10 ilhas sensacionais que você deve conhecer no Brasil

Escrito por Bruno Mendes

É comum falar que o Brasil é o “país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza”. Mas o que se pode fazer se, por aqui, há vários lugares incríveis? Entre tantas maravilhas, o país concentra ilhas de Norte a Sul, e cada uma delas evidencia da melhor maneira possível as características geográficas e culturais de cada região.

Há ilhas com praias de águas cristalinas ideais para mergulhos, formações rochosas incríveis, longas faixas de areia comalguns quiosques para o visitante tomar uma cervejinha enquanto contempla o visual e aproveita o ar puro e a brisa que fazem tanta falta nas cidades movimentadas. Quer visitar um pedacinho do paraíso nas suas férias? O Viajali mostra 10 ilhas incríveis que você não pode deixar de conhecer. Não se esqueça da máquina fotográfica!

1. Atol das Rocas – Natal

Localizado a cerca de 270 km de Natal, o Atol das Rocas é uma reserva biológica formada por duas ilhas. Lá se encontra a maior colônia de aves marinhas do país e o visitante terá a oportunidade de curtir águas mornas e transparentes, e o clima típico da região que faz sol o ano inteiro.

2. Abrolhos – Bahia

O arquipélago de Abrolhos foi formado após erupções vulcânicas submarinas que ocorreram entre 40 e 50 milhões de anos. Além de ser o refúgio da baleia Jubarte, o conjunto de ilhas do litoral baiano é um local incrível para passeios de barco e a prática de mergulho. Caravelas, principal cidade de acesso ao Parque Nacional Marinho de Abrolhos, fica a 886 km de Salvador.

3. Ilha do Cardoso – São Paulo

A Ilha do Cardoso é adequada para quem deseja escapar um pouquinho da selva de pedras e curtir praias incríveis em um cenário onde praticamente não existem paisagens urbanas. Com aproximadamente 90% da mata atlântica nativa, a ilha também possui trilhas e cachoeiras. Para chegar lá, é preciso ir até a cidade de Cananéia, que fica a 265 quilômetros de São Paulo, e pegar um barco até a ilha. Gosta da ideia de “fugir da civilização” por alguns dias? Este é o seu destino certo.

4. Ilha do Guajiru – Ceará

Perfeita para a prática de canoagem e kitesurf, a Ilha de Guariju é uma pequena faixa de areia na cidade de Itarema. Se você não gosta de esportes, não se preocupe; lá você poderá tomar banho de água morninha e sentir o clima ventilado do litoral cearense. A distância entre Itarema e Fortaleza é de 215 quilômetros.

5. Ilha do Papagaio – Santa Catarina

A natureza exuberante da Ilha do Papagaio é um convite para trilhas, mas os pontos altos desse paraíso catarinense, localizado a 35 quilômetros de Florianópolis, são a calmaria e a exclusividade. Por ter apenas 27 mil metros quadrados de área ocupada, a ilha não recebe muitos hóspedes, portanto se você quer aproveitar sua folga por lá, é bom antecipar a reserva. Vale destacar que o local é muito procurado por casais em lua de mel.

6. Ilha de Marajó – Pará

A Ilha de Marajó, no Pará, é diferente de todas as apresentadas aqui. Ela é a maior ilha marítimo-fluvial do mundo e é banhada pelo Oceano Atlântico, e os rios Tocantins e Amazonas. Encontrar búfalos, praias desertas e igarapés é muito comum nesse irresistível e exótico exemplar da natureza brasileira, que fica a 3 horas de balsa de Belém.

7. Ilha do Farol – Rio de Janeiro

Considerado o Caribe brasileiro, o município de Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro, tem belíssimas praias, e a Ilha do Farol é um dos pontos turísticos mais interessantes da região. Perfeita para mergulho, a praia de águas transparentes da ilha é considerada uma das mais belas do Brasil. A distância entre Cabo Frio e a capital carioca é de 178 quilômetros.

8. Ilha do Mel – Paraná

Ponto turístico muito conhecido no Paraná, a Ilha do Mel está situada na Baía de Paranaguá, a cerca de 120 quilômetros de Curitiba. Ela concentra 25 quilômetros de praias para todos os gostos: recantos mais agitados que agradam os mais jovens, e faixas de areia quase desertas, contornadas pela natureza virgem. Um passeio e tanto.

9. Ilha Grande – Rio de Janeiro

Ilha Grande pertence à badalada cidade de Angra dos Reis, faz parte de um arquipélago com 187 ilhotas e está próxima dos municípios Mangaratiba e Paraty. Além de curtir as praias, o visitante poderá contemplar as lagoas, cachoeiras e praticar trilhas, mergulho, surf e muito mais. A ilha está localizada a 185 quilômetros do Rio.

10. Fernando de Noronha – Pernambuco

Situado a 545 quilômetros de Recife, Fernando de Noronha é o conjunto de ilhas mais famoso no Brasil. Aproveitar a praia do Sancho, apreciar a vista da praia do Leão e fazer caminhadas por todos os pontos possíveis, são apenas alguns dos atrativos deste lugar magnífico que encanta pessoas do mundo inteiro.

PARA VOCÊ