Bananal: descubra as fazendas mais lindas do interior de São Paulo

Escrito por Liz Santana

Bananal é uma das cidades preferidas de quem curte atividades ecológicas e dos estudantes de Geologia e Geografia. Ela foi fundada em 1793 e abriga fazendas de café construídas no período imperial, que hoje funcionam como atrações turísticas. Por isso, se você ama destinos históricos, vai amar conhecer esse lugar.

Continua após o anúncio

Onde fica Bananal

A cidade fica nos limites entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo, no Vale do Paraíba, e contempla também a Serra da Bocaina. Além disso, Bananal recebe curiosos de outras partes do mundo. Porém, os principais visitantes são cariocas e paulistanos.

O que fazer em Bananal

O vilarejo é um daqueles destinos perfeitos para descansar, curtir com a família e aproveitar as delícias do interior. A cidade é repleta de fazendas incríveis e casarões antigos, que relembram a história desde o período colonial e são o ponto forte do local. Por isso, confira os passeios que você poderá fazer pela região.

1. Fazenda dos Coqueiros

Esse é um passeio muito legal para se fazer em Bananal. O casarão principal guarda memórias e objetos antigos dos tempos em que os barões do café viviam no lugar, na época da escravidão. Além disso, é possível realizar visitas guiadas e conhecer as histórias e lendas de lá. Se quiser aproveitar melhor, prove o café colonial, com destaque para a broa de milho feita no fogão à lenha.

2. Centro Histórico de Bananal

O Centro Histórico da cidade de Bananal possui muitos casarões, uma pracinha com uma igreja matriz e lojas de artesanato. O local não possui muitas opções de diversão. Porém, é uma alternativa para quem está dando uma volta pela cidade e gostaria de conhecer as construções antigas. Aliás, o ponto alto é a Maria Fumaça, que encanta sobretudo crianças.

3. Cachoeira Bracuí

A Cachoeira do Bracuí fica localizada nas propriedades da Pousada do Rio Mimoso, em Bananal. A atração é perfeita para um banho relaxante, curtir a natureza e desfrutar de um dia tranquilo. A entrada custa entre R$15 e R$20 reais e você terá acesso a um Mirante e à Cachoeira do Mimoso. Além disso, o trajeto pode ser feito em 50 minutos, com uma trilha de dificuldade moderada.

4. Estação Ecológica de Bananal

Esse local foi escolhido para proteger espécies de flora e fauna em extinção da região. A Estação Ecológica ainda desenvolve pesquisas importantes e promove atividades relacionadas à educação ambiental. Mas se você também gosta de diversão, encontrará duas trilhas, córregos e cachoeiras preservadas. Também há um mirante onde é possível tirar fotos muito bonitas para guardar de recordação.

5. Fazenda Resgatinho

A Fazenda Resgatinho é mais uma das tantas fazendas que existem em Bananal e que preservam as tradições culturais. O local vende produtos artesanais, além de licor de jabuticaba e banana, doces especiais e outras iguarias. O atendimento familiar é considerado espetacular, o que torna a atração um lugar delicioso para visitar.

Continua após o anúncio

6. Fazenda Loanda

A Fazenda Loanda é um local riquíssimo em história e que possui sua arquitetura bem preservada. As paisagens ao redor são lindas e você ainda poderá realizar um tour guiado para conhecer os móveis antigos e os utensílios mais utilizados nos séculos anteriores. Porém, verifique os dias e horários para fazer um passeio mais tranquilo.

7. Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus do Livramento

A Igreja fica localizada em frente à praça principal da cidade, no Centro Histórico. Ela foi construída em 1811 e possui uma arquitetura simples, mesmo passando por várias reformas ao longo do tempo. Sem dúvidas, você irá amar visitá-la e tirar uma foto na frente dela.

Bananal possui outras atrações, como a Estação Rodoviária, o Chafariz de Ferro e a Pharmácia Popular, também localizados no Centro da cidade. Além disso, os mirantes nos dão uma bela visão da Serra da Bocaina e da Ilha de Angra dos Reis. Então, não vão faltar passeios maravilhosos para fazer.

Hotéis e pousadas

Bananal possui uma vasta opção de pousadas, que vão das mais simples até as mais luxuosas. Porém, se quiser ter uma experiência inesquecível, indicamos os hotéis fazenda, que são os mais procurados. Então, confira a lista que separamos para você escolher sua hospedagem.

  • Pousada do Rio Mimoso – $: inicialmente, a Rio Mimoso possui um lindo jardim, varanda e café da manhã gratuito. Além disso, a pousada oferece estacionamento gratuito.
  • Mi Casa Su Casa – $$: já essa opção possui quarto duplo, triplo e aceita animais de estimação. Aliás, a área externa com churrasqueira é um dos pontos fortes da hospedagem.
  • Solar das Azaleias – $$$: o Solar das Azaleias disponibiliza 2 piscinas e cozinha compartilhada. Além disso, o local está bem perto das montanhas, restaurantes e cachoeiras de Bananal.
  • Villas da Bocaina – $$$$: essa opção é mais luxuosa que as anteriores e perto dela podem ser realizadas diversas atividades como trilhas a pé e ciclismo.
  • Hotel Fazenda Boa Vista Bananal – $$$$$: esse hotel é uma ótima alternativa para famílias e possui sauna e piscina como diferenciais.

Alguns hotéis fazenda oferecem serviço turístico, passeios e comodidades mais completas para o turista. Além disso, aproveite ao máximo o café colonial que é servido na maioria. Certamente, você irá amar algumas dessas opções.

15 fotos encantadoras de Bananal para se inspirar

Cachoeiras e mirantes maravilhosos, cidade pacata e passeio a cavalo. Tudo isso já traz uma paz enorme só de imaginar, não é mesmo? Ficou curioso para conhecer mais um pouquinho sobre Bananal? Então, veja as imagens que encontramos dos turistas que ficaram encantados com as atrações.

1. Vamos pegar estrada

2. Para conhecer as paisagens

3. Mais lindas de Bananal

4. Na Serra da Bocaina

5. Lá conheceremos Hotéis Fazenda

6. Que são perfeitos para tirar fotos

7. Mirantes impressionantes

8. Que são de cair o queixo

9. E lindas cachoeiras

10. Que são perfeitas

11. Para um mergulho

12. E se reenergizar

13. Descubra outros pontos turísticos

14. Como o Centro Histórico

15. E se apaixone por esse destino!

Atividades na natureza, comida de interior e sossego é o que você tem buscado? Então arrume as suas malas para conhecer esse destino ainda pouco explorado pelos turistas. Sem dúvidas você vai ficar bastante satisfeito em conhecê-lo.

Um pouquinho de Bananal

Certamente, você ficou com água na boca e vai colocar esse destino no topo da sua lista, mas antes de ir, é fundamental que você se informe mais um pouquinho sobre as principais atrações e o que irá encontrar na cidade.

Um tour por Bananal

Conheça nesse vídeo alguns dos principais pontos turísticos desse destino. Saiba o que fazer e algumas curiosidades.

Um pulo na Serra da Bocaina

Quer descobrir as paisagens e mirantes mais lindos de Bananal? Então, não deixe de conhecer o Parque Nacional da Serra da Bocaina.

Hotel Fazenda em Bananal

Vai se hospedar num hotel fazenda? Saiba o que você vai encontrar por lá, as atrações e opções para a família.

Trilha para a Cachoeira do Bracuí

Nesse vídeo, vamos te levar pela trilha para a Cachoeira do Bracuí e do Rio Mimoso. As trilhas são de dificuldade fácil a moderada.

Alguma dúvida de que seu passeio por Bananal será perfeito? Para te dar mais uma forcinha, conheça as paisagens da Serra da Bocaina, que fica ao lado desse destino.