Joanópolis: o melhor da natureza no interior de São Paulo

Escrito por Gabriella Soares

Joanópolis é uma cidade do interior paulista que reserva a melhor viagem para quem busca uma rápida aventura. Aqui, é possível encontrar as belezas da Serra da Mantiqueira, como cachoeiras, trilhas, montanhas e lindas paisagens. Mas também existe a tranquilidade e clima único da cidade conhecida como a Capital do Lobisomem, uma lenda característica da região. Conheça e se encante!

Continua após o anúncio

Onde fica Joanópolis?

Joanópolis está localizada a cerca de 130 km da capital de São Paulo. Para chegar até lá e aproveitar a bela natureza e o centro da cidade, o melhor é fazer a viagem de carro, partindo da Rodovia Fernão Dias, em São Paulo.

Além disso, Joanópolis está a 143 km de distância da cidade de Holambra e a 45 km de Socorro. Sua região possui uma grande diversidade, já que está em meio à Serra da Mantiqueira e próxima da fronteira com o estado de Minas Gerais.

10 pontos turísticos de Joanópolis para se aventurar e relaxar

Para quem curte a natureza ou para quem busca conhecer melhor essa pacata cidade do interior, que também conta com muitas histórias, Joanópolis reserva diversas atrações. Desde os mais aventureiros até os mais calmos, há alternativas para todos os gostos. Confira!

1. Cachoeira dos Pires

A apenas 4 km do centro da cidade está a Cachoeira dos Pires, umas das principais da região. Essa cachoeira conta com várias quedas d’água que formam belas piscinas naturais, rodeadas pela natureza. É um local bonito e de fácil acesso para aproveitar a natureza.

2. Pedra do Cume

Também conhecida como Pico do Lopo, a Pedra do Cume conta com uma das paisagens mais impressionantes da região e é uma das divisas com Minas Gerais. A Pedra fica no ponto mais alto da Serra da Mantiqueira e garante uma vista completa da cidade de Joanópolis.

3. Cachoeira Escondida

A Cachoeira Escondida é acessada por meio de uma pequena trilha do Parque Municipal Cachoeira dos Pretos. Cercada por árvores e rochas, essa atração tem uma linda piscina natural que é pouco profunda – ou seja, é o local ideal para quem está viajando com crianças.

4. Cachoeira dos Pretos

Uma das mais importantes atrações turísticas de Joanópolis é a Cachoeira dos Pretos – a mais alta do estado de São Paulo, com 155 metros de altura. Além da beleza natural, essa cachoeira conta com diversos esportes radicais para serem praticados por suas corredeiras, como o Boia Cross.

Continua após o anúncio

5. Gigante Adormecido

O Gigante Adormecido é uma formação rochosa que recebeu esse nome por seu formato e por seu grande tamanho. O Gigante tem mais de 1,7 km de altura e pode ser visto de toda a região. A formação rochosa fica a cerca de 12 km de Joanópolis e é uma aventura para quem gosta de trilhas ou escalada.

6. Casa do Artesão

Um dos pontos muito procurados por visitantes no centro da cidade, a Casa do Artesão é um ótimo lugar para conhecer a cultura e as lendas locais. É aqui que é possível conhecer a lenda mais famosa da região, a do lobisomem, que enfeita a porta do local e dá à cidade o apelido de Capital do Lobisomem.

7. Rampa de Asa Delta

Entre a Pedra do Cume e o Gigante Adormecido, fica a Rampa da Asa Delta. É um local lindo para quem deseja ter uma visão completa da região e realizar uma trilha de aproximadamente 1h30 para chegar até o topo. Além disso, para os mais aventureiros, lá é possível praticar asa delta.

8. Igreja Matriz

A Igreja Matriz é a mais importante de Joanópolis e fica no centro da pequena cidade. Além da beleza da torre, a Igreja sempre fica muito iluminada durante a noite e se torna um belo ponto turístico da região. Além disso, é uma ótima atração para os mais religiosos.

9. Botequim da Cachaça

Uma atração diferente na região é o Botequim da Cachaça, uma cachaçaria cheia de charme. Lá existem diferentes produtos disponíveis para compras, desde doces e compotas, muito influenciadas pela cultura mineira, até as próprias cachaças. Além disso, o local tem clima e decorações muito bucólicos e que encantam todos os visitantes.

10. Represa de Joanópolis

A Represa de Joanópolis também é chamada de Jaguari e Jacareí, pois é formada por esses dois rios. É um local mais tranquilo para curtir as águas, com diversos mirantes para apreciar a paisagem, pescar, realizar passeios de barco e outras atividades de água parada.

Existem atrações para todos os gostos em Joanópolis. Tudo o que você precisa é montar o seu roteiro e garantir uma bela viagem, cheia de diversões!

Onde se hospedar

Por ser uma estância turística, há diversas opções para quem busca se hospedar em Joanópolis. Desde chalés e hotéis a pousadas e campings, é possível achar a hospedagem ideal para o seu estilo. Confira as principais:

  • Chalé Cachoeira Joanópolis – $$$: essa hospedagem combina contato com a natureza e conforto. O Chalé conta com uma linda vista para a Cachoeira dos Pretos, churrasqueiras e até uma padaria.
  • Pousada do Vale – $$: com acomodações confortáveis e bom custo-benefício, essa pousada oferece piscina, café da manhã e quartos em chalés ou apartamentos.
  • Camping do Zé Roque – $: uma alternativa para quem deseja ficar mais próximo da natureza, esse camping garante acesso a banheiros, cozinha comunitária e um lindo rio.
  • Pousada Recanto Varanda do Sol – $$$$: com quartos em chalés muito bem decorados, essa pousada conta com SPA, piscina e bar, além da diária incluir buffet de café da manhã.
  • Pousada San Lourenzo – $$$: essa pousada é uma opção para quem viaja com seus animais de estimação. A hospedagem conta com jardim, piscina e churrasqueira.

Seja em busca de um contato maior com a natureza ou de maior conforto, é possível encontrar a hospedagem perfeita para você e a sua viagem. Leve em consideração com quantas pessoas você vai viajar, se vai levar crianças ou animais de estimação e escolha entre essas opções, as melhores da cidade.

10 fotos de Joanópolis para você se encantar com essa pequena cidade

Desde o seu centro cheio de charme até as belezas de suas cachoeiras e de suas montanhas, Joanópolis tem belas paisagens para oferecer aos visitantes. Reunimos abaixo algumas das melhores imagens desse destino encantador. Confira!

1. A Serra da Mantiqueira enriquece a natureza de Joanópolis

2. Suas montanhas garantem uma paisagem inesquecível

3. E suas cachoeiras e corredeiras são belas opções para os aventureiros

4. Além da impressionante Cachoeira dos Pretos, a mais alta do estado

5. Há também alternativas mais tranquilas, como a Represa de Joanópolis

6. Locais calmos que não deixam de ser extremamente belos

7. Outra atração que vale a pena conhecer é a Igreja Matriz

8. As construções também têm um charme único, como o Botequim da Cachaça

9. Assim como as piscinas naturais, que são muito comuns na região

10. E a beleza do céu de Joanópolis, que é realmente impressionante!

Impossível não se apaixonar pelas belezas naturais da Serra da Mantiqueira, não é? Essas são atrações e paisagens simplesmente imperdíveis.

Vídeos de quem já visitou Joanópolis e se aventurou por suas belezas

Nada melhor para se preparar para uma viagem do que conferir as dicas e experiências de quem já visitou o destino. Por isso, separamos os melhores vídeos de viajantes que já foram a Joanópolis e conheceram as principais atrações da cidade. Confira abaixo!

A charmosa cidade do lobisomem

Em um vídeo muito completo da galera do Rolê para Leigos, é possível conhecer em detalhes a cidade de Joanópolis e suas principais atrações.

A beleza da Cachoeira Escondida

Nesse vídeo do canal do André Antunes de Campos Júnior, você consegue acompanhar o caminho até a Cachoeira Escondida e a beleza de sua queda e piscina natural.

A impressionante Cachoeira dos Pretos

Se você vai até Joanópolis, precisa conhecer a beleza da Cachoeira dos Pretos – a maior queda d’água do estado de São Paulo. Nesse vídeo do Marcelo Gevaerd, é possível conferir suas piscinas naturais e a bela natureza ao redor.

Paisagens de tirar o fôlego

Nesse breve vídeo do canal Visão Aérea, é possível conferir imagens de drones das principais cachoeiras e piscinas naturais da região. São lugares que valem a sua visita!

Não deixe de conhecer as belezas da natureza e o charme da cidade de Joanópolis. Essa é uma viagem que vale a pena! Além disso, aproveite também todas as atrações da Cachoeira dos Pretos.

 
   

PARA VOCÊ