Corumbau: um paraíso cheio de encantos no litoral sul da Bahia

Escrito por Luiz Felipe Gomes

Corumbau, na língua dos índios Pataxós, significa “lugar distante”, e por isso é um ótimo destino para quem busca relaxar e se desconectar. A pequena vila, ainda pouco conhecida, está localizada no litoral da Bahia e reúne belas praias, uma paisagem emoldurada e tem status de paraíso. Para conhecê-la, confira abaixo o nosso guia com excelentes dicas de passeios!

Continua após o anúncio

Onde fica Corumbau e como chegar

Corumbau é uma vila de pescadores localizada no extremo litoral sul da Bahia e faz parte da Reserva Extrativista Marinha de Corumbau. O pequeno povoado está a aproximadamente 90 km do município de Prado e fica a 220 km de Porto Seguro, cidade com o aeroporto mais próximo.

Para chegar até nosso destino, o melhor trajeto é feito pela BR-101, com direção à cidade de Itamaraju, e seguindo até Prado, pela BR-489. Também é possível chegar de barco, através dos municípios de Cumuruxatiba e Caraíva, que são vizinhos à vila. Para quem pretende viajar de transporte público, a Rodoviária de Itamaraju é a melhor opção.

O que fazer em Corumbau

Com mais de 15 km de praias, mar paradisíaco e um visual incrível, não faltam bons passeios para fazer em Corumbau. Confira, a seguir, os principais destinos e os lugares que são obrigatórios para você conhecer:

1. Praia da Ponta do Corumbau

Com um litoral exuberante e ainda pouco explorado, a Praia da Ponta do Corumbau promete momentos únicos. Isso porque a orla, que é a mais visitada pelos turistas, possui águas com temperaturas agradáveis, areia fina e piscinas naturais incríveis. Com o vai e vem da maré, relaxar será a sua obrigação preferida por lá. Então, não deixe de aproveitar cada momento!

2. Recife de Corais Itacolomi

Visitar as águas cristalinas do Recife de Itacolomi é uma das formas mais límpidas de imersão na natureza, por isso esse é mais um passeio único do nosso destino. O local revela o melhor da vida marinha com belos corais, peixes coloridos e piscinas naturais de tirar o fôlego. Localizada a meia hora do centro de Corumbau, a atração é uma ótima opção para mergulhos, principalmente de snorkel.

3. Rio Corumbau

Pertinho da Ponta do Corumbau, o Rio Corumbau é uma excelente pedida para quem busca curtir também o aconchego das águas doces. O rio é um dos mais bem preservados da região e é ideal para um banho pós-mar, além de passeios de barcos. Para os amantes de uma boa aventura, é possível conhecê-lo por meio de caiaques e canoas e, assim, também descobrir muitas surpresas.

4. Costa das Baleias

A Costa das Baleias abrange cinco municípios baianos e, dentre eles, está Corumbau. Essa região reserva tranquilidade e calmaria, além de abraçar praias semidesertas e uma vida marinha bem preservada. Um destaque do local é que, entre os meses de julho e outubro, as baleias jubarte escolhem a região para a sua estadia, encantando os visitantes.

Continua após o anúncio

5. Pôr do sol

O pôr do sol em Corumbau é um dos espetáculos mais encantadores que o nosso destino proporciona e, por isso, apreciá-lo é uma atividade essencial. Entre o mar de águas cristalinas e uma natureza única, o horizonte do local é simplesmente surpreendente. Ideal para fazer excelentes registros, esse momento também pede uma boa companhia, então não deixe de vivê-lo a dois.

6. Aldeia Indígena de Barra Velha

A aldeia indígena de Barra Velha fica muito próxima de Corumbau, e visitá-la representa um excelente passeio cultural. O local mantém viva a tradição dos índios Pataxós, que, além de apresentarem a sua cultura aos visitantes, são sempre muito receptivos e cordiais. O destaque do espaço está no artesanato e em proporcionar muitas prosas e conversas. Por lá, é possível comprar bijuterias, colares e outros belíssimos artefatos feitos à mão.

7. Caraíva

Localizada a cerca de 8 km de Corumbau, Caraíva é uma opção de destino mais descontraído na região e, por isso, também entra para a nossa lista. A pequena vila oferece belas praias, ótimos restaurantes e uma vida noturna bem agradável. Se você gosta de música ao vivo à beira da praia, luau e cantinhos bem aconchegantes, certamente vai adorar conhecê-la também.

De fato, não faltam boas opções para aproveitar esse charmoso destino do litoral da Bahia. A união de muitas belezas naturais com inúmeras atividades é garantia de excelentes passeios!

Onde comer em Corumbau

Uma das principais características de Corumbau é a culinária saborosa à base de frutos do mar, e a maioria dos restaurantes locais segue a referência com muito gosto. O restaurante Canal do Pampo, por exemplo, oferece ambiente aconchegante, comida deliciosa e tem como destaque um arroz de polvo indescritível. Outra boa pedida é o Cantinho da Carla, que fará você se sentir em casa com seus sabores.

O restaurante Beira Rio Caraíva também promete uma refeição bem saborosa à beira- mar, já que une pratos deliciosos com um ambiente ideal para reunir a família. Outra boa sugestão é a Culinária Central, que se destaca com frutos do mar grelhados, ótimas opções de bebidas e pratos vegetarianos muito saborosos.

Onde se hospedar

Para conhecer Corumbau com toda disposição e aproveitar todos os passeios, é importante descansar em hospedagens bem aconchegantes, não é? A seguir, separamos ótimas sugestões para você ter uma estadia com o máximo de tranquilidade. Veja só:

  • Pousada Aroeira – $: localizada em Caraíva, essa pousada possui quartos climatizados e aconchegantes, sendo ideal para quem busca viajar em família. Um destaque do local é a simplicidade de seus espaços livres, que são arborizados e proporcionam bons momentos com a natureza.
  • Pousada Canal do Pampo – $$: essa pousada é a opção mais bem localizada em Corumbau. Ela possui quartos bem equipados, com ar condicionado, wi-fi e TV. Entre seus principais destaques, estão um restaurante repleto de comidas típicas e uma área de lazer localizada na beira da praia.
  • Pousada Vila das Mangabeiras – $$$: localizada a 6 km do centro e perto das principais praias, essa opção oferece um espaço bem aconchegante com terraço, piscina, lounge e jardim. Além disso, o estabelecimento disponibiliza estacionamento gratuito e quartos grandes e confortáveis.
  • Hotel Vila Naia – $$$$$: o Vila Naia é a opção de hospedagem mais luxuosa em Corumbau, misturando rusticidade e conforto em seu espaço. Entre as suas principais comodidades, estão serviços de massagens, piscina ao ar livre, bar e restaurante com sabores elogiadíssimos.

Com opções mais simples e outras mais aconchegantes e luxuosas, é possível aproveitar os dias em nosso destino com muito sossego. Basta escolher a sugestão que mais combina com a sua viagem e curtir bastante!

Vídeos de Corumbau que mostram como esse destino é encantador

Para tornar o seu passeio por Corumbau mais interessante, separamos excelentes dicas de quem já visitou o nosso destino. A seguir, confira belas imagens e mais informações essenciais para o seu roteiro de viagem:

Tour pela Ponta do Corumbau

Nesse vídeo vlog, você vai descobrir os melhores destinos da charmosa Ponta do Corumbau e ainda conhecer passeios imperdíveis para fazer no local. Aproveite para anotar a rota escolhida e também incluí-la em sua tour.

Imagens aéreas fascinantes da região

Esse vídeo reúne lindas imagens aéreas de Corumbau e destaca os detalhes únicos da bela natureza que cerca o nosso destino. Certamente, você vai se encantar com os registros!

Como chegar à Corumbau

Nesse vídeo, você vai conhecer novas formas de chegar ao nosso destino e, além disso, conferir detalhes importantes para fazer a sua viagem. Aproveite para anotar o trajeto que mais combina com o seu roteiro.

Com essa reunião de belas dicas e imagens, o seu roteiro por Corumbau já está completo. No próximo tópico, veja mais detalhes do que espera por você nesse paraíso.

12 fotos encantadoras de Corumbau para você se apaixonar

Certamente, você já está encantado por Corumbau, mas ainda há mais detalhes únicos para você apreciar no nosso destino. A seguir, veja uma seleção dos melhores registros de quem já visitou esse paraíso:

1. Conhecido como o Caribe da Bahia, Corumbau reluz tranquilidade

2. Com uma orla charmosa cercada por uma bela natureza

3. Cada cantinho revela sempre uma paisagem encantadora

4. Por lá, passear pela praia é sinônimo de sonho

5. E velejar pelas águas tranquilas é sempre uma excelente opção

6. Conhecer a Ponta do Corumbau é um passeio obrigatório

7. E descansar à beira-mar também promete ser marcante

8. O pôr do sol é outro destaque que merece a sua atenção

9. Você certamente vai se encantar com o belíssimo horizonte

10. E, claro, agradecer por viver momentos únicos

11. Em meio a tantas belezas, Corumbau é mesmo um destino fascinante

12. Então, não deixe de visitá-lo e vivê-lo o quanto antes!

Com belas praias, mar paradisíaco e uma natureza exuberante, Corumbau é simplesmente um destino cheio de encantos. Embora esteja distante, não há dúvidas de que esse paraíso vale a pena ser desbravado. Outro recanto que também merece sua visita é Cumuruxatiba, um cantinho onde a calmaria também rouba a cena.