Alto Caparaó: o melhor lugar para o ecoturismo em Minas Gerais

Escrito por Bruno Mendes

O município mineiro de Alto Caparaó, que tem 5297 habitantes e temperatura média anual de 18°C, contempla montanhas e encantadoras cachoeiras. É o lugar certo para quem deseja vivenciar as melhores experiências possíveis em contato com muita área verde. Saiba o que fazer e onde se hospedar pertinho desse magnífico santuário natural.

Continua após o anúncio

Como chegar a Alto Caparaó

Alto Caparaó fica a 325 km de Belo Horizonte. Para chegar lá saindo da capital de Minas Gerais, o visitante deverá seguir pela BR-262 e virar à esquerda no trevo de Reduto. Desse ponto, guiará por 24 km até o Alto do Jequitibá e mais 14 km até o destino final.

O que tem para fazer em Alto Caparaó?

Quer conhecer os principais atrativos dessa região mineira, que é um dos points do montanhismo em terras brasileiras? Confira nossas sugestões a seguir:

1. Parque Nacional do Caparaó

O Parque Nacional do Caparaó abriga o Pico da Bandeira e está entre as atrações preferidas pelos adeptos de trilhas em montanhas em todo o país. Abrangendo o território de Minas Gerais e Espírito Santo, o parque tem 31,8 mil hectares, onde se encontram cachoeiras, quatro áreas de acampamento e incontáveis belezas.

2. Pico da Bandeira

Com 2892 metros de altitude, o Pico da Bandeira é o terceiro ponto mais alto do Brasil. O acesso até o principal atrativo do Parque Nacional do Caparaó tem início nos espaços para acampamento Terreirão e Tronqueira, perto da entrada de Minas, e em Casa Queimada e Macieira, que ficam na portaria do Espírito Santo.

3. Cachoeira da Farofa

Quer se refrescar depois de caminhar por terrenos montanhosos? A Cachoeira da Farofa é o local certo para essa valiosa recompensa. Localizada a 6 km da portaria da Pedra Menina, ela conta com águas límpidas e suntuosa vegetação ao redor.

4. Vale Encantado

Situado a apenas 500 metros da Tronqueira, o Vale Encantado abriga piscinas naturais de águas transparentes e a Cachoeira Bonita, maior queda d’água de Alto Caparaó. Mais um bom recanto para banhos e contemplação de paisagens que não são encontradas em qualquer lugar. Imperdível!

5. Cachoeira do Aurélio

A Cachoeira do Aurélio é formada pelo Rio São Domingos e apresenta uma bela sequência de poços de água. Já na trilha, o visitante irá passar por trechos alagados e encontrará formações naturais com floresta de pequeno porte.

Continua após o anúncio

6. Pico do Cristal

Quem se aventurou no Pico da Bandeira, também vai gostar desse que é o sexto maior pico brasileiro. Sem dúvida, os lírios e bromélias que nascem entre as pedras e as lagoas naturais do caminho tornam a subida ainda mais interessante.

7. Mirante do Jacu

O Mirante do Jacu fica no fim da trilha do Vale Verde, área bastante procurada por suas cachoeiras e espaços para piqueniques e churrascos. Do alto, é possível observar um dos visuais mais bonitos de Alto Caparaó. Sendo assim, prepare-se para tirar muitas fotos.

8. Parque Cachoeira das Andorinhas

Esse parque fica no município do Alto Jequitibá, mas o seu acesso é feito em Alto Caparaó. Criado em 1998, o local dispõe de muitos hectares de piscinas naturais, áreas para trilhas e até estrutura com restaurante, estacionamento para 100 carros e quiosques para churrascos.

E aí, gostou das atrações? Lembre-se de ir com roupas leves, um bom tênis e também levar garrafinhas de água e repelente.

Hotéis e pousadas

Em Alto Caparaó, existem hospedagens com diferentes perfis e completamente inseridas na vibe natural do município. Para você repousar com o máximo de conforto entre um passeio e outro, listamos cinco delas. Olha só:

  • Pousada do Rui – $: aqui, temos o estabelecimento perfeito para quem busca economizar, mas sem perder em qualidade. Aconchegante e com estacionamento privativo, a pousada fica a 24 km do Pico da Bandeira.
  • Pousada Montanhas do Caparaó – $$: essa opção disponibiliza centro de bem-estar, spa e fica a 15 km do acesso ao Pico da Bandeira. Mais uma valiosa oportunidade para quem prioriza o custo-benefício.
  • Caparaó Parque Hotel – $$$: menos de 10 km separam esse encantador hotel, com piscina ao ar livre, do Parque Cachoeira das Andorinhas. Vale colocar na sua lista, hein!
  • Chalés Café da Mata – $$$: o clima de montanha é intenso nessa acomodação sensacional, que fica a apenas 3 km do Parque Nacional do Caparaó.
  • Sítio em Alto Caparaó/Pico da Bandeira – $$$$: finalizamos com esse sítio que está a 10 km do parque e que conta com uma piscina natural privativa. Indicação certa para hóspedes que não dispensam uns mimos a mais!

Viu como é fácil se hospedar a poucos quilômetros do Parque Nacional do Caparaó e de todas as suas atrações? Agora, é só se decidir e começar a planejar sua viagem!

Vídeos sobre Alto Caparaó

Agora que você já sabe o que fazer e onde se hospedar em Alto Caparaó, assista até o fim a esses vídeos feitos com muito carinho por pessoas apaixonadas por toda a natureza mineira. Veja só:

Um fim de semana relaxante em Alto Caparaó

Esse vídeo traz informações, dicas para evitar perrengues em dias chuvosos, bonitas imagens das cachoeiras e até recomendações gastronômicas. Não dá para ignorar a culinária mineira, né?

O nascer do sol visto do Pico da Bandeira

Dos caminhos de carro até a Tronqueira à caminhada de quase 4 km até o ponto mais alto do famoso pico. Além de entender sobre os caminhos do Pico da Bandeira, o vídeo expõe a aventura de um casal que decidiu acampar e conferir o deslumbrante nascer do sol de lá. O que acha dessa aventura?

A região filmada de cima

Fique com essas imagens captadas por um drone da extensa área verde, das cachoeiras e das montanhas que enchem os olhos. Belo convite, né?

Gostou dos vídeos? Chegou a sua vez de registrar imagens encantadoras de Alto Caparaó!

15 fotos de Alto Caparaó para você viajar logo

Escolhemos a dedo essas imagens, pois é justo apresentar um incentivo a mais para você conhecer as montanhas mineiras. As belezas de Alto Caparaó te aguardam!

1. O grande point das maravilhas naturais de Minas

2. E um local nota 10 para acampar com os amigos

3. Topa curtir essas piscinas naturais em dias de sol?

4. Um destino muito procurado para o turismo ecológico

5. Em cada trilha, uma surpresa

6. O Pico da Bandeira impressiona de longe e de perto

7. A natureza proporciona paz e calmaria

8. Vão ser muitos os banhos de cachoeira

9. Então, prepare a roupa de banho!

10. Como descrever esse nascer do sol?

11. Dificilmente você vai se lembrar dos seus problemas

12. Afinal, Alto Caparaó só traz boas vibrações

13. A fauna silvestre vai te recepcionar muito bem

14. E as indicações para passeios perfeitos também

15. Arrume as malas e boa viagem!

Depois de visitar Alto Caparaó, certamente você vai ficar com vontade de conhecer outros lugares onde a natureza é a protagonista. Pensando nisso, destacamos essa lista com os melhores lugares para fazer ecoturismo no Brasil. Confira!