Caravelas: saiba o que fazer na cidade colônia da Bahia

Escrito por Sheila Almendros

A pequena cidade litorânea de Caravelas, na Bahia, é um destino bastante procurado por viajantes que praticam mergulho. Sua infraestrutura, formada por ótimos hotéis e restaurantes, chama a atenção de todos os tipos de turistas. E para você saber como aproveitar ao máximo este local, que tal conferir as dicas a seguir?

Continua após o anúncio

Onde fica Caravelas e como chegar

Caravelas fica no litoral sul do estado baiano. Para chegar até lá partindo do sul da Bahia, você pegará a BR 101 com destino a Teixeira de Freitas. Chegando ao trevo, basta continuar pela BA 290 e seguir as orientações das placas para Alcobaça e, em seguida, para Caravelas.

Partindo do norte do estado, ou até mesmo de Salvador, você pegará a BR 101 para Itamaraju e, de lá, siga as placas para Prado. Depois, é só pegar a BA 489 até Alcobaça e seguir as orientações da estrada novamente.

História de Caravelas

Caravelas foi uma das primeiras regiões a serem visitadas pelos navegadores, em 1503, mas foi fundada oficialmente em 1581, tornando-se um município em 1700. A cidade foi o principal motivo de combate entre Portugal e o Brasil em 1823, durante a Guerra da Independência. Atualmente, é um dos pontos turísticos conhecidos como ponto de partida para Abrolhos.

O que fazer por lá

Quer conhecer os melhores passeios para fazer em Caravelas? Tome nota das principais atrações da cidade e da região:

1. Parque Nacional Marinho dos Abrolhos

O Parque de Abrolhos é a principal atração de Caravelas e, além de um ponto turístico importante por sua missão, também é um dos maiores movimentadores da economia da cidade. O local abriga a maior biodiversidade marinha de todo o Oceano Atlântico Sul e vale a visita durante todo o ano, principalmente durante a temporada das baleias-jubartes – famosa pela reprodução e amamentação da espécie nas águas quentes do local.

2. Praia do Grauçá

Localizada na Barra, a Praia do Grauçá é uma das maiores praias de Caravelas e abriga as principais festas anuais da cidade: o Réveillon e o CarnaBarra. Muitos eventos esportivos também acontecem nessa orla, como torneios regionais de vôlei de praia e futebol de areia. A infraestrutura é completa, com centenas de hotéis no entorno, e muitos turistas marcam presença constantemente no local.

3. Centro Histórico

Não deixe de visitar e fotografar as construções coloniais datadas do século XIX, em estilo art nouveau, além das casinhas antigas com azulejos de Macau em suas fachadas. O passeio pelo centro histórico pode começar pelas ruas Sete de Setembro e Barão do Rio Branco, passando pelas praças com sobrados que dividem espaço com a Igreja Matriz de Santo Antônio e Igreja Santa Ifigênia. Você se encantará com o cenário!

Continua após o anúncio

4. Praia do Quitongo

A praia do Quitongo é uma praia fluvial localizada na margem esquerda do Rio Caravelas. No início do século passado, o local abrigava uma plantação de algodão e mandioca, pertencente aos 13 moradores que por ali viviam. Hoje, além de ser uma praia praticamente selvagem, também sedia o Centro de Visitantes do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos.

5. Praia de Iemanjá

Essa praia bem escondida preserva muito da Mata Atlântica e, para acessá-la, é necessário pegar uma estrada de terra. Durante o verão, ela é uma das praias mais agitadas de Caravelas, mas, na baixa temporada, o sossego é garantido. Há poucas barracas, mas atendem bem os visitantes, com um cardápio caprichado de petiscos e pratos frescos. Um passeio para toda a família!

Visitar Caravelas é uma mistura de viagem no tempo com uma bela dose de ecoturismo. Não deixe de conhecer as praias, a natureza e toda a história que a cidade tem para contar.

Hotéis e pousadas

Para seu roteiro ficar completo, escolha a dedo a hospedagem perfeita para a sua viagem. Confira ótimas sugestões:

  • Pousada Girassol – $: com café da manhã incluso na diária, essa hospedagem oferece o melhor custo-benefício, além de ótima localização.
  • San Bernardo Apart-Hotel – $$: com ótimas avaliações de quem já passou por lá, o estabelecimento ainda conta com piscina ao ar livre e ótima infraestrutura.
  • Hotel Marina Porto Abrolhos – $$$$$: de frente para o mar da praia de Grauçá, o hotel oferece bangalôs projetados em estilo aconchegante da Polinésia, garantindo tranquilidade e uma experiência única.

Gostou das opções? Agora, é só escolher qual delas tem mais a ver com o seu estilo de viagem!

Vídeos sobre Caravelas para aumentar a sua vontade de viajar

Os vídeos a seguir são mais um aperitivo para você ficar com vontade de fazer as malas rumo a Caravelas. Acompanhe:

Caravelas vista de cima

Conheça Caravelas de cima, com registros incríveis de um drone: partindo da vila dos pescadores, sobrevoando toda a margem do rio e terminando a viagem no centro histórico da cidade.

Caravelas em menos de 3 minutos

Conheça toda a simplicidade e charme de Caravelas, sua população, os pontos turísticos e a rotina desse ponto de partida para o Parque de Abrolhos.

Conhecendo Abrolhos

Nesse vlog, você entenderá por que visitar Abrolhos na época das jubartes se torna tão especial – os registros são emocionantes!

Sentiu como Caravelas vai ganhar seu coração fácil fácil? Comece já a planejar sua viagem para esse paraíso!

15 fotos que mostram todos os encantos de Caravelas

Já que uma imagem diz mais que mil palavras, que tal conferir cliques incríveis de Caravelas publicados no Instagram? Olha só:

1. Caravelas é a porta de entrada de Abrolhos

2. Atração que movimenta a economia da cidade

3. E chama a atenção de viajantes do mundo todo

4. Mas Caravelas oferece também uma simplicidade ímpar

5. E ainda tem muita história para contar

6. Você se encantará com a visita das jubartes

7. E também com os outros moradores nativos da região

8. A tranquilidade da cidade é inspiradora

9. É um destino perfeito para recarregar as energias

10. Seja passeando pelo centro histórico

11. Ou apreciando um belíssimo pôr do sol

12. Caravelas te proporcionará dias inesquecíveis

13. Longe de toda a agitação de uma cidade grande

14. E com contato direto com a fauna e flora local

15. Que merecerão todos os registros possíveis!

O que achou das atrações de Caravelas? Aproveite para conhecer um pouco mais sobre Abrolhos e saiba como curtir o arquipélago da melhor maneira.