Guia: confira o roteiro completo de viagem a Canoa Quebrada

Escrito por Bruno Mendes

Canoa quebrada é uma das praias mais espetaculares do Ceará e hoje um destino turístico que interessa os viajantes do Brasil inteiro. Pertencente do município de Aracati, a antiga ilha de pescadores descoberta entre os anos 1960 e 1970 por mochileiros com predileções por lugares completamente rústicos, é hoje um atrativo com boa infraestrutura e  atrações que conquistam todos os gostos.

Se ao contato com o sol as falésias ganham radiantes contornos avermelhados, o mar transparece um verde límpido de tirar o fôlego. Impossível não querer pedir um tira-gosto e sentar em algum barzinho de frente para a praia ou mesmo caminhar pela faixa de areia e dunas e curtir cada momento de um lugar com bons bares, restaurantes, casas noturnas e hospedagens.

Vai dar um pulo no Ceará e quer passar alguns dias em um lugar pacato com ares bucólicos e ao mesmo tempo confortável e recheado de atrativos? Siga essas dicas e aproveite momentos inesquecíveis em Canoa Quebrada.

Quando ir à Canoa Quebrada

iStock

Uma boa notícia aos viajantes que se preocupam em saber se as férias do trabalho vão coincidir com a época do clima mais favorável: em Canoa Quebrada não há tempo ruim, pois o clima é estável em praticamente todos os meses do ano e mesmo que as chuvas sejam mais frequentes entre Março e Maio, o sol ainda aparece nesse período, ou seja, a praia é certa. Em média a temperatura fica entre 27ºC e 29ºC , podendo subir um pouco mais no verão.

Ainda que exista estabilidade climática, o período da alta temporada – entre Dezembro e o final de Fevereiro – é considerado o melhor para ir à Canoa, afinal a região está mais cheia de turistas, os serviços locais funcionam com mais qualidade e há mais passeios oferecidos.

Pode-se considerar também como alta temporada o período das férias escolares, entre Junho e Agosto.

 7 Dicas que você precisa saber antes de viajar para Canoa Quebrada

iStock

  1. Não esqueça de incluir o protetor solar e repelente na mala e use-os com frequência. Sabe como é, né? Cenário lindo e mar convidativo é sinônimo de praia o dia inteiro, então, antes de partir para o lazer aplique o protetor e sempre replique depois de alguns mergulhos no mar. Da mesma forma, utilize o repelente antes de dormir ou em alguns passeios para evitar as chatíssimas picadas de mosquitos.
  2. Utilize roupas leves e confortáveis. Como o clima é quente, não precisa levar muitas calças jeans, camisas de manga comprida ou roupas de tecido grossos. Priorize regatas, bermudas leves e camisas mais finas. Você se sentirá muito melhor.
  3. Faça as reservas no hotel ou pousada com antecedência caso pretenda viajar na alta temporada, pois a região costuma ficar muito cheia. E Fique atento às promoções de passagens aéreas que podem surgir a qualquer momento, quem sabe você não descola um preço bem bacana?
  4. Caso você queira curtir voltas de buggy pelas dunas, entre em contato com a Associação de Bugreiros local no exato momento em que chegar lá. Será muito mais fácil combinar os passeios e até negociar melhores preços.
  5. Mesmo que seja uma cidade com boa infraestrutura turística, a trecho de Arati correspondente à Canoa Quebrada não tem a mesma oferta de serviços de uma cidade média ou grande. Um exemplo, por lá não há caixas 24 horas, apenas caixas eletrônicos do Banco do Brasil, Caixa e Bradesco. Na região central de Aracati, há agências bancárias do Bradesco, Banco do Brasil, Caixa e Banco do Nordeste.
  6. Não queira fazer tudo de uma vez só, organize uma programação incluindo o que você pretende curtir e aproveite cada atrativo de maneira calma. Nada de estresse!
  7. O chão das ruas da área de Canoa Quebrada são de paralelepípedo, então priorize a utilização de tênis ao sair pela noite. É sempre bom mais conforto, não acha?

Como chegar a Canoa Quebrada

iStock

A distância entre Fortaleza e Aracati é de 154 quilômetros e da região central da cidade até Canoa Quebrada o trajeto é de 12 km. Se você pretende partir de Fortaleza de ônibus, é bom saber que há opções para Aracati e direto para Canoa e a principal empresa que faz o percurso é a Viação São Benedito.  Como há diversas paradas, o tempo de viagem entre a capital cearense e Aracati(ou Canoa) é de aproximadamente 4 horas. Caso o desembarque seja feito em Aracati, o viajante poderá pegar alguma van ou taxi que realize o percurso até Canoa.

Já o caminho de Fortaleza à Aracati por veículo particular é feito pela CE-040. Para seguir da cidade ao núcleo populacional de Canoa Quebrada, o turista deverá prestar atenção às placas e ir pela BR-304.

Caso a viagem seja feita de avião, o  destino certo é o Aeroporto Internacional Pinto Martins em Fortaleza, que recebe voos de empresas como Gol, Latam, Webjet, Avianca, Passaredo, Ocean Air e as internacionais Air France, Air Italy, American Airlines, KLM e TAP. É importante esclarecer que não há transporte direto do aeroporto à Canoa Quebrado, portanto, ao desembarcar, o viajante deverá seguir até a rodoviária.

 8 Passeios imperdíveis para fazer em Canoa Quebrada

É claro que não faltam atividades interessantíssimas para fazer em contato com uma natureza tão privilegiada. Gosta de relaxar sem fazer muito esforço? Prefere sentir o vento no rosto e algumas doses de adrenalina? Há atrações de todos os tipos, confira!

1. Passeio de Buggy

Quem gosta de sentir emoção e aquele friozinho na barriga indescritível, não deve deixar de fazer algum – ou alguns – dos famosos passeios de buggy pelas dunas de Canoa Quebrada. E caso você tenha medo de velocidade ou queira ir com os filhos, é só solicitar ao motorista um passeio ‘sem emoção’, que ele percorrerá o trajeto devagar. É mole aproveitar esse embalo: você só precisa entrar em contato com a Associação de Bugreiros de Canoa Quebrada e agendar a sua diversão.

Atenção: na alta temporada muitos bugreiros oferecem passeios mais baratos, mas mesmo que pague um pouco mais caro só vá com bugreiros da associação, em razão da garantia de segurança, tudo bem?.

2. Dar uma volta de jangada

Ao visitante que gosta de mar, o passeio de jangada pelo mar de Canoa Quebrada é uma excelente pedida. As jangadas são embarcações feitas de maneira artesanal que se movimentam por intermédio da ação do vento e no caminho, que dura pro volta de 30 minutos e é feito com muita segurança pelos mares, é possível observar a paisagem por uma nova perspectiva e até dar um mergulho. Perfeito!

3. Curtir a noite na Broadway

A Broadway é a rua mais importante e famosa de Canoa Quebrada. É lá que estão os melhores bares, restaurantes, boates, lojas de roupa e artesanato, farmácias e caixas eletrônicos, além de ser o ponto de encontro de turistas e moradores locais após o anoitecer. É bem animado, vale a pena chegar da praia ou de algum passeio bacana, tomar um banho no hotel e curtir a vibe da rua.

Uma dica: é impensável viajar para o Ceará e não tirar um único dia para dançar um forro, o ritmo mais popular do estado e de toda a região nordeste. A casa de forró Meu Xodó é ótima! Pode ir que você vai se divertir a noite inteira.

4. Voar de Parapente

iStock

O voo de parapente é um ótimo programa para quem deseja apreciar o visual das falésias e do mar de Canoa Quebrada das alturas, enquanto sente o vento no rosto e muita emoção. São 10 ou 15 minutos de voo, feitos a partir da praça da igreja.

5. Passeio a cavalo

O passeio a cavalo é disponibilizado em Canoa e é um programa incrível para ser feito com amigos e familiares. Os cavalos são bem mansinhos e o percurso é feito com guias, então mesmo que você não esteja acostumado com os equinos, poderá aproveitar tranquilamente.

6. Conferir o pôr do sol das dunas

Ok, pode parecer simples e é, mas as diversões despretensiosas geralmente são as mais bacanas, não é mesmo? Então, tire uns dias para caminhar pelas dunas, sentindo o vento forte e envolvente do nordeste brasileiro e contemple com atenção a despedida do sol do ponto mais alto que você conseguir. Uma dica: não tire fotos, apenas curta esse momento que, com certeza, ficará registrado na sua mente.

7. Descer a tirolesa

No mesmo dia do passeio de buggy pelas dunas, que tal descer por uma tirolesa de 300 metros( considerada a maior do Ceará) até uma lagoa limpinha e refrescante? Essa atração é uma das preferidas dos viajantes, portanto é sempre bem disputada.

Além  de seguir duna abaixo na tirolesa, você poderá curtir o esquibunda e o melhor de tudo: depois da descida há um carrinho que te leva confortavelmente até o topo da duna. Que mordomia!

8. Passar o dia inteiro na praia

iStock

Chamar a turma ou mesmo sozinho ficar da manhã até o fim da tarde na praia de Canoa Quebrada estará entre as melhores das ditas, experiências simples. O visitante será presenteado com a brisa, mar de águas mornas e excelente estrutura para relaxar, comer muito bem e até mesmo caminhar pela faixa de areia enquanto admira as falésias. Perfeito!

Onde ficar hospedado em Canoa Quebrada

A região de Canoa Quebrada conta com bons hotéis e pousadas para os visitantes relaxarem a vontade entre uma programação e outra. Destacamos 10 opções de hospedagens, localizadas bem perto dos principais pontos turísticos. É válido clicar nos links para conferir o preço das diárias e eventuais promoções que surgem ao longo do ano.

1. Pousada Tatajuba

Localizada a 150 metros da praia e aproximadamente 50 metros da Broadway, a pousada Tatajuba mescla charme, elegância e rusticidade. Além dos quartos confortáveis com ar condicionado, ventilador e frigobar, ela tem estacionamento gratuito e wifi.

2. Pousada Refúgio Jardim de Canoa

A pousada Refúgio Jardim de Canoa oferece ao hóspede muito conforto e opções de lazer e divertimento na piscina de 15 metros, academia e na mesa de jogos. A área também conta com um lindo jardim, que está em total sintonia com a natureza sem igual de Canoa Quebrada. Ela está situada a um pouco mais de 600 metros da praia e também próxima da Broadway e de outros destinos turísticos do entorno.

3. Pousada Jardim dos Orixás

Dispondo de 20 quartos, incluindo alguns que são exclusivos para famílias e não fumantes, a pousada Jardim dos Orixás fica a apenas 300 metros da praia e muito perto da rua Broadway. A decoração do jardim e dos espaços internos é toda inspirada nos orixás e os hóspedes poderão se divertir em uma piscina ao ar livre, além de usufruir de serviços de massagem.

4. Pousada La Dolce Vita

A pousada La Dolce Vita permite que hóspedes levem animais de estimação e em alguns dos quartos há vistas para o mar. Ela está situada a 200 metros da praia, e a 100 metros da região onde há os melhores restaurantes, bares e casas noturnas de Canoa. Opção recomendadíssima a quem vai viajar e não pode ( ou não quer) deixar o cãozinho em casa, pense em como ele vai se divertir nesse paraíso!

5. Pousada Aruana

Com lindas cabanas em formato de coqueiro na área da piscina, a pousada Aruana também possui um bar, dispõe de ar condicionado em todos os quartos e berços grátis para o alívio das mães que levam os bebês para a viagem. Esse lar cômodo fica a cerca de 700 metros da praia e não é longe das outras regiões mais apreciáveis de Canoa Quebrada.

6. Pousada California

Localizada a apenas 30 metros dos principais points da rua Broadway e a 100 metros da praia, a pousada California tem excelente estrutura e oferece academia, bar na área da piscina, wifi e também auxilia os visitantes na procura pelos melhores passeios.

7. Pousada Lua Morena

Ao longo dos últimos anos, a pousada Lua Morena, que fica a cerca de 300 metros dos melhores bares e restaurantes de Canoa Quebrada e também próxima à praia, passou por enorme reforma e melhorou ainda mais sua infraestrutura. Com um belíssimo jardim tropical, a Lua Morena proporciona conforto, comodidade e também diversão a todos os hóspedes.

8. Pousada Residenza Canoa

Confortável, tranquila, a pousada Residenza Canoa é uma boa acomodação para famílias ou grupo de amigos. Há pacotes especiais para o reveillon, aniversário de casamento, lua de mel e noites românticas.

9. Pousada Tranquilandia Village

A pousada Tranquilandia Village oferece serviço de quarto, casa de banho privativa e diferentes passeios aos hóspedes. Perto da praia e a cerca de 300 metros da animação da rua Broadway, é a opção de hospedagem perfeita para o turista que deseja aproveitar tudo que está por perto sem precisar andar muito.

10. Pousada Latitude

A Pousada Latitude é das mais bem avaliadas pelos hóspedes e está situada no coração de Canoa Quebrada, bem na rua Broadway, ou seja, é só descer que você irá provar os melhores pratos, tomar os drinks e curtir toda a efervescência local envolta na deliciosa brisa praiana.

5 lugares para comer em Canoa Quebrada

É quase impossível não concordar que sair para comer é uma das melhores coisas para se fazer no passeio a outra cidade. Como a culinária nordestina é um show à parte, parar em bares e restaurantes de Canoa Quebrada para almoçar, jantar ou provar uns petiscos enquanto bebe algo, é uma atividade obrigatória. Confira 5 lugares para você saborear algumas delícias.

1. Restaurante Cabana

Você gosta de frutos do mar? O restaurante Cabana é uma excelente referência dessa linha gastronômica e tem ótimos pratos da cozinha brasileira e de outros países. O local também é agraciado pelo bom atendimento e preço justo.

Endereço: Rua Dragão do Mar s/n, Broadway – Canoa Quebrada

2. Restaurante Bom Motivo

O restaurante Bom Motivo é a típica barraca de praia bem estruturada que é tão comum em regiões litorâneas do nordeste brasileiro. Localizado bem próximo às falésias, ele tem cadeiras de sol confortáveis e boa variedade gastronômica para o visitante passar o dia inteiro curtindo sol e o mar de Canoa.

Endereço: Rua Beco da Praia – Canoa Quebrada

3. Chega Mais Beach

Inaugurada em 2015, a barraca Chega Mais Beach não é apenas um restaurante, mas um complexo turístico com um pequeno parque aquático, auditório, lojas e brinquedos para a criançada.

Endereço: Rua Nascer do Sol, 273 / Avenida da Integração 860 – Canoa Quebrada

4. Bistrô Matuto

O Bistrô Matuto é o restaurante indicado para quem ama uma comidinha caseira da melhor qualidade. Lá você encontrará as melhores receitas regionais de Canoa Quebrada e o mais bacana de tudo: por um excelente preço.

Endereço: Av Dragão do Mar, sn / Broadway

5. Bar Caverna

Embora tenha uns petiscos deliciosos, o bar Caverna não oferece muita variedade de comidas e firma-se como uma opção para quem quer conversar, beber, jogar sinuca e escutar um bom pop rock com as apresentações de bandas que hora ou outra acontecem por lá.

Como se locomover em Canoa Quebrada

iStock

A principal vantagem da região de Canoa Quebrada ser pequena está na facilidade de locomoção: dá para fazer quase tudo a pé. Quem não é muito fã de caminhadas pode optar pelos serviços que empresas  locais oferecem em passeios de buggy, que aliás, levam os viajantes para áreas afastadas ou arenosas, onde veículos comuns não podem entrar.

10 fotos para aumentar sua vontade de conhecer Canoa Quebrada

Confira com atenção e deleite mais algumas imagens de Canoa!

iStock

iStock

iStock

iStock

iStock

iStock

iStock

iStock

Não é nenhuma novidade que a beleza do litoral brasileiro é inenarrável. E entre todas as faixas de areia, vegetações, dunas e formações rochosas do nosso território, Canoa Quebrada é um desses lugares para entrar em qualquer ‘top 10’ dos mais especiais de todos, pois a natureza cearense brinda o viajante com recantos preservados e em total sintonia com a rusticidade urbana das ruas, restaurantes e bares da Broadway e adjacências. Chame sua família, amigos ou mesmo faça as malas e vá sozinho a esse paraíso. É certo que você guardará uma experiência positiva por toda a vida!

PARA VOCÊ