Rosário: o que você precisa conhecer nessa bela cidade argentina

Escrito por Marta Stegani

Rosário, a terceira maior cidade da Argentina, pode muitas vezes passar despercebida por quem faz turismo no país, mas que encanta quem a conhece. Ali, a história está por todos os cantos, pois foi um dos lugares onde se iniciou o movimento que resultou na independência do país. Mas além disso, por ser uma cidade universitária, ela tem um clima jovem, com uma vida noturna agitada, muitos monumentos, parques, praças e até praia de água doce.

É possível conhecê-la em um final de semana e é muito fácil chegar até lá, seja partindo do Brasil ou de Buenos Aires. Para te convencer a conhecer mais esse pedaço da terra dos hermanos, descubra aqui o que fazer na cidade, como chegar, curiosidades e fotos que dão uma amostra do que tem por lá!

Mapa de Rosário

Rosário está localizada a 300 km da capital Buenos Aires e é a maior cidade da província de Santa Fé, região central da Argentina. Ela é banhada pelo Rio Paraná e possui aproximadamente 1,2 milhão de habitantes, sendo a terceira cidade mais populosa do país.

Como chegar a Rosário

Rosário possui um aeroporto internacional que recebe voos do Brasil e de outros destinos da América do Sul. As companhias brasileiras que fazem o trajeto são a LATAM, a Gol e Azul. Quem já está na Argentina pode pegar um ônibus no Terminal de Retiro, em Buenos Aires, e ir direto para o Terminal de Rosário. A viagem leva em torno de 4 a 5 horas.

Turismo em Rosário

Calce um sapato confortável e saia para bater perna pelas praças, parques, museus e observe os monumentos e a charmosa arquitetura da cidade!

Monumento à Bandeira

Comece seu tour pelo principal ponto turístico de Rosário: o Monumento à Bandeira, localizado no Parque Nacional da Bandeira. Foi nesse complexo, composto por um grande obelisco às margens do Rio Paraná, que a bandeira da Argentina foi erguida pela primeira vez em 27 de fevereiro de 1812. O local é um dos preferidos dos turistas e vai te deixar com mais vontade de explorar a cidade!

  • Endereço: Calle Santa Fe, 581.

Praça 25 de Maio

A Praça 25 de Maio é outro ponto importante de visita. Seu nome é uma homenagem à Revolução de Maio de 1810, que resultou na independência da Argentina. Ali você pode conhecer diversos pontos turísticos de uma única vez: o Palácio dos Leões, sede do poder executivo, a Catedral Basílica de Nossa Senhora do Rosário e a Coluna da Liberdade, que representa a liberdade nacional.

Parque da Espanha

O Parque da Espanha é um dos lugares preferidos dos moradores da cidade para apreciar a bela vista do Rio Paraná, tomar um mate e se divertir. Para ter a visão do alto, é só subir as escadarias. O espaço também é ótimo para fazer uma pausa, caminhar, pedalar, praticar esportes e deixar as crianças brincarem à vontade!

  • Endereço: Barrancas del Rio Parana.
  • Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 15h às 19h.
  • Valor de entrada: gratuito.

Parque da Independência

Inaugurado em 1902, o Parque da Independência foi o primeiro parque de Rosário. O enorme parque é o pulmão da cidade, composto por lagos, árvores e muito verde. Mas o destaque vai para o rosedal, com diversas espécies de rosas, e para a Fonte das Águas Dançantes, um espetáculo de efeitos, luzes e músicas que acontece às sextas, sábados e domingos quando o sol se põe. É um passeio imperdível para famílias e também para casais.

  • Endereço: Av. Pellegrini 1901.
  • Horário de funcionamento: 24 horas.

Balneário La Florida

O Balneário La Florida é a praia de Rosário. E como a cidade não tem mar, o banho é nas águas do Rio Paraná. Nos finais de semana de calor, o local costuma ficar repleto de moradores e estudantes que querem se refrescar. Ali você vai encontrar estrutura completa: duchas, cadeira e guarda-sol, espaço para vôlei de praia, aluguel de caiaque, SUP, bares, restaurante e o melhor clima praiano!

  • Endereço: Av. Eduardo Carrasco, 203.
  • Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 9h às 20h.
  • Valor de entrada: $70; menores de 8 anos acompanhado dos pais – grátis.

Teatro El Círculo

O El Círculo é um antigo e importante teatro de Rosário, conhecido por suas excelentes apresentações. Além de assistir aos espetáculos, como os da Orquestra Sinfônica de Rosário e outros musicais, você também pode fazer uma visita guiada e conhecer seus 110 anos de história, a sala de ópera, os camarins e muito mais!

  • Endereço: Laprida, 1223.
  • Valor de entrada: a programação, horários e valores podem ser consultados no site do teatro.

City Center Rosario

O City Center Rosario é o maior centro de entretenimento da América Latina. Além de oferecer toda a estrutura de um hotel 5 estrelas, ali também funciona um spa, um casino, com três andares e diversas modalidades de jogos, shows e diversos espaços gastronômicos. É um espaço inovador e com muita diversão para os adultos não colocarem defeito!

  • Endereço: Boulevard Oroño y Circunvalacion.
  • Horário de funcionamento: confira o horário de cada atração no site.

Boulevard Oroño

A Boulevard Oroño é uma importante rua que certamente você vai passar, pois ela é caminho para diversos pontos turísticos e corta praticamente toda a cidade. É uma via arborizada, com diversos monumentos, além de muitos bares e restaurantes que são muito movimentados durante a noite!

Caminhe atento, pois com certeza no meio do caminho você será surpreendido por algo!

Hospedagem em Rosário

A cidade conta com todos os tipos de hospedagem, desde hostels até hotéis de luxo. Separamos aqui os mais bem localizados e com opções para todos os bolsos!

Esplendor Savoy Rosario – $$$$$

O Esplendor é um premiado hotel 5 estrelas para quem não abre mão de uma viagem cheia de classe. Localizado em pleno coração de Rosário, o hotel possui quartos com decoração moderna, mas que ao mesmo tempo preservam detalhes de sua construção original, de 1910. Os hóspedes podem desfrutar da piscina coberta e climatizada, sala de ginástica, sala de massagens, sauna, um exclusivo jardim no terraço e da deliciosa comida mediterrânea do Restaurante Savoy Grand Café.

  • Endereço: San Lorenzo, 1022.

Holiday Inn Express Rosario – $$$$

O Holiday Inn Express possui ótima localização: no centro de Rosário, próximo ao Monumento às Bandeiras. O hotel tem tudo o que você precisa para se sentir em casa: bar, restaurante, piscina, ginásio e sauna. As acomodações são espaçosas e bem iluminadas, ideal para quem precisa trabalhar ou apenas descansar.

  • Endereço: Calle Salta, 1950.

Hotel Mayoral – $$$

O Hotel Mayoral está localizado em uma região estratégica: próximo aos principais shoppings da cidade, a poucos minutos do centro e do aeroporto internacional. Todas as acomodações contam com café da manhã incluso, TV a cabo, ar-condicionado e calefação, frigobar e wi-fi.

  • Endereço: Av. Alberdi, 1142.

Urquiza Apart Hotel e Suites – $$$

O Urquiza Apart Hotel é uma excelente opção para viagens em família. A acomodação possui apartamentos para até quatro pessoas e com com cozinha equipada, e quartos comum para até três pessoas. O diferencial são as suítes especiais para lua de mel e apartamentos preparados para pessoas com necessidades especiais. O hóspede pode desfrutar ainda de piscina, academia, um restobar, além de ter a companhia do seu animalzinho de estimação por ser pet friendly.

  • Endereço: Urquiza, 1491.

Hostel La Casona de Don Jaime 2 – $

O Hostel La Casona de Don Jaime 2 é o mais antigo e o maior hostel de Rosário. O hostel funciona em um prédio histórico, mas do lado de dentro, a decoração é temática e os quartos são separados por ritmos musicais. Além das acomodações compartilhadas, você ainda pode optar por suítes privadas. O café da manhã está incluso na diária, mas o hóspede conta ainda com uma cozinha e diversas áreas em comum para fazer amizades.

  • Endereço: San Lorenzo, 1530.

Boas opções são o que não faltam para você descansar e desfrutar de Rosário!

Restaurantes em Rosário

O cardápio é amplo em Rosário! Tem culinária internacional, local, lanches e espaços aconchegantes para comer e se divertir!

Bar e Restaurante Excalibur

O Excalibur é o restaurante mais recomendado da cidade de acordo com o site TripAdvisor e está localizado no primeiro andar do hotel Holiday Inn. Possui um ambiente agradável e tranquilo para um almoço, jantar ou apenas um drink. No cardápio, pratos da culinária internacional muito bem apresentados e uma boa carta de bebidas. É uma boa indicação para famílias e casais.

  • Endereço: Dorrego, 450.
  • Horário de funcionamento: diariamente, das 11h à 0h.

Rock e Feller’s

O Rock e Feller’s é um restaurante e bar temático americano que une música e gastronomia. O cardápio enche os olhos e a barriga: carnes, massas, suculentos sanduíches, drinks e muitos mais. O local é moderno e perfeito para se divertir, decorado com guitarras e fotos de artistas que agradam os amantes do rock’n’roll.

  • Endereço: Boulevar Oroño, 106.
  • Horário de funcionamento: de domingo a quinta, das 7h às 2h; sexta e sábado, das 7h às 4h.

Ceviche Rosario

Os amantes do ceviche e da culinária japonesa vão amar conhecer o Ceviche Rosario. O restaurante tem atmosfera agradável para famílias e casais, com luz baixa e ambiente intimista. Os pratos são saborosos, inovadores e bem apresentados. Vale a pena conhecer e viver uma experiência gastronômica!

  • Endereço: Jujuy, 2378.
  • Horário de funcionamento: de terça a quinta, das 20h30 à 1h; sexta e sábado, das 20h30 às 2h; domingo, das 8h30 à 1h.

Sandwiches Monreal

O Monreal é uma lanchonete tradicional em Rosário. A fachada é simples, mas não se engane, pois ali dentro você vai encontrar os melhores sanduíches da cidade. São diversas opções de lanches quentes e frios com uma variedade de recheios e preço camarada. E se você estiver cansado e não quiser sair do hotel, é só ligar que eles levam as delícias até você!

  • Endereço: San Lorenzo, 1295.
  • Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 9h às 22h; sábado, das 8h às 13h e das 18h às 22h; domingos e feriados, das 18h às 22h.

Viejo Balcon

Não dá para ir até a Argentina e não comer em uma churrascaria. No Viejo Balcon você vai encontrar deliciosas parrillas, preparadas de acordo com a tradição. O cardápio traz porções fartas, carnes assadas no ponto certo e uma carta de vinhos com ótimas opções.

  • Endereço: Av. Wheelwright, 1815.
  • Horário de funcionamento: de segunda a quarta, das 12h às 15h e das 20h à 0h; quinta, das 12h às 15h e das 20h à 0h30; sexta, das 12h às 15h e das 20h à 1h; sábado, das 12h às 15h30 e das 20h à 1h; domingo, das 12h às 15h30 e das 20h à 0h.

Além disso, Rosário tem uma vida noturna vibrante! Se sobrar fôlego, não deixe de circular pela cidade e descobrir o que ela tem a oferecer!

Compras em Rosário

Se você é do tipo que adora procurar uma pechincha quando viaja, aqui vai uma boa notícia: diferente de Buenos Aires, que é uma cidade mais turística, Rosário oferece preços mais baixos em comparação com a capital argentina. Em um passeio pela Calle Córdoba, uma das ruas mais importantes da cidade, você vai encontrar roupas, sapatos e acessórios por um preço mais em conta, basta andar e pechinchar! Uma boa opção é o Shopping del Siglo, que conta com uma boa variedade de marcas.

Curiosidades sobre a cidade

Rosário possui alguns fatos interessantes que você merece saber!

  • Rosário tem a fama de ter as mulheres mais bonitas da Argentina.
  • É a cidade natal do craque Messi e de Che Guevara.
  • É considerada o berço da bandeira da Argentina, pois foi ali que ela foi erguida pela primeira vez, em 1810.

Viu só como além de bonita Rosário ainda tem uma história interessante?

Estudar em Rosário

A Argentina é um destino muito buscado por estudantes que querem cursar uma faculdade pública. E a Universidade Nacional de Rosário, uma das mais tradicionais do país, é a escolha de quem sonha estudar principalmente medicina, pois, diferente das instituições brasileiras, o sistema de seleção é diferenciado e não é necessário passar pelo vestibular e nem há limite de vagas.

Para ingressar na universidade é necessária a apresentação de um teste de espanhol, garantindo pelo menos o nível intermediário no idioma, e um curso de inclusão não eliminatório, no qual é necessário pelo menos 75% de participação. Além do curso de medicina, são oferecidas graduações em diversas áreas.

3 vídeos para te convencer a visitar Rosário

Veja como são os principais pontos turísticos da cidade e mais algumas dicas que vão te ajudar na sua viagem!

Pontos turísticos e história de Rosário

Para matar um pouco a curiosidade de quem está de viagem marcada, conheça um pouco mais da história de Rosário e de seus pontos turísticos pelo olhar de um brasileiro que vive na cidade.

Prós e contras de estudar medicina em Rosário

Muitos estudantes brasileiros tem o sonho de estudar fora do Brasil e Rosário acaba sendo uma opção. Descubra as vantagens e desvantagens de quem escolheu estudar medicina na cidade.

O que não fazer em Rosário

Para não passar perrengue quando chegar em Rosário, confira esse vídeo e descubra cinco coisas que você não deve fazer na cidade!

Baseado nesses vídeos, fica mais fácil montar o seu roteiro e até se planejar, caso o seu sonho seja estudar fora do país!

Mais fotos de Rosário que vão te impressionar!

Além de uma bela arquitetura, o Rio Paraná também faz parte da vista e do charme da cidade. Olha só!

1. Rosário é uma cidade banhada pelo Rio Paraná

2. Para onde quer que se olhe, ele dá um espetáculo

3. Ele também é praia e lazer dos rosarinos

4. No caminho para a Catedral de Rosário

5. É preciso fôlego para encarar as escadarias do Parque de España!

6. A Ponte Rosário-Victoria é marcante na paisagem da cidade

7. O Monumento Nacional à Bandeira é grandioso!

8. Veja o monumento por todos os ângulos!

9. Quem gosta desse tipo de arte pode visitar o Cemitério La Piedad

10. A antiga aduana de Rosário é um belo exemplar da arquitetura…

11. …assim como o Teatro El Círculo

12. Uma simples caminhada revela muita história!

13. O Boulevard Oroño é uma das principais artérias da cidade

14. O skyline de Rosário durante a noite

15. Rosário tem tudo para te deixar apaixonado!

Descubra você também as belezas de Rosário!

Viu só como Rosário merece fazer parte do seu roteiro? E para te ajudar, confira aqui 35 passeios para fazer em Buenos Aires e os melhores hotéis para se hospedar na capital argentina!

PARA VOCÊ