Serra do Japi: cachoeiras, trilhas e muita aventura no interior de São Paulo

Escrito por Gabriella Soares

A Serra do Japi é um dos melhores locais para se aproveitar a parte preservada da Mata Atlântica no estado de São Paulo. O local tem cerca de 350 quilômetros quadrados e conta com uma rica diversidade de fauna e flora, com diversas trilhas, cachoeiras e animais típicos brasileiros. Ótima para se conectar com a natureza e se aventurar. Conheça!

Continua após o anúncio

Onde fica a Serra do Japi

Com cerca de 350 quilômetros quadrados, a Serra do Japi se espalha por quatro municípios do interior de São Paulo: Jundiaí, Cabreúva, Pirapora do Bom Jesus e Cajamar. A maior parte da reserva ambiental fica na cidade de Jundiaí, com mais de 91 quilômetros quadrados, por isso o acesso é por meio da cidade, que fica a aproximadamente 60 quilômetros de distância da capital de São Paulo.

Como visitar a Serra do Japi

Apesar da Fundação Serra do Japi ser a responsável pela área, não é ela que organiza as visitas e sim a Prefeitura de Jundiaí. Os turistas, individualmente ou em grupo e até 15 pessoas, podem conhecer a reserva aos finais de semana e feriados, das 8h às 17h. E é obrigatória o acompanhamento de um monitor credenciado.

O que fazer na Serra do Japi

A Serra do Japi é uma das únicas partes preservadas da Mata Atlântica no estado de São Paulo. E, sendo assim, sua grande extensão reserva muitas belezas e muita natureza para os seus visitantes. Esse é um verdadeiro paraíso para quem gosta de fazer ecoturismo. Confira abaixo as principais paisagens e atividades que você pode encontrar para aproveitar ao máximo essa encantadora parte do interior paulista.

1. Fundação Serra do Japi

Como a Serra do Japi é considerada uma Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, o trabalho de preservar e administrar o território de cerca de 350 quilômetros quadrados é da Fundação Serra do Japi. Nesse sentido, é essa instituição que organiza a atuação humana no local e trabalha para preservar essa parte da Mata Atlântica, com a Reserva Biológica Municipal da Serra do Japi, e estudar todas as suas belezas.

2. Trilhas da Ermida

Uma das melhores formas de conhecer as diferentes belezas da região é com suas trilhas e, nessa área, algumas das melhores são as Trilhas da Ermida. Essa é, basicamente, dois percursos diferentes, o do Trial ou do Condomínio, que se iniciam no posto avançado da Guarda Municipal PA11 e passa por diversas fontes de água doce, por áreas de floresta densa, cheia de flores, além de uma linda visão natural.

3. Trilhas da Malota

Já nas Trilhas da Malota, o visitante pode ter uma visão diferente da Serra do Japi, a partir da Reserva Biológica. Esse passeio também conta com dois percursos, que podem ser realizados em uma média de quatro horas cada. Aqui, além das lindas vegetações, é possível encontrar mirantes, brejos de altitude e também bicas d’água. É outra forma de conhecer a natureza e as belas paisagens locais.

4. Cachoeira Serra do Japi

Uma das principais cachoeiras da região, a Cachoeira Serra do Japi é acessível por meio da Trilha da Taturana. Com uma queda relativamente alta, mas sem muito espaço para nadar ou aproveitar as águas, o melhor desse local é ser um ponto de referência entre as trilhas e uma parada para se refrescar. Além disso, a cachoeira embeleza ainda mais a paisagem da Mata Atlântica.

5. Cachoeira da Morangaba

Outra queda d’água que é muito famosa na região é a Cachoeira da Morangaba, que conta com uma piscina relativamente grande, ideal para nadar, logo abaixo de seu paredão de quatro metros. Além disso, essa cachoeira é cercada por uma natureza exuberante. A sua trilha é rápida e de fácil acesso, mas a entrada é relativamente controlada pela prefeitura de Jundiaí por motivos de conservação das águas e da mata.

Continua após o anúncio

6. Fazenda Montanhas do Japi

A Fazenda Montanhas do Japi é uma das mais visitadas da área e fica na região de Santa Clara. Neste local encontra-se a diversidade da fauna e da flora da Serra do Japi, com centenas de espécies de borboletas, de eucaliptos e encantadoras famílias de capivaras. Além disso, na fazenda há lagos, trilhas para caminhada e passeios de bicicleta. A diária é R$ 80, incluindo café da manhã e almoço.

7. Restaurantes

Em toda a região da Serra do Japi é possível experimentar um pouco da culinária local, muito influenciada pela tradição caipira. Os diversos restaurantes espalhados pelas cidades apresentam diferentes sabores, mas todas apostam em sabores fortes e caseiros. Além disso, nas fazendas que recebem os visitantes também é possível experimentar cafés da manhã com pão caseiro e feito na hora. Vale muito a pena conhecer esses diferentes lugares.

A Serra do Japi é um lugar maravilhoso para conhecer e entrar em contato com a natureza. Então, faça o seu roteiro com as atrações que chamaram mais a sua atenção e conheça esse lindo lugar de natureza preservada. Com tantos locais e uma rica diversidade de fauna e de flora, essa é uma viagem que promete muitas aventuras e muita beleza natural em meio ao interior de São Paulo.

Vídeos sobre todas as belezas e aventuras desse destino

Uma das partes mais importantes de se fazer ecoturismo é a preparação antes mesmo de viajar. E, para isso, não há nada melhor do que conferir as experiências de quem já viajou e aproveitou tudo da Serra do Japi. Confira abaixo uma seleção dos melhores vídeos:

Aventuras em meio a natureza para toda a família

Neste vídeo é possível ver em detalhes um dos caminhos em meio a Serra do Japi e as belezas encontradas, assim como as possíveis dificuldades do percurso.

As belezas da hidrografia da Mata Atlântica

Com esse vlog você pode conhecer os detalhes do caminho até as cachoeiras da Serra do Japi, incluindo as pequenas trilhas que dão acesso as quedas d’água.

Para quem curte uma aventura de bike

Uma das principais atrações da região são as trilhas específicas para a prática de mountain bike, muito famosas entre os visitantes mais aventureiros, como pode-se ver neste vídeo do canal Bike é Legal.

As paisagens maravilhosas da Serra do Japi

Já para quem deseja aproveitar ao máximo as belezas da Mata Atlântica, é possível fazer trilhas que dão acesso aos mais incríveis mirantes da região. Esse é um esforço que vale muito a pena, como mostra esse vídeo do canal Destino Fotográfico por Fábio Villela.

Lembre-se que o mais importante em uma viagem de ecoturismo é preservar a sua segurança e de todos que te acompanham, assim como a preservação do local. Então pense em todos os detalhes e tente antecipar qualquer problema que pode surgir no roteiro definido para conhecer essa linda área.

20 fotos encantadoras da Serra do Japi que vão te convencer a viajar

Como esse é um destino muito procurado por aventureiros e pessoas que gostam de aproveitar a natureza, não é de se espantar que as maiores atrações estejam em meio a Mata Atlântica. E esse bioma tipicamente brasileiro tem muitas belezas para encantar os visitantes, com algumas das paisagens mais belas do interior paulista. Confira abaixo uma seleção das melhores imagens da maravilhosa Serra do Japi:

1. Os 350 quilômetros quadrados de Mata Atlântica é uma visão incrível

2. Existem diferentes paisagens na Serra do Japi, e todas são encantadoras

3. Com diversas belezas pelos caminhos de suas diferentes trilhas

4. Um dos lugares mais procurados é a bela Cachoeira de Morungaba

5. Assim como as outras cachoeiras que podem ser encontradas na serra

6. Com suas grandes e lindas cascatas em meio à floresta nativa

7. A Serra do Japi também é muito procurada para fazer trilhas

8. E sua natureza exuberante garante lindas visões durante os passeios

9. Essas trilhas também são muito populares entre os ciclistas da área

10. Que também tem espaços específicos para a prática do esporte

11. No qual também estão pequenas quedas para descansar no caminho

12. Outra atividade do local é acampar com uma vista realmente única

13. As fazendas locais também dão acesso ao melhor da Serra do Japi

14. Com cenários românticos em que a calmaria é uma constante

15. Em que se é possível admirar e entrar em contato com a natureza

16. Além das diferentes e pequenas quedas que se encontra ao redor

17. O que mais impressiona na Serra do Japi são as suas lindas paisagens

18. Que são cheias de mata preservada e das maravilhas da natureza

19. Além de demonstrar um pouco de como o interior paulista é diverso e belo

20. E com mirantes e céus que fazem todo esforço das trilhas valer a pena

É um lugar realmente lindo, não é mesmo? A Serra do Japi é ideal para quem quer aproveitar a natureza e se aventurar em meio a áreas preservadas e belíssimas próximas a São Paulo. Então prepare-se e faça essa inesquecível viagem. E já que você vai estar pela região, veja também alguns dos principais restaurantes de Jundiaí, que podem fazer dos seus passeios ainda mais especiais.