Conheça Alfredo Chaves, a capital capixaba do turismo de aventura

Escrito por Bruno Mendes
Em 08.01.21

O que acha de contemplar lindas mostras da natureza e praticar esportes radicais? O município de Alfredo Chaves é um excelente point capixaba para a prática de voos de asa-delta ou de parapente, descida em cachoeiras de rapel, trilhas e muito mais. Veja como vale a pena conhecer esse paradisíaco destino do Espírito Santo!

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Onde fica e como chegar a Alfredo Chaves

Alfredo Chaves fica localizado no sul do Espírito Santo, a 58 km de Vitória. Para chegar à cidade a partir da capital capixaba, é preciso guiar pela BR-101. No tópico abaixo, saiba quais são as melhores atividades turísticas da charmosa cidade.

O que fazer em Alfredo Chaves

Selecionamos cinco pontos turísticos irresistíveis de Alfredo Chaves. Além de graciosos momentos de calmaria, vai ser uma maravilha se aventurar em meio às belas paisagens.

1. Cachoeira Vovó Lúcia

Situada no bucólico distrito de Matilde, que fica a menos de 2 km de Alfredo Chaves, a Cachoeira Vovó Lúcia é perfeita para banhos refrescantes. Com águas limpinhas e em temperatura agradável, a atração possui duas quedas d’água. Detalhe: na menor delas, há uma prainha rasa, bem bacana para a criançada.

2. Cachoeira de Matilde

A Cachoeira de Matilde é um conjunto de quedas d’água formadas no Rio Benevente. Além de curtir o sossego local, é uma boa praticar rapel, descendo os 45 metros de paredão rochoso da cachoeira. Grande parte da descida é negativa, ou seja, você irá se deslocar pela corda aos poucos, sem encostar os pés na rocha. E aí, topa?

3. Rampa de voo livre de Alfredo Chaves

Considerada uma das mais bonitas do Brasil, a rampa de voo livre de Alfredo Chaves recebe adeptos de parapente e asa-delta do mundo inteiro e é um dos mais queridos atrativos turísticos da cidade. Não deixe de programar um voo para apreciar as montanhas e a vegetação do melhor ângulo possível, ok?

4. Estação Ferroviária de Matilde

Gosta de recantos históricos? Então dê uma passada na estação ferroviária de Maltide, essa estrutura que foi construída no início do século XX para conectar Cachoeiro de Itapemirim a Vitória. Por aqui, muitos turístas tiram fotos nos trilhos. Aproveite e faça o mesmo!

5. Cachoeira Iraceminha

A Cachoeira Iraceminha fica no distrito de Carolina, a cerca de 30 km da região central de Alfredo Chaves. Para chegar lá, é preciso seguir por uma trilha pela mata selvagem, o que torna o passeio ainda mais instigante. Inclua já essa atração na sua agenda, pois é uma sábia decisão desbravar cada pedacinho desse destino capixaba.

Para você aproveitar os seus dias em Alfredo Chaves com o máximo de conforto, é imprescindível fazer reserva em uma boa hospedagem, certo? Continue a leitura, pois o próximo tópico vai te ajudar nessa busca.

Onde ficar

Aí estão três estabelecimentos nota 10 que ficam próximos dos principais atrativos turísticos de Alfredo Chaves. Confira:

  • Hotel Santa Terezinha – $$: situada a 15 km da Cachoeira de Matilde, essa pousada oferece delicioso café da manhã e dispõe de bons serviços.
  • Pousada Casa Donadello – $$$$: aqui, você irá desfrutar de piscina ao ar livre, salão de jogos e ainda ficar perto de trilhas pelo distrito de Matilde. Ótima escolha!
  • Pousada Vale das Cachoeiras – $$$$: além de amplas opções de lazer, essa hospedagem é cercada por montanhas, cafezais e todos os deslumbrantes encantos de Carolina.

Viu como as pousadas estão imersas na natureza da região? Não tenha dúvidas: vai ser fácil fazer a reserva em um lugar bacana. E para deixar você com mais vontade de viajar, escolhemos três vídeos interessantes de destinos turísticos de Alfredo Chaves. Confira!

Vídeos sobre Alfredo Chaves para você pegar a estrada logo

Escolhemos três registos inspiradores desse encantador trecho do Espírito Santo. Chegou a hora de convidar as pessoas mais queridas para um passeio fora de série, hein!

Os lugares mais bonitos da região

O vídeo da Jessie Marchezi nos apresenta a estação ferroviária e a caminhada que leva até a Cachoeira de Matilde. Ouça o assobio dos pássaros no trajeto e observe o clima gostoso de um local presenteado por uma natureza de tirar o fôlego!

A Cachoeira e o Túnel de Matilde

Nesse material, confira imagens magníficas da Cachoeira de Matilde e do Túnel de Matilde – uma estrutura inaugurada no início do século XX para desviar o fluxo de água do córrego do Rio Novo.

Voo de parapente por Alfredo Chaves

Esse vídeo apresenta uma ideia sobre o voo de paraglider pelas montanhas e planíces verdes desse admirável pedaço do sudeste brasileiro. Permita-se essa experiência para guardar na memória as imagens das montanhas e planícies cobertas por vegetação.

Gostou do que viu, né? A seguir, aprecie mais 10 imagens da capital do turismo de aventura do Espírito Santo.

10 fotos encantadoras de Alfredo Chaves para você sonhar com o passeio

Veja e reveja quantas vezes quiser estas fotos escolhidas com carinho dos mais bonitos trechos de Alfredo Chaves:

1. Um local de calmaria e paisagens espetaculares

2. E um point para aventureiros

3. Um passeio para te proporcionar paz e tranquilidade

4. A Igreja Santo André é um dos pontos turísticos da cidade

5. Um recanto do ecoturismo que você precisa conhecer

6. Você vai amar as quedas d’água de Alfredo Chaves

7. Estes flagrantes serão comuns por lá

8. Que tal um voo de parapente neste cenário?

9. A cidade vai te conquistar

10. Programe já a sua viagem!

Se, depois desse passeio, a ideia for continuar aproveitando a vibe natural do Espírito Santo, conheça também Venda Nova do Imigrante, cidade que é considerada a capital brasileira do agroturismo.