10 atrações na Ilha da Madeira para você conhecer e se apaixonar

Escrito por Sheila Almendros

Prepare-se para conhecer um dos destinos mais paradisíacos de Portugal! De origem vulcânica, a Ilha da Madeira oferece aos seus visitantes o melhor que uma viagem pode ter: praias paradisíacas, piscinas naturais, jardins elegantes com o seu toque de cor, mirantes de tirar o fôlego e montanhas que compõem os mais belos cenários.

Continua após o anúncio

Com flora exótica e clima subtropical, a Ilha da Madeira possui temperaturas agradáveis o ano inteiro, sendo um dos principais destinos dos portugueses para passar as férias. E não é para menos: além da natureza estonteante, a terra de Cristiano Ronaldo é também conhecida por seus ótimos restaurantes e deliciosos vinhos.

Onde fica a Ilha da Madeira?

Situada no oceano Atlântico, a sudoeste da costa portuguesa, a Ilha da Madeira está precisamente a 500 km de distância de Marrocos (o dobro de distância de Portugal). O território faz parte do arquipélago de Madeira, anexada à União Europeia.

Como ir à Ilha da Madeira

IStock

O Aeroporto Internacional da Madeira, em Santa Cruz, é o principal meio de acesso à ilha. Há voos saindo diretamente de Portugal aterrizando por lá, com mais ou menos duas horas de percurso. É possível garantir voos diretos para Portugal aqui no Brasil, ou com conexão em Madri.

10 atrações imperdíveis na Ilha da Madeira

Confira as melhores atrações e pontos turísticos da Ilha da Madeira que não podem faltar em seu roteiro de viagens:

1. Câmara de Lobos

IStock

Foi na Câmara de Lobos que João Gonçalves Zarco, o descobridor da Ilha da Madeira, se instalou pela primeira vez ao aportar nesta terra até então desconhecida. Ele mesmo batizou o local com este nome, pois ali habitavam diversos lobos marinhos. Hoje, a vila de pescadores ganhou vida com todo o colorido dos barquinhos em seu entorno, e o visitante poderá encontrar diversas referências históricas preservadas, espalhadas entre as 5 freguesias do município.

2. Curral das Freiras

IStock

Escondido entre os picos da Câmara de Lobos há o Curral das Freiras, um vale muito frequentado por turistas, considerado um dos melhores cenários do mundo. Segundo a lenda, o local era usado como esconderijo das freiras do Convento Santa Clara para fugir dos constantes ataques piratas em Funchal. Você pode curtir a paisagem do alto da Eira do Serrado, ou caminhar pela estrada antiga em ziguezague, que dá acesso ao vale. Dica: aos domingos, acontece uma tradicional feira de rua em volta da igreja.

3. Teleférico

IStock

Para ter a melhor visão da Ilha da Madeira, não deixe de fazer um passeio de teleférico, que liga a zona velha da cidade do Funchal ao Monte. A estação fica no jardim do Almirante Reis, e o percurso até o destino dura em média 15 minutos.

4. Funchal

IStock

Funchal é a capital da Ilha da Madeira, e apresenta características que toda cidade grande tem: cosmopolita, moderna, jovial, com inúmeros restaurantes elogiadíssimos e repleta de pontos turísticos! Não deixe de visitar o CR7 Museu, espaço dedicado ao nativo mais famoso do estado, o jogador Cristiano Ronaldo, e também o Parque de Santa Catarina, Museu de Arte Sacra do Funchal, Sé do Funchal, Jardim Botânico da Madeira e o Casino da Madeira, as atrações mais concorridas da ilha.

Continua após o anúncio

5. Pico Areeiro e Pico Ruivo

IStock

Quem deseja avistar Madeira por todos os ângulos, deve incluir também o Pico Areeiro e o Pico Ruivo no roteiro. Seus 1.818 e 1.862 metros (consecutivamente) oferecem uma vista incrível da paisagem vulcânica e selvagem da ilha, bem diferente da visão da região central de Funchal. Prepare sua roupa e calçado mais confortável para desbravar ambos os locais em uma tacada só.

6. Porto Moniz

IStock

Não tenha dúvidas que você encontrará um dos cenários mais belos de Madeira ao chegar em Porto Moniz. O local só passou a pertencer à ilha depois da 2.ª Guerra Mundial, com a escavação da estrada que a liga ao concelho de São Vicente. As piscinas naturais existentes no município são um espetáculo a parte, que merecem a sua visita.

7. Cabo Girão

IStock

Miradouro do Cabo Girão é um dos pontos mais altos da Europa. Seus 580 metros de altitude oferecem uma vista panorâmica incrível da Câmara de Lobos, do Funchal, e claro, dos ranchos abaixo da plataforma suspensa de vidro, a chamada Skywalk. Por lá rola diversos saltos de Bungee jumping e parapente. Imperdível!

8. Porto Santo

IStock

A menor ilha habitada de Madeira fica a apenas 500 km da costa africana, e possui uma das praias mais queridas pelos turistas. O mar tranquilo de temperaturas amenas e areia fina são um convite a caminhada, seguida de um mergulho. Além da praia, o município também possui outros atrativos históricos, como a Casa Museu, local onde Cristóvão Colombo viveu por alguns anos.

9. Grutas/Centro de Vulcanismo de São Vicente

As Grutas de São Vicente foram formadas a partir de uma erupção vulcânica a 890 mil anos, mas somente em 1996 que elas foram abertas ao público. Além de visitar o seu interior (que por sinal é muito interessante!), você também poderá conferir o surgimento e toda a evolução geológica das grutas, assim como a simulação do nascimento do arquipélago Madeira através de vídeos no Centro de Vulcanismo.

10. Santana

IStock

Santana é conhecida por suas casinhas típicas com telhados cobertos de colmo. Esta característica é um reflexo de toda a história local, já que o município ficou isolado por muitos anos, praticamente inacessível. Em 2011, este pitoresco destino foi considerado “Reserva da Biosfera” pela UNESCO, e por lá você poderá curtir o Parque Temático da Madeira e a Reserva Natural da Rocha do Navio, principais pontos turísticos da região.

10 fotos incríveis da Ilha da Madeira para você se apaixonar

Prepare o coração, pois as imagens são fortes:

1. Impossível não se apaixonar por este céu em Câmara de Lobos

IStock

2. Uma vista paradisíaca dessa…

IStock

3. O melhor clique da Ponta de São Lourenço

IStock

4. Casinhas em meio à gigantesca área verde

IStock

5. Que tal este colorido natural do Jardim Botânico de Madeira?

IStock

6. Não deixe de se deslumbrar com o cenário durante um passeio a pé pela ilha

IStock

7. Durante a noite, Madeira se torna um outro espetáculo

IStock

8. O charmoso centrinho de Funchal

IStock

9. A mistura deslumbrante entre as cores dos telhadinhos e o mar

IStock

10. A cidade desenvolvida na encosta

IStock

Com todos estes atrativos que a Ilha da Madeira tem a oferecer, pode ter certeza que a sua viagem será inesquecível.

 
   

PARA VOCÊ