Farol da Barra (BA): um belíssimo cartão postal de Salvador

Por
Atualizado em 30.09.22

O Farol da Barra é um ponto turístico de Salvador. A atração fica supermovimentada durante o carnaval e em outras épocas festivas. É também um lugar ideal para quem gosta de mar, cultura e do clima maravilhoso da Bahia. Acompanhe a matéria para conhecer a história do local, além de conferir dicas, informações e atividades que deixarão seu passeio muito mais divertido!

Publicidade

Índice do conteúdo:

Onde fica o Farol da Barra

Também conhecido como Farol de Santo Antônio, o Farol da Barra fica localizado no Forte de Santo Antônio da Barra, a 5 km do centro de Salvador. A atração é um importante ponto de encontro dos moradores locais e um projeto arquitetônico que vislumbra os turistas. Quando estiver na capital baiana, não deixe de visitar essa construção histórica!

Como chegar

Se você for viajar de avião, pode desembarcar no Aeroporto de Salvador, que fica a 30 km do Farol da Barra. Ao chegar na capital, é possível ir até o Farol usando o transporte público. Entretanto, se busca praticidade, prefira alugar um carro. Se for viajar de ônibus, o Terminal Rodoviário de Salvador fica a apenas 13 km da atração.

O Farol da Barra é um ponto turístico de Salvador muito importante. O local costuma ser palco de apresentações artísticas, shows e diversas atividades. Não deixe de conhecer!

História do Farol da Barra

O Forte de Santo Antônio foi construído em 1536, antes mesmo de a cidade de Salvador ser fundada. É a primeira fortificação do Brasil e um dos principais pontos turísticos da capital baiana. Ele foi construído entre 1596 e 1602, pelo engenheiro português Leonardo Torriani, com a estética de uma torre octogonal. No entanto, o Farol da Barra só foi instalado após o naufrágio do navio Galeão Sacramento, em 1668. A instalação teve por objetivo melhorar a sinalização na baía.

Como visitar o Farol da Barra

Visitar o Farol da Barra é conhecer de pertinho uma parte muito importante da história do Brasil. A seguir, veja algumas dicas que te ajudarão a se programar e a evitar surpresas desagradáveis durante o passeio:

Publicidade

  • Horário de funcionamento: diariamente das 10h às 18h.
  • Melhor época para visitar: você pode viajar em qualquer época do ano, mas o verão é perfeito para aproveitar o mar. Durante o carnaval, a atração está sempre lotada.
  • Preço da entrada: cada visitante deve pagar o valor de R$ 15 para conhecer o Museu Náutico da Bahia e a Torre do Farol.
  • Piscinas naturais: você perceberá a formação de pequenas piscinas naturais bem próximas ao forte. É uma boa oportunidade para tomar um banho e relaxar nas águas tranquilas da Praia do Farol da Barra.
  • Desfrute da culinária: nos arredores do Forte da Barra existem diversos restaurantes e lanchonetes para você conhecer o melhor da culinária baiana. Aproveite o passeio para provar novos sabores.

A região do Forte da Barra é realmente encantadora, com suas belas praias e paisagens. Prepare-se para viver um dia tranquilo em um local histórico cercado por muita cultura.

O que fazer no Farol da Barra

Durante muitos anos, o forte não ficava aberto ao público. Após a inauguração do Museu Náutico da Bahia, o Farol da Barra se tornou um destino popular. A seguir, veja o que fazer para aproveitar a atração:

1. Observar a arquitetura

Assim que chegar, pare e aprecie a belíssima arquitetura do Farol da Barra. A construção imponente apresenta traços da arquitetura portuguesa, marcada levemente pela sua estrutura clara e simples. Apesar de ter sido reconstruído ao longo dos anos, a sua essência ainda continua intacta e cheia de história. Então, repare bem tanto nos detalhes externos quanto nos internos.

2. Apreciar o pôr do sol

Ver o pôr do sol no Farol da Barra é presenciar um verdadeiro espetáculo da natureza. O gramado ao redor do forte costuma ficar lotado de visitantes, que vêm especialmente para o entardecer. A dica é preparar um delicioso piquenique ou fechar o dia com uma caminhada tranquila pela praia.

3. Museu Náutico da Bahia

O Museu Náutico da Bahia possui um acervo histórico formado por peças que ajudam a contar um pouco da história do Farol da Barra. Todas as peças são ligadas à navegação, com diversas cartas náuticas e elementos de arqueologia submarina. Além disso, é possível encontrar documentos relacionados ao naufrágio do Galeão Sacramento. O museu fica aberto ao público diariamente das 09h às 18h.

4. Torre do Farol

Com 22 metros de altura, a Torre do Farol foi instalada no dia 2 de dezembro de 1839 em homenagem ao nascimento de Dom Pedro II. É permitido subir ao topo da Torre e a paisagem é sensacional em uma visão panorâmica de 360°. Com sorte, até às 18h (horário de fechamento do local), você consegue assistir ao pôr do sol com uma vista privilegiada.

5. Fazer uma sessão de fotos

É claro, não deixe de fotografar cada momento da sua viagem. Que tal fazer uma sessão de fotos nesse ponto turístico? As paisagens maravilhosas garantem belos cliques a qualquer hora do dia. Inclusive, o destino é muito procurado por noivas, gestantes e debutantes que aproveitam o lindo cenário para eternizar um momento especial.

O que achou desse destino? Há muitas atrações belíssimas na Bahia. Aproveite e confira o que fazer em Salvador. Com certeza, a capital bahiana vai conquistar seu coração de viajante!

Publicidade