Por Leonardo Bordin
Em 22.06.23
O Largo da Ordem é um importante ponto turístico localizado no Centro Histórico de Curitiba, capital do Paraná. O nome é uma homenagem à Ordem Terceira de São Francisco, que ergueu uma capela no local em 1737. Atualmente, abriga bares, restaurantes e lojas de artesanato, além de ser palco de eventos culturais e feiras aos domingos.
Publicidade
O Largo da Ordem está localizado no centro histórico de Curitiba (PR). Ele começa na Praça Tiradentes e vai até a Rua São Francisco, em uma área conhecida como Setor Histórico. O acesso ao destino é fácil, seja de carro, ônibus ou a pé, já que fica próximo de outros pontos turísticos de Curitiba, como a Catedral da cidade, o Teatro Guaíra e o Museu Paranaense.
De carro, o acesso ao Largo da Ordem pode ser feito por diversas vias principais que cortam a cidade. Uma das opções é seguir pela Avenida Marechal Floriano Peixoto e, em seguida, virar à direita na Rua Barão do Serro Azul, que leva até o largo. Outra alternativa é ir pela Rua Presidente Faria, que leva diretamente à Praça Tiradentes.
Já de transporte público, há diversas linhas de ônibus que passam pela região central da cidade, entre elas: Interbairros II, Cabral-Portão, Curitiba-Campo Largo e Vila Verde-Los Angeles. Além disso, você pode utilizar o sistema de transporte integrado de Curitiba (transferência de um ônibus para o outro com a mesma passagem). A estação-tubo mais próxima do Largo da Ordem é a Praça Tiradentes. A linha de ônibus turística também passa por ali de 30 em 30 minutos, a partir das 8h30, exceto às segundas-feiras.
Com sua arquitetura histórica e atmosfera vibrante, o Largo da Ordem é parada obrigatória para quem procura o que fazer em Curitiba. No destino, você encontrará atrações culturais, gastronomia, arquitetura, museu, bares e muito mais. Conheça as principais atividades:
A Feira do Largo da Ordem é um dos eventos mais famosos de Curitiba e acontece todos os domingos. Nas centenas de barracas, você encontrará uma imensa variedade de produtos, incluindo artesanatos, roupas, calçados, antiguidades, discos, livros etc. Além disso, é um ótimo lugar para experimentar a culinária local.
O Carnaval no Largo da Ordem é um dos mais famosos do Paraná. Durante os dias de folia, o Largo é tomado por uma multidão animada e colorida, que dança ao som de marchinhas, sambas e ritmos regionais. Além disso, diversos blocos e grupos se apresentam no local. A festividade é gratuita e aberta para todos. Os bares e restaurantes da região lotam e oferecem uma grande variedade de comidas e bebidas aos foliões.
Publicidade
A Igreja do Rosário dos Pretos é uma da mais antigas de Curitiba. Ela foi construída pelos escravos em 1737, em estilo colonial, e demolida em 1931. A atual construção, erguida no mesmo local em estilo barroco, é de 1946. A história do templo se funde com a história da escravidão. A festa do Rosário, um ritual de lavação das escadarias, acontece em novembro, mês da Consciência Negra.
Entre os museus em Curitiba, o de fotografia é um lugar imperdível para os amantes da arte, além de fica pertinho do Largo da Ordem. Seu acervo conta com cerca de 4 mil fotografias, que vão desde o século XIX até os dias atuais, retratando a história e a cultura paranaense. Também há exposições temporárias que apresentam trabalhos de fotógrafos locais, nacionais e internacionais. Um passeio é interessante e inspirador.
O Centro Histórico de Curitiba é um lugar rico em arquitetura e história. Os prédios foram construídos em diferentes períodos e estilos arquitetônicos. O Largo da Ordem, com suas ruas de paralelepípedos e casarões históricos, é o ponto mais preservado do centro, porém, nas proximidades, há várias ruas que pedem um passeio demorado.
A Casa Romário Martins é considerada a mais antiga de Curitiba, por isso, é um importante patrimônio histórico e cultural da cidade. Construída no século XVIII, já foi residência de diversas personalidades importantes e endereço de um açougue.
Atualmente, o espaço é um pequeno museu que conta a história da cidade, desde o período colonial até os dias atuais, por meio de fotografias e documentos históricos. Eventualmente, pode receber exposições e eventos culturais, como apresentações de música e teatro. Mais um lugar fascinante para você colocar cultura no seu roteiro.
Experimentar a culinária paranaense em um dos bares e restaurantes em Curitiba pede tradição! O Largo da Ordem é famoso por servir pratos típicos, como o barreado, um cozido de carne com farinha de mandioca, e a famosa carne de onça, um prato feito com carne bovina crua, temperos e pão preto. Além disso, há opções de comida de rua, como o pastel de feira e o famoso churros da Praça Tiradentes.
Uma coisa é certa: não dá para passar pelo Largo da Ordem sem mergulhar em uma experiência cultural e histórica. O ponto turístico é uma mistura de tudo o que há de encantador na capital paranaense.
No Lago da Ordem, você encontrará alguns dos bares em Curitiba mais badalados. Seja para fechar a noite com muito agito ou para desfrutar de uma boa refeição acompanhada de um chope gelado, as opções abaixos recebem muito elogios:
Além das opções acima, vale conhecer a culinária da feirinha do Largo da Ordem. Você encontrará barraquinhas que vendem pastéis, empanadas, bolinhos, comida regional brasileira, sanduíches e mais. Com certeza, uma verdadeira experiência turística.
Publicidade
No quesito hospedagem, a região do Largo da Ordem consegue atender todos os tipos de turistas. Há desde acomodações simples, hostels aconchegantes até hotéis luxuosos. Abaixo, confira opções bem avaliadas:
Ao se hospedar no Largo da Ordem, você terá a oportunidade de mergulhar na rica história e cultura da região. Escolha a melhor hospedagem de acordo com as suas necessidades e orçamento.
Desde a arquitetura colonial até os grafites coloridos nas paredes, as imagens do Largo da Ordem parecem um cenário de filme. Abaixo, confira os escantos que te esperam por lá:
O Largo da Ordem é um verdadeiro tesouro cultural e histórico da capital paranaense! Ao percorrer as ruas de paralelepípedos, a sensação é de viajar no tempo. No seu roteiro, coloque também o Jardim Botânico de Curitiba, que está entre os principais pontos turísticos do estado.