Se banhe na Cachoeira Chica Dona, o paraíso mineiro ideal para relaxar

Por                                
Em 31.12.21

Com quedas d’água de tirar o fôlego e um clima refrescante, a Cachoeira Chica Dona, em Minas Gerais, é um atrativo certo para muitos viajantes. Se você ama um bom banho de cachoeira e está atrás de novos lugares para conhecer, confira abaixo um pouco mais sobre esse paraíso imperdível.

Publicidade

Índice do conteúdo:

Onde fica a Cachoeira Chica Dona

A Cachoeira Chica Dona fica localizada no munícipio de Rio Acima, sendo parte de uma propriedade rural privada. Se trata da cachoeira mais próxima de Belo Horizonte, estando a apenas 40km de distância (cerca de 1h e 30 min) da capital mineira.

Como chegar

Partindo da cidade de Rio Acima, você irá percorrer 6km via estrada de terra até chegar no seu destino. Seu entorno contempla outras cachoeiras, como a cachoeira do índio e a do Viana. Dessa forma, é importante se valer do gps, seguindo as coordenadas indicadas. Mas fique tranquilo, pois há diversas casas na região e não será nenhum pouco difícil conseguir um direcionamento mais preciso entre as cachoeiras, caso seja necessário.

Agora que você sabe como chegar na Cachoeira Chica Dona, conheça algumas dicas essenciais antes de se aventurar pegando a estrada.

Dicas e informações importantes para aproveitar melhor sua viagem

Se animou para conhecer esse sonho de lugar? Então anote aí algumas informações importantes que irão melhorar ainda mais o seu passeio!

  • Valores: Como a cachoeira é parte de uma propriedade rural privada, existe uma taxa de entrada que é cobrada. O valor atual é de 15 R$ por pessoa.
  • Estacionamento: O ambiente possui um estacionamento amplo, cujo valor já está incluso nos 15 R$ cobrados pela entrada. Uma dica extra: chegue com antecedência caso visite o local entre o horário do almoço (12:00 horas às 13:00 horas) ou nos finais de semana, visto que o estacionamento costuma lotar rápido nesses períodos.
  • Atenção no caminho: A estrada de terra é um pouco imprevisível, o que pode dificultar o trajeto para carros menos robustos. A recomendação é ir com calma, se atentando aos buracos ocasionais que podem estar no caminho.
  • Alimentação em Chica Dona: Na cachoeira Chica Dona você tem duas formas de se alimentar enquanto curte a natureza: a primeira opção é o bom e velho piquenique, no qual você pode estender uma toalha nas margens da água para comer a comida que trouxe de casa; a outra é aproveitar para saborear a refeição local, que é vendida em um bar nos arredores da cachoeira.
  • As diferenças entre as duas quedas d’água: Além dessas dicas úteis, uma outra coisa que você precisa saber é que existem duas quedas d’água diferentes na cachoeira. A primeira, localizada à direita da estrada, é ideal para se levar as crianças ou apenas descansar sentindo a água bater nos pés, pois presenta águas rasas e com poucas pedras. Agora, se você faz mais o tipo aventureiro, vá em busca da segunda queda d’água, que se destaca pela sua profundidade, sendo acessada somente via trilha.

Anotou tudo? Ótimo! Agora você já está preparado para embarcar nessa viagem surpreendente pelo interior mineiro.

10 fotos da Cachoeira Chica Dona para se encantar

Que tal vislumbrar um pouco mais as maravilhas da Cachoeira Chica Dona? Confira essas 10 fotos encantadoras e se deixe levar pela natureza que te espera.

Publicidade

1. Abrace a beleza natural

2. Das águas cristalinas

3. Nessa paisagem maravilhosa!

4. Se aventure no rapel

5. Que tal um belo prato preparado nas margens da cachoeira?

6. O lugar é ideal para curtir em companhia

7. Ou sozinho, contemplando a natureza

8.Até as rochas são lindas!

9. Se conecte com o mundo a sua volta

10. E aproveite cada segundo desse paraíso

Se as fotos já são perfeitas, imagine como é estar nesse cenário! Confira a seguir vídeos que irão te deixar com mais vontade de fazer as malas para visitar Chica Dona.

Um pouquinho da Cachoeira Chica Dona para aproveitar a viagem

Fique agora com três vídeos especiais para se entregar de vez às maravilhas de Chica Dona, que vão deixar o seu roteiro ainda mais completo:

Aproveitando a trilha

Nesse vídeo, o viajante mostra, em detalhes, o percurso que leva até à cachoeira. Após chegar, ele se aventura pela mata, percorrendo a trilha. O caminho é inspirador. Só dando play para acreditar!

A cidade e a cachoeira

Aqui, a viajante apresenta um tour pela cidade de Rio Acima, contemplando, ao final, a cachoeira. No trajeto, ela passa por diversas localidades, dando destaque para a belíssima arquitetura interiorana. A cidade é muito aconchegante, perfeita para te receber. Confira!

Ideal para o descanso

Por fim, um vídeo que mostra de pertinho o clima de Chica Dona. As hipnotizantes quedas d’água, as belezas da flora, o clima descontraído… Essas imagens e outras mais são capturadas com perfeição pela viajante. É impossível não querer ir para Chica Dona depois de assistir esse vídeo. Vai resistir?

Perfeito, não é mesmo? Está esperando o quê para montar o roteiro de viagem ideal e embarcar de cabeça nessas águas cristalinas? E já que Chica Dona é destino certo, aproveite para conhecer Jaboticatubas, a cidade mineira das cachoeiras.

Publicidade