10 lugares para visitar na Argentina além de Buenos Aires

Escrito por Dani Starck

Quando pensamos em uma viagem para a Argentina, Buenos Aires parece ser o destino obrigatório. No entanto, por mais que a capital portenha seja realmente charmosa e ótima para explorar, o país tem muito mais a oferecer para seus visitantes.

Continua após o anúncio

Na lista abaixo, você vai encontrar atividades variadas, que vão do frio da Patagônia ao clima seco do deserto, passando por vinhedos, trilhas incríveis e muita história no segundo maior país da América do Sul.

1. Mendoza

Ao visitar a simpática cidade de Mendoza, quase na fronteira com o Chile, os visitantes vão encontrar duas opções distintas de turismo, mas ambas muito interessantes. A primeira e mais conhecida é a exploração das vinícolas, de onde saem alguns dos melhores vinhos do mundo, especialmente com a tradicional uva Malbec. A segunda opção está relacionada à natureza, com um belo passeio até o Parque Provincial do Aconcágua, que vai levar você ao pé da montanha mais alta do continente, passando por paisagens incríveis ao longo da estrada Rota 40.

2. El Calafate

Para quem procura um destino ainda mais conectado com a natureza, outra dica é uma visita à cidade de El Calafate, no sul da Argentina. Apesar de ser pequena, ela conta com uma ótima estrutura de hospedagem e gastronomia para os viajantes. É de lá que você vai partir para visitar o belíssimo glaciar Perito Moreno, que é considerado pela UNESCO um dos Patrimônios da Humanidade. Paisagens belíssimas e geladas o aguardam.

3. Córdoba

Córdoba é a segunda maior cidade da Argentina. Em sua visita, você poderá ver na arquitetura colonial um pouco da história do país e também da presença dos jesuítas na América do Sul. Ela já foi considerada a Capital da Cultura, o que se justifica pelos bons museus de arte que você poderá conhecer por lá, como o Museo Evita. Mesmo estando em uma grande cidade, ao cair da tarde a praça central é tomada por seus moradores, que aproveitam para papear e tomar um bom mate.

4. Bariloche

Bariloche é um já popular destino entre os brasileiros, mas ainda assim, item obrigatório nessa lista. Se você quer esquiar na neve e relaxar com o visual das montanhas geladas, é uma viagem imperdível. No entanto, nem só de inverno é feita San Carlos de Bariloche. No verão, ela é muito procurada pelos próprios argentinos, pois é um bom destino para aqueles que que desejam praticar esportes náuticos, fazer caminhadas em meio a natureza e até mesmo curtir uma praia.

5. Ushuaia

Conhecida como o “fim do mundo”, por ser a cidade mais ao sul do planeta, Ushuaia reserva belas paisagens para seus visitantes, como montanhas nevadas, lagos, glaciares entre outros. Com temperatura que não passa dos 10ºC, mesmo no verão, ela é cercada de vida selvagem, com pinguins e mamíferos marinhos, e é uma boa opção de roteiro em qualquer época do ano.

6. Salinas Grandes

Quem visitar a província de Salta, no norte da Argentina, tem como opção o belo passeio até Salinas Grandes, um dos maiores desertos de sal da América do Sul. A área de 12 mil hectares tem paisagem peculiar e está no caminho para o Deserto do Atacama. Além do visual incrível, você ainda pode ver vários animais locais, como lhamas e condores. Um passeio que pode render fotos incríveis.

7. Península Valdés

A Península Valdés é o destino perfeito para aqueles que gostam de observar a vida selvagem. Lá você poderá ver pinguins, orcas, golfinhos, elefantes e lobos marinhos, além de ser o local de reprodução das gigantes baleias francas, entre junho e dezembro. O local foi declarado pela UNESCO Patrimônio Natural da Humanidade, em 1999. Para seus visitantes, além de toda a beleza natural, a península tem ótimos hotéis, muitas opções de passeios e boa gastronomia.

8. Caminho dos Sete Lagos

Para os viajantes que gostam de explorar diferentes destinos de carro, uma dica imperdível da Argentina é o Caminho dos Sete Lagos, um trajeto de 110 km entre Bariloche e San Martín de los Andes. Você vai passar pelos lagos Correntoso, Espejo Grande, Escondido, Falkner, Villarino, Machónico e Lácar, com paisagens de encher os olhos e que tornam a viagem um passeio agradável e ótimo para fazer fotos.

9. Quebrada de Humahuaca

A Quebrada de Humahuaca é mais um local que poucos brasileiros conhecem, mas que merece uma visita. Este destino fica na província de San Salvador de Juyjuy, no norte da Argentina, e tem aproximadamente 155 km de extensão ao longo do vale do Rio Grande. Lá, os visitantes vão encontrar paisagens de montanhas multicolores e pequenos povoados típicos da região, em que podem se hospedar. A flora é composta majoritariamente por muitos cactos e a fauna dominada por lhamas.

10. Parque Provincial Ischigualasto

Arqueólogos e geólogos certamente vão querer colocar o Parque Provincial Ischigualasto em seus próximos roteiros de viagem. A área de mais de 270 mil hectares e mais de 230 milhões de anos é uma grande jazida de fósseis, e vem sendo explorada desde a década de 1940, mostrando ao mundo novas espécies de dinossauros. Um campo de rochas perfeitamente arredondadas, cânions, torres de pedra e penhascos fazem parte da paisagem desse local.