Descubra as belezas de Coxilha Rica, um paraíso da serra catarinense

Visitar Coxilha Rica é uma ótima ideia para quem busca curtir um fim de semana na serra catarinense e descansar de uma rotina agitada. Por isso, conheça as principais atrações que você vai encontrar na região e prepare-se para viver esta experiência!

Publicidade

Índice do conteúdo:

Onde fica Coxilha Rica

Coxilha Rica é um distrito que fica localizado no município de Lages, em Santa Catarina. A região possui cerca de 100 km² e é conhecida por suas belas fazendas, rios e paisagens. As cidades de Lages, Capão Alto e Painel fazem parte da região de Coxilha Rica.

Como chegar

Para chegar em Coxilha Rica, você pode desembarcar no Aeroporto Federal Antônio Correia Pinto de Macedo, que fica a 77 km do destino. Em seguida, é recomendável alugar um carro para concluir o trajeto. Como Coxilha Rica é uma região rural, você terá mais comodidade para se deslocar ao alugar um veículo.

A região é uma planície da serra catarinense conhecida por suas belezas naturais, sua arquitetura e pela sua importância histórica. Aproveite sua viagem para conferir cada atração desse lugar magnífico.

O que fazer para aproveitar a sua viagem em Coxilha Rica

Não vão faltar lugares para conhecer nesse paraíso da serra catarinense. Veja a seguir algumas atrações que você pode conferir para explorar essa região turística:

1. Corredor de Tropas

Esse local é conhecido como corredor de tropeiros porque é um caminho demarcado que liga a região de Coxilha Rica com São Paulo. Sendo assim, é considerada a primeira ligação terrestre entre essas regiões e era usado pelos tropeiros para transportar gado no século XVIII. O ponto mais conservado do Corredor de Tropas possui aproximadamente 3 km e fica localizado próximo à Ponte do Rio Pelotinhas, se estendendo até a Fazenda Bela Vista.

2. Rio Pelotinhas

O Rio Pelotinhas é uma atração bastante frequentada pelos turistas e moradores locais. Assim, nos fins de semana, é comum ver pessoas acampando no local, apesar de não haver uma estrutura adequada para isso. O rio também é perfeito para banho e você pode aproveitar as belas paisagens para registrar cada momento do seu passeio.

Publicidade

3. Passeio a cavalo em Coxilha Rica

Coxilha Rica é uma região perfeita para curtir um passeio a cavalo. Você pode aproveitar essa atividade sozinho ou junto com sua família. Para isso, existem vários guias turísticos que oferecem pacotes, incluindo até mesmo uma cavalgada de 6 dias pela região. Dessa forma, você vai poder conhecer as principais fazendas do local, passar pelo Caminho das Tropas, por rios e muito mais.

4. Fazenda Estrela

A Fazenda Estrela é uma propriedade com mais de 100 anos e que oferece turismo rural na região de Coxilha rica. Lá você pode curtir um dia em família, cavalgar e aproveitar a culinária local. Os vinhos oferecidos na fazenda são o diferencial da propriedade. Para agendar a sua visita, entre em contato pela rede social da fazenda.

5. Queijo Serrano Tropeiro Velho

Nada melhor do que provar um bom queijo artesanal na serra catarinense, não é mesmo? Para isso, há diversas lojinhas artesanais que vendem queijos dos mais variados tipos. Você pode aproveitar para provar estas delícias junto a um bom vinho.

6. Fazenda Lua Cheia

A Fazenda Lua Cheia é um dos locais mais conhecidas de Coxilha Rica. Este local já recebe turistas há mais de dez anos. É possível se hospedar na fazenda ou apenas fazer uma visita para passar um dia no campo e provar da culinária local. Para isso, é preciso fazer um agendamento prévio.

7. Fazenda Guarda Mor

É uma das fazendas mais antigas da região de Coxilha Rica. Foi fundada por Antônio Correia Pinto de Macedo, que também fundou o município de Lages. A Fazenda Guarda Mor pertenceu a família Ramos e se destaca pela sua arquitetura singular, que lembra um castelo medieval.

Você certamente vai ficar bem ocupado conhecendo todas as atrações que Coxilha Rica oferece. A região possui muitas opções de atividades ao ar livre, sendo ideal para pessoas que gostam de explorar a natureza.

Onde se hospedar

Você vai encontrar diversas opções de hospedagem em Coxilha Rica e nas suas proximidades. Por isso, veja a seleção com algumas delas, que certamente vai facilitar sua busca:

  • Chalé Estância Ouro Verde – $: esta é uma boa opção para quem gosta de mais privacidade e comodidade. Assim, você pode aproveitar o ótimo custo-benefício para alugar um chalé com quarto, sala, cozinha e dois banheiros para você e sua família.
  • Boqueirão Hotel Fazenda – $$$: localizado a 17 km de Coxilha Rica, esse hotel fazenda oferece uma ótima experiência para seus hóspedes. Dessa forma, as refeições são inclusas no preço da diária e você pode aproveitar para fazer passeios ao ar livre, pescar e apreciar a vista do jardim.
  • Cerro Azul Hotel Fazenda – $$$: a hospedagem oferece um espaço de luxo para os visitantes. Assim, possui diversas comodidades, como lounge compartilhado, clube, parque infantil, piscina, academia, bar e restaurante.

Não esqueça de conferir todas as comodidades e analise se as opções estão de acordo com o que você e sua família buscam. Depois, prepare-se para fazer a sua reserva com alguns dias de antecedência para aproveitar melhor o seu passeio.

10 fotos encantadoras de Coxilha Rica para admirar cada paisagem

Coxilha Rica é um cenário rural que possui paisagens lindíssimas. Por isso, confira a seguir alguns cliques que mostram um pouco da beleza do lugar:

Publicidade

1. Viajar para Coxilha Rica pode ser uma experiência incrível

2. O lugar é perfeito para contemplar as paisagens

3. É ainda mais perfeito para quem quer descansar

4. Passear ao ar livre

5. E aproveitar cada detalhe da natureza

6. É um local de paz e aconchego

7. Se você quer conhecer um destino para passar alguns dias

8. Precisa visitar Coxilha Rica

9. Um destino turístico mais afastado

10. Que vai te trazer uma experiência de viagem única e inesquecível!

O que achou dessas fotos? As paisagens de Coxilha Rica são mesmo encantadoras. Além disso, você também pode aproveitar sua estadia para registrar belos cliques como esses!

Um pouquinho sobre Coxilha Rica para se preparar para viajar

Veja a seguir alguns vídeos com experiências de pessoas que já passaram pelo local. Dessa forma, aproveite para se inspirar e planejar a sua viagem também:

Um passeio pela Fazenda Lua Cheia

Acompanhe um breve passeio pela Fazenda Lua Cheia, uma das mais importantes da região. Assim, você vai poder conhecer um pouco sobre o funcionamento e a história da fazenda. Além disso, saiba como é a rotina para os turistas de maneira geral.

Publicidade

Conhecendo o Rio Pelotinhas

Nesse vídeo, você vai curtir um passeio até o Rio Pelotinhas. Assim, no local é possível tomar banho e apreciar um pouco da paisagem. Você também pode conhecer a Ponte Torta que fica acima do rio.

Passando por Coxilha Rica

Esse vídeo mostra como é a travessia pela região de Coxilha Rica. Dessa forma, veja como a simplicidade do local é contagiante e pode ser um espaço perfeito para passar um fim de semana ou até mesmo um feriado prolongado.

Santa Catarina guarda cenários naturais belíssimos e que merecem ser visitados. Se você gostou dessas paisagens, veja a Serra do Corvo Branco, uma atração linda para quem ama SC.