14 melhores cidades para aproveitar o Natal: diversão e belas decorações

Escrito por Bruno Mendes

É certíssimo dizer que o período natalino remente à infância, todavia, as comemorações transmitem um encanto mágico para pessoas de todas as idades, não é à toa que tanta gente procura cidades para aproveitar o Natal e, se for possível, curtir mais alguns dias de férias. É lógico que praticamente qualquer canto do planeta comemora o nascimento de Jesus com algum tipo de festa, mas há alguns lugares em que os festejos são especialíssimos!

Continua após o anúncio

Você curte festas com luzes, efeitos visuais, fogos,  neve, música e muitas pessoas se divertindo enquanto tira fotos ou  prefere contemplar a calmaria idílica de lugares com aquele aspecto de “cidade do Papai Noel”? O Viajali indica 14 cidades para você aproveitar o Natal mais especial da sua vida. Há opções para todos os gostos.

1. Nova York, Estados Unidos

O Natal novaiorquino é, literalmente, coisa de cinema. Sentir o frio, observar a neve caindo entre os arranha-céus e escutar ”Jingle Bells” pelas esquinas movimentadas são experiências que te transportarão para alguns dos seus filmes preferidos da infância, que ilustravam a Big Apple natalina: linda, decorada e com adultos e crianças felizes com seus cachecóis, gorros e luvas.

Uma dica para o dia: ande pelas ruas, faça compras, sinta essa atmosfera enebriante e pela noite, vá ao Rockefeller Center, onde há uma árvore de Natal enorme e uma pista de patinação no gelo muito interessante!

2. Quebéc, Canadá

Quebéc é uma das cidades mais bonitas do mundo e conserva características típicas daqueles ambientes de conto de fada, com seus castelos, casinhas rústicas, ruas de pedras, sem deixar de ter excelentes restaurantes e lojas. E o Natal?

É uma excelente ideia conferir o lindo coral que se apresenta na catedral da cidade, ou alguma atividade que acontece no castelo-hotel Chateau Frontenac.

3. Lapônia, Finlândia

A Lapônia é uma vila erguida há mais de 60 anos em um território finlandês que fica próximo à Noruega, Rússia e Suécia. É nessa localidade que o papai noel trabalha, e todos os anos recebe cartas de cerca de 700 mil crianças de todo o mundo. Como o bom velhinho que é, ele responde todas elas.

Não custa nada acessar à vila, mas é válido comprar o ingresso e conhecer o Museu do Papai Noel ou o Santa Park, um mega parque natalino com diversos brinquedos e uma incrível escola de Elfos. Imperdível para os pequenos e para os pais!

4. Nuremberg, Alemanha

O mercado de Natal de Nuremberg é um dos mais tradicionais de toda a Europa e existe desde o século 16. Por lá, existem lojinhas de artesanato, lugares que vendem biscoitos decorados, frutas caramelizadas, salsichão (é claro) e muito mais. O espaço é muito bem decorado e tem área para shows!

Além de curtir o mercado, você não pode deixar de visitar diferentes pontos do Centro Histórico da cidade alemã e sentir o dia a dia de um lugar que respira cultura e tradição.

5. Curitiba, Brasil

Curitiba é uma das cidades mais belas e organizadas do Brasil e, no Natal, suas principais vias são decoradas com enfeites criativos e muitas luzes. Pelos bairros mais tradicionais, o visitante poderá contemplar a Feira Especial de Natal da Praça Osório e se for passar a noite na casa de parentes, ir ao Mercado Municipal para comprar ingredientes para a ceia. Contudo, a grande atração da capital paranaense é a apresentação do coral do Palácio Avenida.

O coro é formado por crianças de diferentes instituições sociais, que em alguns  dias do mês de dezembro cantam músicas natalinas das janelas do importante edifício histórico da cidade. O evento atrai milhares de pessoas todos os anos, portanto, para assistir de maneira confortável é recomendável chegar cedo!

6. Queenstown, Nova Zelândia

Queenstown é uma cidade referência mundial em esportes radicais, seja no inverno ou no verão. Assim como outros recantos do país da Oceania, é um paraíso em termos de beleza e qualidade de vida, então, entre uma diversão e outra será uma maravilha curtir a ceia natalina com seus amigos e familiares por lá. Pode marcar o passeio!

7. Praga, República Tcheca

As celebrações natalinas na República Tcheca são muito interessantes e envoltas em tradições locais e festividades bem familiares. Se você visitar Praga no início de dezembro, poderá apreciar  os festejos de São Nicolau no dia 5: seguido por um anjo e um diabo, o São Nicolau presenteia as crianças que se comportaram bem com doces e frutas e as que não se comportaram bem com batatas e carvão. É um barato!

Pelos dias seguintes você poderá conhecer os pontos turísticos da capital tcheca e, é claro, na madrugada do dia 24 para 25 de Dezembro saborear as delícias gastronômicas da época.

8. Barcelona, Espanha

Considerada uma das cidades mais animadas do mundo, Barcelona recebe grande quantidade de turistas o ano inteiro e no Natal não é diferente: as principais vias, pontos turísticos e lojas ficam lotados, e a decoração criativa enfeita cada esquina e monumentos.

Assim como no Brasil, as famílias espanholas passam o Natal em casa reunidas. De qualquer forma, há festividades pelas ruas e um ambiente com múltiplas opções em termos de lazer e cultura. Em Barcelona não tem tempo ruim!

9. Reykjavik, Islândia

A capital da Islândia é incrível em qualquer época do ano, mas é ainda melhor aproveitar o período da a mais mágica das festas, no país de suntuosas montanhas, fontes termais e impecável qualidade de vida e beleza urbana. Em Reykjavik, o turista poderá visitar o mercado de Natal na parte mais antiga da cidade e fazer compras em algumas das diversas lojas.

Algumas agências de turismo oferecem passeios com explicações sobre as tradições natalinas da região e outros informações a respeito da história, de forma geral. Vale conferir!

10. Manila, Filipinas

Você é o tipo de pessoa que acha que o Natal é tão bom, que deveria durar mais? Então, é uma excelente ideia passar um longo período em Manila, nas Filipinas. O Natal por lá começa em setembro e vai até dezembro, isso mesmo, são quatro meses de músicas, aquela atmosfera típica e comidinhas locais.

Além de aproveitar o contato com a cultura asiática seja no âmbito natalino ou não, o visitante poderá conhecer o festival das luzes que acontece todos os anos na cidade.

11. Estrasburgo, França

Rivalizando com o de Nuremberg, o mercado de Natal de Estrasburgo existe desde aproximadamente 1570 e está entre os mais importantes da Europa. As organizadíssimas lojinhas de quitutes e lembranças natalinas francesas ocupam algumas praças e recebem visitas de turistas do mundo inteiro entre novembro e o final de dezembro.

Conhecida como a capital francesa do Natal, Estrasburgo tem lindos e confortáveis chalés, onde também existem pequenos mercados natalinos.

12. Londres, Inglaterra

Capital global que é, Londres no Natal recebe decorações grandiosas por diversos de seus palácios, lojas e equipamentos urbanos e há MUITAS opções de compras e lazer para adultos e crianças. Há um aspecto diferente, por exemplo, de Nova York – para citar outra cidade de grande porte – em relação aos dias 24 e 25 de dezembro: na capital inglesa, as ruas ficam basicamente vazias, afinal a maioria das pessoas, tradicionalmente, passa os festejos com os familiares.

Alguns turistas, contudo, gostam de andar e sentir o vazio das ruas iluminadas. O que acha de tentar essa experiência?

13. Moscou, Rússia

Certamente o mais frio da lista, o Natal de Moscou recebe como decoração extra, a neve que cai sobre o Kremlin, pela Praça vermelha e outros monumentos. Informação importante aos viajantes: o Natal para a maioria dos russos é festejado no dia 7 de Janeiro, afinal a Igreja Ortodoxa Russa segue o calendário gregoriano.

14. Gramado, Brasil

É vamos terminar com uma opção brasileira! O Natal em Gramado, no Rio Grande do Sul, certamente é o mais grandioso do Brasil, afinal na bela cidade, há desfiles natalinos com alegorias coloridas, atores acrobatas e patinadores, espetáculos teatrais e shows que contam a história do nascimento de Jesus.

Pronto para se divertir? Você só tem quatro tarefinhas até o melhor período do ano: apontar o destino que é a sua cara, comprar a passagem, reservar o hotel e fazer as malas. Tenha uma única certeza. Qualquer uma das escolhas, entre esses lugares, será a correta!