Por Bruno Mendes
É certíssimo dizer que o período natalino remente à infância, todavia, as comemorações transmitem um encanto mágico para pessoas de todas as idades, não é à toa que tanta gente procura cidades para aproveitar o Natal e, se for possível, curtir mais alguns dias de férias. É lógico que praticamente qualquer canto do planeta comemora o nascimento de Jesus com algum tipo de festa, mas há alguns lugares em que os festejos são especialíssimos!
Publicidade
Você curte festas com luzes, efeitos visuais, fogos, neve, música e muitas pessoas se divertindo enquanto tira fotos ou prefere contemplar a calmaria idílica de lugares com aquele aspecto de “cidade do Papai Noel”? O Viajali indica 14 cidades para você aproveitar o Natal mais especial da sua vida. Há opções para todos os gostos.
O Natal novaiorquino é, literalmente, coisa de cinema. Sentir o frio, observar a neve caindo entre os arranha-céus e escutar ”Jingle Bells” pelas esquinas movimentadas são experiências que te transportarão para alguns dos seus filmes preferidos da infância, que ilustravam a Big Apple natalina: linda, decorada e com adultos e crianças felizes com seus cachecóis, gorros e luvas.
Uma dica para o dia: ande pelas ruas, faça compras, sinta essa atmosfera enebriante e pela noite, vá ao Rockefeller Center, onde há uma árvore de Natal enorme e uma pista de patinação no gelo muito interessante!
Quebéc é uma das cidades mais bonitas do mundo e conserva características típicas daqueles ambientes de conto de fada, com seus castelos, casinhas rústicas, ruas de pedras, sem deixar de ter excelentes restaurantes e lojas. E o Natal?
É uma excelente ideia conferir o lindo coral que se apresenta na catedral da cidade, ou alguma atividade que acontece no castelo-hotel Chateau Frontenac.
A Lapônia é uma vila erguida há mais de 60 anos em um território finlandês que fica próximo à Noruega, Rússia e Suécia. É nessa localidade que o papai noel trabalha, e todos os anos recebe cartas de cerca de 700 mil crianças de todo o mundo. Como o bom velhinho que é, ele responde todas elas.
Não custa nada acessar à vila, mas é válido comprar o ingresso e conhecer o Museu do Papai Noel ou o Santa Park, um mega parque natalino com diversos brinquedos e uma incrível escola de Elfos. Imperdível para os pequenos e para os pais!
O mercado de Natal de Nuremberg é um dos mais tradicionais de toda a Europa e existe desde o século 16. Por lá, existem lojinhas de artesanato, lugares que vendem biscoitos decorados, frutas caramelizadas, salsichão (é claro) e muito mais. O espaço é muito bem decorado e tem área para shows!
Publicidade
Além de curtir o mercado, você não pode deixar de visitar diferentes pontos do Centro Histórico da cidade alemã e sentir o dia a dia de um lugar que respira cultura e tradição.
Curitiba é uma das cidades mais belas e organizadas do Brasil e, no Natal, suas principais vias são decoradas com enfeites criativos e muitas luzes. Pelos bairros mais tradicionais, o visitante poderá contemplar a Feira Especial de Natal da Praça Osório e se for passar a noite na casa de parentes, ir ao Mercado Municipal para comprar ingredientes para a ceia. Contudo, a grande atração da capital paranaense é a apresentação do coral do Palácio Avenida.
O coro é formado por crianças de diferentes instituições sociais, que em alguns dias do mês de dezembro cantam músicas natalinas das janelas do importante edifício histórico da cidade. O evento atrai milhares de pessoas todos os anos, portanto, para assistir de maneira confortável é recomendável chegar cedo!
Queenstown é uma cidade referência mundial em esportes radicais, seja no inverno ou no verão. Assim como outros recantos do país da Oceania, é um paraíso em termos de beleza e qualidade de vida, então, entre uma diversão e outra será uma maravilha curtir a ceia natalina com seus amigos e familiares por lá. Pode marcar o passeio!
As celebrações natalinas na República Tcheca são muito interessantes e envoltas em tradições locais e festividades bem familiares. Se você visitar Praga no início de dezembro, poderá apreciar os festejos de São Nicolau no dia 5: seguido por um anjo e um diabo, o São Nicolau presenteia as crianças que se comportaram bem com doces e frutas e as que não se comportaram bem com batatas e carvão. É um barato!
Pelos dias seguintes você poderá conhecer os pontos turísticos da capital tcheca e, é claro, na madrugada do dia 24 para 25 de Dezembro saborear as delícias gastronômicas da época.
Considerada uma das cidades mais animadas do mundo, Barcelona recebe grande quantidade de turistas o ano inteiro e no Natal não é diferente: as principais vias, pontos turísticos e lojas ficam lotados, e a decoração criativa enfeita cada esquina e monumentos.
Assim como no Brasil, as famílias espanholas passam o Natal em casa reunidas. De qualquer forma, há festividades pelas ruas e um ambiente com múltiplas opções em termos de lazer e cultura. Em Barcelona não tem tempo ruim!
A capital da Islândia é incrível em qualquer época do ano, mas é ainda melhor aproveitar o período da a mais mágica das festas, no país de suntuosas montanhas, fontes termais e impecável qualidade de vida e beleza urbana. Em Reykjavik, o turista poderá visitar o mercado de Natal na parte mais antiga da cidade e fazer compras em algumas das diversas lojas.
Publicidade
Algumas agências de turismo oferecem passeios com explicações sobre as tradições natalinas da região e outros informações a respeito da história, de forma geral. Vale conferir!
Você é o tipo de pessoa que acha que o Natal é tão bom, que deveria durar mais? Então, é uma excelente ideia passar um longo período em Manila, nas Filipinas. O Natal por lá começa em setembro e vai até dezembro, isso mesmo, são quatro meses de músicas, aquela atmosfera típica e comidinhas locais.
Além de aproveitar o contato com a cultura asiática seja no âmbito natalino ou não, o visitante poderá conhecer o festival das luzes que acontece todos os anos na cidade.
Rivalizando com o de Nuremberg, o mercado de Natal de Estrasburgo existe desde aproximadamente 1570 e está entre os mais importantes da Europa. As organizadíssimas lojinhas de quitutes e lembranças natalinas francesas ocupam algumas praças e recebem visitas de turistas do mundo inteiro entre novembro e o final de dezembro.
Publicidade
Conhecida como a capital francesa do Natal, Estrasburgo tem lindos e confortáveis chalés, onde também existem pequenos mercados natalinos.
Capital global que é, Londres no Natal recebe decorações grandiosas por diversos de seus palácios, lojas e equipamentos urbanos e há MUITAS opções de compras e lazer para adultos e crianças. Há um aspecto diferente, por exemplo, de Nova York – para citar outra cidade de grande porte – em relação aos dias 24 e 25 de dezembro: na capital inglesa, as ruas ficam basicamente vazias, afinal a maioria das pessoas, tradicionalmente, passa os festejos com os familiares.
Alguns turistas, contudo, gostam de andar e sentir o vazio das ruas iluminadas. O que acha de tentar essa experiência?
Certamente o mais frio da lista, o Natal de Moscou recebe como decoração extra, a neve que cai sobre o Kremlin, pela Praça vermelha e outros monumentos. Informação importante aos viajantes: o Natal para a maioria dos russos é festejado no dia 7 de Janeiro, afinal a Igreja Ortodoxa Russa segue o calendário gregoriano.
É vamos terminar com uma opção brasileira! O Natal em Gramado, no Rio Grande do Sul, certamente é o mais grandioso do Brasil, afinal na bela cidade, há desfiles natalinos com alegorias coloridas, atores acrobatas e patinadores, espetáculos teatrais e shows que contam a história do nascimento de Jesus.
Pronto para se divertir? Você só tem quatro tarefinhas até o melhor período do ano: apontar o destino que é a sua cara, comprar a passagem, reservar o hotel e fazer as malas. Tenha uma única certeza. Qualquer uma das escolhas, entre esses lugares, será a correta!