Alicante: razões para conhecer a encantadora cidade do Mediterrâneo

Escrito por Bruno Mendes

É fácil se apaixonar por Alicante, na Espanha. A cidade banhada pelo mar Mediterrâneo tem belas praias com águas cristalinas, gastronomia de alto nível e um charmosíssimo centro histórico.

Abrangendo a badalada região da Costa Blanca, Alicante recebe milhares de turistas anualmente e atrai, principalmente, quem deseja relaxar em meio ao cenário paradisíaco e se divertir no núcleo urbano preenchido por museus, castelos e igrejas, que comprovam toda a riqueza histórica local.

Quer programar uma trip sensacional? Confira este guia com indicações de atrativos e informações sobre algumas tradições culturais do município.

O que fazer em Alicante?

Alicante tem por volta de 330 mil habitantes e é menos famosa entre brasileiros que Madri e Barcelona. Mas é claro que a Espanha tem muito mais a oferecer, então vale a pena sair do comum e descobrir esse local com tantos encantos. Conheça os pontos turísticos desse lugar incrível e viva momentos especiais!

1. Praia San Juan de Alicante

iStock

A praia San Juan de Alicante é muito apreciada pelos moradores da cidade e turistas em razão das belezas naturais e da boa infraestrutura. Ideal para a prática de esportes aquáticos como mergulho e surfe, ela tem o mar azulzinho e conta com bons restaurantes e lanchonetes por perto.

2. Museu Arqueológico de Alicante

iStock

Agraciado com o prêmio de Museu Europeu do Ano em 2004, o Museu Arqueológico de Alicante disponibiliza mais de 80 mil peças de cerâmica romana e ibérica dos séculos 16 ao 19 e possui salas com rico acervo dedicado à pré-história, Idade Média e Moderna. Amantes de história precisam conhecer de perto esse importantíssimo espaço cultural da cidade.

3. Centro Histórico de Alicante

iStock

Passear pelo centro histórico de Alicante é a melhor maneira possível de estabelecer contato com o passado da região do Mediterrâneo. Além das graciosas casinhas coloridas, museus e o Castelo de Santa Bárbara, as ruas contam com restaurantes que oferecem as melhores opções da gastronomia local. Nada melhor do que absorver conhecimento e provar deliciosos pratos, concorda?

4. Mercado Central

iStock

Passeando pela região central você encontrará o mercado de Alicante, tradicional espaço de compras da cidade. Nas mais de 200 barracas são vendidos peixes, frutos do mar, carnes e várias daquelas lembrancinhas turísticas.

Eis um destino turístico perfeito para observar o autêntico cotidiano da cidade e os distintos aromas de uma região em que a culinária é tão elogiada. Ah, não se esqueça de fazer alguns registros da linda entrada do estabelecimento!

5. Castelo de Santa Bárbara

iStock

O Castelo de Santa Bárbara é o principal ponto turístico de Alicante e, da parte de cima, é possível contemplar um visual impecável de boa parte da área urbana da cidade e do litoral. Contudo, a fortificação é muito mais que um mirante.

Trata-se de uma das fortalezas medievais mais importantes do planeta, que curiosamente está intacta e hoje apresenta três ambientes de alturas distintas. É provável que a construção tenha sido erguida durante o domínio muçulmano, no século 9.

6. Praia del Postiguet

iStock

Topa emendar um passeio no outro? A praia del Postiguet fica logo em frente ao Castelo de Santa Bárbara. Ainda que seja muito movimentada, ela encanta pelas águas clarinhas e excelente infraestrutura de bares, restaurantes e chuveiros, o que deixa o visitante sempre mais a vontade e disposto a aproveitar o dia inteiro.

7. Catedral de San Nicolás

Localizada no centro histórico, a catedral de San Nicolás é um verdadeiro presente para quem gosta de arquitetura. A igreja foi construída no século 17 e é um dos símbolos do Barroco espanhol, sendo uma atração praticamente obrigatória no roteiro turístico pela cidade.

No interior do templo, observe com atenção a cúpula azul com 45 metros de altura, todo o esplendor dos mármores e os demais adornos de um local que, mesmo passando por restaurações, mantém ainda vivas suas características autênticas.

8. Parque La Marjal

O parque La Marjal é o ambiente ideal para o visitante relaxar enquanto contempla a fauna e flora em belíssimos tons. Mesmo situado no centro da cidade, o espaço é ótimo para uma fuga do agito e tem ampla área de lazer, espaço para piquenique e duas lagoas com uma cachoeira de quatro metros de altura.

9. Rua Villavieja

Estreitinha, sombreada e contornada pelas inconfundíveis residências com sacadas charmosas, a calle Villavieja é a rua mais famosa de Alicante por ser parte no Caminho de Santiago. Há placas indicativas pelo caminho, caso você queira embarcar na experiência.

10. Austin Bar

Se a ideia for sentar naquele típico barzinho de região turística para conversar com os amigos enquanto toma um chopp gelado e saboreia petiscos, a indicação é o movimentado Austin Bar. Corre para a rua dos Labradores e aproveite a noite no melhor estilo possível.

11. Cabo de las Huertas

iStock

O Cabo de las Huertas é um refúgio tranquilo e um pouco mais afastado das áreas centrais de Alicante. É o típico lugar para o viajante que ama explorar e se surpreender com mostras naturais diversificadas.

É uma boa ideia caminhar pela praia cercada por pedras e até dar um mergulho, mas cuidado com as ondas e as rochas dentro mar!

Tradições culturais

Assim como em toda a Espanha, Alicante conserva tradições culturais interessantíssimas e alguns festejos animam moradores e turistas. Estes são alguns exemplares.

1. Festa dos Mouros e Cristãos

iStock

A tradicionalíssima Festa dos Mouros e Cristãos, realizada em abril, é um dos principais eventos culturais da Espanha e acontece em Alcoy, província pertencente a Alicante. No evento, ocorrem a encenação da histórica disputa entre muçulmanos e cristãos e a realização de festejos durante o dia inteiro.

2. Fogueiras de São João (Hogueras de San Juan)

Realizada em junho, as Fogueiras de São João são os festejos mais animados de Alicante. Na celebração dedicada ao fogo, carros alegóricos criativos com personagens satíricos desfilam pelas ruas ao som de muita música.

Tradicionalmente no dia 23 de junho, as pessoas fazem enormes fogueiras na praia para queimar papéis com dizeres negativos, com a intenção de espantar aquilo que possa ocasionar algum mal. No dia seguinte, 24, as estruturas alegóricas são queimadas depois de meia noite. Diferente e imperdível!

3. Festa da Virgen del Carmen

A procissão marítima em homenagem à Virgen del Carmen, padroeira dos marinheiros, acontece no dia 16 de Julho. Depois de passar pelas vias de El Campello, província de Alicante, nas mãos de vários romeiros, a imagem segue um percurso pelo mar em meio a festejos e reverências.

Na praia de Carrer la Mar o show pirotécnico anima os milhares de devotos da santa e entusiastas dessa tradição cultural tão bonita, que também conta com apresentações musicais.

Algumas informações importantes

Imagem: Viajali

Pronto para desbravar as maravilhas de Alicante? Para sua viagem ser perfeita em todos os aspectos, confira algumas informações importantes sobre a região.

  • Localização: Alicante está localizada nas margens do Mar Mediterrâneo e compreende um importantíssimo eixo turístico da Espanha. A cidade fica a um pouco mais de 400 quilômetros de Barcelona e a 515 quilômetros de Madrid.
  • Clima de Alicante: o clima seco característico do Mediterrâneo favorece os invernos amenos e poucas chuvas, portanto, não é exagero dizer que na maior parte do ano dá para pegar uma praia em Alicante. No verão, a temperatura média é de 30°C e, por mais que em alguns dias do inverno os termômetros registrem 8°C, em todas as estações a cidade é convidativa e está pronta para receber os turistas.
  • Visto: não há exigência de visto para a permanência na Espanha no período de até 90 dias. O documento é solicitado caso exista permanência prolongada para estudos e/ou trabalho.
  • Moeda:o euro é a moeda utilizada na Espanha, assim como em outros países da União Europeia.
  • Idioma: por mais que o espanhol seja o idioma nativo, é fácil observar o inglês, francês italiano e outras línguas na fala de transeuntes e comerciantes.
  • Voos para Alicante: GoL, Avianca, Tam e outras companhias aéreas oferecem voos para Alicante. Vale ficar atento aos sites das empresas para buscar promoções, mas na baixa temporada os preços costumam ser mais acessíveis.
  • Pronto! Agora é só acertar os detalhes da viagem e viver dias maravilhosos na Espanha junto ao amor da sua vida, amigos, familiares ou até mesmo por conta própria. O importante é conferir e aproveitar cada minuto em todos os pontos turísticos possíveis!

    11 fotos de Alicante que irão deixá-lo ainda mais encantado com a cidade

    Certamente você já tem certeza que Alicante é um espetáculo tanto em belezas naturais quanto nos aspectos urbanos. Depois de olhar essas fotos, vai rolar aquela vontade de antecipar as férias. Quer apostar?

    1. O que acha desse entardecer?

    2. Olha esse outro ângulo

    3. A ensolarada marina de Alicante

    4. Sol e diversão

    5. Construções antigas e modernas da região central

    6. Ah, esses lugares escondidos do centro!

    7. Topa um passeio pelo calçadão?

    8. A admirável Plaza de Luceros

    9. Eis que você acorda, abre a janela e se depara com esse visual

    10. Um bom lugar para um drink

    11. Guarde os melhores momentos do passeio na memória

    As melhores viagens das nossas vidas são aquelas surpreendentes, concorda? Sem dúvidas em Alicante você encontrará ótimas surpresas e se divertirá como nunca!

PARA VOCÊ