Villa La Angostura: conheça lindas paisagens na Patagônia Argentina

Escrito por Liz Santana
Em 23.06.20

A Villa La Angostura é uma cidadezinha cercada de montanhas, lagos e parques que encanta visitantes de todo o mundo. Por causa dos seus passeios incríveis e belezas naturais, essa é uma das principais atrações na Argentina, sobretudo para quem visita Bariloche. Portanto, se você está em busca de aventuras, seja no verão ou no inverno, saiba mais sobre esse destino!

Continua após o anúncio

Mapa de Villa La Angostura e como chegar

Localizada na província de Neuquén, na Patagônia Argentina e a 80 km de Bariloche, a Villa La Angostura é o destino ideal para passar as férias. Você pode pegar um voo, saindo de Buenos Aires, ou ir de ônibus, partindo da maioria das cidades do país. Se preferir, você pode ir de carro e aproveitar as paisagens pelo caminho.

Clima em Villa La Angostura

Os melhores períodos do ano para conhecer a Villa La Angostura estão entre os meses de novembro e março, que é quando o clima está mais ameno. As estações que reinam são a primavera e verão, quando as temperaturas são superagradáveis para um banho no lago, um passeio a céu aberto e atividades ao ar livre.

Porém, se você quer conhecer a neve ou esquiar, viaje no inverno, entre os meses de maio e agosto. Nessa época do ano, as temperaturas podem chegar até -6º, ideal para fazer passeios de esqui, desfrutar de um jantar delicioso e tomar um vinho. Mas vá bem agasalhado, pois realmente faz muito frio.

O que fazer por lá

Às margens do Lago Nahuel Huapi, Villa La Angostura possui diversas atrações, como passeios de ski ou snowboard no inverno e banhos relaxantes nos lagos no verão. Aliás, você ainda poderá desbravar os parques, bosques e trilhas que levam às cachoeiras incríveis na região. Ficou curioso? Então, veja o que você pode fazer nesse paraíso:

1. Parque Nacional Los Arrayanes

Essa atração, com certeza, deve estar no seu roteiro de viagem para a Villa La Angostura. O local possui mirantes com vistas para lindas lagoas, com seus vários tons de verde e azul que encantam todos os turistas. No parque, também é possível fazer trilhas, pequenas caminhadas, piquenique, andar de bike e tirar várias fotos. Ou seja, tem diversão para os mais diversos gostos.

2. Lago Espejo

O Lago Espejo é um dos lugares mais lindos que você conhecerá na Argentina. As suas águas vão mudando de cor, a depender do horário, e você ainda consegue se espelhar nele. O verão é o período em que há mais visitação, sobretudo pelos corajosos que desejam tomar um banho gelado. Por fim, o local ainda possui estrutura básica com banheiro e quiosque, perfeito para famílias com crianças.

3. Bosque de Arrayanes

O Bosque de Arrayanes fica localizado dentro do Parque Nacional Los Arrayanes e recebe proteção nacional. Você pode conhecer o local tanto de barco quanto pegando uma estrada saindo de Bariloche. Certamente, você irá se apaixonar por esse lugar, com árvores de folhas laranjas, natureza preservada e praticamente intocada. Vale salientar que algumas das espécies mais antigas da Argentina estão localizadas no bosque.

4. Puerto Manzano

Essa é considerada uma área mais luxuosa da Villa La Angostura, com pousadas, hotéis e restaurantes mais caros do que em outras regiões. O local é lindíssimo e possui casas enormes, com jardins bem cuidados e vistas privilegiadas. Além disso, o Puerto Manzano fica bem cheio durante o verão e está rodeado de bosques, montanhas e rios. Vale a pena a experiência de conhecer os ares dessa região.

5. Lago Correntoso/ Rio Correntoso

Outra atração imperdível da Villa La Angostura, sobretudo no verão, é o Rio Correntoso. Esse rio é bem curtinho, com cerca de 300 metros, e termina no Lago Correntoso, perto da praia. As belezas naturais, a vista das montanhas ao redor e, principalmente, a cor das águas são os principais atrativos da região, que atrai muitos visitantes e moradores locais.

6. Centrinho de Villa La Angostura

O centro de Villa La Angostura é bem pequeno, mas bastante charmoso. A fronteira com o Chile fica localizado a 50 km da região: portanto, se tiver um tempinho a mais, você ainda poderá fazer uma visitinha ao país vizinho. O local possui restaurantes, bares e lojinhas de chocolate bem delicadas. Vale uma visita para fazer umas comprinhas e se deliciar com os doces da região.

7. Villa Traful

Enfim, outro paraíso escondido na Patagônia Argentina é a Villa Traful, localizada perto dos Lagos Andinos. Partindo da Villa La Angostura, você terá acesso às paisagens, trilhas e cavalgadas até o Cerro Negro, Puerto Arrayán, Monte Penitente, entre outros pontos turísticos. Os turistas costumam fazer com frequência esse roteiro, ou um bate e volta de um dia. Esse local é certamente um dos mais perfeitos por lá.

8. Cascada Rio Bonito

Se você está em busca de cachoeiras, vai amar conhecer a Cascada Rio Bonito. A atração possui 36 metros e, de cima, você terá uma vista simplesmente espetacular. Por isso, reserve esse passeio para aquele dia em que você precisa se conectar consigo e com a natureza. Ela é visitada principalmente no verão, quando é possível ver a queda d’água e admirar as cores do local.

9. Estação de Esqui Cerro Bayo

Muitas pessoas costumam ir a Bariloche e às cidades ao redor para esquiar. O Cerro Bayo está localizado a cerca de 14 km da Villa e pode ser acessado de carro ou com uma agência de turismo. O local é bastante visitado no inverno e possui 30 pistas de esqui, com níveis de dificuldade diferentes. Além disso, é possível fazer um passeio de teleférico e admirar as paisagens.

10. Porto de Villa La Angostura

Você não pode ir embora sem conhecer o Porto de Villa. É de lá que saem as embarcações para o Bosque de Arrayanes, com alguns dos barzinhos e restaurantes mais lindos da cidade. Aliás, o local possui jardins ao ar livre e gramados onde as famílias se encontram e levam seus animais de estimação para brincar. Sem dúvidas, você irá se apaixonar por esse passeio.

Existem muitas outras opções de atrações incríveis, tanto dentro da cidade quanto nos povoados ao redor. Vale salientar que alguns desses passeios são pagos, então busque informações sobre valores e horários antes de conhecer os principais pontos turísticos.

Restaurantes em Villa La Angostura

A Villa La Angostura também atrai pela sua gastronomia e variedade de restaurantes. Um deles é o Lobo Grill & Bar, que possui ambiente agradável e vinhos diversos. O valor é um pouco alto, mas o investimento vale a pena. Outra opção mais em conta é o La Encantada, que serve cerveja artesanal e uma pizza deliciosa de napolitano.

Outro restaurante bastante visitado é o El Mirador Social Club, que possui uma linda vista para o Lago Nahuel Huapi e serve pratos a preço razoável. Por fim, indicamos o Al Alva Parrilla Resto, localizado no centro da cidade e que serve churrasco e outros pratos mais simples, ideais para quem precisa economizar durante a viagem.

Hotéis e pousadas

Uma grande vantagem das hospedagens localizadas na Villa la Angostura é o conforto que a maioria dos hotéis proporcionam. As opções são variadas e atendem às expectativas de todos, sobretudo a de casais em lua de mel e famílias que estão viajando pela primeira vez a um lugar frio. Veja nossas sugestões:

  • Hostería Las Cumbres – $: essa hospedagem fica a 900 metros do centro da Villa La Angostura e a poucos quilômetros das principais atrações locais, como a Estação de Esqui Cerro Bayo e o Lago Correntoso. Ela ainda possui um ótimo custo-benefício e quartos com vista para as montanhas.
  • Hotel Chaco – $$: bem localizada e com boas acomodações, essa pousada disponibiliza café da manhã e estacionamento privativo. O atendimento é considerado excelente, assim como a localização e o conforto. Por fim, o local é bastante limpo e acolhedor.
  • Posada del Ciprés – $$$: a pousada tem como diferencial uma cozinha compartilhada entre os hóspedes e um balcão de turismo disponível. Além disso, possui espaço ao ar livre com jardim, churrasqueira e área para piquenique.
  • Cabañas Las Maras – $$$$: já essa hospedagem em estilo bangalô está bem perto do centro de esqui e da Baía de Manzano. Os quartos são totalmente equipados e o local ainda oferece balcão de turismo com opções de passeios, trilhas e outras atividades.
  • Alma Andina Hosteria – $$$$$: por fim, a 300 metros do centro comercial da Villa La Angostura, está o Alma Andina Hosteria. Esse hotel é bastante tranquilo, possui transfer, bar e churrasqueira. Aliás, essa é uma das principais escolhas de famílias com filhos.

As opções são bastante variadas e cada hospedagem possui uma particularidade diferente. Certamente, você encontrará uma opção que caiba no seu bolso!

15 fotos maravilhosas da Villa La Angostura

Nada mais legal do que tirar fotos dos melhores momentos da nossa vida, não é? Se você é daqueles que adora registrar as suas viagens, vai amar essas imagens da Villa La Angostura que separamos para você. Por isso, se prepare para conhecer alguns dos lugares mais lindos da Patagônia:

1. Você sempre sonhou em conhecer a Argentina

2. Mas nunca teve coragem de ir?

3. Então, arrume suas malas

4. E conheça os encantos da Villa La Angostura

5. Um paraíso escondido na Patagônia

6. E seu próximo destino de férias

7. Descubra as belezas naturais

8. E os lagos lindíssimos

9. Que são cair o queixo

10. Conheça os principais pontos turísticos da região

11. Como o Parque Nacional los Arrayanes

12. O Lago Nahuel Huapi

13. E a Cascada Rio Bonito

14. Não se esqueça de tomar um mate na beira do rio

15. A sua experiência será inesquecível!

Certamente, a Villa La Angostura vai entrar na sua lista de destinos queridinhos. Caso você já conheça toda a região, por que não dar um pulo no país vizinho? Descubra o que fazer no Chile e faça uma ótima viagem de férias!