5 atividades para se deslumbrar com a beleza natural do Vale das Videiras

O Vale das Videiras fica no estado do Rio de Janeiro e é o verdadeiro paraíso rural. Rodeado por montanhas, dispõe de diversas atividades, desde trilhas e cachoeiras até restaurantes e galerias que você pode conhecer. Ideal para quem gosta de aventura, o local é um dos preferidos de quem pratica mountain bike.

Publicidade

Onde fica o Vale das Videiras

Localizado em Araras, ou ainda considerado por muitos um bairro do município de Petrópolis, Rio de Janeiro, o Vale das Videiras está a 100 km da capital do estado e a 1.263 m acima do nível do mar.

Como chegar

Para chegar até lá é necessário percorrer em direção à Araras, pegar a saída 65 da BR – 040, seguir pela Estrada Bernardo Coutinho, depois pela RJ-117. O Vale está na altura do km 18.

Não faltarão atividades para você fazer e ainda você terá a oportunidade de se conectar em paz com a natureza, quer conferir mais sobre esse destino paradisíaco? Confira o resto da matéria!

O que fazer no Vale das Videiras

O Vale das Videiras é um ótimo local para atividades em meio a natureza e também conta com restaurantes e spa, além de paisagens extraordinárias. Confira abaixo a lista de atividades que você pode realizar por lá:

1. Conhecer o Centrinho

É no centro do Vale, perto do cloreto, que estão localizados restaurantes, lojinhas e um local para shows. Além de um antiquário e spa. É no centrinho que você obtém as informações turísticas necessárias e lá você já poderá perceber a tranquilidade da região.

2. Passeio de bike

Um passeio de bike é uma ótima opção para conhecer melhor a região. Alguns lugares alugam bicicletas e também oferecem guias para os passeios, mas você pode fazer sem o guia se preferir. São 12 circuitos, contando com montanhas, sítios, poços e diversas outras paisagens.

Publicidade

3. Cachoeira da Ponte Funda

Está a 5 minutos da beira da estrada, não possui trilha e tem uma queda d’água de 40 m de altura. Está localizada na altura do km 14 da Estrada Bernardo Coutinho. Lá você encontra mesinhas e churrasqueiras. Ela faz parte de uma área de proteção ambiental.

4. Galpão Caipira

O Galpão Caipira é uma estrutura de apoio aos ciclistas e para quem faz trekking na região. Possui restaurante, spa, aluguel de bikes e lojinha com produtos locais. Além disso, possui também as suítes caipiras para quem procura aconchego e descanso.

5. Campo de girassol

Local belíssimo para ensaios fotográficos, o campo de girassol começou a existir graças ao S. Fernando, que decidiu investir nas flores e fazia a venda delas no Mercado Municipal do Rio. Nem sempre as flores estão abertas, mas quando estão é um espetáculo da natureza!

Você viu como pode curtir diversas atividades? Agora, para esse roteiro ficar mais completo, confira a seleção dos melhores lugares para se acomodar.

Onde se hospedar

Nada melhor do que um lugar confortável e tranquilo para descansar em uma viagem, não é verdade? Então, veja abaixo as 3 melhores opções de hospedagem para você:

  • Suites Caipira Vale das Videiras – $$: É uma opção econômica e confortável. Conta com spa e bar, oferece trilhas e faz aluguel de bicicletas. Animais de estimação são permitidos mediante pedido antecipado e o café da manhã está incluso na diária. Está a 5 km da Cachoeira da Ponte Funda e a 100 m de restaurantes.
  • Passaredo – Casa de Campo Fazenda Inglesa – $$$: De valor um pouco mais elevado que a opção anterior, a Passaredo é uma casa de temporada com sauna, tem estacionamento privativo, cozinha completa e área de estar. Ainda possui piscina e salão de jogos. Está a 8 km de Petrópolis e aceita pets, custos adicionais podem ser aplicados.
  • Casa Mirante do Prata – $$$$: Localizada em Araras, a 5 km da Cachoeira da Ponte Funda, a casa oferece lounge compartilhado, jardim e churrasqueira. Além disso, possui banheira de hidromassagem e sauna. Pets são permitidos sem custos adicionais.

Você já sabe o que fazer e onde se acomodar, agora só falta descobrir os melhores lugares para comer bem!

Restaurantes no Vale das Videiras

Conheça os 3 melhores restaurantes para você se alimentar da melhor maneira na sua visita ao Vale das Videiras.

  • Galpão Caipira – $: Está localizado no centro do Vale e atende todos os gostos e bolsos. Além da comida de qualidade e super saborosa, o atendimento é muito elogiado pelo público.
  • Da Roça Restaurante – $: O Da Roça te garante uma experiência única, são especializados em comida-raiz da roça, com pratos repaginados e repletos de amor. É um local aconchegante e seus drinks contam com insumos locais e frescos.
  • Restaurante Nas Videiras – $$$: É uma opção de valor mais elevado, conta com um cardápio incrível e assinado pelo italiano Nicola Giorgio. A pizza do restaurante já foi eleita uma das 10 melhores do Brasil.

Ficou com água na boca? Não deixe de conhecer esses restaurantes e ter a melhor experiência gastronômica no Vale. E para você continuar se encantando, veja as fotos abaixo.

10 fotos encantadoras do Vale das Videiras para te enlouquecer

Com certeza essas fotos farão seu coração palpitar e te deixarão ainda com mais vontade de conhecer o Vale!

Publicidade

1. A paisagem é de tirar o fôlego

2. Você estará cercado pela natureza

3. Apreciando cada instante

4. Cada lugar

5. Curtindo as melhores vistas

6. Em qualquer horário

7. E sob qualquer perspectiva

8. Viverá momentos únicos

9. Experimentando comidas únicas

10. Em uma viagem mais única ainda

Já colocou o Vale das Videiras no seu roteiro de viagem? Se você gostou de conhecer o Vale, conheça também Itatiaia e suas trilhas incríveis!