Aracati: conheça o charmoso centro histórico da “Terra dos Bons Ventos”

Escrito por Liz Santana
Em 29.12.20

Aracati é uma linda cidade cearense, famosa pelas praias, por sua história e por organizar um carnaval incrível. Aliás, as suas construções são bem preservadas e, por isso, o município é considerado um patrimônio histórico. Ficou curioso? Conheça, a seguir, os principais pontos turísticos da região!

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Onde fica Aracati e como chegar

O destino fica localizado a 150 km de Fortaleza e atrai muitos turistas por causa das praias e da arquitetura da cidade. Para chegar a Aracati, basta seguir de carro ou fazer o trajeto, que dura quase duas horas, através de uma agência de turismo. Você também pode optar por ir de ônibus: é só verificar os horários de saída.

O que fazer em Aracati

Aracati possui diversas atrações, que agradam aos mais diversos gostos. Você encontrará belas paisagens naturais, além de locais para realizar um turismo histórico e cultural. Aliás, quem gosta de trilhas, de praias e de falésias também vai amar as atrações que separamos nesta matéria. Acompanhe:

1. Centro Histórico de Aracati

O vilarejo de Aracati guarda, na sua memória, um traço marcante do seu passado, que são suas construções e seus monumentos arquitetônicos. Pelas ruas, é possível ver várias casinhas coloridas e prédios tombados pelo IPHAN, além de museus, igrejas e restaurantes que são paradas obrigatórias. Por isso, reserve um dia inteirinho para conhecer essa parte da cidade, que é encantadora e tem muito a nos ensinar.

2. Museu Jaguaribano

O Museu Jaguaribano está localizado no centro histórico de Aracati e foi fundado em 1968. Ele é uma ótima opção para ir com os amigos ou com a família. Logo ao chegar, você será recebido por um guia, que acompanha os visitantes durante o tour e conta um pouco da história da cidade. Certamente, você vai adorar o atendimento e a riqueza cultural do local.

3. Casa Ponciano

A Casa Ponciano é um espaço tradicional em Aracati e possui cerca de 70 anos. O estabelecimento parece uma antiga mercearia, onde são servidas diversas bebidas, entre elas um suco de tamarindo que é feito com base em uma receita secreta. Se você quiser fazer uma viagem ao passado, sem dúvidas, esse é o lugar a que você deve ir.

4. Praia de Canoa Quebrada

Canoa Quebrada é uma das praias mais famosas do Ceará e, por esse motivo, é uma das mais visitadas pelos turistas. Embora muitas pessoas realizem um bate-volta de Fortaleza, o destino oferece muitas atrações que podem ser conhecidas em vários dias. Nessa praia, é possível andar de buggy, ver o pôr do sol e fazer o passeio pela Rota das Falésias. Sem dúvidas, sua experiência será incrível.

5. Praia de Majorlândia

Majorlândia é mais uma praia perfeita de Aracati. As belezas naturais e as paisagens dessa atração são fascinantes e deixam qualquer pessoa boquiaberta. O mar é limpo e as águas são ótimas para banho. Além disso, você poderá fazer um passeio a pé pela área costeira e aproveitar para tomar um sol.

6. Carnaval em Aracati

Se você é louco por Carnaval, vai gostar de saber esta curiosidade sobre Aracati: o Carnaval da cidade é um dos mais divertidos de todo o Ceará e atrai muitos visitantes ao local. Aliás, o comércio local, os restaurantes, os bares e as hospedagens são bem preparados para receber os turistas, que costumam falar muito bem dessa festividade.

7. Praia da Quixaba

A Praia da Quixaba fica localizada a 18 km do centro de Aracati. O lugar é bastante agradável e um tanto deserto, perfeito para caminhar pelas areias, andar de buggy e praticar esportes no mar. Você ainda encontrará algumas opções de pousadas e barracas de praia por perto, o que é ótimo para quem está com crianças pequenas e precisa de um pouco mais de conforto.

8. Rio Jaguaribe

Se você é daqueles que prefere mergulhar em águas mais doces, dê um pulo no Rio Jaguaribe, em Aracati. Lá, você poderá fazer um passeio de barco, caminhar com seus filhos e experimentar uma comida deliciosa nos restaurantes que ficam ao redor. Aliás, o local também é ótimo para tirar lindas fotos.

9. Retirinho

Retirinho é uma praia tranquila, ótima para caminhar e desfrutar da paisagem. Para quem gosta de locais mais desertos, essa atração é perfeita. Mas quem estiver em busca de agito certamente vai estranhar a paz e o sossego que o lugar oferece aos seus visitantes. Então, se quiser tirar fotos sem muita gente por perto, aproveite bastante essa parte de Aracati.

10. Café D’Amélia

Voltando ao centro histórico, você encontrará o Café D’Amélia. O local é tradicional e oferece pratos deliciosos e bem variados em um ambiente acolhedor, além de o preço ser muito acessível. Esse é um ótimo lugar para tomar um café entre uma atração e outra da cidade.

Se quiser aproveitar melhor o seu passeio, contrate um guia turístico em uma agência local. Assim, você poderá visitar cada pedacinho de forma mais segura e ainda poderá aprender um pouco mais sobre a história. Além disso, não deixe de conhecer os restaurantes e delícias do destino, combinado?

12 fotos de Aracati para se apaixonar

Listamos aqui os principais cenários que você verá em Aracati, de acordo com o olhar dos turistas. Certamente, você vai ficar maravilhado com a beleza de cada atração. Então confira mais de pertinho!

1. Seja bem-vindo a Aracati

2. Uma cidade cheia de cores

3. E de encantos

4. Conheça as belezas do centro histórico

5. Os seus museus incríveis

6. E as paisagens naturais

7. Visite também as igrejas

8. E as praias maravilhosas

9. Cheias de cenários belíssimos

10. E ótimas para um banho

11. Depois finalize o dia

12. Com um pôr do sol imperdível!

Agora você já sabe para onde ir nas suas próximas férias de verão. Aproveite para conhecer também as 15 melhores praias do Ceará e se apaixonar ainda mais pelo estado!