Estrasburgo: conheça essa encantadora cidade do leste da França

Escrito por Gabriella Soares
Em 11.06.20

Estrasburgo é uma linda cidade da França que garante uma viagem inesquecível. Possui uma rica história, arquitetura única e pontos turísticos famosos em todo o mundo, além de belos canais e parques cheios de natureza. Além disso, ela é conhecida como a casa de Noel, um lugar em que se respira Natal em qualquer época do ano. Conheça e se apaixone!

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Mapa de Estrasburgo

Localizada no leste da França, Estrasburgo fica na região administrativa da Alsácia. Além disso, está exatamente na fronteira entre França e Alemanha, a ponto de ter pertencido ao país germânico em alguns momentos da história. Outro ponto de referência para essa região é a cidade francesa de Colmar, que fica a cerca de 74 km de distância.

Para chegar a Estrasburgo, a melhor forma é partir dos aeroportos de Paris ou de Frankfurt, que são equidistantes da cidade, a aproximadamente 500 km. Assim, o melhor meio de transporte é o trem, sendo que a viagem leva cerca de 2h30 e os trens saem frequentemente das ferroviárias das duas capitais.

Clima em Estrasburgo

As temperaturas em Estrasburgo podem ser baixas, com até 4ºC durante o inverno, entre dezembro e janeiro. Mas, mesmo durante as outras estações, a temperatura média da cidade não chega a 8ºC e há chuvas durante todo o ano, ainda que em baixo volume. Já durante o verão, entre julho e agosto, é possível aproveitar temperaturas de até 24ºC.

O que fazer em Estrasburgo

A cidade de Estrasburgo e sua região têm diversas atrações e pontos turísticos diferentes para aproveitar. Existem opções para todos os gostos, recheadas de cultura e história. Há ainda todas as atrações natalinas e as delícias da culinária francesa, além de uma interessante influência da cultura alemã, presente na história da cidade e pela proximidade com o país germânico. Confira:

1. Petite France

Um dos principais cartões postais de Estrasburgo é o bairro de Petite France, dividido por canais e cheio de pontes que lembram filmes de contos de fadas. Além disso, o bairro conta com casas e prédios com arquitetura alemã, conhecida como enxaimel. Toda a área tem um clima bucólico e as ruas de paralelepípedos dão um charme extra à região. É um lugar lindo e muito encantador.

2. Catedral de Estrasburgo

O ponto turístico mais famoso da região é a Catedral de Notre-Dame de Estrasburgo, uma linda igreja considerada a catedral gótica mais antiga do mundo. Sua torre foi construída em 1439 e é também a maior do mundo. Uma das maiores atrações é subir os mais de 330 degraus até a sua plataforma e apreciar a incrível vista da cidade, além da fronteira com a Alemanha.

3. Palácio Rohan

O Palácio Rohan faz parte da história da cidade e já foi lar de diferentes nobres. A bela construção de estilo barroco é enorme e, hoje, concentra três dos museus mais importantes da região: o Museu Arqueológico, o Museu de Arte de Decoração e o Museu de Finas Artes. Assim, além de aproveitar a beleza do Palácio Rohan, é possível conhecer em detalhes a cultura e história local.

4. Ponts Couverts

Antes com uma estrutura que contava com um telhado, as Ponts Couverts (Pontes Cobertas, em tradução) continuam sendo uma grande atração. As pontes são a conexão entre três torres medievais que remontam ao início da cidade e que serviam como muralha em caso de ataques externos. Elas ficam em meio ao Rio III, que corta Estrasburgo, e são uma linda visão dessa rica história.

5. Place Gutenberg

A Place Gutenberg é uma praça bem tradicional de Estrasburgo e dá acesso a diferentes pontos turísticos da cidade, como sua Catedral. A praça conta com um amplo espaço aberto, que normalmente tem diversos artistas de rua colorindo e alegrando o local, além de uma linda estátua do inventor da imprensa – que dá nome à Place Gutenberg e viveu em Estrasburgo por alguns anos.

6. Relógio Astronômico

O Relógio Astronômico atrai muitas pessoas por sua beleza e seu funcionamento único. Além de conseguir ver o relógio funcionando, é possível conhecer as questões técnicas e ter acesso a diversas informações sobre astronomia e física no local. O Relógio é uma visão realmente incrível e vale a visita.

7. Grande Île

Como Estrasburgo fica em cima de um rio, que a atravessa de ponta a ponta, existem diversas ilhas que fazem parte de seu perímetro urbano. Uma das mais conhecidas e visitadas é a Grande Île, na qual se localiza o Centro Histórico da cidade. É aqui que se concentram os principais pontos turísticos da região: há atrações para um dia inteiro de viagem, como igrejas e palácios medievais.

8. Maison Kammerzell

Outro exemplar da incrível arquitetura enxaimel é a Maison Kammerzell, considerada uma das construções mais bonitas da região e um Monumento Histórico. Com diversas obras sacras, seculares e lendárias esculpidas em suas vigas e em todo o ambiente, Kammerzell é uma casa encantadora e espetacular para se conhecer. Além disso, atualmente existe um restaurante no local que serve deliciosos pratos tradicionais, como o chucrute de três peixes.

9. Mercado de Natal de Estrasburgo

Um dos mais famosos mercados de Natal do mundo é o de Estrasburgo, chamado também de Christkindelmärik. Espalhado pela cidade, entre a Praça da Catedral e a Praça Broglie, esse mercado conta com cerca de 300 chalés que vendem todo tipo de produto natalino, desde artesanatos até bebidas e alimentos. É uma linda experiência, com todas as ruas decoradas e iluminadas com espírito natalino.

10. Rota do Vinho da Alsácia

Outra atração que pode tomar um dia inteiro, ou até mais, é a Rota do Vinho de Alsácia, a mais antiga de toda a França. O trajeto passa por diversas cidades de Alsácia e tem como foco o vinho branco, uma especialidade local. São mais de 300 vinícolas, com adegas abertas à degustação. Essa é uma ótima forma de conhecer a região e aproveitar todas as suas delícias.

11. Parque Orangerie

O Parque Orangerie é um dos mais frequentados da cidade e um queridinho não só dos turistas, como também dos habitantes locais. Com uma ampla área verde, é possível realizar esportes, caminhar, ter acesso a parques infantis e até a um minizoológico. Além disso, há um skatepark e um lago em que se pode praticar canoagem. É um ótimo lugar para relaxar e curtir com amigos e família.

12. Castelo de Haut Koenigsbourg

Existem diversos castelos por Estrasburgo e por toda sua região, mas o que mais atrai turistas é o Castelo de Haut Koenigsbourg. Isso porque ele fica em meio a uma floresta e conta com uma vista panorâmica da planície de Alsácia. Além disso, também é possível ir a um restaurante dentro do castelo medieval. É uma experiência completa e incrível.

13. Barrage Vauban

A Barrage Vauban remonta à época medieval da região, já que era parte de um sistema de defesa da cidade. Além da sua posição estratégica para inundação do canal, de seu topo é possível ver praticamente todos os pontos de referência da região, como a catedral, o caminho do Rio III e as torres de uma antiga ponte local. É uma vista linda e simplesmente imperdível.

14. Passeio de Barco

Como a cidade de Estrasburgo conta com diversos canais do Rio III, é possível conhecer suas belezas por meio de um passeio de barco. O passeio é uma ótima opção para quem tem pouco tempo para curtir a cidade, como apenas um dia, e passa pelas principais atrações turísticas com guias que contam os detalhes e histórias de cada local.

15. Gastronomia

Uma das melhores atrações da região são as deliciosas comidas típicas e a oportunidade de aproveitar a culinária francesa. Assim, deliciosos queijos, como o munster, tortas e pizzas são muito comuns de encontrar na região de Alsácia. Além disso, o clima frio também favorece o consumo de cafés e doces, que são deliciosos e muito frequentes nos restaurantes e cafés da cidade.

Essa é uma viagem que garante muita diversão e uma experiência única. Tudo o que você precisa fazer é montar um roteiro com as atrações que mais te chamaram a atenção e aproveitar uma incrível aventura nessa cidade milenar da França!

Vídeos sobre Estrasburgo para você se preparar

A melhor forma de se preparar para uma viagem a um lugar completamente novo é conhecer um pouco da experiência de quem já foi ao local. Pensando nisso, separamos os melhores vídeos sobre a cidade de Estrasburgo e suas atrações para você conferir. Olha só:

Diversas atrações em uma cidade inesquecível

Em um vlog bem detalhado, o canal França Mon Amour mostra os principais pontos turísticos de Estrasburgo, além de todos os lugares e informações que são imperdíveis para a sua viagem.

Uma viagem ideal para a família

Para quem vai viajar com a família, esse vlog do canal Família Zauner tem ótimas dicas, além de mostrar os detalhes da deliciosa culinária da região.

Atrações e diversão para um dia inteiro

Já nesse vídeo do canal Ela é Americana, é possível conhecer um pouco mais sobre o caminho até Estrasburgo, partindo da Suíça. É possível ver sobre as condições do trem, além de um roteiro para um dia aproveitando as belas atrações.

A casa do Noel

Uma das tradições mais encantadoras da região é a importância do Natal e todas as maravilhas do Mercado de Natal mais famoso do mundo. Conheça seus detalhes nesse belo vídeo do canal Que Viagem.

Uma cidade milenar e encantadora

Com esse vídeo do canal Amazing Places on Our Planet, é possível aproveitar um tour virtual pelos principais pontos de Estrasburgo e conhecer toda a beleza de suas ruas e canais.

Conhecer essa linda cidade é uma viagem inesquecível, que vai ficar melhor ainda se for bem planejada. Então, aproveite todas as dicas sobre o caminho e as atrações e não deixe de aproveitar o melhor do que essa linda e histórica parte da França tem a oferecer!

15 fotos que vão te convencer a conhecer Estrasburgo

Com tantos locais icônicos, muitos deles considerados como Patrimônio Mundial da Humanidade, não é de se admirar que Estrasburgo tenha paisagens maravilhosas e imperdíveis. E é exatamente isso que as imagens a seguir provam! Confira:

1. Essa é uma das cidades mais charmosas da França

2. Com postos turísticos incríveis, como a Catedral de Estrasburgo

3. Lugares que contam a história da região, como o Palácio Rohan

4. Um local encantador, cheio de pontes, como as Ponts Couverts

5. E que tem ainda um ar mágico, como se pode ver na Place Gutenberg

6. Ou no incrível e científico Relógio Astronômico

7. A cidade milenar conta com diversas ilhas em meio ao Rio III

8. E também muita arte, como mostram os vitrais da Maison Kammerzell

9. Afinal, essa é a cidade de Noel, onde se respira Natal

10. Oferece também os deliciosos vinhos da região de Alsácia

11. E belos parques para se aproveitar a natureza, como o Orangerie

12. Existe também a bela e charmosa vista da Barrage Vauban

13. E do histórico e incrível Castelo de Haut Koenigsbourg

14. Estrasburgo é uma bela e colorida cidade, com uma arquitetura linda

15. E um clima maravilhoso, que exala puro charme, história e cultura!

Não deixe de conhecer e se deliciar com toda a beleza e encanto de Estrasburgo. Essa é uma viagem que, com toda a certeza, vale a pena. E já que você vai estar aproveitando o melhor que a Europa tem a oferecer, não deixe de checar também essas dicas para economizar grana viajando pela França.