Conheça os encantos de Garanhuns, a Suíça Pernambucana

Por                                
Em 12.04.21

Garanhuns é uma cidade que respira arte e cultura. É dessa região que vieram grandes nomes da literatura, teatro e música, como o cantor Dominguinhos. O local ainda faz parte do roteiro religioso do estado e possui influência cristã em sua arquitetura. Quer saber mais sobre sua história? Então confira, a seguir, os principais pontos turísticos dessa terra tão querida.

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Onde fica Garanhuns

O destino está localizado na região agreste do estado de Pernambuco, a cerca de 230 km de Recife e 100 km de Caruaru. A cidade é famosa pela realização anual do Festival de Inverno, em julho, e do Festival Viva Dominguinhos, em abril. Todos eles atraem muitos turistas e movimentam a economia dessa região, conhecida como Planalto da Borborema.

Qual é a melhor época do ano para ir

Os melhores meses para conhecer Garanhuns é de junho a outubro, quando as temperaturas caem até 13º graus e o clima fica mais ameno. Além disso, é nesse período que a cidade costuma ser bastante visitada por conta do principal festival regional. Durante o verão, as temperaturas são altas e o ar fica muito abafado.

O que fazer em Garanhuns

Garanhuns é uma cidade com tradição religiosa e repleta de parques e jardins, que agradam, sobretudo, famílias com crianças pequenas. Por isso, listamos aqui os principais pontos turísticos dessa cidade para você aproveitar cada cantinho durante a sua visita.

1. Relógio das Flores

Esse é um dos principais pontos turísticos de Garanhuns, ou seja, deverá ser sua parada obrigatória. O local é lindo, organizado e com segurança ao redor. Durante o natal, a prefeitura investe na sua decoração, que fica cheia de luzes e pinheiros enfeitados. Por isso, aproveite essa visita para fazer alguns registros, passear pelo jardim e conhecer esse curioso ponto turístico.

2. Santuário Mãe Rainha

O Santuário fica localizado em outro parque de Garanhuns e a região costuma estar sempre bem cuidada, com lindas flores. No local há estacionamento, banheiro, uma vista incrível para a cidade, além de uma lojinha que vende produtos religiosos. Mas vale salientar que o melhor horário para ir é próximo ao pôr do sol, pois a maioria das pessoas já foram embora.

3. Parque Euclides Dourado

Se você está em busca de um local para passear com a família, andar de bicicleta ou fazer um piquenique com amigos, certamente vai amar essa opção. O Parque dos Eucaliptos, como também é chamado, é muito tranquilo, possui brinquedos infantis e feiras de artesanato. Além disso, ele fica próximo aos principais hotéis do centro da cidade.

4. Parque Ruber Van Der Linder

Sem dúvidas, esse é um dos lugares mais agradáveis para conhecer na cidade. O parque fica distante de toda movimentação de trânsito e barulho, mas muito perto de animais silvestres e da flora de Garanhuns. Então, aproveite que a entrada é gratuita para tirar fotos próximo ao lago e levar as crianças ao parquinho.

5. Cristo de Magano

Saindo um pouco do roteiro pelos parques, temos outros pontos turísticos maravilhosos e esse é apenas um deles. O Cristo de Magano fica localizado num ponto alto da cidade, então o turista irá se deparar com uma vista privilegiada. No local, você verá algumas estátuas de Jesus Cristo, mas somente uma delas está pregada na cruz.

6. Mosteiro de São Bento

O mosteiro está localizado num prédio rústico e simples, além de possuir uma bela arquitetura e estar bem conservado. Esse é o lugar escolhido para meditações e onde ocorrem missas com cânticos Gregorianos. Ou seja, se você é fã de pontos turísticos religiosos, certamente vai gostar de conhecer essa atração de Garanhuns.

7. Castelo de João Capão

O Castelo de João Capão é interessante por causa da sua história. Os visitantes são recebidos pela filha do antigo dono, que oferece um tour pelo local, que embora não seja muito grande, vale a pena conhecer. Também é possível encontrar uma lojinha com souvenir e produtos artesanais.

8. Palácio Celso Galvão

O palácio funciona como sede da prefeitura, no centro de Garanhuns e é bastante escolhido pelos turistas para tirar fotos. Durante o período de festas do final de ano, o local fica muito iluminado, com luzes de led e cores que remetem ao natal. À noite, há um coral de crianças cantando a Ave Maria, o que deixa o ar da cidade cada vez mais encantador.

9. Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti

Se você está em busca de atividades culturais e quer conhecer um pouco mais da história da cidade e das regiões vizinhas, visite esse espaço. No local ocorrem exposições fotográficas, espetáculos teatrais, de dança, e durante o festival de inverno, ocorrem peças teatrais infantis. Certamente, uma ótima opção para ir com a família.

10. Vinícola Vale das Colinas

Nada melhor que terminar o seu tour por Garanhuns conhecendo uma das vinícolas mais visitadas da cidade. O local é lindo, possui um ótimo atendimento e uma estrutura para receber turistas que estão conhecendo a cidade. O ponto turístico funciona de quinta à sexta, das 12h às 18h e aos domingos pela tarde. O valor da entrada é de R$ 20 e dá acesso ao lugar e à lojinha.

Caso seja possível, visite a cidade no meio do ano para poder aproveitar todas as atrações e o clima agradável de inverno. Sem dúvidas, você vai amar as tradições dessa terra, que é cheia de cultura, possui um povo receptivo e que tem muito a contribuir para o resto do país.

Dicas de como aproveitar melhor sua viagem

Garanhuns é certamente a cidade dos Festivais. Ou seja, é possível ver manifestações artísticas por todos os lados. Por isso, listamos algumas dicas para você aproveitar melhor o seu passeio e desfrutar de tudo o que o local tem para oferecer.

  • Contrate um guia turístico para te contar um pouco da história de Garanhuns. Certamente, você irá aproveitar muito mais as atrações;
  • Se tiver mais um tempinho, conheça o povoado de Castainho, localizado na zona rural;
  • Aproveite para conhecer os restaurantes e a culinária local. Aliás, uma ótima dica é viajar durante o Festival Gastronômico de Garanhuns;
  • O local é conhecido como a Suíça Pernambucana por estar localizada no Agreste Pernambucano e enfrentar um frio de até 5º graus no inverno. Por isso, vá bem agasalhado nesse período do ano;
  • Caso decida ir no verão, prepare-se para um sol escaldante e leve roupas leves e bons calçados para caminhar pela cidade;

A cidade é tão apaixonante que chega a atrair aproximadamente 500 mil visitantes todo o ano, sobretudo durante os festivais. Então, aproveite todas essas dicas e torne a sua viagem inesquecível.

Onde se hospedar

Garanhuns possui diversas opções de hospedagem que atendem os gostos de famílias ou de casais. Listamos, a seguir, alguns dos hotéis mais bem avaliados pelos hóspedes, para você ter uma base em relação aos valores e à infraestrutura.

  • Hotel Reobot Center – $: esse hotel está localizado no centro de Garanhuns e possui quartos para famílias. A recepção ainda funciona 24h e o Wifi é gratuito.
  • Hotel Rodrigues – $$: o Hotel Rodrigues oferece café da manhã e estacionamento gratuito. O local também possui funcionários atenciosos e uma estrutura confortável.
  • Flat Bugayalê – $$$: já essa hospedagem possui o formato de flat, com comodidades como ar-condicionado, micro-ondas e cozinha compacta. Sem dúvidas, esse local é ótimo para casais.
  • Chácara Viana – $$$$: essa última opção possui duas piscinas, bar, terraço e varanda em todos os quartos. Aliás, o local aceita animais de estimação.

Vale salientar que durante a baixa temporada, os hotéis e pousadas costumam praticar preços mais acessíveis do que no inverno. Mas, no período dos festivais, antecipe-se e reserve a sua hospedagem com antecedência para não correr o risco de ficar sem ter onde dormir.

10 fotos encantadoras de Garanhuns

Você ficou curioso para conhecer mais um pouquinho de Garanhuns, não foi? Então separamos algumas fotos dos principais pontos turísticos para você ver de pertinho como a cidade é linda.

1. Garanhuns é uma cidade charmosa

2. Com um roteiro religioso incrível

3. E, por isso, repleta de cenários religiosos

4. Construções antigas

5. E praças limpas e conservadas

6. Os cenários também são belíssimos

7. E atraem turistas que amam fotografia

8. E se você adora um climinha ameno e um vinho

9. Sem dúvidas, você vai ficar encantado

10. Com cada cantinho desse lugar

Ao chegar na cidade, não esqueça de conversar com os moradores para que eles te indiquem outras atrações interessantes, certo? Assim, sua viagem ficará mais completa e você poderá desfrutar de tudo.

Um pouquinho de Garanhuns para conhecer

Quer conhecer mais um tantinho dessa charmosa cidade? Então, veja a seguir, os vídeos gravados por moradores locais ou visitantes que estiveram em Garanhuns.

Inverno em Garanhuns

Vai conhecer a cidade durante o inverno? Então descubra o que você poderá fazer durante essa estação do ano.

Praças e ruas de Garanhuns

Tem curiosidade de saber mais sobre a cidade? Conheça, nesse vídeo, as praças e os locais públicos mais visitados do local.

Um pulo no Festival de Inverno

Se você vai conhecer o Festival de Inverno de Garanhuns, veja, nesse vídeo, algumas dicas para aproveitar bem a cidade durante o inverno.

Agora que você já conhece cada pedacinho de Garanhuns, é só arrumar as malas, não é mesmo? Aproveite a viagem para conhecer também a cidade de Caruaru que fica bem pertinho da Suíça Pernambucana.