Guaratinguetá: descubra os encantos dessa cidade marcada pela fé

Escrito por Liz Santana
Atualizado em 02.12.20

Guaratinguetá é uma cidadezinha no interior paulista, conhecida pela tradição religiosa e vida tranquila. O lugar possui diversas atrações ligadas à espiritualidade, como igrejas e catedrais, que atraem muitos peregrinos pelo país. Além disso, a cidade possui também atividades voltadas ao ecoturismo que são incríveis. Gostou? Conheça essa região.

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Onde fica Guaratinguetá

O destino fica localizado próximo à Rodovia Presidente Dutra, entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Também está bem perto de cidades da Serra da Mantiqueira, como Campos do Jordão, e de praias do litoral carioca, como Paraty e Ubatuba.

O que fazer em Guaratinguetá

Se você vai conhecer a cidade, prepare-se para visitar alguns centros culturais, igrejas com tradições seculares e também realizar atividades na natureza. Além disso, é possível fazer uma visita ao mercado popular, dar um pulo na Estação Ferroviária e se deliciar com um banho de cachoeira. Então, confira as principais atrações.

1. Igreja de Santo Antônio de Guaratinguetá

Essa igreja é um ponto turístico de Guaratinguetá visitado pelos mais religiosos. Esse monumento é um dos mais antigos da cidade, criado em 1651. O local passou por diversas reformas até chegar na versão atual, mas permaneceu com o seu estilo barroco. Aliás, dentro dela é possível ver elementos do rococó e imagens em madeira de Nossa Senhora do Carmo e Nossa Senhora do Rosário.

2. Santuário Frei Galvão

Se você gosta de atrações religiosas, vai gostar de conhecer esse local. O santuário foi fundado em homenagem ao Frei Galvão, considerado o primeiro santo brasileiro. O local traz uma paz enorme aos visitantes, segundo os turistas que estiveram por lá. Aliás, no local ainda é possível tirar fotos na frente da estátua do santo e comprar lembrancinhas na loja.

3. Estação Ferroviária de Guaratinguetá

A Estação Ferroviária de Guaratinguetá é um dos primeiros locais que o turista deve ir quando chegar à cidade. A sua arquitetura é linda e lembra o início da construção da cidade e a sua história. Além disso, o local é perfeito para tirar fotos, passear e levar a família, mas não possui opções de lugares para comer e beber. Ainda assim, há eventos nos finais de semana.

4. Casa de Frei Galvão

A Casa é um espaço cultural com obras de arte que remontam à vida de Frei Galvão. O museu está bem preservado e possui objetos, memórias e livros com histórias interessantes sobre o Frei. Além disso, há lojas para comprar lembrancinhas de viagem para seus familiares. O local fica bem perto da Catedral de Santo Antônio, no centro da cidade.

5. Gruta Nossa Senhora de Lourdes

Outro local interessante para visitar é a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes. O lugar é considerado sagrado e a sua água benta é utilizada para realizar milagres tanto espirituais quanto corporais. Aliás, os turistas consideram o espaço maravilhoso, uma vez que possui uma energia de muita paz.

6. Gomeral

Gomeral é um bairro rural que fica entre Campos do Jordão e Guaratinguetá. Ele é bastante conhecido pelas paisagens, natureza intocada e atividades voltadas ao ecoturismo. Aliás, é possível ter acesso às montanhas e cachoeiras da região e se deliciar com as paisagens. Então, se estiver em busca de sossego, certamente vai gostar de conhecer esse local.

7. Cachoeira do Onça

A Cachoeira da Onça é um refúgio para quem curte a natureza. Para chegar, é necessário passar pela estrada de Gomeral e seguir as placas que levam o visitante até Campos do Jordão. Em seguida, você fará uma trilha curta e fácil, que não exige muito condicionamento físico. A água é bastante gelada, mas vale a pena fazer esse passeio.

8. Museu Histórico e Pedagógico Conselheiro Rodrigues Alves

Esse ponto turístico de Guaratinguetá é uma ótima opção para visitar com a família. Ele já teve diversos nomes, como Museu Histórico Municipal, Museu Histórico e Pedagógico de Guaratinguetá e Museu de Guaratinguetá. O seu acervo possui objetos e peças de mobiliário da família de Rodrigues Alves, além de documentos, fotografias e uma variedade de livros da República Velha e período do Segundo Reinado.

9. Mercado Municipal de Guaratinguetá

Você vai adorar as delícias do Mercado Municipal de Guaratinguetá. O local iniciou as atividades em 1889 e possui uma variedade de produtos artesanais, como cestas, farinhas, doces e queijos, além de outros produtos. A feira ainda recebe mercadorias de hortifrutigranjeiras da região e possui uma arquitetura em arcos. Vale salientar que a atração fica localizada no Centro da cidade e tem entrada gratuita.

Sem dúvidas, a cidade é marcada pela história do Frei Galvão e por esse motivo atrai muitos religiosos. Então, certamente esse será o destino ideal se você for uma pessoa ligada à história, cultura e espiritualidade.

Vídeos de Guaratinguetá

Apesar de ser uma cidade simples, Guaratinguetá oferece uma série de atrações para quem vai passar alguns dias. O ideal é você fique pelo menos um final de semana para conhecer todos os cantos. Conheça um pouco mais da cidade por meio dos vídeos a seguir.

O que fazer em Guaratinguetá

Confira aqui os principais pontos turísticos dessa cidade perfeita para visitar. Possivelmente, você vai gostar das construções, igrejas, história e cultura de lá.

Passeio pela cidade

Conheça nesse vídeo as ruas de Guaratinguetá e tudo o que você irá se deparar por lá. Fique encantado com essa cidadezinha do interior.

Imagens do alto

Se você quer conhecer a cidade do alto, certamente vai se encantar com essas imagens das paisagens de Guaratinguetá. Veja como é bonita a natureza de lá.

Agora que você já viu todo o potencial desse destino, que tal arrumar suas malas e desbravá-lo? Então, separe uns dias para descobrir as atrações de Guaratinguetá com a sua família.

11 fotos encantadoras de Guaratinguetá

Quem não gosta de ver fotos de viagem e se imaginar no destino? Se você é essa pessoa, sem dúvidas vai gostar de ver as imagens que separamos aqui sobre essa cidade.

1. Conheça as belezas

2. As paisagens perfeitas

3. E lindas cachoeiras

4. De Guaratinguetá

5. Você vai gostar das atrações

6. Dos centros culturais

7. E locais para contemplar

8. Vá ao mercado municipal

9. À estação ferroviária

10. E aproveite ao máximo

11. Você vai amar o passeio!

Depois de visitar a cidade de Guaratinguetá, que tal andar sobre os trilhos? Então, conheça os melhores passeios de trem em São Paulo, para fazer com os filhos.