Governador Celso Ramos: o município repleto de praias e belezas naturais

Escrito por Luiz Felipe Gomes

A cidade de Governador Celso Ramos possui um dos litorais mais surpreendentes de Santa Catarina. Com 23 praias de imensa beleza e preservação, a região respira sossego e aconchego à beira-mar. Se você busca viver uma experiência marcante em sua próxima viagem, precisa conhecer esse destino. Para isso, separamos os melhores roteiros para você aproveitar. Acompanhe:

Continua após o anúncio

Mapa e como chegar

O município de Governador Celso Ramos está localizado no litoral de Santa Catarina. A pequena cidade, com pouco mais de 12 mil habitantes, está bem próxima à capital do estado, Florianópolis, a apenas 50 km de distância.

Para visitá-la, existem três opções de trajeto: de avião, através do aeroporto da capital, Hercílio Luz, que está a 51 km de distância do município, ou ainda pelo aeroporto internacional dos Navegantes, que fica a 90 km da cidade; de carro, partindo de Florianópolis pela BR-101; e de ônibus, pelas linhas intermunicipais que partem do Terminal Rodoviário Rita Maria, também na capital.

As melhores praias

Governador Celso Ramos oferece uma grande variedade de praias. Ao todo são mais de 20 atrações à beira-mar que encantam seus visitantes pelo alto grau de beleza e preservação. Separamos as cinco opções mais encantadoras da cidade, que juntas representam muito bem a beleza do litoral. Veja só!

1. Praia de Palmas do Arvoredo

A Praia de Palmas do Arvoredo é a maior praia de Governador Celso Ramos – e também a mais bonita. Com 3 km de extensão, ela possui águas cristalinas, areia muito fofa e ondas perfeitas para praticar surf. Distante a apenas 4 km do centro, a praia oferece uma das melhores infraestruturas do litoral. É possível aproveitar com gosto a culinária local visitando excelentes restaurantes bem pertinho do mar.

2. Praia da Armação da Piedade

A praia da Armação da Piedade é rica em belezas naturais e possui lindas águas claras perfeitas para um mergulho. Localizada a 11 km da região central, a praia se estabelece em uma colônia de pescadores, onde é possível avistar um grande número de barcos coloridos que enfeitam o mar. Sabe aquele contraste entre as embarcações, o céu e o oceano? Então, pode lhe render belas fotos.

3. Praia de Calheiros

Com mar calmo e muito tranquilo, a praia de Calheiros é uma excelente opção para quem busca descansar sentindo a brisa do mar. Localizada a apenas 3 km do centro da cidade, a praia possui águas na cor azul turquesa, areia bem dourada e muitas árvores que oferecem aquela sombra necessária. Além disso, a atração possui bons restaurantes, bares e lojinhas com típicas comidas de praia.

4. Praia Grande

As águas límpidas da Praia Grande fazem dela a praia mais agitada do litoral, mas também é possível encontrar espaços mais calmos para poder relaxar. Distante a 11 km do centro, a praia é uma boa opção para aproveitar com a família, fazer uma bela caminhada ou ainda curtir um bom passeio de barco. Se você gosta de apreciar bons petiscos de praia, não se preocupe, pois a atração também possui uma excelente infraestrutura com bares e quiosques.

Continua após o anúncio

5. Praia das Cordas

A praia das cordas é uma atração ideal para passar o fim de semana em boa companhia. Com areia branca, mar límpido e um lindo cordão de pedras, a praia é um dos cenários mais charmosos da cidade. Ela está localizada bem próxima à Praia Grande e possui 200 metros de extensão que compõem uma bela faixa de areia. Se você gosta de tirar belas fotos, vai se encantar pelo mar azul turquesa, que é simplesmente de encher os olhos.

As praias de Governador Celso Ramos são mesmo, lindas, não é? Cada uma faz jus ao belo recorte do litoral catarinense. Se você quer conhecer ainda mais sobre a cidade, continue acompanhando esse guia, pois existem muitas outras atrações cheias de encantos.

O que fazer em Governador Celso Ramos

Além de praias únicas e bem preservadas, Governador Celso Ramos possui outras atrações cheias de história e belezas que você precisa conhecer em sua viagem. Confira:

1. Fortaleza de Santa Cruz do Anhatomirim

Localizada na Ilha de Anhatomirim, a Fortaleza de Santa Cruz é um verdadeiro museu a céu aberto, rico em história e tradição catarinense. Construída em 1939, a fortificação dispõe de construções históricas, exposições culturais, e uma boa infraestrutura turística. Distante a 17 km do centro, a atração pode ser visitada de barco todos os dias, de 9h às 17h e a entrada custa R$ 8.

2. Igreja de Nossa Senhora da Piedade

Uma outra atração cheia de história é a igreja de Nossa Senhora da Piedade, uma das mais antigas de Santa Catarina.Localizada às margens da praia de Armação da Piedade, a capela tem vista para o mar e divide atenção entre visitantes e pescadores. Se você gosta de ouvir boas histórias, basta aproveitar essa integração local e conhecer mais sobre a região.

3. Reserva Biológica do Arvoredo

Com uma rica biodiversidade marinha e terrestre, a Reserva Biológica do Arvoredo é um importante patrimônio natural de Governador Celso Ramos. Localizada a 11 km da costa, a reserva compõe-se pela Ilha do Arvoredo e é uma das atrações mais procuradas por visitantes e mergulhadores. Para visitar esse paraíso, que possui mais de 17 mil hectares, basta alugar uma embarcação no centro da cidade, e, claro, praticar bons mergulhos.

4. Orla de Ganchos do Meio

A orla de Ganchos do Meio é uma boa opção para apreciar o melhor da enseada em Governador Celso Ramos. Composta por pequenos banquinhos na areia e uma diversidade de embarcações coloridas no mar, a orla oferece um dos cenários mais marcantes do litoral. Se você ama tirar fotos, precisa ficar até o pôr do sol, que revela um dos cenários mais bonitos da cidade.

5. Baía dos Golfinhos

Uma opção divertida e ideal para ser aproveitada em família é a Baía dos Golfinhos. O local, que está a apenas 15 km do centro, é a morada de mais de 100 golfinhos da espécie tucuxis que encantam os visitantes. É possível conhecê-los bem de perto através de passeios de escunas, e até tirar belas fotos. Uma dica é aproveitar a baixa temporada para avistá-los, uma vez que o mar calmo pode garantir uma afetuosa aproximação.

Não faltam mesmo boas opções de passeios em Governador Celso Ramos. Cada roteiro tem algo único a oferecer e provoca uma experiência marcante. Aproveite então, para conhecer ótimas opções de descanso no nosso próximo tópico.

Hotéis e pousadas

Além de excelentes opções de passeio, Governador Celso Ramos possui várias opções de hospedagem. Hotéis e pousadas, além de aconchegantes, combinam momentos de lazer com praias e outras atrações da cidade. Confira:

Uma boa opção para quem quer viajar gastando pouco sem abrir mão do conforto, é a pousada Villa dos Ganchos. Com quartos funcionais e bem equipados, o espaço possui um elogiado restaurante e até uma praia privativa. Uma outra opção com um ótimo custo-benefício é o Palmas Hotel e Spa, que é completo e cheio de atividades ao ar livre.

Se você prefere opções mais luxuosas em suas viagens, então uma boa dica é o Ponta dos Ganchos Exclusive Resort. O resort conta com 25 bangalôs de luxo com vista para o mar, culinária clássica muito elogiada, além de uma série de atividades de lazer. Uma outra excelente escolha é a Pousada Recanto das Flores, que possui acomodações para até quatro pessoas e está localizada à beira-mar.

12 Fotos de Governador Celso Ramos que vão fazer você viajar o quanto antes

Após conferir ótimas opções de passeio e hospedagem por Governador Celso Ramos, chegou o momento de conhecer em detalhes as belas imagens dessa charmosa região litorânea de Santa Catarina. Cada foto é única e representa muito bem o que a cidade tem de melhor.

1. Em primeiro lugar, a cidade foi presenteada pela natureza

2. E suas praias têm as águas mais límpidas que você verá

3. A enseada em verde esmeralda encanta

4. E a areia da praia parece ser desenhada à mão

5. As pedras são outros detalhes que trazem charme à beira-mar

6. E contornam com primazia o cenário do pôr do sol

7. E falando em pôr do sol, você precisa avistá-lo da orla!

8. De todas as praias o fim de tarde é espetacular

9. O Forte de Santa Cruz também guarda momentos únicos

10. E revela uma vista surpreendente do mar

11. Governador Celso Ramos possui, de fato, muitas belezas

12. Que você certamente vai amar visitar!

Gostou? Então escolha Governador Celso Ramos como o seu próximo destino de viagem. Prepare a rota, arrume as malas e encante-se por esse precioso município catarinense.

Se você pretende estender os dias de descanso pelo Sul do Brasil, então precisa conhecer a Guarda do Embaú. Mais uma bela cidade de Santa Catarina repleta de encantadoras praias e lindas paisagens.