Alcântara: conheça as belezas desse destino incrível no Maranhão

Escrito por Liz Santana

Alcântara é uma cidade histórica repleta de atrações culturais. Suas ruínas, ladeiras e construções dão ao lugar um ar bucólico e cativante, o que a faz ser visitada durante todo o ano. Além disso, o local possui ilhas incríveis e praias que possuem cenários perfeitos. Por isso, quando estiver visitando o Maranhão, coloque esse destino na sua lista. Acompanhe nossas dicas a seguir:

Continua após o anúncio

Onde fica Alcântara

A cidade fica a 90 km de distância de São Luís e possui um acesso complicado. Primeiro, é preciso atravessar de barco (e de estômago vazio, por causa do movimento das águas). Ao chegar, o visitante se depara com um local cheio de ladeiras, mas com muitos encantos. Mesmo com as dificuldades, vale muito a pena conhecer Alcântara.

Como chegar

Para chegar a Alcântara, basta pegar uma embarcação que sai do cais da Praia Grande, próximo ao centro histórico de São Luís. A viagem dura quase 1h20 e possui o custo de R$ 15. Normalmente, há entre 4 e 5 saídas diárias, sendo que a última ocorre até as 17h. Portanto, se for fazer um bate-volta, saia cedo para aproveitar o dia.

É fundamental que, antes de comprar sua passagem, você verifique os horários e a tábua de maré. Por isso, dê um pulo no cais e se informe sobre o tudo o que puder. Além disso, compre sua passagem de volta no momento em que comprar a de ida, pois corre o risco de você ficar sem.

Um pouquinho sobre a história de Alcântara

Sem dúvidas, essa foi uma das cidades que mais prosperou no período imperial brasileiro, e até hoje contribui bastante para o desenvolvimento do estado. No século XIX, ela foi o lar dos barões da cana-de-açúcar, arroz, algodão e café. Hoje, é a primeira cidade histórica amazônica reconhecida como Patrimônio Nacional pelo IPHAN.

O que fazer em Alcântara

As atrações de Alcântara agradam tanto aqueles que curtem cidades históricas quanto os amantes de praia. Além disso, o local ainda possui restaurantes com culinária típica do Maranhão e que servem pratos deliciosos. Por isso, listamos os principais pontos turísticos que você poderá conhecer por lá. Confira:

1. Praça da Matriz

Logo que chegar a Alcântara, seu primeiro contato será com a encantadora Praça da Matriz. Lá se encontram algumas das principais ruínas da cidade, como as da Igreja de São Matias e do Pelourinho. Aliás, é nessa praça que estão dois importantes museus, além de ser a porta de entrada para muitas outras belezas do local, que possui influência europeia, indígena e africana.

2. Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

Essa igreja é considerada um templo religioso e está localizada no bairro de Caravela. Ela tem muita importância histórica e cultural para a cidade e possui arquitetura jesuítica, produzida por padres da Companhia de Jesus. Sua construção deu-se com o objetivo de evangelizar e catequizar pessoas. Hoje, é um importante ponto turístico de Alcântara.

Continua após o anúncio

3. Museu Histórico de Alcântara

O museu fica localizado na Praça da Matriz, em Alcântara. O local é um casarão que abriga peças antigas, dos tempos da monarquia, como louças, moedas, móveis e peças de arte sacra.

  • Horários: o museu funciona em alguns dias das 9h às 13h e, em outros, das 9h às 15h.
  • Dias de funcionamento: costuma abrir de terça a domingo.
  • Preço: entrada gratuita.

4. Museu Casa Histórica de Alcântara

Já esse museu retrata a casa real da família do português Antonino da Silva Guimarães, português que foi dono de uma botica no local. Está vinculado ao Instituto Brasileiro de Museus e disponibiliza visitas virtuais através do seu site.

  • Horários: o museu fica aberto das 9h30 às 16h30.
  • Dias de funcionamento: de terça a domingo.
  • Preço: entrada gratuita.

5. Casa da Cultura Aeroespacial

Bem perto da Igreja de Nossa Senhora dos Rosários dos Pretos, importante referência para os escravos antigamente, fica localizada a Casa de Cultura Aeroespacial. O local foi a base de lançamentos da cidade e hoje possui uma réplica de foguete no estacionamento.

  • Horários: das 9h às 16h.
  • Dias de funcionamento: de terça a domingo.
  • Preço: entrada gratuita.

6. Rua da Amargura

A Rua da Amargura é cheinha de galerias com as ruínas de Alcântara. Algumas delas já foram invadidas pela vegetação, porém o cenário permanece lindo. Você poderá encontrar as ruínas do que já foi o Palácio do Barão de Pindaré e do Palácio do Barão de Mearim, que também é chamado de Palácio do Imperador. Vale mencionar que é lá que está localizada a Igreja Nossa Senhora do Carmo.

7. Praia da Baronesa

A Praia da Baronesa é certamente a mais visitada de Alcântara. É formada por águas tranquilas, areias finas e claras, além de falésias incríveis. Em relação à infraestrutura, o local possui bares que ficam no centro, onde o visitante poderá tomar algo ou comer algum petisco. Por fim, a praia é perfeita para ir com a família, sobretudo se você tiver crianças pequenas.

8. Praia Itatinga

Itatinga é perfeita para quem busca belas paisagens. A praia é simples, não possui badalação e, para chegar até ela, é preciso atravessar um manguezal de canoa ou ir caminhando com água até a cintura, quando a maré estiver baixa. Além disso, não há uma infraestrutura com restaurantes e bares, mas o visitante poderá pedir uma refeição na pousada que fica na região e comer por lá mesmo.

9. Ilha do Livramento

A Ilha do Livramento é um destino perfeito para descansar, fazer longas caminhadas e desfrutar da natureza. O local é deserto e só pode ser visitado de barco, saindo do cais Porto Jacaré. No entanto, para passar a noite, o visitante deverá combinar com os moradores, que disponibilizam até mesmo refeições por um certo custo. Porém, faça isso com antecedência.

10. Ilha do Cajual

Por fim, a Ilha do Cajual fica na Baía de São Marcos, bem perto de Alcântara. O local é um sítio paleontológico, considerado um cemitério de fósseis de várias espécies de animais, além de plantas como samambaias e coníferas. O local abriga uma pequena comunidade quilombola, que vive da pesca e da agricultura. Essa é uma ótima opção para quem busca atrações diferentes em Alcântara.

Aproveite o passeio pela cidade para caminhar entre as ruas, tirar fotos nas ruínas e conhecer um pouco sobre a história de Alcântara. Se decidir ficar mais de um dia, listamos no próximo tópico boas opções de hotéis para se hospedar o mais próximo possível da cidade.

Hotéis e pousadas em Alcântara

As opções de hospedagem na cidade são poucas e bem simples. Por isso, vale salientar que você poderá tanto ficar hospedado em Alcântara como fazer um bate-volta de São Luís. Tudo vai depender do tempo que você tem disponível. Veja nossas sugestões:

  • Pousada La Maison du Baron – $: essa pousada possui transfer gratuito e um ótimo café da manhã. É bastante conhecida na região e considerada uma boa opção pelo seu custo-benefício.
  • Pousada Portas da Amazônia – $$: a Portas da Amazônia fica no centro histórico de São Luís, a alguns metros do porto que leva a Alcântara. O local possui restaurantes, quarto para famílias e bar.
  • Pousada e Restaurante do Mundico – $$$: essa é, sem dúvidas, a opção mais conhecida da região, pelo seu bom atendimento e recepção. Além de pousada, o local ainda funciona como restaurante e serve pratos típicos do Maranhão.
  • Pousada Bela Vista – $$$$: essa pousada possui piscina, restaurante e um bom custo-benefício. Fica bem perto dos principais pontos turísticos de Alcântara, que podem ser visitados a pé.
  • Hotel Luzeiros São Luís – $$$$$: por fim, essa hospedagem possui serviço de quarto, wi-fi gratuito e está bem perto dos principais pontos turísticos de São Luís e de Alcântara.

A maioria dos visitantes costumam ir e voltar no mesmo dia. Porém, essa não é a melhor opção, pois o turista pode se cansar muito rápido, querer descansar em algum local e ter essa opção. Portanto, reserve pelo menos um final de semana para aproveitar melhor as atrações.

20 fotos encantadoras de Alcântara para te inspirar

Agora que você já conhece as principais atrações de Alcântara, que tal criar um roteiro para saber qual visitar primeiro? Certamente, você terá fotos em todos eles e poderá aproveitar as delícias de estar no Maranhão. Então, confira as fotos mais lindas desse lugar encantador:

1. Pronto para desbravar Alcântara?

2. Então, venha com a gente!

3. A cidade é repleta de história

4. E ruas com casas coloridas

5. É possível caminhar entre as ruínas

6. E construções abandonadas

7. Que são incríveis de conhecer

8. Aproveite seu passeio

9. Para admirar

10. Ver tudo de pertinho

11. E tirar fotos

12. Visite as praias maravilhosas

13. Que possuem cenários lindíssimos

14. Como a Praia da Baronesa

15. E as ilhas

16. Como a do Cajual

17. Que são bastante convidativas

18. Então, quando estiver de passagem

19. Pelo Maranhão

20. Não deixe de conhecer esse paraíso!

Tomar um sorvete enquanto caminha pelas ladeiras de Alcântara é o seu sonho? Você não irá se arrepender de conhecer essa cidade. E se quiser esticar um pouquinho mais sua viagem, conheça ótimos motivos para visitar São Luís, a cidade do reggae.