Cartagena: o que fazer na cidade mais vibrante da Colômbia

Escrito por Marta Stegani

Cartagena, mais conhecida como o Caribe Colombiano, vai muito além das praias de um incrível tom azul turquesa. A cidade é uma das mais interessantes da Colômbia e é cheia de história pra contar. Para descobrir, basta um passeio pelo Centro Histórico – declarado como Patrimônio Mundial da Humanidade – que preserva a muralha contra invasões de piratas na época colonial.

Somado a isso, Cartagena é superanimada, com excelente gastronomia, altas temperaturas e praias, muitas cores, sons e sabores pelas ruas, sem falar que é um destino de fácil acesso para os brasileiros. Tentador, não? Conheça aqui os principais atrativos dessa cidade fascinante!

Mapa de Cartagena

Cartagena das Índias, ou simplesmente Cartagena, é a quinta maior cidade da Colômbia. Do Brasil não há voos diretos para lá, é necessário fazer conexão em Bogotá ou no Panamá. O voo entre a capital e a cidade é a aproximadamente 1h30.

Praias em Cartagena

As praias caribenhas são famosas por seu cenário paradisíaco: mar azul e areias clarinhas. Porém, não espere isso das praias urbanas de Cartagena. Ainda assim, viajando mais um pouquinho, é possível desfrutar das belas praias típicas caribenhas. Descubra como!

1. Playa de Bocagrande

A praia de Bocagrande fica na parte moderna de Cartagena e é uma das mais conhecidas da cidade. Não se deixe enganar pela areia escura e aproveite o mar de águas claras e quentes. A praia tem poucas ondas e é ótima para quem viaja com crianças. Ela costuma ser muito movimentada, especialmente aos finais de semana, e tem muitos ambulantes que oferecem todo tipo de serviço.

2. Playa Blanca

Um dos passeios mais comuns que você encontra em Cartagena é com destino à Playa Blanca, um lugar com todas as características das famosas praias caribenhas. Todas as agências da cidade oferecem o passeio, que pode ser feito de lancha ou até de ônibus.

O único porém é que ela é sempre cheia, tanto de turistas, quanto de ambulantes. Nossa dica é que você caminhe até se afastar da movimentação e encontre um cantinho de areia para ter a sensação de como é estar no paraíso.

3. Islas del Rosário

Estando na Colômbia, com certeza o seu sonho é conhecer aquele mar azul que vem à mente quando falamos de Caribe, certo? Após uma viagem de aproximadamente uma hora você chega nas Islas del Rosário, um arquipélago composto por 28 pequenas ilhas, uma mais linda que a outra.

Para conhecer esse paraíso você pode fazer um bate-volta com as diversas agências da cidade que oferecem o passeio ou até mesmo se hospedar em um dos diversos hotéis da ilha e curtir ao máximo o mar caribenho.

As praias de Cartagena são apenas uma parte do que a cidade reserva para você!

O que fazer em Cartagena

São muitas as opções do que fazer em Cartagena, mas o coração de tudo é a Cidade Amuralhada, onde estão os principais pontos turísticos. Prepare-se para caminhar por ruelas cheias de cores e vida! Separe um sapato confortável e saia para explorar a cidade a pé.

1. Cidade Amuralhada

A Cidade Amuralhada é o Centro Histórico de Cartagena. Para você ter ideia de sua importância, o local foi tombado como Patrimônio Mundial da Unesco. Lá você vai encontrar construções antigas, praças, museus, lojas de artesanato, restaurantes e bares. As principais atrações turísticas estão ali dentro, o que rende um dia inteiro de passeio e muitas fotos!

A maneira mais tradicional de encerrar o dia e descansar os pés é se sentar sobre a muralha e assistir o sol se pondo sobre as águas do Caribe.

2. Plaza de Los Coches

Depois de atravessar a Torre Relógio, que marca a entrada na Cidade Amuralhada, o visitante se depara com a Plaza de Los Coches, onde séculos atrás era realizado o mercado de escravos. A praça é o ponto de partida para desbravar o Centro Histórico.

A partir dali você já sente um gostinho do que virá pela frente. Para adoçar, aproveite para passar pelo Portal de Los Dulces, onde você vai encontrar uma série de barraquinhas que vendem doces típicos. É difícil resistir!

3. Plaza de la Aduana

Após passar pela Torre do Relógio você chega na Plaza de la Aduana, a maior de Cartagena. Originalmente, o local funcionou como a Praça de Armas, devido a instalação de escritórios administrativos durante a época da colônia. Ali também está a mansão onde viveu o fundador de Cartagena. O local tem construções que rendem fotos incríveis!

4. Santuário San Pedro Claver

Cartagena possui diversas igrejas lindas e de importante valor histórico, mas o Santuário San Pedro Claver merece atenção especial. Foi construído no século XVII e seu nome é uma homenagem a San Pedro Claver, conhecido por sua luta pelos escravos. Também não deixe de visitar o interessante museu que fica na parte interna que conta a história do santo.

  • Endereço: Carrera 4 N° 30-01.
  • Horário de funcionamento: missas de segunda a sábado, 6h45 e 18h, e domingos 7h, 10h, 12h, 18h e 20h; museu de segunda a sexta, das 8h às 18h, e nos sábados e domingos das 8h às 17h.

5. Parque de Bolívar

O Parque de Bolívar é um oásis para fazer uma pausa e se refrescar do calor de Cartagena. A praça é bem arborizada, tem diversos banquinhos e é um convite para se sentar à sombra de uma árvore e observar o movimento. Antes de parar, aproveite para ver a estátua do libertador Simón Bolívar.

6. Catedral de Santa Catarina de Alexandria

A Catedral de Cartagena está localizada bem próximo ao Parque de Bolívar e é uma das mais importantes da cidade. Ela começou a ser construída em 1577 e foi concluída apenas 84 anos mais tarde. Grandiosa, pode ser vista de toda Cidade Amuralhada e rende belas fotos – além de ser um lindo cartão-postal. Tendo a oportunidade de conhecer o lado de dentro, não deixe de observar o altar-mor com detalhes em ouro.

  • Endereço: entre a Rua Santos de Pedra e Plaza de La Proclamación.

7. Plaza Santo Domingo

É na Plaza Santo Domingo que acontece a vida noturna da Cidade Amuralhada. Ela é cercada por bares, restaurantes e cafés e é ali que músicos e artistas locais apresentam sua arte para os turistas. Outro destaque da praça é a Igreja de Santo Domingo e a escultura “Gertrudis”, do colombiano Fernando Botero, que não passa despercebida.

8. Las Bóvedas

O local que serviu como prisão na época da independência hoje é um espaço que abriga diversas lojas de artesanato. Por lá você encontra de tudo um pouco: roupas, chapéus, souvenirs, artesanatos, doces e muito mais. Vale lembrar que por ser um local com uma grande quantidade de turistas, os preços tendem a ser um pouco mais elevados, mas você pode tentar negociar ou ir apenas para conhecer a arte local.

  • Endereço: entre os fortes de Santa Clara e Santa Catalina.
  • Horário de funcionamento: diariamente, das 7h às 20h.
  • Valor de entrada: gratuito.

9. Castelo de San Felipe de Barajas

Depois da Cidade Amulhada, o Castelo de San Felipe de Barajas é a principal atração da cidade. A fortaleza, do ano de 1657, é considerada a maior construção espanhola na América do Sul e foi construída para defender a cidade dos ataques dos invasores.

Além da imponente estrutura, também é possível conhecer o lado de dentro e se surpreender com labirintos, esconderijos e passagens subterrâneas preparadas para surpreender os rivais.

  • Endereço: Carrera 17.
  • Horário de funcionamento: diariamente, das 8h às 18h.
  • Valor de entrada: 17.000 COP (peso colombiano).

10. Convento de Santa Cruz de la Popa

O Convento de Santa Cruz de la Popa é um dos pontos turísticos mais importantes de Cartagena. A construção de 1607 está localizada no ponto mais alto da cidade, de onde é possível ter uma vista panorâmica incrível! Do lado de dentro, conheça o museu com peças religiosas e observe também a arquitetura e o pátio florido no estilo das construções espanholas.

  • Endereço: Calle 37.
  • Horário de funcionamento: diariamente, das 8h30 às 17h30.
  • Valor de entrada: 12 000 COP.

11. Bairro Getsemaní

O Getsemaní é um dos bairros mais boêmios e cools de Cartagena e o local favorito dos mochileiros e artistas. O bairro é repleto de bares e restaurantes, mas é também um polo cultural riquíssimo em arte de rua, com grafites espalhados pelas paredes. Durante o dia, vale a pena se perder por ali e registrar imagens incríveis!

Quando a noite cai, os bares abrem suas portas, a música começa a tomar conta e as ruas começam a ficar cheias. Se você curte uma balada, ali é um ótimo lugar para dançar ao som da contagiante música latina e curtir o melhor clima caribenho.

Isso é apenas uma amostra do que você vai encontrar em Cartagena. Durante a caminhada, você vai encontrar museus, praças e muitas outras atrações que vão valer a pena!

Onde ficar em Cartagena

Se você quer ficar em meio ao burburinho e poder fazer tudo a pé, o melhor lugar para se hospedar é dentro da Cidade Amuralhada. Mas, se você quer mais sossego e se hospedar próximo ao mar, também existem excelente opções! Veja algumas e compare.

1. Hotel Las Americas Torre del Mar – $$$$$

O Hotel Las Americas Torre del Mar é uma acomodação luxuosa com vista para o mar caribenho. Ele tem estrutura de resort, com quartos confortáveis e bem equipados, centro de esportes, academia, sauna, massagem, piscinas – entre elas, uma com borda infinita na cobertura – bar, restaurantes e muitos outros serviços.

O hotel está localizado na praia em La Boquilla, aproximadamente 9 km do centro da cidade, sendo uma boa opção para quem busca relaxar e desfrutar especialmente do mar e de tudo o que um resort tem para oferecer.

  • Endereço: Anillo Vial Sector Cielo Mar.

2. Hotel Capilla del Mar – $$$$$

O Capilla del Mar é um dos hotéis mais tradicionais da cidade. Ele está localizado em Bocagrande, um bairro moderno onde estão diversos bares, restaurantes, baladas e lojas e está a apenas 10 minutos do Centro Histórico. O visitante pode optar por relaxar ao sol caribenho na praia que fica em frente ao hotel ou na piscina do 22º andar com uma visão estonteante.

Ainda dentro do hotel existem dois restaurantes, bar, academia e, para quem viaja a trabalho, um centro de negócios completamente equipado. Os quartos são espaçosos, com uma bela vista e perfeitos para uma boa noite de sono.

  • Endereço: Bocagrande Cra 1 #8-12.

3. Hotel Casa Lola – $$$$

O Hotel Casa Lola tem localização estratégica: ele está próximo ao Centro Histórico, ao agito e movimentação cultural do bairro Getsemaní e ao Castelo de San Felipe de Barajas. A decoração é supercharmosa e rústica, os quartos têm propostas diferentes e vista para o jardim, piscina, bar e um restaurante que serve pratos da culinária local. O ambiente acolhedor vai fazer você se sentir em casa!

  • Endereço: Calle del Guerrero 29-108.

4. Hotel Don Pedro de Heredia – $$$

Eis aqui uma opção para quem quer ficar próximo a tudo. O Hotel Don Pedro de Heredia está localizado no centro da Cidade Amuralhada, próximo a Torre do Relógio. Apesar de estar em meio ao burburinho, os hóspedes não precisam se preocupar com o barulho. A acomodação funciona em um prédio antigo, porém bem conservado e os quartos possuem decoração rústica, vista privilegiada e são muito bem equipados. A piscina é pequena, mas suficiente para se refrescar do calor da cidade.

  • Endereço: Calle Primera De Badillo #35-74.

5. Casa India Catalina – $$

Outra opção com bom custo-benefício dentro da Cidade Amuralhada é o Casa India Catalina. Sua localização permite que o visitante faça tudo a pé! É uma opção simples, porém com decoração charmosa e acolhedora e que oferece o necessário para descansar após um dia de andanças.

  • Endereço: Calle del Coliseo, Cl. 35, #5-67.

6. El Viajero Cartagena Hostel – $

Quer pagar pouco e se hospedar bem dentro da Cidade Amuralhada? Então você precisa conhecer o Viajero Hostel, localizado em uma charmosa casa colonial no século XIX. As acomodações são amplas e você pode optar por quartos compartilhados para 6, 8, 10 e 12 pessoas ou quartos privativos para casais. As áreas em comum são agradáveis e lembram uma pequena vila, sendo um ótimo ambiente para fazer amigos.

  • Endereço: Calle 38 #10-45.

Se você optou por se hospedar mais distante do centro, o táxi é uma boa alternativa de transporte e não custa tão caro!

Onde comer em Cartagena

Cartagena oferece uma grande variedade de restaurantes com uma mistura de sabores que agrada a todos os paladares. Conheça alguns nomes para ter uma prazerosa experiência gastronômica.

1. Café del Mar

O Café del Mar proporciona uma experiência única para quem vai à Cartagena: tomar um drink apreciando a paisagem em cima das muralhas da cidade. O melhor horário para conhecer o local – embora também o mais cheio – é ao entardecer, quando é possível ver o sol se pôr no mar com uma bebida na mão, um bom prato para saborear e boa música.

  • Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 18h e sábado, das 8h à 1h.

2. Carmen Restaurante

O Carmen é um restaurante que impressiona tanto pelo ambiente sofisticado, com decoração charmosa e de muito bom gosto, quanto por suas receitas. Da cozinha saem pratos da culinária contemporânea com sabores colombianos. O menu é inspirado em ingredientes locais e produtos caribenhos, preparados com técnicas modernas e criativas que enchem os olhos. Para garantir uma mesa, é importante fazer a sua reserva com antecedência.

  • Endereço: Calle 38 # 8-19.
  • Horário de funcionamento: segunda, das 12h às 15h e das 18h30 às 22h30; terça, das 18h30 às 22h30; de quarta a sexta, das 12h às 15h e das 16h30 às 22h30; sábados e domingos, das 12h30 às 15h30 e das 16h30 às 22h30.

3. El Santíssimo

O El Santíssimo está entre os melhores restaurantes da cidade e é parada obrigatória no roteiro de quem aprecia a boa gastronomia. Da cozinha saem receitas típicas que ganham um toque especial da culinária francesa. Só provando para saber! É uma excelente opção para um jantar com a família ou amigos. A decoração é agradável e o atendimento impecável. Antes de ir, vale a pena entrar no site e fazer a reserva.

  • Endereço: Calle del Torno #39-76.
  • Horário de funcionamento: diariamente, das 12h às 16h e das 19h às 21h30.

4. La Vitrola

Outro nome famoso entre quem gosta de comer bem é o La Vitrola. O restaurante tem uma entrada bem discreta e fica próximo à muralha. A especialidade da casa é a culinária cubana, com uma variedade de peixes e frutos do mar.

Aqui vai um aviso: o ambiente é formal e homens não podem entrar trajando bermudas ou chinelos. Outro detalhe é que é importante fazer reserva, mas a casa não tem site e nem redes sociais, então passe pelo restaurante e tente reservar pessoalmente. Apesar desses detalhes, você não vai se arrepender de conhecer o espaço!

  • Endereço: Calle Baloco 33 #201.
  • Horário de funcionamento: diariamente, das 12h às 15h e das 19h à 0h30.

5. Zaitún

O Restaurante Zaitún é um presente para o paladar: ele une a culinária libanesa e a caribenha resultando em uma explosão de sabores. No cardápio você encontra saladas, peixes, carnes e criações próprias. O atendimento é espetacular e o ambiente descontraído e com boa música.

  • Endereço: Calle de Ayos. Calle 35 #34-37.
  • Horário de funcionamento: de domingo a quinta, das 12h às 23h; sexta e sábado, das 12h às 23h40.

Deu água na boca? Faça sua reserva com antecedência e garanta seu lugar à mesa!

Dicas de quem já foi a Cartagena

Aqui vão mais algumas dicas de quem já esteve em Cartagena e que vão te ajudar a montar o seu roteiro. Anota aí!

Cartagena: o que fazer em 4 dias?

Nesse vídeo do canal Prefiro Viajar você embarca pelos principais passeios da cidade, como para as Islas del Rosário, pela Cidade Amuralhada, conhece a tradicional Festa Chiva e também confere o tour para o Vulcão el Totumo. Veja!

Como conhecer Cartagena em um final de semana

Em apenas um final de semana também é possível conhecer Cartagena. Saiba o que fazem em pouco tempo e algumas dicas importantes para sua viagem!

3 dias em Cartagena + dicas e curiosidade imperdíveis

Aqui, você confere um roteiro de três dias em Cartagena. Saiba sobre a vacina que é necessária, um pouco de história e curiosidades sobre essa cidade incrível. Confere aí!

Pegou as dicas? Agora ficou muito mais fácil se planejar e voltar só com memórias boas, né?

Mais fotos de Cartagena que vão fazer você se apaixonar

Confira um pouco mais das cores, monumentos e charme de Cartagena e veja o que não pode ficar de fora do seu roteiro.

1. Prepare a câmera ou o celular, pois Cartagena vai render belíssimos cliques

2. Até a pausa para o café vem com um bela vista de presente!

3. A Cidade Amuralhada faz você voltar no tempo

4. Tente passar ileso pelo Portal de los Dulces

5. Veja a majestade do Santuário San Pedro Clever!

6. E a Catedral de Cartagena marca presença em diversos lugares da cidade

7. O charme do entardecer…

8. A noite traz diversão e os ritmos latinos para as ruas

9. É impossível resistir ao bairro Getsemaní, seja de dia ou de noite

10. Cada fachada é um flash

11. As cores deixam cada cantinho mágico

12. Além das cores, tem a delicadeza das flores nas fachadas

13. As palenqueras fazem parte da rotina da cidade

14. Cartagena também tem seu lado moderno

15. Suas cores vão ganhar seu coração!

Viu só como Cartagena é encantadora?

É impossível não se apaixonar pela cidade. E você sabia que é possível fazer uma dobradinha perfeita incluindo Medellín no seu roteiro? Se interessou? Veja o que fazer na cidade mais inovadora do mundo e aproveite a Colômbia!

PARA VOCÊ