7 destinos incríveis em Jaboticatubas, a cidade mineira das cachoeiras

Por
Atualizado em 28.07.21

O município mineiro de Jaboticatubas está situado ao longo da Serra do Cipó. Com belíssimas cachoeiras, lagos e vasta vegetação, o local é um excelente destino turístico para quem pretende fazer trilhas, tomar banho em quedas d’águas e apreciar um repertório paisagístico arrasador. Confira a seguir boas informações e elabore um roteiro de viagem nota 10 nesse paraíso!

Publicidade

Onde fica Jaboticatubas

Localizada na região metropolitana de Belo Horizonte, Jaboticatubas fica a 60 km da capital de Minas Gerais. O deslocamento entre as cidades é feito pela via MG-020 em menos de 1h30 de viagem. Portanto, é fácil e rápido chegar a esse recanto, cujos principais pontos turísticos estão apresentados no tópico a seguir.

O que fazer em Jaboticatubas nos momentos de lazer

Chegou a hora de saber o que fazer nesse irresistível trecho de Minas Gerais. Então, anote as informações, pois com certeza você vai amar visitar cada um dos lugares abaixo:

1. Parque Nacional Serra do Cipó

Jaboticatubas abriga 65% da área do Parque Nacional da Serra do Cipó, uma unidade de conservação com exemplares diversificados da flora e da fauna. Com suntuosas montanhas, a Serra do Cipó conta com cachoeiras, piscinas naturais de águas transparentes e trilhas para contemplar o conjunto de belezas de pertinho. O parque abre todos os dias das 08h às 14h e a entrada é gratuita.

2. Cachoeira do Sol

A Cachoeira do Sol é considerada uma das mais bonitas de Minas Gerais e é um dos destinos que precisam estar na sua programação. Sabe o que é melhor? O acesso é simples. Em poucos minutos você poderá tomar banho nas águas rasas e tirar fotos na cascata emoldurada por formações rochosas, as quais parecem ter sido esculpidas a mão, além disso possui uma vegetação preservada.

3. Cachoeira do Senhor Dimas

Localizada no distrito de São José da Serra, a 25 km da região central de Jaboticatubas, a Cachoeira do Senhor Dimas tem uma queda principal de 5 metros de altura, mas possui outras menores e o poço de água ótimo para banhos. Como os carros são estacionados a 500 metros, é muito fácil chegar à essa atração que tem estrutura para camping, refeitório e banheiros.

4. Cachoeira de Braunas

A Cachoeira de Braunas tem 65 metros de altura e a maior piscina natural da Serra do Cipó. A trilha de acesso é longa com cerca de 22 km ida e volta, com pequenas subidas e descidas e trechos onde é necessário ter mais atenção, pois o solo apresenta cascalhos soltos. Apesar dos desafios, é uma ótima ideia realizar a aventura no cenário de encher os olhos.

Publicidade

5. Trilha da Cachoeira da Farofa

Que tal pedalar pelas matas da Serra do Cipó? Não deixe de fazer a trilha de bicicleta até a grandiosa Cachoeira da Farofa. Durante o caminho de 14 km ida e volta, você irá encontrar montanhas em meio ao verde e a fotogênica cachoeira, a qual é propícia para banhos.

6. Cânion das Bandeirinhas

O Cânion das Bandeirinhas é formado por paredões rochosos de 80 metros e se estende por 6 km. Acessado por uma trilha de 12 km, o atrativo está entre os mais concorridos pontos turísticos de Jaboticatubas e possui espécies raras de plantas e pequenas cachoeiras em seu entorno. Ao longo da caminhada até o cânion, é possível apreciar a Serra da Lagoa Dourada, mais um magnífico destino da região.

7. Serra da Contagem

Por falar na Serra da Lagoa Dourada, vale conhecer a sua vizinha, a Serra da Contagem. Menos conhecida que outras atrações de Jaboticatubas, a montanha possui 1300 metros de altura. Na trilha, os viajantes irão se deparar com nascentes de cachoeiras e vegetação formada por campos rupestre. Um espetáculo que merece ser visto e fotografado!

Já consegue vislumbrar as andanças pela mata e os banhos de cachoeira nos dias de sol em Jaboticatubas? Em seguida, você vai conferir recomendações importantes na sua viagem.

Dicas e informação importante para aproveitar melhor sua viagem

Não há dúvidas de que viajar para Jaboticatubas é uma excelente decisão e, como ficou claro com a apresentação das atrações acima, a diversão é certa! De qualquer forma, para evitar contratempos, vale a pena conferir algumas dicas:

  • Planeje a sua viagem: para aproveitar com calma o maior número possível de atrações, lembre-se de organizar os passeios dias antes da viagem.
  • Acordar cedo: não durma tarde antes de fazer as trilhas, ok? Coloque o despertador para tocar por volta das 7h, tome um café da manhã reforçado e siga rumo aos passeios. É imprescindível ter energia e disposição durante as caminhadas, por isso é válido priorizar o descanso no dia anterior das aventuras.
  • Alugar bicicleta para trilha: quer realizar a trilha de bike, mas não tem condições de levar a sua na viagem? Não se preocupe. Na Serra do Cipó existem lugares para alugar bicicleta e equipamentos de segurança. O preço da diária varia de acordo com o modelo escolhido.
  • Use roupas confortáveis: para evitar incômodo e calor excessivo nos trajetos, use blusas e bermudas leves.
  • Utilize calçados próprios para trilhas: as trilhas na Serra do Cipó são longas e sempre existem trechos acidentados. Dessa forma, para a sua segurança e conforto, coloque na bagagem botas ou tênis novos que sejam próprios para esse tipo de aventura.
  • Reserve o hotel com antecedência: é sempre bom encontrar descontos nas diárias e conseguir reservar aquele quarto com varanda e melhor vista, concorda? Sendo assim, não deixe para fazer a reserva na hospedagem de última hora, porque fica mais difícil descolar benefícios.

Com essas dicas a sua viagem será incrível. Continue a leitura para saber as melhores hospedagens perto dos pontos turísticos de Jaboticatubas.

Onde se hospedar

Seja qual for a cidade escolhida para o passeio, é fundamental acertar na hora de fazer as reservas, não é mesmo? Na região de Jatoticatubas existem hospedagens para todos os gostos e bolsos, então veja a seguir algumas opções:

  • Jabó Inn Hotel – $$: situado a 13 km da Cachoeira do Sol, o Jabó Inn Hotel tem wifi gratuito, quartos com banheiro privativo e oferece um primoroso café da manhã. Ou seja, possui um bom curto-benefício.
  • Pousada Veredas do Sol – $$$: acorde com a cantoria dos canários e a deliciosa vibe natural da Serra do Cipó em uma das suítes dessa charmosíssima pousada. Com acomodações confortáveis, o local tem piscina com bar molhado, lago para pesca, pôneis e oferece a deliciosa comida caseira mineira.
  • Senior Village Eco Resort– $$$$$: viajantes mais exigentes não irão se arrepender quando escolher esse resort de primeira. Desfrute de piscinas aquecidas, ofurôs com hidromassagem, passeios a cavalo, fazendinha e muito mais.

E aí, já escolheu a sua hospedagem? Escolha aquela a hospedagem que se adeque ao seu orçamento e estilo de viagem. Assim você irá aproveitar Jaboticatubas da melhor forma!

10 fotos encantadoras de Jaboticatubas para você sonhar com a viagem

O que acha de convidar amigos ou familiares para pegar a estrada até o interior de Minas Gerais? Apresente ao pessoal as imagens abaixo e certamente eles vão pensar com carinho na sua proposta, olha só:

Publicidade

1. Programe-se para passar alguns dias nesse paraíso

2. Contemplar um visual de tirar o fôlego

3. E claro, descanse muito para revigorar as energias

4. Para visitar cachoeiras mais bonitas de Minas Gerais

5. Guarde energia para as trilhas

6. Conheça de perto as formações rochosas da Serra do Cipó

7. E aproveite um dia na Cachoeira do Senhor Dimas

8. Ela é o recanto ideal para se divertir e relaxar

9. Apaixone-se por uma beleza exuberante

10. Jaboticatubas vai ficar na sua memória por muito tempo!

Quer mais flagrantes de cair o queixo? Continue a leitura, pois o ítem seguinte está recheado de surpresas.

Um pouquinho de Jaboticatubas para você antecipar a viagem

Assista a seguir três vídeos que apresentam encantadoras imagens da natureza de Jaboticatubas, recomendações importantes e até novas dicas de passeios:

1. Trilha de bicicleta até a Cachoeira do Bené

Os dois aventureiros acima percorrem um belíssimo caminho de bicicleta até a Cachoeira do Bené, que fica no povoado de Felipe. O vídeo traz dicas para realizar o trajeto com segurança, além de imagens do percurso e da cachoeira.

Publicidade

2. Cânion das Bandeirinhas

Nesse vídeo, a viajante Sabrina mostra o belo caminho para chegar ao Cânion das Bandeirinhas. Assita ao vídeo para conferir dicas importantes para aguentar a trilha com muita disposição!

3. Trilha da Cachoeira de Braunas

O vídeo mostra a trilha até a Cachoeira de Braunas. Embora o percurso seja longo e exija preparo físico, as paisagens recompensam qualquer esforço. Com certeza você vai sentir vontade de se refrescar, mas tenha cuidado com as pedras perto da cascata, ok?

Se você vibrou com os encantos naturais de Jaboticatubas, inclua na sua lista de futuras viagens um passeio para o Alto Caparaó, um dos melhores lugares para ecoturismo em Minas Gerais.