15 melhores praias do Ceará que você deveria conhecer em suas férias

Escrito por Sheila Almendros

Tá pensando em passar as férias no nordeste? Aqui vão 15 motivos para que você escolha o Ceará como o seu destino principal:

1. Tatajuba – Camocim

Além de suas maravilhosas águas esverdeadas, Tatajuba ainda oferece aos seus visitantes um passeio de bugue pelas dunas, up paddle e kaiak. Há diversas opções de restaurantes servindo comida típica com muita simplicidade e qualidade. Mas se você busca por tranquilidade, não deixe de esticar as costas nas deliciosas redes instaladas sobre as águas.

2. Praia do Futuro – Fortaleza

A praia mais famosa de Fortaleza tem uma infraestrutura totalmente diferenciada, com barracas que oferecem armários guarda-volumes e até piscina. Caso queira conhecer um pouco da Praia do Futuro antes de viajar, assista ao filme homônimo, estrelado por Wagner Moura.

3. Meireles – Fortaleza

O point da Avenida Beira Mar tem um longo, lindo e movimentado calçadão, que recebe visitantes para caminhadas e pedaladas durante o dia, e uma feirinha de artesanatos a noite. Impossível não se encantar com a imensidão verde do mar, contrastando com o cenário urbano que envolve a orla.

4. Lagoa do Paraíso – Jericoacoara

Uma das diversas praias do Ceará banhada por uma lagoa, a Paraíso faz jus ao seu nome. Sua paisagem é formada por águas cristalinas e dunas claras, e seus visitantes podem relaxar nas cadeiras de madeira ou nas redes instaladas sobre a água.

5. Lagoa Azul – Jericoacoara

A Lagoa Azul é mais uma opção para quem busca relaxar nas redes de uma praia de água doce. Ela é menor do que as outras praias de Jericoacoara, mas tão bonita quanto.

6. Praia de Jericoacoara – Jericoacoara

Este é o destino ideal para todos os perfis de viajantes: para os que buscam uma bela paisagem e tranquilidade, aproveite para curtir o pôr do sol nas dunas, ao lado esquerdo da orla. Já para os esportistas e os baladeiros, prefira a região central da praia, ideal para a prática de Wind e kitesurfe, além da grande concentração de barzinhos.

7. Canoa Quebrada – Aracati

Explore a incrível vista desta praia de cima de suas escadarias, admirando as falésias em frente as dunas que mudam de cor e a imensidão de suas águas. Se tiver coragem, aproveite para ver tudo isso durante um voo de parapente.

8. Ponta Grossa – Canoa Quebrada

Há 53km de distância do centro da cidade encontra-se a Praia da Ponta Grossa, um paraíso verde e vermelho que combina a cor do mar com suas falésias, dunas e coqueiros. Mas esqueça o uso de um carro comum para chegar a este destino, pois as pedras do caminho exigem um bugue ou um carro 4×4.

9. Icaraí de Amontada – Amontada

Carinhosamente chamada por seus moradores de Icaraizinho, esta vila de pescadores possui piscinas naturais agradabilíssimas e boas trilhas que atraem muitos visitantes durante todo o ano. Os ventos propícios também chamam a atenção de praticantes do wind e kitesurf.

10. Praia de Morro Branco – Beberibe

As falésias que formam um labirinto natural é a grande atração desta praia, e também um grande deslumbre aos olhos. Muitos turistas frequentam o local através de passeios de bugue promovidos por comerciantes da cidade.

11. Barra do Cauipe – Beberibe

Destino que atrai muitos aventureiros e praticantes de kite surfe.O acesso à Barra do Cauipe pode ser feita de carro pela estrada do Porto de Pecém.

12. Praia das Fontes – Beberibe

Um local ideal para a família curtir um dia relaxante e desfrutar de uma bela paisagem formada por bicas de água doce, grutas, dunas e falésias. Fica somente 5km de distância do centro da cidade.

13. Guajiru – Trairi

Em Guajiru, espere encontrar um mar formado por piscinas naturais e de temperaturas amenas, barracas ao longo da praia com infraestrutura simples, porém com bom atendimento e petisquinhos deliciosos, uma natureza devidamente preservada e todo aquele cenário maravilhoso típico do Ceará.

14. Flecheiras – Trairi

Perfeito para quem busca um dia de tranquilidade longe das movimentadas praias e centrinhos, pois apesar de receber turistas durante todo o ano, não costuma ser tão cheia. O grande atrativo do local são as piscinas naturais.

15. Praia da Lagoinha – Paraipaba

Para chegar até Lagoinha é necessário viajar pela estrada CE-85 até o km85. O acesso fica depois da ponte do Tio Curu. Não esqueça de fazer o tradicional passeio pelo centrinho depois de curtir a praia.

Com este roteiro completo, difícil será voltar para casa depois!

PARA VOCÊ