Salta: um guia completo para essa incrível cidade da Argentina

Escrito por Gabriella Soares

Salta, na Argentina, é uma cidade que garante uma ótima viagem para quem quer conhecer a cultura do país, além de ter paisagens incríveis. Com diversas montanhas, parques nacionais, salinas e formações geológicas, Salta é ideal para quem deseja fazer ecoturismo. Além disso, a cidade também tem uma agitada e diversa vida cultural e história. Conheça esse lindo destino:

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Mapa de Salta

A cidade de Salta é uma província do norte argentino, próxima à fronteira com o Chile – ou seja, fica bem distante de Buenos Aires, a cerca de 1400 km. Sendo assim, o melhor trajeto para chegar à cidade é pelo Aeroporto Internacional de Salta Martín Miguel de Guemes.

Quanto à melhor época para conhecer Salta, o melhor é evitar a temporada de chuvas da região. Assim, evite viajar entre janeiro e março, quando tempestades são mais comuns e fica difícil conhecer boa parte das atrações da cidade.

O que fazer em Salta para aproveitar o melhor da cidade e região

Além das belezas naturais que cercam a cidade argentina, há também diversas atrações que retratam a rica história e cultura locais. Por isso, separamos os melhores pontos turísticos e as atrações de Salta que você não pode perder. Confira:

1. Centro Histórico

O lado histórico da cidade de Salta é puro charme e seu Centro Histórico prova isso. Com diversas construções que remontam à época colonial da Argentina, além de praças e igrejas que contam um pouco desses momentos, o centro da cidade é um lugar muito interessante e belo para se conhecer. Não deixe de visitar a Plaza 9 de Julio e a Catedral de Salta.

2. Cerro San Bernardo

Localizado a apenas 1 km do Centro Histórico, o Cerro San Bernardo é uma das melhores atrações para conhecer a linda vista da cidade de Salta. Isso porque, no topo do Morro, a 200 metros de altitude, funciona um teleférico que garante a visão não apenas da cidade, como de todo o Valle de Lerma. Além disso, é possível apreciar a paisagem experimentando as delícias do Café Cerro San Bernardo.

3. Basílica e Convento São Francisco

Também próxima à Plaza 9 de Julio, fica uma das construções mais impressionantes de Salta: a Basílica e Convento de São Francisco. Construída no século XVII, essa igreja passou por diversas obras até ser considerada o cartão-postal da cidade. Possui um estilo arquitetônico romântico e uma das torres mais altas do continente, com aproximadamente 54 metros de altura.

4. Museu Pajcha Arte Étnico

Com o objetivo de contar a rica e diversa história cultural da região, o Museu Pajcha Arte Étnico é um dos principais museus da cidade. Seu acervo conta com várias obras de origem indígena, além de ter exemplares de objetos andinos também, como joias e tapeçarias tradicionais. O Pajcha funciona de segunda a sábado, das 10h às 20h, e a entrada é $ 70.

Continua após o anúncio

5. Tren a Las Nubes

Tren a Las Nubes, em tradução direta, é o trem para as nuvens, uma promessa que atrai muitos turistas. O Las Nubes é um passeio luxuoso pelas diferentes paisagens de Salta. Feito pela linha ferroviária que conecta as linhas ferroviárias, o passeio sai de San Antonio de Los Cobres e dura o dia todo, passando pelas principais atrações da região. O Tren a Las Nubes custa cerca de $ 50.

6. Quebrada de Las Conchas

Salta está cheia de formações geológicas únicas, e uma delas é a Quebradas de Las Conchas. Conhecida por sua coloração vermelha e alaranjada, a formação de grande altura e extensão colore a paisagem da estrada na região do povoado de Cafayete. As paredes de Las Conchas formam diferentes ambientes entre as montanhas e se caracterizam como um ponto turístico a ser descoberto aos poucos.

7. Salinas Grandes

As Salinas Grandes são um deserto de sal que encanta os viajantes da região. Apesar de seu nome, esse não é um salar muito grande, mas sua beleza é inegável. É um lugar em que ilusões de ótica são normais, com o sol, a paisagem branca e o chão uniforme e plano de sal. É uma atração que vale a visita e é uma experiência única.

8. Cerro de Los Siete Colores

No povoado de Purmamarca, fica uma das atrações naturais mais lindas e visitadas de Salta: o Cerro de Los Siete Colores, uma montanha que possui sete cores. A Siete Colores faz parte da Cordilheira dos Andes, e o melhor momento para observá-la é durante a manhã, quando a luz interage com os minerais e faz suas cores ficarem ainda mais vivas. É uma das melhores visões de Salta, na Argentina.

9. Quebrada de Humahuaca

Um dos pontos turísticos mais visualmente incríveis da região da cidade de Salta é a Quebrada de Humahuaca, que consiste em um cânion de formações geológicas coloridas em meio ao deserto. A grandiosidade dessa formação, que se espalha e embeleza toda a paisagem, é considerada um Patrimônio Cultural e Natural da Humanidade.

10. Quebrada de Las Flechas

A Quebrada de Las Flechas é um monumento natural de mais de 15 milhões de anos. Las Flechas são formações geológicas pontiagudas que se formaram com o tempo e com a ação de placas tectônicas na região. Antes, havia um lago nesse local, mas, hoje em dia, tudo o que sobrou são as formações pontiagudas, que enfeitam a paisagem em um padrão incrível.

11. Gastronomia

Uma das grandes atrações de Salta é sua rica gastronomia. Existem diversos tipos de restaurantes, com os mais diferentes preços, mas que garantem o melhor da culinária argentina. Além das deliciosas carnes e empanadas, características do país, há também a abundância de vinhos e doces assados. Vale a pena reservar um tempo para conhecer e se deliciar com essa parte da cidade.

12. Parque Nacional de Los Cardones

Nos arredores de Cafayate, fica o Parque Nacional de Los Cardones, uma das melhores opções para curtir a neve em Salta. Nesse parque, é possível encontrar diversas montanhas nevadas, que podem ser aproveitadas pelos viajantes mais aventureiros. Além disso, para quem vai ao Cardones, a viagem é curta até os deliciosos vinhos de Cafayate.

13. Museu de Arqueologia de Alta Montaña

Sendo uma região com uma rica cultura indígena e dos antigos povos das Américas, o Museu de Arqueologia de Alta Montaña é a garantia de uma atração incrível. Os principais objetos desse museu são o Niños de Llullaillaco, três múmias de crianças incas encontradas no cume do Vulcão Llullaillaco. O museu funciona de segunda a domingo, das 10h às 18h30, e a entrada é $ 100.

14. Artesanato

Para quem gosta de fazer compras durante as viagens, as melhores opções em Salta são suas feiras de artesanato. Existem diversos locais que vendem objetos de couro, metal e fios de origem animal, além de materiais mais específicos da região, como lã e alpaca. O Passeio de Los Artesanatos é um lugar em que você vai encontrar uma grande diversidade de produtos para comprar.

15. Calle Balcarce

A região de Calle Balcarce é um dos melhores lugares para aproveitar a noite em Salta. Desde bares e boates até festas ao ar livre, há diversas alternativas para se divertir na área. Esse, inclusive, é um dos principais locais para se aproveitar o Réveillon na cidade, com diversos espaços abertos para curtir os fogos e as festas.

Com essas atrações, você garante que a sua viagem seja inesquecível: cheia de aventuras, cultura e história. Monte seu roteiro com as opções que mais chamaram a sua atenção e aproveite o melhor dessa encantadora cidade argentina!

Hotéis e pousadas

Para ter certeza de que a viagem vai ser o mais confortável possível, é necessário encontrar as acomodações ideais. Salta tem diversas opções, para os mais diferentes gostos e bolsos. Confira as principais hospedagens da cidade:

  • Hostel All Norte – $: essa é uma opção mais simples na cidade, mas que ainda mantém o conforto e um atendimento mais próximo, já que os donos mantêm a parte dos serviços pessoalmente.
  • Hotel del Antiguo Convento – $$: o principal atrativo desse hotel é que ele fica próximo ao centro da cidade, além de possuir uma decoração cheia de charme.
  • Hotel Salta – $$$: com acomodações em um prédio histórico e tombado como patrimônio, esse hotel conta com uma linda decoração, além de elementos mais modernos, como SPA e bar próprio.
  • Solar de La Plaza – $$$$: uma alternativa mais luxuosa, esse hotel fica em um casarão colonial e mistura a tradição local com a modernidade, oferecendo um serviço de primeira qualidade.

Compare os serviços, preços e estilos e escolha o hotel que mais tem a ver com você. Uma coisa é certa: seja qual for a sua hospedagem, o conforto é garantido!

Vídeos sobre Salta para você se preparar

Com tantas atrações incríveis em uma cidade tão rica cultural e historicamente, é necessário que a viagem até Salta seja bem planejada. Confira os melhores vídeos sobre essa linda cidade e aprenda com as experiências de quem já fez essa viagem:

As delícias do norte da Argentina

Nesse vídeo do canal Os Sabores do Mundo, é possível conhecer um pouco das principais atrações de Salta, além de sua cultura e gastronomia.

O paraíso natural da região

Salta e as cidades ao seu redor contam com um lindo conjunto de monumentos naturais, que são ideais para se conhecer pelas estradas do norte. Nesse vídeo do canal Alessandra e Michael Fotografia, é possível ver os detalhes desses lindos locais.

Para quem gosta de fazer mochilão

Uma alternativa para conhecer não apenas as belezas de Salta, mas de toda a região, é fazer um mochilão. E para aqueles que fizerem essa escolha, o pessoal do Vagabundos Iluminados Filmes reúne as principais dicas.

Uma cidade impressionante

Já nesse vídeo do canal Vamos Sin Rumbo, é possível ver as lindas paisagens de Salta com imagens de seus principais pontos turísticos, incluindo filmagens aéreas.

Não deixe de anotar as dicas e levar essas experiências em conta ao montar seu roteiro. Garanta uma viagem tranquila e inesquecível, aproveitando o melhor de sua aventura na Argentina!

15 fotos encantadoras que vão te convencer a conhecer Salta

Uma coisa é garantida em uma viagem até Salta: as paisagens são simplesmente lindas. Seja em sua parte mais urbana ou nos diferentes paraísos naturais que ficam ao redor da cidade, o que te espera é pura beleza. Confira:

1. Salta é uma cidade cheia de lindas paisagens

2. Seja por suas formações naturais

3. Ou ainda em seu cenário urbano, sempre agitado

4. As praças da cidade são cheias de vida

5. E suas construções recontam a história da região e da Argentina

6. Os passeios que Salta proporciona são únicos

7. Assim como as suas paisagens e atrações, como as Salinas Grandes

8. Ou ainda a incrível visão do Cerro de Las Siete Colores

9. O caminho até as principais atrações da região já é um espetáculo

10. E nada poderia compensar mais do que seus lindos monumentos naturais

11. Outro exemplo é a bela e única formação geológica da Quebrada de Humahuaca

12. Ou a incrível e histórica Quebrada de Las Flechas

13. Não deixe de aproveitar essas lindas montanhas, que podem ter até neve

14. Salta, na Argentina, é uma cidade única

15. Assim como suas belezas exuberantes!

Salta é uma cidade encantadora, não é? Não deixe de aproveitar todos esses belos locais e conhecer mais dessa rica região. E já que você vai estar no país vizinho, veja também os melhores lugares para visitar na Argentina e aproveite a região!