Catas Altas: uma pequena cidade cheia de história e belezas naturais

Escrito por Gabriella Soares

Catas Altas é uma pequena cidade do interior de Minas Gerais em que se pode encontrar alguns dos melhores exemplos de turismo regional. Com igrejas históricas, tradição de vinicultura, várias cachoeiras, serras e outras belezas naturais, essa é uma viagem completa. Seja pela tradição e história locais ou pelo lugar perfeito para fazer ecoturismo, vale a pena conhecer essa cidade.

Continua após o anúncio

Como chegar em Catas Altas

Localizada ao lado da Serra o Caraça, Catas Altas fica a cerca de 120 quilômetros de Belo Horizonte. Partindo da capital de Minas Gerais, é possível chegar à pequena cidade a partir de uma viagem direta pela BR 381, em um trajeto de duas horas de carro, táxi ou ônibus. Para quem vai de ônibus, a empresa que faz o trajeto é a Pássaro Verde, que vai até Santa Bárbara.

Como ir de Santa Bárbara a Catas Altas

Se você estiver em Santa Bárbara ou chegar até essa cidade de ônibus, a viagem até Catas Altas é bem rápida. O trajeto é praticamente em linha reta, de não mais do que 15 quilômetros de distância, pela rodovia MG-129. Em cerca de 15 minutos é possível visualizar a placa de entrada para a cidade.

O que fazer em Catas Altas

Como em outras cidades de Minas Gerais, Catas Altas possui uma mistura de locais para se fazer ecoturismo e turismo religioso. São diversos os locais em que é possível aproveitar essa charmosa cidade mineira, com algumas das mais belas paisagens da região. Veja abaixo alguns dos principais pontos turísticos da região, seja para curtir a cultura religiosa ou a sua exuberante natureza, incluindo opções para aproveitar a noite na cidade.

1. Santuário do Caraça

Um dos lugares mais procurados em Catas Altas é o Santuário do Caraça, um complexo que faz parte da primeira igreja neogótica do Brasil. A beleza e a grandiosidade do local fica por conta, principalmente, do seu jardim, que foi construído de forma planejada e continua muito bem preservado, do lado de fora dos quartos do Santuário do Caraça que serviam como hospedagem aos peregrinos católicos antigamente.

2. Festa do Vinho

Muitos visitantes procuram Catas Altas por conta de um de seus principais festivais, a Festa do Vinho, um evento que reúne o melhor da gastronomia e do vinho de jabuticaba de toda a região. Além das delícias da Festa, é possível ter contato com a cultura local, por meio de apresentações musicais e conhecer também a produção de vinho da cidade, com visitas aos produtores da região, que são sempre muito hospitaleiros.

3. Cachoeira da Santa

A Cachoeira da Santa é a que fica mais próxima da Praça da Matriz, a principal da cidade. Sua beleza está em sua queda d’água de aproximadamente oito metros de altura, reunindo as condições ideais para se refrescar. É nesse local também que muitos visitantes podem fazer canionismo. Além disso, a Cachoeira da Santa é uma das de mais fácil acesso, com uma trilha de pouco mais de um quilômetro.

4. Cachoeira do Quebra Ossos

Outra queda d’água para aproveitar em Catas Altas é a Cachoeira do Quebra Ossos. Essa cachoeira é uma das quedas d’água do Córrego do Mosquito e é uma das melhores para se nadar, já que conta com um poço grande, de até 40 metros de comprimento. É um dos melhores lugares para relaxar e aproveitar as águas refrescantes que são características da região. Vale a pena conhecer.

5. Bicame de Pedra

O Bicame de Pedra é um aqueduto que fica as margens de Catas Altas, aos pés da Serra do Caraça. A estrutura tem cerca de 100 metros, com degraus laterais onde é possível observar o canal em que a água passava antigamente, assim como a paisagem da cidade.

Continua após o anúncio

6. Matriz de Nossa Senhora da Conceição

Um dos pontos mais conhecidos de Catas Altas é a igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, que fica na principal praça da cidade. A construção tem um estilo barroco e não está completa por conta da falta de recursos – começou a ser construída no Ciclo do Ouro e nunca foi concluída. Ainda assim, a Matriz reúne alguns dos mais belos exemplares de arte sacra em sua parte interna.

7. Cachoeira Cascatinha

A Cachoeira da Cascatinha fica próxima ao Santuário do Caraça e é acessível pela parte de trás deste ponto turístico. Essa cachoeira conta com quatro quedas d’água, sendo que a maior delas chega a até 40 metros de altura, um dos motivos para que ela seja uma das mais procuradas pelos visitantes de Catas Altas. É o lugar ideal para aproveitar o tempo quente e tomar banho de cachoeira.

8. Cachoeira Maquiné

Com uma queda d’água de pouco mais de 20 metros de altura, a Cachoeira Maquiné é uma das maiores a região. Seu poço é relativamente pequeno, com três metros de diâmetro, então é possível aproveitar as águas, mas não é a melhor para se nadar realmente. Outras formas de se aproveitar a área é com as práticas de rapel e canionismo, que são muito procuradas pelos visitantes mais aventureiros.

9. Pico dos Horizontes

Também conhecido como Pico Catas Altas ou Agulhinha, o Pico dos Horizontes fica em uma trilha próxima à Praça da Matriz. A trilha tem cerca de cinco quilômetros e conta com trechos íngremes, já que o morro tem aproximadamente 1,8 mil metros de altura. Além da aventura de subir até o Pico, a grande atração de ir até o local é a incrível paisagem que é possível ter acesso.

10. La Violla

Um dos locais mais indicados para aproveitar a noite na pequena cidade de Minas Gerais é o La Violla, um restaurante e cervejaria. O local de decoração rústica, oferece um interessante cardápio de comida brasileira e bebidas artesanais, com mais de 400 rótulos de cervejas de todo o mundo. Assim, o La Violla é um dos pontos para se reunir durante a noite e aproveitar os diferentes sabores mineiros.

Essas são alguns dos principais pontos turísticos de Catas Altas, seja para aproveitar a cidade em si ou para fazer ecoturismo. E existem ainda muitas outras belezas na região, que conta com uma exuberante natureza, cheia de rios, cachoeiras e picos. Então monte o seu roteiro com as atrações que chamaram mais a sua atenção e esteja disposto a se aventurar por essa encantadora cidade mineira.

5 hotéis e pousadas encantadoras para se hospedar

Se o que você deseja é aproveitar ao máximo todas as atrações de Catas Altas, o melhor é se hospedar na cidade ou na região. Assim, você garante que esteja próximo aos principais pontos turísticos, além de poder vivenciar a cultura e clima local completamente. Por isso, reunimos abaixo algumas das melhores opções de hotéis e pousadas para você. Confira:

  • Hostel Pôr do Sol – $: com piscina ao ar livre, jardim e um lounge compartilhado, esse hostel é muito confortável, com quartos amplos e até uma cozinha compartilhada.
  • Pousada Portas da Lua – $$: essa pousada conta com um lindo jardim, estacionamento privativo e um elogiado buffet de café da manhã. Além disso, seus quartos são confortáveis e possuem uma maravilhosa vista para a cidade.
  • Rez Home Catas Altas – $$: com casas de temporada para serem alugadas, essa hospedagem conta com jardim, estacionamento, três quartos e cozinha equipada. Além disso, há também máquina de lavar e uma banheira de hidromassagem.
  • Pousada Terra Mineira – $$$: essa pousada foca no conforto, já que você pode encontrar restaurante, bar, jardim e piscina, tudo em um lugar. Além disso, há também uma churrasqueira e um buffet de café da manhã.
  • Pousada Vivendas da Serra – $$$$: já nessa hospedagem é possível encontrar um bar e lounge, além de um belo restaurante e uma piscina sazonal ao ar livre.

Não deixe de comparar cada uma dessas alternativas e escolher qual é a melhor hospedagem para o que você espera da sua viagem. Seja qual for a sua escolha, uma coisa é certeza: em todas você vai encontrar conforto e facilidade para aproveitar a sua viagem nessa pequena e charmosa cidade mineira.

Vídeos de Catas Altas para você se preparar para sua viagem

Sendo a cidade de Catas Altas um ótimo lugar para praticar ecoturismo, é importante que o visitante se prepare para a sua viagem. E a melhor forma de fazer isso, é conferir as experiências de quem já visitou a cidade e aproveitou todas as suas tradições, construções históricas e sua exuberante natureza. Veja abaixo uma seleção com alguns dos melhores vídeos:

Catas Altas e suas maravilhosas atrações

Este vlog do canal Um olhar com Sabrina mostra em detalhes as principais paisagens da cidade, sejam as naturais ou as histórias, incluindo um pouco da Serra do Caraça.

Um ótimo lugar para uma viagem de casal

Pela experiência do canal Blog Casal Mil é possível ver que essa é uma viagem com grande potencial romântico, levando em conta as belas paisagens que é possível conhecer em sua região.

As belezas naturais das cachoeiras de Catas Altas

Uma das melhores opções para aproveitar a região são suas cachoeiras, como a Cachoeira da Santa e Maquiné, como você pode conferir nesse vídeo recheado com as belezas de Catas Altas.

A pequena e encantadora Catas Altas

Com este rápido vídeo, é possível conhecer um pouco mais da história dessa cidade, assim como as suas principais atrações e o clima interiorano que faz parte do local.

Belas e encantadoras paisagens

Já neste vídeo, é possível conhecer a cidade de Catas Altas por uma perspectiva diferente, com imagens aéreas da cidade e de seus principais pontos turísticos.

Não deixe de anotar todas essas informações e dicas sobre esse maravilhoso destino. Assim, você garante que a sua viagem seja a mais tranquila possível e que você esteja preparado para qualquer imprevisto.

20 fotos encantadoras de Catas Altas para te convencer a viajar

A mistura de local histórico com uma exuberante natureza faz com que muitos turistas adorem as experiências que Catas Altas reserva. Esse é um local de muita beleza, o que pode ser mais do que verificado em imagens dessa bela e pequena cidade mineira. Veja abaixo uma seleção das melhores fotos desse pequeno paraíso e tenha a certeza de que essa precisa ser a sua próxima viagem.

1. Um dos lugares mais procurados em Catas Altas é o Santuário do Caraça

2. Que conta com um jardim incrível e muito bem preservado

3. Jardim esse que é um dos queridinhos dos casais que visitam a região

4. Outros pontos turísticos muito procurados na cidade são suas cachoeiras

5. Como a linda Cachoeira Quebra Ossos e suas águas refrescantes

6. Mas a mais famosa é a incrível Cachoeira da Santa

7. Que impressiona a todos pela altura de sua queda d’água

8. O Bicame da Pedra também é um ponto turístico muito procurado

9. Seja pelos casais, que podem até fazer um piquenique no local

10. Ou pelas pessoas interessadas pela linda vista que o Bicame proporciona

11. Outro ponto da cidade é a Matriz de Nossa Senhora da Conceição

12. Um lugar muito querido por toda a cidade de Catas Altas

13. Assim como o impressionante Pico dos Horizontes

14. Que garante uma vista incrível das montanhas da Serra do Caraça

15. Esse é um lugar que merece uma visita, com toda a certeza

16. Até mesmo pela exuberante natureza que faz parte de sua paisagem

17. A Cachoeira Cascatinha é outro lugar incrível para conhecer

18. Com uma linda paisagem para aproveitar e se refrescar

19. Assim como a linda Cachoeira Maquiné

20. Que conta com uma linda paisagem para os visitantes

Essa é uma cidade verdadeiramente encantadora, não é? Não deixe de conhecer Catas Altas e aproveitar a sua história, seus sabores e sua incrível natureza. E já que você vai estar pelo estado, se informe e viaje para outras cidades imperdíveis em Minas Gerais, que reservam diversas maravilhas desse charmoso cidade brasileira.