Itarema: conheça lindas praias cearenses para praticar esportes náuticos

Por                                
Em 16.12.20

Itarema é uma cidade cearense que oferece muitas belezas naturais e atividades turísticas. O seu nome tem origem tupi-guarani e significa “pedra cheirosa” ou “pedra com cheiro agradável”. Sem dúvidas, essa é a região mais escolhida pelos visitantes que desejam descansar e fugir da vida corrida. Saiba mais sobre o destino a seguir!

Publicidade

Índice do conteúdo:

Onde fica Itarema

O destino fica localizado a cerca de 214 km de Fortaleza. Ou seja, partindo da capital, o turista levará entre duas e três horas para chegar à região. A facilidade no acesso permite que qualquer pessoa vá de carro, ônibus ou até mesmo contrate um pacote com uma agência de turismo.

O que fazer em Itarema

Itarema atrai muitas pessoas que vão em busca das praias e atividades náuticas, como surf, kitesurf e windsurf. Por isso, se você é aventureiro e adora contato com a natureza – sobretudo com o mar -, certamente vai amar as atrações que listamos aqui. Confira os principais pontos turísticos do lugar:

1. Ilha do Guajirú

A Ilha do Guajirú é um local incrível, tranquilo e perfeito para a prática de kitesurf. Ela é considerada um dos melhores destinos no Ceará, de acordo com os turistas. Aliás, o local ainda possui boas pousadas e uma gastronomia incrível, que engloba pratos feitos com frutos do mar. Por isso, quando for viajar para Itarema com sua família, não deixe de visitar esse lugar.

2. Praia da Barra do Ceará

A Praia da Barra é conhecida pelo seu clima agradável e por receber uma quantidade significativa de turistas durante o verão. Muitos vão para se distanciar um pouco da rotina das capitais, relaxar e curtir a faixa de areia. O mar é considerado agitado, o que pode afastar algumas pessoas, sobretudo aquelas que estão com crianças pequenas. Vale salientar que o local é perfeito para realizar esportes náuticos.

3. Praia de Almofala

Outro cantinho maravilhoso em Itarema é a Praia de Almofala. O local possui uma extensa faixa de areia, ótima para fazer caminhadas e corridas. Além disso, ela é considerada um pouco deserta em relação às outras mais próximas, então o ideal é que você leve suas coisas, caso decida passar o dia por lá.

4. Praia de Guajiru

Outra opção de diversão perto desse destino é a Praia de Guajiru. Fica localizada em Trairi, município que está a mais ou menos uma hora de Itarema. Certamente, esse é um lugar perfeito para passar o dia, mergulhar nas águas cristalinas e caminhar na maré baixa. E o melhor é que o passeio pode ser feito em um bate-volta.

Publicidade

5. Porto dos Barcos

É na região de Porto dos Barcos que existe uma comunidade pesqueira que sobrevive dessa atividade. Também é desse local que saem as embarcações para diversas regiões vizinhas, além de passeios incríveis. Muitos turistas procuram a atração para tirar fotos de viagem ao lado das canoas coloridas. Aliás, vale salientar que é no Porto que se inicia a Praia de Almofala.

6. Praia do Espraiado

Bem pertinho de Itarema, temos acesso à Praia do Espraiado. Embora esse local não possua quase nenhum atrativo turístico, é muito bom para quem deseja descansar nas areias cearenses. A praia não é tão conhecida pelos turistas, então não possui uma infraestrutura com barracas e restaurantes para atender à demanda. Mas, tirando esse detalhe, vale a pena conhecê-la.

7. Praia da Taíba

Já a Praia da Taíba é linda, possui dunas, lagoas, falésias e uma água deliciosa para banho. Ela fica bem perto de Itarema, ou seja, você também poderá fazer um bate-volta no mesmo dia sem problemas. A região é perfeita para praticar esportes, andar de quadriciclo e relaxar nas areias.

Gostou das opções de passeio em Itarema? O ideal é que você possa passar pelo menos um fim de semana nessa região. Só assim poderá aproveitar todos os cantinhos com mais calma!

Dicas e informações importantes para aproveitar melhor sua viagem

Antes mesmo de colocar o pé na estrada, é muito importante conhecer algumas informações sobre Itarema. Separamos aqui ótimas dicas para curtir ao máximo o seu passeio. Acompanhe:

  • Verifique o melhor período do ano: primeiramente, descubra qual o melhor mês para conhecer Itarema de acordo com o seu propósito. Isso porque você pode estar em busca de descanso e chegar em um mês em que as praias estão mais cheias.
  • Pesquise a tábua de maré: antes de ir para a praia, cheque a tábua de maré. Assim, você poderá aproveitar melhor o seu passeio.
  • Conheça a comunidade: cada local possui uma história diferente. Por isso, que tal enriquecer a sua viagem e saber um pouco mais sobre a cidade?
  • Contrate um guia turístico: desbravar o destino por si próprio é bacana, porém o guia pode te ajudar a descobrir novos locais não tão conhecidos pela maioria dos turistas.
  • Programe seus passeios: se você deseja dar uma volta de barco, informe-se sobre os horários e destinos pelo menos com um dia de antecedência. Assim, você poderá conhecer outros locais pelo mar.

Essas dicas valem tanto para sua viagem para Itarema quanto para outros locais que você deseje conhecer. Ou seja, quanto mais informado você estiver sobre o seu destino, mais interessante serão as suas férias.

Onde se hospedar

Itarema dispõe de muitas hospedagens para o turista. As opções são bem variadas, então você poderá encontrar desde um hostel baratinho até um hotel luxuoso com piscinas e outras comodidades. Confira as alternativas que listamos para você:

  • Nomade Kite Camp – $: essa pousada fica localizada em uma área bastante visitada por amantes de windsurf e kitesurf. Ela possui acomodações bem simples, porém o café da manhã é bem diverso.
  • Barraca do Kite – $$: já essa hospedagem é muito linda e dispõe de duas piscina e bar para os hóspedes. Além disso, o local oferece também serviço de câmbio.
  • Locanda dei Venti – $$$: se você prefere os locais à beira-mar, certamente vai amar essa opção de hotel. A propriedade possui estacionamento, varanda e um lindo jardim.
  • 7 Beaufort – $$$$: essa opção possui restaurante, bar e uma área privativa na praia. Aliás, ela ainda possui um parquinho infantil, perfeito para quem vai viajar com crianças.
  • Pousada Kiriri – $$$$$: a Pousada Kiriri é a mais luxuosa dessa lista e fica localizada em frente à praia. Sem dúvidas, essa é uma das mais procuradas na região.

Pesquise bastante para escolher bem a sua hospedagem, mas considere opções mais confortáveis ou próximas da praia se você estiver com crianças. O ideal é que você tenha facilidade para transitar entre os principais pontos turísticos de Itarema.

15 fotos encantadoras de Itarema

Talvez você ainda esteja na dúvida se deve visitar ou não Itarema na sua próxima viagem a Fortaleza. Por isso, te daremos motivos para começar a arrumar sua mala agora mesmo. Confira!

Publicidade

1. Vai entrar de férias em breve?

2. Que tal visitar o Ceará

3. E conhecer Itarema de perto?

4. O destino é perfeito

5. Para praticar esportes radicais

6. Realizados no mar

7. Ficar com aquele bronze

8. E, no fim do dia

9. Aproveitar o pôr do sol

10. Descansando na rede

11. Admirando a natureza

12. Ou fazendo uma caminhada

13. Visite a região do porto

14. E outros locais perfeitos

15. Certamente, você vai se encantar!

Itarema é apenas uma das várias cidades com paisagens lindas no Nordeste. E por falar em paraísos escondidos no Ceará, conheça também Quixadá, considerada a “Terra dos Monólitos”.