Alcobaça: descubra lugares incríveis na cidade do sul da Bahia

Escrito por Liz Santana

Alcobaça é um dos lugares mais lindos na Bahia para passar as férias de verão. Embora pouco conhecido, seu litoral possui praias lindíssimas, lagoas, falésias e uma atividade natural riquíssima. Aliás, a flora e a fauna são chamarizes, sobretudo para quem gosta de locais mais inóspitos e afastados das grandes cidades. Se encante pelas ondas desse lugar maravilhoso!

Continua após o anúncio

Onde fica Alcobaça

A cidade é um dos municípios localizados no sul da Bahia, na Costa das Baleias. Aliás, Alcobaça fica bem pertinho de outros locais conhecidos, como Caravelas, Prado, Trancoso e Caraíva. Para chegar, basta pegar um voo até Porto Seguro, que está a 230 km de distância, ou então ir de carro ou ônibus partindo de Salvador, que fica a 830 km.

História

A vila de Alcobaça foi habitada primeiramente em 1752, e seus primeiros moradores viviam da pesca e da agropecuária, que permanecem até hoje. Certamente, essa é uma das regiões mais bonitas por causa das praias, das paisagens e do manguezal extenso, que atraem muitos visitantes sobretudo na alta estação. Por fim, Alcobaça possui uma rica arquitetura histórica e uma culinária típica.

8 pontos turísticos imperdíveis em Alcobaça

Sem dúvidas, a cidade se destaca pela sua história, sobretudo nos períodos iniciais das expedições portuguesas, mas também é um local que possui muitas belezas naturais. Seu litoral tem praias, rios e outras atrações que são perfeitas para quem está em busca de sossego. Então, monte agora o seu roteiro:

1. Parque Nacional Marinho de Abrolhos

O Parque de Abrolhos é uma das maiores reservas naturais do país e cuida da preservação de animais marinhos. Ele é administrado pelo ICMBio e possui em seu entorno um conjunto de ilhas, o Arquipélago de Abrolhos. Portanto, se é seu sonho ver baleias e outras espécies de animais marinhos, faça um passeio de barco pela região.

2. Praia do Farol

As areias da Praia do Farol são perfeitas para a prática de esportes. O local ainda possui um calçadão, no qual você poderá caminhar com sua família ou praticar atividades físicas. Além disso, essa é uma das primeiras praias da região e possui uma boa infraestrutura com bares, quiosques e pousadas. Por fim, ela fica próxima à cidade de Caravelas.

3. Praia de Alcobaça

Nossa próxima dica é a Praia de Alcobaça. Com uma extensa faixa de areia, ela é ideal para caminhar e aproveitar a tranquilidade. Além disso, o local é ideal para levar crianças, pois não há buracos e ondas fortes. Por fim, os preços praticados nas barracas são bastante justos.

4. Bate-volta à Ilha Siriba

Se você é daqueles que amam um passeio de barco, não deixe de fazer esse até a Ilha Siriba. No caminho, os guias te explicarão sobre a história do lugar e a natureza. Você verá atobás brancos, tartarugas e peixes – mas fique atento aos atobás, pois alguns costumam atacar os visitantes para proteger os ninhos. Essa é uma das cinco ilhas de Abrolhos.

Continua após o anúncio

5. Ilha de Santa Bárbara

Outra ilha pertencente ao arquipélago de Abrolhos é a de Santa Bárbara. O local é cuidado pela Marinha e possui lindas paisagens para tirar fotos e curtir a natureza. Aliás, não deixe de visitar o farol e aproveitar o pôr do sol. Vale salientar que, num único passeio, você conseguirá conhecer todas as ilhas: assim que chegar a Alcobaça, busque informações sobre como fazer esse tour.

6. Praia da Barra

Essa praia possui lindas paisagens e, na maré baixa, surgem alguns bancos de areia que são ideais para brincar com crianças. Na maré cheia, acontece o encontro entre o Rio Itanhém e o mar, uma sensação para turistas. Embora não tenha uma boa estrutura, a praia é perfeita para passar o dia e fazer lindas fotos.

7. Praia dos Coqueiros

A Praia dos Coqueiros fica em Trancoso, a 15 km de Alcobaça. O local é bastante visitado por turistas, que vão para aproveitar as paisagens, tomar banho ou fazer ensaios fotográficos. Isso porque a região é deserta, então os fotógrafos adoram utilizar seu cenário para compor belas fotos. Por fim, saiba que o local não possui estrutura com restaurantes, então é importante que você leve lanches.

8. Rio Itanhém, Barra do Itanhém e Mangue

Nossa última dica é para aqueles que curtem atividades voltadas ao ecoturismo. Na região, há mangues e encontros do rio com o mar, que costumam ser um cenário encantador para os turistas. Além disso, é possível fazer um passeio de barco pelo rio, mas tenha cuidado e evite se banhar neles por causa da correnteza.

Cada pedacinho de Alcobaça vale a sua visita. Se for passar alguns dias no local, não deixe de conhecer todas as atrações que listamos aqui.

Onde se hospedar em Alcobaça

Muitas pessoas costumam ir a Alcobaça com o propósito de conhecer o Arquipélago de Abrolhos. Sendo assim, a cidade disponibiliza uma boa estrutura com pousadas para você ficar. Conheça ótimas opções de hospedagem, com valores diversos e que atendem às expectativas de todos:

  • Pousada Pé de Caju – $: se você busca conforto e simplicidade por um preço justo, vai gostar dessa pousada. O local é bem limpo e possui espaços de convivência como área externa e piscina. Além disso, o café é delicioso.
  • Pousada Verdes Mares – $$: um pouco mais cara, a Verdes Mares possui uma linda piscina, estacionamento e ar-condicionado nos quartos. Vale mencionar que a rodoviária da cidade fica a 400 metros do local.
  • Hotel Convés do Farol – $$$: o Convés do Farol fica localizado em frente à praia e é considerado um lugar familiar. Uma curiosidade é que o local é pet friendly: se não souber onde deixar seu bichinho de estimação, poderá levá-lo com você na viagem.
  • Pousada Flor das Águas – $$$$: por fim, essa segue sendo a opção mais cara dessa lista. O local possui café da manhã, quartos para famílias e também é pet friendly.

Caso queira passar apenas o dia em Alcobaça e se hospedar em outras cidades, pesquise outras opções de hospedagem. Afinal, a Costa da Baleia é extensa e merece ser desbravada.

Vídeos das principais atrações de Alcobaça

Certamente, ao chegar em Alcobaça, você se surpreenderá com as belezas do centro histórico, a tranquilidade das praias e a deliciosa comida local. Se você deseja saber mais sobre essa cidade do litoral baiano, assista aos vídeos gravados pelos visitantes que estiveram na região:

Do Farol aos Corais

Nesse vídeo, vamos acompanhar o trajeto de carro da Praia do Farol até a Praia dos Corais, feito por turistas que estiveram na região. Aproveite para admirar a natureza pelo caminho!

Onde comer em Alcobaça

Conheça um dos restaurantes mais visitados pelos turistas que vão a Alcobaça. Se delicie com os crepes da Creperia Tropicália, feitas para te deixar com água na boca.

Uma visita ao Arquipélago de Abrolhos

Aqui, você verá o arquipélago de Abrolhos e, de quebra, ainda vai conhecer a cidade de Caravelas, bem pertinho de Alcobaça. Se você ama natureza, não deixe de ver esse vídeo e se surpreender com os animais da região.

Conhecendo Barra de Itanhém

Vai para Itanhém, em Alcobaça? Então, anote as dicas importantes sobre esse lugar paradisíaco e que certamente vai te encantar.

Se encante pelo Recife de Areias

Nesse vídeo, você vai conhecer os Recifes de Areias de Alcobaça, uma das principais atrações da região que vai te cativar!

Agora que você já sabe onde se hospedar e conhece as principais atrações turísticas, veja as fotos mais lindas de Alcobaça. Sem dúvidas, você colocará esse destino na sua lista de viagens.

15 fotos encantadoras de Alcobaça para se apaixonar

Praias lindas, mar azul e clima de tranquilidade. Tudo isso você encontrará nessa cidade pacata. Então, se encante com essas fotos que listamos para você:

1. Pronto para conhecer Alcobaça, na Bahia?

2. Local rústico e encantador

3. Cheio de belezas naturais

4. Cercado de natureza selvagem

5. E espécies em preservação

6. O destino é perfeito para descansar

7. Aproveitar as férias

8. Além de admirar o mar e as paisagens

9. Conheça o Arquipélago de Abrolhos

10. As praias incríveis

11. As ilhas perfeitas

12. E outros pontos turísticos

13. Agora, você já sabe

14. Quando estiver no sul da Bahia

15. Visite Alcobaça!

Por fim, coloque a cidade de Alcobaça no seu roteiro de cidades a serem visitadas no sul da Bahia. Descubra também os encantos do Arquipélago de Abrolhos e deixe a sua viagem mais inesquecível ainda.