20 praias brasileiras paradisíacas que você precisa conhecer

Escrito por André Macedo
Atualizado em 17.04.17

Que o Brasil tem algumas das praias mais belas do mundo todo mundo sabe, mas muitas pessoas acabam escolhendo uma experiência internacional. Porém, aqui em terras tupiniquins você pode visitar praias de águas mornas e cristalinas, reservadas ou lotadas, do jeito que preferir! Separamos 20 praias brasileiras paradisíacas para você curtir nas suas próximas férias.

Continua após o anúncio

1. Baia do Sancho, Fernando de Noronha

Wikimedia Commons

Wikimedia Commons

Votada a segunda melhor praia do mundo e a primeira na América do Sul pelos usuários do TripAdvisor, a Baía do Sancho é conhecida internacionalmente como um paraíso bucólico. Seu acesso é por meio de uma pequena trilha e torna a praia quase que um pote de ouro no fim do arco íris.

2. Jericoacoara, Ceará

Wikimedia Commons

Wikimedia Commons

Conhecida também como apenas Jeri, Jericoacara é um paraíso da natureza pouco alterado pelo ser humano graças às estritas regulações de construção civil na pequena vila. Suas dunas de areia são ótimas para esportes e passeios de cavalo.

3. Baía dos Golfinhos, Rio Grande do Norte

Melhor Destino

Melhor Destino

A Praia do Curral, mais conhecida como Baía dos Golfinhos, é uma ótima escolha para quem quer ver de perto esses mamíferos amados. Os golfinhos costumam fazer saltos e acrobacias como se quisessem ser as estrelas desse show natural, e talvez queiram.

4. Praia do Forte, Bahia

Wikimedia Commons

Wikimedia Commons

A Praia do Forte é um dos destinos mais famosos da chamada linha verde, estrada que liga o estado baiano com Sergipe. Sua areia clara combina com o mar cristalino e os recifes presentes, criando uma paisagem de tirar o fôlego.

5. Ilha Grande, Angra dos Reis

Wikimedia Commons

Wikimedia Commons

Popular entre os surfistas, as praias da Ilha Grande, em Angra dos Reis, contam com água cristalina morna e areia branquinha. Esse paraíso no sul carioca é cercado pela nossa preciosa Mata Atlântica.

6. Copacabana, Rio de Janeiro

Wikimedia Commons

Wikimedia Commons

Copacabana claramente é nossa praia mais icônica. Seu calçadão clássico e a diversidade da grande multidão que visita o local já a torna atraente o suficiente, mas não podemos reclamar de ainda contar com um mar lindo, não é mesmo?

7. Bonete, São Paulo

Wikimedia Commons

Wikimedia Commons

Quando falamos de litoral paulista, muitas pessoas já pensam em praias sujas com plaquinhas de água imprópria para banho, mas Bonete é a prova que existe sim amor no litoral paulista. Seu mar azul e a Mata Atlântica em volta é um pequeno oásis a apenas 130km de distância da selva de pedra.

8. Lagoinha do Leste, Florianópolis

Wikimedia Commons

Wikimedia Commons

A Lagoinha do Leste é uma das praias mais tranquilas de Florianópolis, com uma faixa de areia fofa e pequena para os padrões brasileiros. A praia é acessível por meio de trilhas ou barco, porém devido ao seu mar bravo é preferível chegar a pé. Graças aos diversos rios que formam a lagoa que dá nome ao local, a água do mar frequentemente varia entre doce e salgada.

9. Porto de Galinhas, Pernambuco

Wikimedia Commons

Wikimedia Commons

Porto de Galinhas é facilmente um dos destinos mais populares do litoral brasileiro, e não é por menos: Porto foi votada mais de oito vezes como a melhor praia brasileira pelos leitores da Revista Viagem e Turismo. Suas águas mornas e cristalinas são perfeitas para quem gosta ou quer experimentar mergulhos ou praticar esportes radicais como surfe e windsurfe.

10. Praia do Francês, Alagoas

Wikimedia Commons

Wikimedia Commons

A apenas 33 quilômetros da capital alagoana Maceió, a Praia do Francês é conhecida por suas águas que variam do verde claro a um azul bastante intenso. Suas piscinas naturais são um ótimo atrativo para famílias com crianças.

11. Baía dos Porcos, Fernando de Noronha

Wikimedia Commons

Wikimedia Commons

A Baía dos Porcos, outro espetáculo da natureza em Fernando de Noronha, tem apenas 100 metros de extensão com uma pequena faixa de areia que desaparece quando a maré está alta. Suas piscinas naturais dão a oportunidade de ver lindos peixes e presenciar um lindo quebrar de ondas nas pedras que as cercam.

12. Praia Taipu de Fora, Bahia

Wikimedia Commons

Wikimedia Commons

A areia dourada de Taipu de Fora combina com seu mar ciano, sendo que essa paisagem é emoldurada por uma fileira de coqueiros e barzinhos para quem quiser tomar uma água de coco ou uma cerveja enquanto contempla a natureza.

13. Galés, Alagoas

Wikimedia Commons

Wikimedia Commons

Galés é um lindo conjunto de piscinas naturais que atrai turistas curiosos para ver peixes-palhaço enquanto observa o fundo do mar enquanto mergulham. Por ser limpa e tranquila, Galés é bastante procurada por famílias.

14. Praia do Grumari, Rio de Janeiro

Wikimedia Commons

Wikimedia Commons

Por se encontrar em uma reserva natural, a Praia de Grumari conta com sua natureza preservada e a distância do centro do Rio de Janeiro a torna pouco movimentada. Suas águas são limpas e transparentes, com ondas fortes que quebram no fundo, logo a água rasa é perfeita para tomar um revigorante banho de mar.

15. Praia do Forno, Rio de Janeiro

Wikimedia Commons

Wikimedia Commons

A Praia do Forno localiza-se em uma enseada, sendo possível chegar nela apenas de barco ou em por uma trilha íngreme, deixando a paisagem paradisíaca com um gosto de recompensa. Suas águas claras e corais atraem diversos turistas, além de contar com um restaurante flutuante.

16. Praia dos Carneiros, Pernambuco

Wikimedia Commons

Wikimedia Commons

Localizada na cidade pernambucana de Tamandaré, as águas mornas e natureza selvagem tornam a Praia dos Carneiros uma ótima pedida para suas férias. Seu mar calmo atrai vários entusiastas de esportes náuticos coo vela, caiaque e remo.

17. Praia do Rosa, Santa Catarina

Wikimedia Commons

Wikimedia Commons

A Praia do Rosa conta com uma faixa de areia em forma de uma lua crescente e suas águas claras atraem vários surfistas. Para quem vai viajar com crianças, a dica é conhecer a lagoa salgada que se forma no meio da praia. Caso queira se aventurar durante o inverno, você pode até encontrar algumas baleias francas na praia.

18. Patacho, Alagoas

Wikimedia Commons

Wikimedia Commons

Patacho é uma praia calma de acesso fácil, porém não sinalizado, de Alagoas. Para quem não gosta de ser incomodado por vendedores ambulantes essa praia é uma ótima pedida, mas lembre-se de levar um lanchinho se pretende passar o dia todo!

19. Moreré, Bahia

Wikimedia Commons

Wikimedia Commons

Moreré é uma pequena vila de pescadores a algumas horas de Salvador, capital da Bahia. A praia é emoldurada por coqueiros e a água é morna, como de costume nas praias baianas. Para quem pretende viajar com crianças, vale a pena conferir as piscinas naturais, a cerca de um quilômetro da praia principal.

20. Praia do Espelho, Bahia

Wikimedia Commons

Wikimedia Commons

A Praia do Espelho é um paraíso escondido entre os povoados de Trancoso e Caraíva e costuma ser um dos destinos mais populares no sul da Bahia, o que justifica seu preço elevado. Seu mar tranquilo é desejado por quem procura tranquilidade e descanso, também contando com diversas espreguiçadeiras debaixo dos coqueiros.

Seja para curtir com muita festa ou relaxar lendo um livro na beira do mar, o Brasil te garante diversas possibilidades para suas férias. E para você, qual é a melhor praia brasileira?