Faro: motivos e dicas para conhecer esta belíssima cidade de Portugal

Escrito por Bruno Mendes

Faro é a capital da badalada região portuguesa do Algarve e encanta visitantes do mundo inteiro, principalmente no verão.

Praias bonitas, pôr do sol espetacular e uma série de monumentos históricos preenchem o repertório de belezas de um recanto com outras surpresas.

Confira um guia desse destino lusitano que não pode faltar em seu roteiro de viagens!

O que fazer em Faro?

O passeio por Faro é, ao mesmo tempo, relaxante, badalado, inspirador e cultural, pois a cidade tem várias construções que remetem a um passado importante para a história de Portugal e da Europa. Dá uma olhada nessa lista e conclua que vale se programar para ir em todos esses lugares:

1. Centro Histórico

iStock

A cidade é medieval e cercada por muralhas, por isso, tem incontáveis monumentos que revelam um passado significativo.

Passear pelo centro de histórico é uma forma interessantíssima de conhecer um pouco da região e sentir como se tivesse embarcando para outros tempos. Impossível não se encantar com a atmosfera bucólica de um recanto cercado por charmosíssimas construções.

2. Ilha Deserta

Algarve Tips

A ilha deserta é uma atração indispensável na capital do Algarve. Como diz o próprio nome, a ilha é vazia e tem aquele aspecto isolado, longe de tudo, que tanto agrada o viajante que deseja relaxar em meio à natureza. O acesso a esse pedaço do paraíso em Portugal é feito por uma travessia rápida e tranquila.

3. Palácio de Estoi

IStock

Erguido no padrão rococó – estilo artístico francês com similaridades ao barroco -, o palácio Estoi é uma interessante mostra da arquitetura europeia. A obra da edificação teve fim em 1909 e hoje o local tem belos ornamentos em seu interior e um lindo jardim na parte externa, com algumas pinturas, bustos e estátuas.

4. Praia da Falésia

Apontada com justiça como uma das mais bonitas de Portugal, a praia da Falésia tem faixa de areia estreita, mar de águas claras e é contornada pela formação geológica que a nomeia. Depois de mergulhar no mar e passear sentindo a brisa no rosto, vale parar em algum restaurante de frente para o mar e aproveitar o dia inteiro, até o finzinho da tarde.

5. Arco do Repouso

O Arco do Repouso é uma das mais importantes portas de acesso às muralhas de Faro e mais um símbolo da diversificada história portuguesa. Toda sua estrutura remonta ao período da dinastia almoada, nos séculos XII e XII.

6. Passeio de canoa

IStock

Fazer o passeio de canoa que sai da marina e contorna a lagoa Formosa, passando por lugares onde a natureza local se mostra em distintos tons, é imperdível. Águas límpidas, aves, vegetação verde, peixes… Vai ser difícil querer sair da canoa!

7. Catedral de Faro

A Catedral de Faro, também conhecida como Igreja da Sé ou Igreja Matriz de Santa Maria, está localizada na praça Largo da Sé e foi erguida logo depois da reconquista cristã no século XIII. Sendo católico ou não, você deve conhecer esse templo tão importante.

8. Museu Municipal do Faro

Ficará muito fácil concluir que o município português é um museu a céu aberto só de andar pelas ruas, mas o Museu Nacional da cidade contempla as informações mais completas para o viajante que deseja conhecer em minúcias a história local.

Há exposições permanentes sobre as origens de Faro, objetos do período islâmico, obras de artistas renascentistas, pinturas antigas e muito mais.

9. Jardim da Alameda João de Deus

O jardim público de Faro é uma das principais áreas de encontro dos moradores e congrega belíssimos exemplares da fauna e da flora, sendo um ambiente perfeito para quem adora áreas verdes. Observar os pavões, brincar de minigolf, sentar nos bancos para jogar conversar fora e fazer piquenique são algumas das atividades indicadas por lá.

10. Columbus Bar

Não podemos deixar o quesito diversão de fora dessa lista né? O Columbus é um premiado bar de Faro que é reverenciado por todo Portugal e oferece requisitados drinks. Lugar perfeito para passar a noite com a turma.

Algumas informações importantes

Infográfico: Viajali

Gostou das atrações acima? Veja algumas informações bacanas sobre Faro. Por mais que surpresas sejam bem-vindas, é muito bom chegar ao destino com alguns esclarecimentos, concorda?

  • Localização: Faro é a maior cidade do Algarve e é o lugar onde se encontra o aeroporto da região, que fica localizada no sul de Portugal.
  • Chegar em Faro é tranquilo: o aeroporto de Faro é a ligação mais importante de Portugal com outros países depois de Lisboa. Então há voos direito do Brasil, não se preocupe.
  • Quando ir: em razão do clima mediterrâneo, a temperatura é amena o ano inteiro, mas o período mais interessante para conhecer a cidade, ou outras do Algarve, é entre Março e Setembro, durante a primavera e o verão.
  • Visto: o visto para Portugal não é obrigatório em viagens turísticas de até 90 dia. Apenas se você decidir morar no país deverá obter o documento.
  • O Algarve encanta os ingleses: a região do Algarve é admirada em todo o planeta, mas são os ingleses os maiores entusiastas das praias e das cidadezinhas charmosas. Cerca de 22% dos turistas que chegam a Faro são da terra da rainha.
  • Moeda: a dúvida é comum, mas cabe o esclarecimento: a moeda que você utilizará em Faro será o euro.
  • O idioma oficial é o português, mas: ainda que o idioma padrão utilizado em Faro seja o português, com o sotaque que para o brasileiro pode parecer em alguns momentos incompreensível, a região é cheia de turistas, sendo muito comum se deparar o espanhol, o francês e o inglês na ponta da língua de vendedores.

Com essas informações ficará mais fácil se precaver contra imprevistos. Nada de perrengues!

Onde se hospedar?

A rede hoteleira de Faro é muito boa e existem opções para diferentes gostos e bolsos. Destacamos algumas hospedagens que podem estar em sintonia com a sua preferência:

1. Hotel Afonso III -$$

Localizado a alguns minutos de caminhada de alguns pontos turísticos de Faro, esse hotel é uma ótima opção para os viajantes que desejam economizar na estadia. A acomodação conta com quartos confortáveis com ar-condicionado, recreação infantil e bar/lounge.

2. Hotel Faro & Beach Club – $$$$

Esse hotel é perfeito para o viajante mais exigente, pois, além de ficar pertinho da praia e de alguns atrativos turísticos, tem piscina externa, um spa de primeira linha, restaurante e um terraço com piscina e boa estrutura de lazer.

3. Hotel Mónaco – $$$

Elogiado pela localização e custo/benefício, o Hotel Mónaco dispõe de piscinas externas para adultos e crianças, além de um centro de bem-estar que funciona 24 horas e quartos bem agradáveis.

4. Dona Filipa Hotel – $$$$$

Luxo e muita sofisticação aguardam o visitante no Dona Filipe Hotel, um autêntico 5 estrelas em terras lusitanas. Decorado com muito requinte, o estabelecimento tem 3 quadras de tênis, 2 piscinas, biblioteca, jardim e alguns outros mimos.

5. Apartamentos Turísticos Algarve Gardens – $

Se você pretende economizar ao máximo em hospedagem e, mesmo assim, aproveitar o que Faro oferece de melhor, a recomendação é se estabelecer neste apart-hotel situado bem pertinho da praia da Falésia. Apesar do preço camarada, o local conta com quadras de tênis e duas piscinas. Viu como é viável desfrutar de mordomia sem tanto peso no orçamento?

10 fotos de Faro que farão você comprar a passagem hoje mesmo

Veja mais algumas imagens de Faro e não perca a oportunidade de chamar a pessoa amada, amigos, familiares, ou mesmo embarcar sozinho para esse destino de Portugal.

1. Um passeio terapêutico

2. O romântico pôr do sol de Faro

3. Marina de Faro

4. Que tal tomar um café em nesse lugar charmoso?

5. Siga esses caminhos pelo centro histórico

6. O vazio mágico da Ilha Deserta

7. O ir e vir pelas ruas da cidade nunca se torna enjoativo

8. Que tal essa noite iluminada?

9. Caminhadas e passeios de bicicleta

10. Até logo e volte sempre!

E aí, já deu para imaginar o que você poderá fazer por Faro? Visite Lisboa, Porto, mas não deixe de passar no Algarve, pois essa cidadezinha é apaixonante!

PARA VOCÊ