12 motivos para você visitar Portugal

Escrito por Dani Starck

Portugal é um destino de viagem maravilhoso, especialmente para os brasileiros. Ao desembarcar por lá, temos a sensação de estar em casa. Você vai encontrar um local rico em cultura, boa gastronomia, ótimos vinhos e anfitriões amáveis.

Continua após o anúncio

Além do idioma, a arquitetura nos remete às cidades históricas de Minas Gerais e aos centros antigos das grandes cidades brasileiras. Nossa história está para sempre entrelaçada com a deles, e isso nos leva a um passeio encantador, identificando pelas ruas cada parte que traz um pouquinho de Brasil. Confira porque este país europeu merece uma visita.

1. História de lá e daqui

Provavelmente, uma das primeiras coisas que você vai ouvir dos portugueses, ao dizer que é brasileiro, é que o D. Pedro IV de lá foi o D. Pedro I daqui. Eles parecem ficar muito felizes em ver o interesse em resgatar o começo de nossa história e são os primeiros a indicar em quais lugares podemos encontrar nossas referências. As grandes navegações são um orgulho ainda estampado em brasões e museus, e Portugal sabe contar muito bem tudo sobre seu passado grandioso como forte nação europeia.

2. Gastronomia

A gastronomia portuguesa vai muito além do bacalhau e dos pastéis de Belém — mas não vamos julgar se você quiser comer só isso ao chegar lá, pois é tudo muito gostoso mesmo. Bons restaurantes e ótimos quitutes doces não faltam, mesmo nos locais mais baratos. Pães deliciosos, sopas e cozidos, muitos frutos do mar e, claro, tudo isso regado a bons vinhos (ao que dedicamos um tópico exclusivo mais abaixo). Esqueça a dieta, pois, ao viajar por Portugal, você vai comer muito, e bem.

3. Baixo custo na Europa

Quem já conheceu outros países mais badalados da Europa vai se surpreender com os preços em Portugal. Tanto a hospedagem quanto a alimentação são muito mais em conta por lá, o que garante uma viagem mais econômica, mas não menos incrível. Em vários lugares, por exemplo, você poderá encontrar refeições de menu completo (entrada, prato principal, sobremesa e bebida) por, em média, 10 €.

4. Bom para viajar de carro

Por ser um país pequeno, Portugal é facilmente explorado de carro. Além disso, ele é recheado de pequenas cidades incríveis e tem ótimas paisagens no caminho. Em uma viagem de apenas 15 dias é possível conhecer bem o país, já que alguns locais não precisam de um dia inteiro de visita — e esse tipo de passeio acaba sendo muito mais prático de carro, pois leva você a lugares que estão fora dos guias de viagem.

5. Paisagens bonitas

Como dissemos no tópico anterior, apesar de ser um país pequeno, Portugal é rico em paisagens variadas, que vão das montanhas ao mar. Você poderá ver o pôr do sol na Torre de Belém, em Lisboa, aproveitar o cenário verde dos vinhedos às margens do rio Douro ou nos campos do Alentejo, e até mesmo passear por belíssimas praias, como a praia da Falésia, cheia de rochedos que contrastam com o oceano.

6. Museus de qualidade

Como já falamos, Portugal é um país que sabe preservar muito bem sua rica história. Em cada cidade, além de prédios e igrejas monumentais, você vai encontrar museus bem curados, tanto de história, quanto de arte, decoração e até mesmo um dedicado ao vinho do Porto. Em Lisboa, por exemplo, você tem um Museu Naval que conta tudo sobre as grandes navegações, exibindo, inclusive, embarcações utilizadas pela família real portuguesa. Já no Palácio de Queluz, há poucos quilômetros da capital, é possível visitar o quarto em que nasceu e morreu o imperador D. Pedro I.

7. Povo receptivo

Apesar de ser um povo bastante sério, conhecido pelas lamentações do fado, os portugueses fazem questão de atender bem seus visitantes — até porque, o turismo é a principal fonte de renda do país. Mas não é somente em restaurantes, pontos turísticos e hotéis que você vai encontrar pessoas receptivas. De forma geral, os portugueses são amáveis e bastante prestativos, e logo abrem um sorriso ao perceber que encontraram brasileiros.

8. Não precisa saber outro idioma

Neste quesito, Portugal é realmente imbatível. Em um primeiro momento, há um estranhamento em estar em outro continente e, ainda assim, ver que tudo está em português. Apesar do forte sotaque, principalmente nas cidades menores, você não terá problemas em se comunicar, e isso pode deixar sua experiência no país ainda melhor — especialmente para quem não domina outros idiomas.

Continua após o anúncio

9. Palácios e mais palácios belíssimos

A arquitetura histórica portuguesa é de encher os olhos. Uma visita à cidade de Sintra, pertinho de Lisboa, pode mostrar diferentes partes da história da região, trazendo exemplos do Romantismo do século XIX, com o Palácio Nacional da Pena, da dominação muçulmana na Península Ibérica entre os séculos VIII e IX, com o Castelo dos Mouros e também uma mistura de influências medievais, góticas, manuelinas e renascentistas no Palácio Nacional de Sintra. E estas são a apenas algumas amostras de tudo que o país tem a oferecer.

10. Religiosidade e fé

Se você é católico ou se encanta por diferentes religiões e seus monumentos de fé, Portugal é um destino muito indicado. A história do país está diretamente ligada à história do catolicismo e existe todo um roteiro de viagem que pode ser construído em cima deste tema. Além das grandiosas igrejas de Lisboa e Porto, uma visita à cidade de Fátima é obrigatória, onde está o Santuário de Fátima, que recebe milhões de religiosos todos os anos e é o local em que Nossa Senhora de Fátima fez a primeira de suas seis aparições aos Pastorinhos.

11. Clima ameno

Temperaturas extremas podem ser uma grande barreira na hora de traçar seus roteiros de viagem. Apesar de ter um verão mais quente, com temperaturas que podem chegar à 30°C, as outras estações são de temperaturas mais amenas. O inverno não é rigoroso e se assemelha ao que encontramos no sul do Brasil. Ou seja, se sua única alternativa é viajar durante o inverno de lá, não se preocupe.

12. Vinhos

Os vinhos portugueses merecem um tópico exclusivo para si, pois viajar por Portugal é uma experiência de enoturismo de muita qualidade. Além dos famosos vinhos do Porto, com produção ao longo do rio Douro, temos o vinho verde do norte do país e ótimos rótulos de tintos e brancos de diferentes regiões. Você poderá desenvolver um roteiro de viagem que priorize visitas às caves de Vila Nova de Gaia, passar por vinícolas grandes e também familiares e até mesmo ver e participar da colheita das uvas. Desfrutar de uma boa refeição, com um ótimo vinho português, ao som de belos fados, é uma experiência única e imperdível.

Portugal não costuma ser o principal destino de brasileiros na Europa, mas merece atenção especial. Por todos os aspectos apresentados e, atualmente, por ser um destino mais em conta em momentos de crise, é um país que vale a pena conhecer e que certamente vai deixar você apaixonado.

 
   

PARA VOCÊ