Ilha do Pelado: conheças piscinas naturais incríveis perto de Paraty

Escrito por Liz Santana

A Ilha do Pelado é um destino supercharmoso, localizado no Rio de Janeiro. Lá é possível fazer passeios de barco para diversas ilhotas ao redor, conhecer o centro histórico da conhecida Paraty e visitar as praias mais fantásticas da região. Portanto, se você vai ficar de férias em breve, confira as melhores coisas que você pode fazer nessa ilha.

Continua após o anúncio

Onde fica a Ilha do Pelado

O destino fica localizado a 248 km do centro do Rio, entre Paraty e Angra dos Reis. A ilha é dividida em 4 praias e possui 108 mil metros quadrados, com dois bares que oferecem um cardápio bem vasto. Ao redor, existem outras ilhas tão lindas quanto ela, que podem ser incluídas no seu passeio.

Como chegar

Para chegar, é preciso pegar um barco que parte da Praia de São Gonçalo, a cerca de 900 metros ou então de Paraty. O valor é de R$ 50 para o casal, ida e volta, e você poderá passar o dia inteirinho curtindo as delícias desse paraíso, na beira da praia ou dentro do mar.

O que você precisa saber antes de ir

Se você tem curiosidade de conhecer a Ilha do Pelado, confira algumas dicas para que fique atento antes de se jogar nessa aventura. Aproveite e já comece a montar o seu roteiro com as informações que daremos.

  • Estrutura para alimentação: a Ilha do Pelado possui alguns bares e restaurantes, que servem comidas e bebidas para os visitantes.
  • Quando ir: o melhor período do ano para conhecer a Ilha do Pelado é na baixa estação, que é quando o local está mais vazio.
  • Maré: o mar costuma ser bem calmo, perfeito para ir com crianças pequenas. Porém, verifique com o barqueiro antes de ir quais são as condições do mar.
  • Prática de esportes: standup paddle, snorkel e caiaque são apenas alguns exemplos de esportes que você poderá praticar na região.
  • Estacionamento: se você está indo de carro, estacione o seu veículo em São Gonçalinho, pois os valores são mais reduzidos.

É fundamental que antes de ir para qualquer destino, o visitante pesquise sobre valores, tábua de maré e disponibilidade das atrações. Isso evita que ele seja pego desprevenido e a viagem gere mais dor de cabeça do que prazer.

O que fazer por lá

Curtir o sol, caminhar pelas areias, ou até mesmo tomar um banho relaxante nas águas cristalinas e calmas da Ilha. Essas são apenas algumas das possibilidades de divertimento nesse lugar, que é perfeito para fazer um bate-volta e passar o dia, ou aproveitar as férias com a família.

1. Praia de Ilha do Pelado

A praia é uma excelente opção para ir nas férias de verão com a família. Suas piscinas naturais e águas cristalinas são convidativas para um refrescante banho de mar. Aliás, as ondas não são fortes, ou seja, você poderá levar crianças e ficar despreocupado. Além disso, a região possui muitos restaurantes e bares, que servem pratos deliciosos para o visitante. Você ainda poderá praticar esportes no mar.

2. Praia de São Gonçalo

É sobretudo da Praia de São Gonçalo que partem os barcos que nos levam para as ilhas do entorno. A praia é bem interessante, tranquila e possui uma estrutura com alguns bares. Além disso, os restaurantes são bastante organizados e disponibilizam guarda-sol e banheiros. Quem quiser, ainda pode passar um dia inteiro desfrutando das paisagens e do mar.

Continua após o anúncio

3. Praia de São Gonçalinho

São Gonçalinho se localiza a 30 km do centro de Paraty e está bem perto da Ilha do Pelado e da Praia de São Gonçalo. Basta atravessar um rio para chegar nesse local paradisíaco e semi intocado. A sua extensão é considerada curta, porém, esse é um dos locais preferidos daqueles que gostam de praias vazias e águas transparentes. Sem dúvidas, uma ótima opção para ir com crianças.

4. Praia Tarituba

A Praia de Tarituba é uma vila de pescadores que possui um comércio local e vagas de estacionamento. O local possui alguns quiosques espalhados pela praia, onde o visitante poderá desfrutar de um peixe delicioso ou outras opções de pratos. A praia é rústica e ótima para banho, passar o dia, e fica bem perto da Ilha do Pelado.

5. Praia do Sono

Quem gosta de acampar, vai gostar de conhecer a Praia do Sono. Ela fica próxima a Ilha do Pelado, numa região bem escondida. O seu acesso é somente por barco, e logo em seguida é preciso fazer uma trilha que leva de 1h a 1h30, no meio da mata. Vale salientar que o local não possui estrutura com bares, portanto, você deverá levar algum lanche para quando sentir fome.

6. Korcora Mambucaba PUB

Agora se você está em busca de bares pelo entorno da ilha para comer e dançar, vai se apaixonar pelo Korcora Mambucaba PUB. O local serve drinks diferenciados e possui um bom atendimento, além de ser perfeito para um bate papo com amigos. Aliás, os frutos do mar e peixes costumam ser bastante saborosos e agradar a todos os visitantes que estão pelas ilhas.

7. Bar da Bete

O Bar e Restaurante da Bete é um destino bastante conhecido na região da Ilha do Pelado por causa dos seus 20 anos de existência. Muitos vão atrás dos deliciosos frutos do mar, moquecas e outras comidas que são riquíssimas. Além disso, o preço é considerado moderado, porém, um pouco acima dos valores praticados em outras praias mais movimentadas. Os funcionários são atenciosos e prestativos.

8. Ilha do Breu

Outra opção de passeio perto da Ilha do Pelado é a Ilha do Breu. Também conhecida como “Ilhota do Breu”, o local possui um mar tranquilo, perfeito para observar diversas espécies de animais marinhos, como tartarugas e estrelas-do-mar. Além disso, a ilha é convidativa para caminhadas e possui um lindo pôr do sol. Se tiver sorte, você ainda verá cardumes de golfinhos nadando.

9. Ilha Pelada Pequena

A Ilha Pelada Pequena faz parte de uma das quatro ilhas de Paraty, cidade próxima da Ilha do Pelado e da Praia de São Gonçalo. Ela possui uma bonita vegetação de Mata Atlântica, areias finas, mar calmo e três praias que estão interligadas. Os turistas costumam passar o dia inteiro na ilha, que possui barzinhos que servem petiscos e bebidas.

10. Paraty

Paraty é um dos destinos mais buscados pelos visitantes que vão ao Rio de Janeiro. O local possui várias reservas ecológicas, sem falar nas casas coloridas e construções do centro histórico, que mesclam belezas naturais e arte. Vale mencionar que a cidade é reconhecida pela Unesco como Patrimônio Mundial. Por isso, não deixe de conhecer esse lugar e a vizinha, Ilha Grande.

Cada atração que listamos aqui merece pelo menos um dia de visita. Portanto, se programe para passar dias inesquecíveis num dos locais mais charmosos do sudeste brasileiro.

Onde ficar

A Ilha do Pelado não possui opções de hospedagem. Porém, você pode optar se hospedar numa das praias próximas, sobretudo em Paraty, que é onde você encontrará mais opções para ficar. Então, confira algumas delas e planeje-se para escolher o local que se encaixa no seu perfil de viajante.

  • Recanto Paraíso Verde – $: a pousada possui quartos equipados, balcão de turismo e estacionamento gratuito. Além disso, ele é pet friendly e costuma praticar preços bem acessíveis para os clientes.
  • Pousada Bar Quintal da Roça – $$: já essa hospedagem fica em Paraty e é bastante charmosa. O local oferece espaços compartilhados como o bar e o jardim, além de disponibilizar cafeteira em todos os quartos.
  • Pousada dos navegantes – $$$: essa terceira opção possui serviço de quarto e está localizado na beira mar. Além disso, ela está perto de outras atrações, tais como Praia Grande e o centro de Paraty.
  • Pousada das Orquídeas – $$$$: por fim, a Pousada das Orquídeas dispõe de quartos com geladeira e tv de tela plana, além de um belo terraço para tirar fotos lindas.

Antes de tudo, verifique as suas necessidades quanto a conforto e outras comodidades. Não esqueça de pedir indicações e avaliar os comentários na internet sobre o hotel que você for escolher. Assim você fará escolhas mais assertivas.

Vídeos sobre a Ilha do Pelado

E por falar nisso, você é daqueles que adora visualizar comentários de viajantes na internet e não perde uma dica? Então aproveite e pegue todas as dicas sobre a Ilha do Pelado que separamos para tornar sua viagem inesquecível.

Lindas imagens da Ilha do Pelado

Se você ama a natureza, belas paisagens e cenários paradisíacos, certamente irá se apaixonar por esse vídeo. Então aproveite para se apaixonar mais um pouco por esse destino.

Passeio de barco para a Ilha do Pelado

Águas cristalinas, natureza selvagem e locais de praia te encantam? Sem dúvidas você vai ficar maravilhado quando chegar nessa ilha cheia de encantos.

Conheça as ilhas perto de Paraty

Quer tirar as fotos mais maravilhosas da sua viagem? Então confira as atrações da Ilha do Pelado, um dos pontos mais amados pelos turistas.

Agora que você já sabe as principais atrações, onde comer e onde ficar, é hora de planejar o seu passeio. Lembre-se que quanto antes você se organizar, mais chances seu passeio tem de ser um sucesso.

15 fotos da Ilha do Pelado para se inspirar

Nada melhor do que olhar fotos de viagem, com praias, aquele marzão e sonhar um pouquinho, não é mesmo? Pois esse é o momento de você se animar e ver as imagens mais lindas tiradas pelos viajantes.

1. Desvende as belezas

2. Da Ilha do Pelado

3. Você irá se apaixonar

4. Pelas belezas naturais

5. Pelas paisagens fantásticas

6. E pelo mar

7. Que é convidativo

8. Para um mergulho

9. Aliás, lá é possível passar o dia

10. Praticar esportes náuticos

11. Se divertir

12. E tomar bons drinks

13. Na beira do Mar

14. Então não perca tempo

15. E já planeje suas próximas férias

A Ilha do Pelado é mesmo um local fascinante. E já que estamos bem pertinho, que tal dar um pulo em Paraty e se encantar com as diversas opções de atração nesse local fantástico? Aproveite a viagem e conheça dois destinos!