmo pacote, que tal?

    2. Hotel Principe Paz – $$$

    Esse hotel de Santa Cruz de Tenerife tem ótimas acomodações, café da manhã, restaurante/bar lounge e equipe multilingue para atender melhor os visitantes dos quatro cantos do planeta.

    3. Hotel Adonis Pelinor – $

    Aí está uma alternativa econômica de hospedagem que fica na região Central de Santa Cruz de Tenerife, ou seja, além de economizar na estadia, os gastos em deslocamento serão poucos, pois você estará a alguns passos das atrações turísticas. O hotel disponibiliza café da manhã e tem ótimo atendimento.

    4. Hotel Botânico – $$$$$

    O Hotel Botânico é puro requinte e, claro, recomendado aos hóspedes que buscam serviços de alto nível e infraestrutura impecável. O local comporta três piscinas externas, serviço de spa completo, quartos espaçosos e muito mais. Impossível não se apaixonar pela vista do município de Puerto de La Cruz.

    5. Europe Villa Cortes – $$$$$

    Localizado na Praia das Américas, o Europe Villa Cortes é mais um cinco estrelas de encher os olhos. O estabelecimento tem 5 restaurantes, serviço de spa, estacionamento com manobrista, piscina interna e externa e algumas mordomias a mais

    Gostou das dicas? Seja qual for a sua escolha, tenha a certeza de que a sua estadia será memorável, afinal, Tenerife é daqueles destinos turísticos com excelente preparo para receber turistas.

    10 fotos de Tenerife que irão te encantar ainda mais

    Agora que você já sabe quais são as principais atrações de Tenerife e conheceu alguns hotéis da ilha, veja estas 10 imagens e se apaixone de vez por esse trecho da Espanha.

    1. O sol entre as montanhas e a vegetação abundante

    iStock

    2. O que acha deste entardecer em Santa Cruz de Tenerife?

    iStock

    3. Passeio de balão no Parque Nacional de Teide

    iStock

    4. Excelente ficar o dia inteiro na praia

    iStock

    5. A interação perfeita entre natureza e a área urbana

    iStock

    6. Passaria o dia inteiro nesta praia?

    7. O mergulho em águas rasas favorece o contato com a vida marinha

    8. Como é gracioso esse contato das montanhas com o mar

    9. Não tem como enjoar desse visual

    10. Trajeto perfeito para um passeio de bike

    Programe já uma viagem para Tenerife e viva dias incríveis nesse território de paisagens indescritíveis. Por mais que as cidades sejam badaladas e cheias de turistas, você irá se divertir e também relaxar entre tanta beleza!

PARA VOCÊ