Conheça as belezas naturais de Extrema, encantadora cidade mineira

Por                                
Em 12.03.21

Se você gosta de atividades na natureza, certamente vai se encantar por Extrema. Esse é o destino mais procurado por aventureiros e pessoas que desejam se reconectar nas cachoeiras e trilhas. Então, escolha um final de semana para conhecer esse destino imperdível junto da sua família e amigos.

Publicidade

Onde fica Extrema

A cidade fica localizada no sul de Minas Gerais, a cerca de 478,5 km de Belo Horizonte e 108 km de São Paulo. Esse é o local ideal para passar um final de semana, participar de aventuras no meio da natureza e praticar esportes, como rafting e caiaque. Além disso, você vai se apaixonar pela gastronomia, que é deliciosa.

Como chegar

Como Extrema fica na divisa entre São Paulo e Minas Gerais, é possível partir de ambos estados. Porém, se decidir ir pelo caminho mais curto, você passará pela Rodovia Presidente Dutra e pela Fernão Dias, passando em seguida por Atibaia, Mairiporã e Vargem.

Se o acesso for por Belo Horizonte, você passará por três pedágios. Aliás, você poderá optar por ir de carro ou de ônibus, basta conferir os horários de saída na rodoviária.

O que fazer em Extrema

Extrema é um local repleto de parques, picos e trilhas, ideal para quem ama o contato com a natureza e praticar o ecoturismo. Por isso, vá preparado para desfrutar o máximo das paisagens, cachoeiras e outras belezas desse destino. Se interessou? Confira as atrações mais visitadas pelas pessoas.

1. Pico do Lopo

Se você está em busca de lindas paisagens em Extrema, certamente vai amar conhecer o Pico do Lopo. Para chegar, é necessário fazer uma trilha de quase 8 km, por um caminho íngreme e um pouco difícil de transitar. Por esse motivo, é fundamental que você contrate um guia para te acompanhar. Mas vale salientar que a vista ao final da subida é perfeita e deixa qualquer pessoa maravilhada.

2. Parque Municipal Cachoeira do Salto

O Parque Cachoeira do Salto é outro destino bastante procurado em Extrema. O local é bem preservado, possui uma ótima estrutura com restaurante e banheiro para receber famílias, além de estacionamento gratuito. Aliás, não podemos deixar de falar da cachoeira, que é a atração principal desse lugar que é ótimo para passar uma tarde diferenciada e tranquila.

Publicidade

3. Parque Cachoeira do Jaguari

Esse é sem dúvidas um dos parques mais lindos de Extrema. Nesse lugar você encontrará trilhas, cachoeiras artificiais e um restaurante que serve comida caseira e específica da cidade. O local ainda possui uma cervejaria famosa e uma estrutura completa para receber os seus visitantes. Vale mencionar que a entrada e o estacionamento são gratuitos.

4. Santuário Santa Rita de Cássia

Se você gosta de turismo religioso, escolha um momento para conhecer o Santuário de Santa Rita de Cássia. O local é bem pequeno, porém bem conservado e tranquilo para receber os visitantes. Ou seja, se você está em busca de paz, é provável que se encante com esse cantinho de Extrema.

5. Parque Ecológico Pico dos Cabritos

Já esse local possui spa, trilhas e diversas espécies de plantas. Aliás, para subir o morro é necessário que você vá de carro ou num veículo 4×4, pois o caminho é um pouco complicado de transitar. Já no topo, você verá uma paisagem maravilhosa, além de uma rampa de voo livre. Porém, essa é uma propriedade privada, e os donos cobram o valor de R$ 15 na entrada.

6. Pico do Lobo Guará

O Pico do Lobo Guará é mais uma opção para os aventureiros e apaixonados por trilhas. A subida é considerada um pouco difícil, mas as paisagens no caminho vão compensar qualquer cansaço físico. Ao chegar no topo, você poderá passar uma tarde, fazer um piquenique e contemplar a vista 360º, que é maravilhosa.

7. Empyreo Destilaria

Mas se você é daqueles que gosta de uma programação mais leve com seus amigos, vai gostar da Empyreo Destilaria. O local proporciona uma experiência incrível ao visitante que adora apreciar sabores diferentes das bebidas. Por isso, quando estiver de volta do Pico do Lobo Guará, não deixe de experimentar as cachaças artesanais.

8. Prainha Ronan Ranoi

Enfim, essa atração é perfeita para famílias com crianças pequenas. A piscina é considerada pequena, porém o local é muito bonito e possui uma estrutura com restaurante e banheiro. O atendimento também é considerado bom e os preços bastante justos. Aliás, para entrar, é necessário pagar o valor de R$ 15.

Existem muitos outros pontos turísticos em Extrema, como picos, serras e vales. Por isso, o ideal é que você fique alguns dias a mais para conhecer toda a região. Aliás, não deixe de se informar sobre o calendário de festas e eventos populares também.

Dicas e informação importante para aproveitar melhor seu passeio

Antes de viajar para Extrema, é muito importante que você tenha em mente alguns cuidados e dicas sobre a cidade e suas atrações. Então, para facilitar os seus passeios, listamos tudo o que você deve saber.

  • Contrate um guia: a maioria dos picos possuem um nível alto de dificuldade. Então, o ideal é que você conte com o apoio de uma pessoa que conhece a região.
  • Quando ir: não existe um melhor período do ano para visitar Extrema. Mas organize-se com antecedência e leve roupas apropriadas para aquela estação do ano.
  • Conheça as rotas: os pontos turísticos da cidade são divididos em Rota das Rosas, do Sol, dos Ventos, das Águas e das Pedras. Por isso, descubra o que cada local tem a oferecer.
  • Busque uma agência de viagem: se você achar melhor, entre em contato com uma agência de viagens da cidade para que você consiga montar melhor o seu roteiro.
  • Prática de esportes: é fundamental que você pratique esportes radicais acompanhado de um profissional.

Essas são apenas dicas básicas para quem vai conhecer Extrema pela primeira vez. Então, siga essas orientações para fazer uma viagem segura e bastante tranquila.

Publicidade

Onde se hospedar

As pousadas e hotéis de Extrema possuem valores variados e comodidades que agradam a todo tipo de hóspede. Separamos aqui as melhores opções para você escolher quando for conhecer essa cidade.

  • Pousada Spa Saúde Melhor – $: essa hospedagem é confortável e possui um ótimo custo benefício para o turista. Além disso, ela possui piscina, spa e ainda aceita animais de estimação.
  • Pousada Mirante de Minas – $$: já essa hospedagem possui quartos para famílias e serve um ótimo café da manhã. Ela também disponibiliza o serviço de transfer e estacionamento gratuito.
  • Pousada Recomeço da Paz – $$$: a Pousada Recomeço da Paz possui restaurante, jardim e parquinho infantil. Além disso, ela possui uma boa localização, segundo os hóspedes.
  • Pousada Beija Flor – $$$$: mas se você gosta de ambientes aconchegantes, certamente vai gostar da Pousada Beija Flor. Esse local possui duas piscinas, um espaço amplo e ambientes compartilhados, ideal para famílias.
  • Hotel Villa Lobos – $$$$$: o Hotel Villa Lobos é grande, possui acomodações confortáveis e um café da manhã incrível. Ele é um dos mais indicados pelos turistas.

A escolha da sua hospedagem vai depender bastante do seu gosto e se você está viajando sozinho, com amigos ou com sua família. Por isso, leve todos esses detalhes em consideração, antes de se decidir.

10 fotos encantadoras de Extrema para desfrutar

As atrações de Extrema são mesmo apaixonantes, não é mesmo? Para você ficar ainda mais fascinado, encontramos as imagens mais lindas para ilustrar tudo o que você verá por essa região.

1. Extrema é uma cidade cheia de encantos

2. Atrações naturais fantásticas

3. E lugares muito bonitos

4. O local é perfeito para visitar

5. Descansar da rotina

6. Praticar esportes radicais

7. Andar de bicicleta pela natureza

8. E contemplar as paisagens

9. Sem dúvidas, você vai se apaixonar

10. Por esse cantinho mineiro

Gostou de conhecer um pouquinho mais das belezas naturais de Extrema? Então comece a organizar o seu roteiro agora mesmo e aproveite todos os lugares que mencionamos nessa matéria.

Publicidade

Um pouquinho sobre Extrema

Para te ajudar a escolher bem os locais que você irá visitar, separamos vídeos de pessoas que já estiveram em Extrema e amaram o passeio. Aproveite para se inspirar e programar a sua tour.

Tudo sobre o Pico do Lopo

Vai se aventurar pelo Pico do Lopo? Então veja as paisagens mais lindas desse lugar, que é um dos principais pontos turísticos de Extrema.

Atrações em Extrema

Confira nesse vídeo os principais pontos turísticos de Extrema e tudo o que você encontrará nessa cidade linda.

Desbravando a Prainha de Extrema

Se você não vê a hora de conhecer a Prainha, veja aqui todas as dicas de como aproveitar bem esse destino e se divertir bastante.

Gostou das atrações de Extrema? Se você também se apaixonou pelas belezas desse local, certamente vai amar conhecer o Turismo em Minas Gerais e cenários incríveis das cidades desse estado.