Juazeiro do norte: conheça esse município repleto de fé e cultura popular

Escrito por Luiz Felipe Gomes

Uma cidade que respira religiosidade e cultura popular: essa é Juazeiro do Norte. Localizada ao Sul do estado do Ceará, ela é conhecida como o terceiro maior centro religioso do país, e tem Padre Cícero como o grande incentivador da fé e costumes locais. Quer viver uma experiência única em sua próxima viagem? Então acompanhe a matéria:

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Mapa e como chegar

Juazeiro do Norte é um dos municípios mais populares do Nordeste e fica na região Metropolitana do Cariri, no estado do Ceará. A cidade está a 500 km da capital Fortaleza e 12 km de Crato, município vizinho. Por estar situada bem ao sul do estado, a cidade caririense não possui praias.

Para chegar na cidade de Juazeiro do Norte existem, pelo menos, três opções de trajeto: de avião, partindo do Aeroporto Internacional de Fortaleza; de ônibus, através do Terminal Rodoviário de Fortaleza, que possui uma diversidade de linhas municipais; e de carro, seguindo pelas rodovias BR-116, CE-138, CE-371, CE-269 e CE-385.

Pontos Turísticos de Juazeiro do Norte

Seja para renovar a fé ou conhecer novos costumes, Juazeiro do Norte é aquela cidade nordestina que acolhe completamente quem a visita. Com uma variedade de costumes que se traduzem em artesanato e produtos locais, a cidade ainda proporciona momentos únicos de devoção e religiosidade. Se você busca fazer uma viagem inesquecível, veja as melhores atrações por lá:

1. Estátua do Padre Cícero

Responsável pela manifestação de fé e cultura por meio da valorização do trabalho popular, Padre Cícero é figura importante em Juazeiro do Norte e é lembrado de muitas formas pela cidade. Uma delas é a estátua de 27 metros de altura que foi construída em sua homenagem. Localizada na Colina do Horto, onde o padre se recolhia em retiro espiritual, a estátua pode ser vista por quase toda a cidade e o local também proporciona belos registros. É possível visitá-la gratuitamente todos os dias da semana.

2. Museu Vivo do Padre Cícero

Se conhecer os lugares onde Padre Cícero viveu emociona, imagina então vivenciar uma experiência com o próprio? Pois é possível! O museu vivo do Padre Cícero traz estátuas do tamanho real do padre em situações cotidianas de sua vida. Você consegue encontrá-lo fazendo uma refeição ou em momentos íntimos de oração. Localizado na Colina do Horto, o museu está aberto de segunda a sexta das 8h às 18h, com entrada gratuita.

3. Casa Museu Padre Cícero

No centro do município de Juazeiro do Norte, Padre Cícero também é lembrado com muito carinho. A Casa Museu do Padre Cícero foi o lugar original onde o padre fez morada por muitos anos e hoje é um espaço cercado de história e religiosidade. O museu fica aberto gratuitamente durante a semana, das 8h às 17h, e aos domingos, das 8h às 11h.

4. Fundação Memorial Padre Cícero

Um local que guarda muitas lembranças e memórias da importante história do Padre em diversos artigos. Além de vestes e outros objetos, o Memorial abriga também uma biblioteca composta de um acervo rico em fotografias, livros, jornais e cordéis. O horário de funcionamento do Memorial é das 7h30 às 13h30 de segunda a sexta, e das 8h às 17h aos sábados e domingos, sempre com entrada franca.

Continua após o anúncio

5. Trilha do Santo Sepulcro

A trilha do Santo Sepulcro é mais uma experiência única de fé que só Juazeiro do Norte pode proporcionar. Com 2,8 km de distância, o trajeto fica em meio a árvores nativas, grandes pedras, estacas de madeiras e frases do próprio Padre Cícero. É possível visitá-la todos os dias, de 4h às 21h, com entrada gratuita. Uma dica é aproveitar as primeiras horas da manhã para percorrê-la, para não se preocupar com o sol e aproveitar com disposição o passeio.

6. Santuário dos Franciscanos

O Santuário de São Francisco das Chagas, também conhecido como Santuário dos Franciscanos, é mais uma opção de visitação regada de fé por Juazeiro do Norte. Muito próximo ao centro da cidade, o templo chama atenção com sua arquitetura e história. É possível avistar de longe a sua torre de 45 metros de altura que conta com belos relógios. É possível visitá-lo todos os dias das 6h às 20h e também participar de suas missas.

7. Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores

A Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores é mais uma obra em Juazeiro do Norte que foi tocada pela devoção e amor do Padre Cícero. O Padre foi responsável por transformar o que antes era uma capela, em uma igreja muito maior para os fiéis. Considerada o primeiro centro católico de Juazeiro do Norte, a basílica é mais uma atração histórica imperdível. É possível conhecê-la todos os dias das 6h às 19h.

8. Santuário do Sagrado Coração de Jesus

Inaugurado em 1949, O Santuário do Sagrado Coração de Jesus é mais uma igreja em que Padre Cícero fez questão de estar presente em Juazeiro do Norte. Na verdade, a sua construção partiu de um desejo pessoal do próprio padre. Chamada também de Igreja dos Salesianos, ela possui em seu interior uma imagem do Coração de Jesus que encanta os fiéis e enchem de fé cada visitante. Para visitar o Santuário basta seguir o horário das missas que acontecem todos os dias às 6h e às 19h.

9. Centro de Cultura Popular Mestre Noza

Além de fé, devoção e religiosidade, Juazeiro do Norte é composta de muita cultura. E toda ela está muito bem representada e reunida no Centro de Cultura Popular Mestre Noza. O local foi criado em homenagem ao primeiro artesão da região, que leva o seu nome, e reúne mais de 100 artesãos de toda a Cariri.

Com preços acessíveis, é possível visitá-lo de segunda a sexta das 8h às 18h, e aos sábados de 8h às 15h. A entrada é gratuita!

10. Mercado Central

Considerado o maior centro popular de compras da região do Cariri, o mercado central é mais uma opção para conhecer a cultura nordestina de Juazeiro do Norte. O mercado possui uma variedade de produtos, que vão desde artesanato até bebidas e comidas típicas. O local também é mais uma escolha perfeita para levar aquela lembrancinha da cidade. O mercado está aberto de segunda a sexta das 7h às 17h, e aos sábados, das 7h às 14h.

Entre tantas opções culturais e de fé, uma coisa é fato: Juazeiro do Norte é uma cidade para voltar mais vezes. Seja pelo povo, pela cultura ou acolhimento, ela encanta por sua história e sua verdade, inspirada por Padre Cícero.

Onde ficar em Juazeiro do Norte

Se você quer conhecer Juazeiro do Norte e pretende passar pelos menos um fim de semana na cidade, precisa conhecer boas hospedagens. Assim como a cidade acolhe seus visitantes, seus hotéis e pousadas oferecem bastante aconchego.

O Hotel Encosta do Horto, por exemplo, é uma boa opção para quem pretende ficar perto das principais atrações da cidade gastando bem pouco. Localizado no centro, ele possui um ambiente familiar, restaurante, piscina ao ar livre, jardim e uma excelente vista.

Uma opção um pouco distante do centro, mas que conta com um ambiente relaxante e bem tranquilo, é o Imperial Palace Hotel. Com piscina, estacionamento e lavanderia, ele oferece um bom custo-benefício.

Localizado no Bairro de Lagoa Seca e a 6 km do centro, o Iu-á Hotel é ideal para quem viaja e quer um auxílio para conhecer os principais pontos turísticos da cidade. Além de contar com uma estrutura aconchegante, o hotel oferece passeios guiados pelas regiões históricas e culturais do Cariri. Embora a hospedagem custe um pouco mais, é possível descansar e visitar boas atrações por Juazeiro do Norte.

Entre opções mais simples e outras mais completas, escolha a que mais combina com a sua viagem e aproveite!

15 fotos de Juazeiro do Norte que vão aumentar a sua vontade de viajar

Agora que você já tem bons motivos para visitar Juazeiro do Norte, que tal aumentar o seu desejo conferindo belos cliques? Cada um ressalta o melhor da cidade e, certamente, vai inspirar ainda mais a sua viagem. Confira!

1. Fé e devoção têm grande presença em Juazeiro do Norte

2. Assim como as mais variadas expressões da cultura popular

3. Há muitos lugares para conhecer

4. E também um belo horizonte para observar

5. Cada canto parece ser guardado por Padre Cícero

6. E ele parece estar por todo lugar

7. Longe do centro, é possível caminhar pela fé

8. E meditar vendo belas paisagens

9. Na cidade, as igrejas também oferecem a sua paz

10. E uma arquitetura repleta de cores e histórias

11. O pôr do sol é mais um presente que a região oferece

12. E as noites são as mais iluminadas

13. É difícil não se encantar por essa bela cidade do Nordeste

Rica em cores, cultura e religiosidade, Juazeiro do Norte realmente encanta! Que tal então conhecer um pouco mais sobre o Nordeste? Conheça os pontos turísticos de Fortaleza!

 
   

PARA VOCÊ