Conheça as belezas naturais de Iporanga, no interior de São Paulo

Escrito por Liz Santana

Precisa de um descanso da rotina do dia a dia? Conheça as belezas naturais de Iporanga. Este é um dos destinos mais buscados por quem mora principalmente em São Paulo ou nas cidades próximas. Portanto, se você precisa descansar ou recarregar as baterias, inclua Iporanga e suas cavernas na sua lista de destinos de viagem.

Continua após o anúncio

Como chegar

Localizada a cerca de 325 km de São Paulo capital e a 80 km de Eldorado, Iporanga é o local ideal para quem busca novas experiências e atividades na natureza. Para chegar ao local, basta comprar uma passagem de ônibus partindo da sua cidade. Aliás, se você gosta de ecoturismo, descubra porque essa cidadezinha é tão especial para os visitantes.

Turismo em Iporanga

Se você achava que São Paulo é feita só por edifícios, precisa desbravar melhor o interior do estado. Surpreendentemente, Iporanga é um daqueles lugares que você vai uma vez e já quer voltar. Por isso, se você adora trilhas e cachoeiras, conheça alguns pontos turísticos desta cidadezinha.

PETAR – Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira

A primeira da lista e mais conhecida atração em Iporanga é o PETAR. O local fica numa área preservada da Mata Atlântica e oferece ao visitante experiências e atrações sensacionais, como cachoeiras, trilhas dos mais diversos níveis, comunidades quilombolas e 350 cavernas deslumbrantes. O valor para entrar no local é de R$ 32. No entanto, existem outros pacotes mais baratos.

Bóia Cross

Se você ama esportes de aventura, certamente irá se apaixonar por essas atividades em Iporanga. É possível fazer rapel, mountain bike, bóia cross e cascading nos rios Iporanga e Betari. Entretanto, o indicado é que você busque um guia para te auxiliar nesta experiência. Sendo assim, você deverá estar com todos os equipamentos de segurança, além de utilizar calça, tênis e camiseta próprios para a realização das atividades.

Caverna de Santana

Uma das atrações com mais formações geológicas, a Caverna de Santana possui 8 km em toda a sua extensão e é dividida em salões como São Jorge, das Flores e São Paulo. A sua trilha é considerada de nível fácil e a sua beleza – sem dúvidas! – encanta a todos os turistas que se aventuram por ela. Em resumo, o local é de tirar o fôlego.

Mirante da Boa Vista

Neste mirante, é possível avistar o Vale do Rio Betari, até mesmo sem descer do carro. O local fica nos limites entre os municípios de Apiaí e Iporanga. Por curiosidade, muitas pessoas costumam visitar não só de dia, como também à noite por causa da fama de que no local é possível avistar OVNIS. Verdade ou não, vale a pena conhecer este local incrível.

Cachoeira do Sem Fim e Taquaruvira

A Cachoeira do Sem Fim está localizada a 10 minutos da cidade e é formada por três lindas quedas d’água. O acesso pode ser realizado de carro, mas você também pode ir à pé. Para entrar, o visitante terá de pagar o valor de R$ 5. Enquanto isso, a Cachoeira do Taquaruvira é menos conhecida, apesar de estar próxima do centro. As duas estão inseridas numa propriedade particular.

Continua após o anúncio

Caverna da Água Suja

Esta é entendida como uma das cavernas mais interessantes do PETAR. Isso porque ao entrar, você terá de ficar com água até a cintura, experiência sensacional para algumas pessoas. Os pertences são deixados na entrada, pois anda-se geralmente 1,3 km na trilha, mas não se preocupe! Você poderá pagar ao guia para guardar a sua mochila enquanto estiver na trilha.

Caverna do Morro Preto

A trilha para a Caverna do Morro Preto tem quase 200 metros, portanto, considerada de pouca dificuldade. No local, você verá os raios da luz do sol entrando no salão anfiteatro. Por uma questão de segurança e para manter a preservação do meio ambiente, apenas uma parte da caverna pode ser visitada por turistas. Por fim, a caverna fica aberta das 08h às 16h.

Sem dúvida, há diversas atrações para aproveitar Iporanga. Se tiver tempo, crie o seu roteiro e separe alguns dias para conhecer a cidade por completo. Agora, se estiver em dúvidas sobre onde se hospedar, veja as dicas do próximo tópico.

Onde se hospedar

Existe uma série de pousadas e hotéis na região de Iporanga e do Petar. Então, anote as dicas de hospedagens que listamos para te ajudar a escolher a melhor opção para você e sua família.

  • Down The River Hostel – $: Desta lista, esta é a pousada que oferece um melhor custo benefício para os seus clientes. Ambiente agradável e simples com boa localização e bom atendimento, o também hostel fica localizado no centro da cidade. É perfeito para relaxar num pós trilha. Além disso, o local oferece áreas de uso comum, bar e um delicioso café da manhã.
  • Glamping Mangarito – $$: O local é considerado bastante limpo e acolhedor, contando com bom atendimento e bom café da manhã. No local, você tem acesso às atividades e trilhas que podem ser realizadas à pé ou com um guia contratado no balcão de turismo.
  • Pousada Casa de Pedra – $$$: Essa é uma pousada com boa estrutura para receber casais e famílias. Como comodidades, ela oferece estacionamento, piscina, churrasqueira, vista para o Rio Ribeira do Iguape. Aliás, o atendimento é considerado ótimo e os hóspedes ainda ganham um kit lanche para comer no caminho.
  • Pousada das Cavernas – $$$$: A 2,5 km do parque, o local oferece hospedagem com quartos comuns, chalés, suítes de luxo e standard. Os hóspedes ainda podem se refrescar na piscina natural ou até mesmo aproveitar o terraço. Além disso, ela fica bem localizada, perto das cavernas e trilhas.
  • Pousada Gamboa Eco Refúgio, Iporanga Petar – $$$$$: Por fim, esta opção é bastante luxuosa para quem deseja se hospedar com conforto. O local possui piscina, lago para pesca e canoagem, além de oferecer um incrível café da manhã. Esta hospedagem é considerada perfeita para casais e famílias.

Na cidade de Iporanga, é possível encontrar outras opções que podem entrar no seu perfil de viajante. Por isso, antes de ir, faça uma busca na internet.

15 fotos de Iporanga para quem ama a natureza

Você é daqueles que adora tirar novas novos para postar em suas redes sociais? Então, se inspire nestas fotos tiradas pelos visitantes de Iporanga, imersos neste contato com a beleza natural.

1. Vamos conhecer um pouquinho de Iporanga?

2. Este é o lugar perfeito para descansar

3. Fazer trilhas e caminhadas

4. Além de ter experiências inesquecíveis!

5. Seja com amigos ou com a família

6. Você descobrirá cavernas

7. E cachoeiras fantásticas

8. Onde será possível mergulhar

9. Admirar a vista

10. E tirar lindas fotos

11. E por falar em imagens

12. É cada lugar mais lindo que outro

13. Então, chame o seu par

14. Reserve sua hospedagem no seu hotel preferido

15. E vá em direção à Iporanga

Depois desta lindas imagens de Iporanga fica até difícil escolher o que conhecer primeiro. Para te ajudar, selecionamos alguns vídeos com dicas dos turistas.

Vídeos de quem já visitou Iporanga e indica a cidade

Agora, você já conhece as principais atrações de Iporanga, bem como as opções de hospedagem. Vamos saber a opinião dos visitantes que já foram ao local?

Um tour pela natureza de Iporanga

Se você está buscando contato com a natureza, trilhas e aventura, veja esse vídeo e planeje a sua viagem para conhecer as belezas escondidas em Iporanga. Indicação de hotel para se hospedar? Tem também.

3 dias no Petar

Se você ainda não conhece o Petar, inclua este destino na sua viagem para Iporanga. Neste vídeo, você terá o roteiro completo para três dias neste lugar maravilhoso.

Conheça as cavernas do Petar

Fazer trilhas, desbravar cavernas e estar na natureza é o que você mais gosta? Aproveite para se re-energizar nas cavernas do Petar e se apaixone ainda mais pelo lugar.

Dicas de hospedagem em Iporanga

Precisa de uma dica de pousada ecológica em Iporanga? Conheça a proposta do Núcleo Terra, mais uma opção para você ficar em Iporanga.

Conheça a história de Iporanga

Vamos conhecer a cidade de Iporanga? Neste vídeo, você conhecerá a história do lugar, localização, além de outros detalhes para visitantes.

Certamente, a cidade de Iporanga é realmente a melhor opção para quem busca sossego e contato com a natureza. Por falar em atrações naturais, conheça outros destinos de ecoturismo no Brasil para você desbravar.