Cachoeira do Tabuleiro: apaixone-se pela queda d’água mais alta de Minas Gerais

Escrito por Luiz Felipe Gomes

A cachoeira do Tabuleiro é a cachoeira mais alta do estado de Minas Gerais e guarda encantos e riquezas naturais de encher os olhos. Se você busca conhecer um lugar de paz e de intenso contato com a natureza, precisa colocá-la em seu próximo destino. Confira as melhores informações que separamos para você sobre esse paraíso de Minas.

Continua após o anúncio

Onde fica a Cachoeira do Tabuleiro

A Cachoeira do Tabuleiro está localizada na serra do Espinhaço, dentro do Parque Municipal Natural do Tabuleiro, no município mineiro de Conceição do Mato Dentro. Bem pertinho dela, está o Parque Nacional da Serra do Cipó, que guarda também belas paisagens e fauna e flora riquíssimas em Minas Gerais.

Para chegar até a cachoeira, a melhor opção é partir de carro de Belo Horizonte, seguindo por 95 km pela rodovia MG-010 até a Serra do Cipó. Em seguida, basta percorrer mais 90 km até a cidade de Conceição do Mato Dentro. A cachoeira fica a cerca de 15 km do centro do município.

Informações importantes

Para visitar a cachoeira do Tabuleiro, que é considerada uma das mais belas do país, é preciso se abastecer de boas informações. A primeira delas é sobre o tamanho da queda d’água: são mais de 270 metros de altura, o que a torna um símbolo majestoso da região. Se você quer apreciá-la bem de perto, uma dica é ir na época seca, entre os meses de abril e novembro.

Outra detalhe importante que você precisa saber é como chegar até a queda d’água. No parque existem duas trilhas que conduzem até ela: uma que leva à parte baixa da cachoeira, de 2,5 km, e tem como destino final riachos e um imenso poço; e a outra que leva à parte alta da cachoeira, de 8 km, que contempla pequenas quedas d’águas, lagos e uma vista espetacular da região.

Veja outras informações essenciais:

  • Ingressos: o valor da entrada custa R$ 10.
  • Horário de funcionamento: o parque está aberto das 8h às 17h. Para visitar a cachoeira na parte baixa, basta chegar até às 14h, já na parte alta, até às 11h. O parque tem o limite de 200 visitantes por dia.

É importante ressaltar que todas as trilhas são muito bem sinalizadas e você pode fazê-las na companhia de um guia, o que certamente vai deixar o seu passeio ainda mais interessante.

Onde ficar

Existem boas opções de descanso bem pertinho da Cachoeira do Tabuleiro. Se você gosta de contato com a natureza e também de se conectar com o verde, pode escolher entre campings ou pousadas aconchegantes.

Continua após o anúncio

Camping

O camping do Parí é uma boa opção para aproveitar a natureza local e conta com uma estrutura completa para receber os seus visitantes. O espaço possui restaurante, banheiro, é bastante arborizado e está pertinho do Parque do Tabuleiro.

Pousadas

A Pousada da Gameleira é uma outra opção bem localizada e está a poucos quilômetros da cachoeira do Tabuleiro. Ela possui restaurante, Wi-Fi, estacionamento gratuito, além de um belo bosque. Uma outra boa escolha é a Pousada Tabuleiro Eco, que também está próxima ao Parque. Ela oferece café da manhã completo, quartos bem equipados e conta com bar e restaurante.

Gostou das opções? Então é só escolher aquela que mais combina com a sua viagem e aproveitar bastante.

Vídeos de quem visitou e aproveitou a Cachoeira do Tabuleiro

Para inspirar ainda mais a sua viagem, separamos três vídeos que mostram em detalhes belas imagens e experiências de quem curtiu cada momento na cachoeira do Tabuleiro. Veja só!

Uma visão em 360º da cachoeira do Tabuleiro

Para começar, nada melhor que conhecer a imponência da cachoeira do Tabuleiro. O vídeo mostra o tamanho da queda d’água e simplesmente surpreende.

Um tour completo e informativo pela trilha baixa

Nesse vídeo, é possível conferir mais informações e dicas de quem escolheu trilhar pela parte baixa da cachoeira do Tabuleiro. As imagens são lindas e muito ricas em detalhes.

Conheça a maior cachoeira de Minas Gerais

Lagos, pequenas quedas d’águas e belas paisagens: o vídeo traz uma visão de tudo o que a cachoeira tem a oferecer. As imagens deixam claro o quanto o passeio é recompensador.

Numa reunião de poucos minutos, a cachoeira do Tabuleiro simplesmente hipnotiza por tanta beleza, não é mesmo?

13 Fotos da Cachoeira do Tabuleiro para aumentar o seu desejo em conhecê-la

Certamente você já está apaixonado pela Cachoeira do Tabuleiro. Mas que tal conhecer mais detalhes de cada cantinho da queda d’água? Separamos os melhores registros de quem visitou esse verdadeiro paraíso de Minas. Confira:

1. De longe a beleza da cachoeira surpreende

2. Assim como a sua imponência entre céu e montanhas

3. Não é por menos que ela é uma das mais belas do país

4. É impossível não se encantar por cada detalhe que ela oferece

5. Você sabia que a cachoeira tem o formato de coração?

6. De longe já é possível perceber

7. Um detalhe para transformar a trilha em um belo passeio a dois

8. De perto, a cachoeira tem muito mais a presentear

9. Inclusive, com um belo arco-íris. Que tal?

10. Na parte alta, você pode aproveitar belas piscinas naturais

11. E na parte baixa, cada detalhe da queda d’água

12. Vai ser difícil não se apaixonar por esse paraíso

13. Então permita-se viver intensamente cada momento por lá!

Impossível não se apaixonar por essas belas imagens, não é? Então não deixe de criar os seus próprios momentos visitando a cachoeira do Tabuleiro.

Que tal aproveitar para conhecer outras belas cachoeiras de Minas Gerais? O estado guarda ainda mais belezas naturais de encher os olhos.

 
   

PARA VOCÊ