Serra catarinense: paisagens no Sul do Brasil que prometem tirar o fôlego

Escrito por Bárbara Costa

Já imaginou enfrentar temperaturas negativas e contemplar cenários bucólicos em plena Santa Catarina? A Serra Catarinense é o destino ideal para quem quer uma viagem pouco óbvia pelo estado reconhecido por seu litoral. A cerca de 200 km das lindas praias de Florianópolis, você encontra paisagens deslumbrantes e o melhor do ecoturismo.

Com as imagens abaixo, certamente a região será incluída no seu roteiro. Pronto para embarcar? Vamos lá!

Serra Catarinense: municípios

  • Lages
  • São Joaquim
  • Urubici
  • Urupema
  • Bom Retiro
  • Correia Pinto
  • Anita Garibaldi
  • Capão Alto
  • São José do Cerrito
  • Bocaina do Sul
  • Painel
  • Rio Rufino
  • Bom Jardim da Serra
  • Cerro Negro
  • Otacílio Costa
  • Campo Belo do Sul
  • Ponte Alta
  • Palmeira

Não faltam cidades charmosas para enriquecer seu percurso pela Serra Catarinense!

Pontos turísticos da Serra Catarinense

O próprio caminho até a Serra Catarinense promete encantar quem o percorre. Por lá, predominam o ecoturismo e o turismo rural (a região é considerada seu berço!), mas há muito mais. Abaixo, veja o que você não pode perder!

1. Serra do Rio do Rastro (Bom Jardim da Serra)

No caminho para chegar à cidade de Bom Jardim da Serra, você vai se surpreender com um dos cartões-postais do estado: uma estrada de aproximadamente 12 km, coberta pela Mata Atlântica e repleta de curvas fechadas. A área conta com mirantes para apreciar a vista, além de cânions e cachoeiras. Não deixe de se deslumbrar com a Serra do Rio do Rastro!

2. Serra do Corvo Branco (Urubici)

Localizada a cerca de 30 km do centro de Urubici, a Serra do Corvo Branco é uma das principais atrações naturais da região. Mais uma vez, trata-se de uma estrada sinuosa que corta as montanhas, a quase 1.500 metros de altitude. Os mirantes com as melhores vistas ficam no trecho com curvas que chegam a 180 graus. Inacreditável, não?

3. Morro da Igreja (Urubici)

O Morro da Igreja é o local com maior registro de neve do país. Ele tem cerca de 20 km de extensão, fica a mais de 1.800 metros de altitude e já atingiu temperaturas negativas que surpreendem no Brasil (como -7,8° C). Para subi-lo, é preciso pegar uma autorização na ICMBio, no centro de Urubici. A Pedra Furada é o principal atrativo do Morro, com 10 metros de diâmetro.

4. Cânion das Laranjeiras (Bom Jardim da Serra)

Para visitar esse lugar de vista estonteante, é preciso ter o acompanhamento de um guia de turismo e se informar sobre as condições vigentes (como taxas etc.) na Fazenda Santa Cândida, que dá acesso ao cânion. As fendas são de encher os olhos de qualquer visitante e ficam a 12 km do centro de Bom Jardim da Serra.

5. Centro Cultural Vidal Ramos (Lages)

O museu foi inaugurado apenas em 2016, mas a construção data do século passado. Após a restauração, o espaço passou a contar com visitas guiadas (nas quais você pode conhecer melhor a história local), galerias de arte e cafeteria, além de uma deliciosa área externa para convívio. Que tal incluir esse programa cultural entre um atrativo natural e outro da região?

6. Cachoeira do Avencal (Urubici)

Qualquer imagem será incapaz de mostrar o que você verá no Morro do Avencal: uma impressionante queda d’água com 100 m de altura. É possível chegar à cachoeira por cima (de carro) ou por baixo (de carro até certo ponto e fazendo uma trilha de 15 minutos depois). Os mais aventureiros aproveitam para praticar rapel na queda. E você, encararia uma programação mais radical?

7. Cânion do Funil (Bom Jardim da Serra)

Se você quer ter a chance de admirar essa inacreditável vista, não há como escapar de uma trilha de 7 km. A boa notícia é que, como a maior parte do trajeto é plana, o percurso é considerado de nível fácil. Vale lembrar que o local fica dentro de uma propriedade particular, o que significa que é necessário conseguir autorização para entrar, ok?

E então, já sabe quais desses lugares deslumbrantes vai visitar na Serra Catarinense?

15 fotos da Serra Catarinense

Conseguiu recuperar o fôlego depois de ver os principais pontos turísticos da Serra Catarinense? Não? Com as imagens a seguir, você vai se apaixonar ainda mais pelo local!

1. Dá para acreditar que esse cenário bucólico fica a menos de 200 km de Floripa?

2. E os caminhos sinuosos? Inacreditáveis, não?

3. Essas cascatas vão deixar seu trajeto na Serra do Rio do Rastro mais encantador

4. Mesmo vistos por outros ângulos, os paredões da Serra do Corvo Branco são lindos

5. Aliás, cenários como esses não são raros na Serra Catarinense

6. O Cânion do Funil, então, reserva uma beleza diferente em cada cantinho

7. Seu caminho terá mais uma agradável surpresa: a Cascata Véu da Noiva, em Urubici

8. Você consegue enxergar a Pedra Furada nesse cenário deslumbrante?

9. E tem como a sensação de paz e aconchego ser maior?

10. Talvez só no centrinho da fria São Joaquim, não acha?

11. A visão noturna da Serra do Rio do Rastro é indescritível

12. O pôr do sol também não deixa a desejar

13. A lua é mais uma atração à parte

14. Que tal um cafezinho com essa vista?

15. Adicione esse destino no mapa!

Convenceu-se de que a Serra Catarinense precisa entrar no seu roteiro por Santa Catarina? Deixe-se encantar pelas belíssimas paisagens e pelo gostoso friozinho!

PARA VOCÊ