7 programas inesquecíveis para conhecer na Lagoa do Cassó, no Maranhão

Vai viajar para o Maranhão em suas próximas férias, mas ainda está em dúvida de qual destino visitar? Então, conheça a encantadora Lagoa do Cassó! Essa atração está localizada na região dos Lençóis Maranhenses e é ideal para quem busca descanso. Além disso, conta com passeios e atrações incríveis. Animou em conhecer? Então confira o guia abaixo e divirta-se!

Publicidade

Onde fica e como chegar à Lagoa do Cassó

A Lagoa do Cassó está localizada na cidade de Primeira Cruz, no estado do Maranhão. Ela fica a 207 km da capital São Luís e 68 km do município de Barreirinhas.

Para chegar até lá é preciso ter disposição, já que a estrada que dá acesso ao destino é de terra e exige transporte adequado para se aventurar. Veja, abaixo, algumas formas de chegar à região:

De carro

Para ir de carro à Lagoa do Cassó é preciso ter um veículo 4×4, pois parte da estrada é de terra e possui trechos acidentados. Partindo do centro de São Luís, basta seguir pela BR-135 e BR-204 com direção à Barreirinhas. Depois, é preciso seguir pela estrada de chão por mais 20 km. É importante conferir a previsão do tempo no dia do passeio, para não passar perrengues.

De ônibus

Caso você prefira ir de ônibus, basta comprar uma passagem para a cidade de Barreirinhas. Chegando lá, é preciso se deslocar até o povoado chamado Sangue. No local, você pode alugar um transporte até o destino.

O que você precisa saber antes de ir à Lagoa do Cassó

Antes de visitar as atrações da Lagoa do Cassó, é necessário ficar por dentro de algumas informações e dicas úteis sobre ela. Por isso, veja a seguir, o que você deve considerar para conhecê-la da melhor forma:

  • Aspectos naturais: a Lagoa do Cassó possui 6 km de extensão e em época de chuvas chega a profundidade de 20 metros. Embora a medida assuste, o local é bastante seguro.
  • Estrutura: a lagoa conta com uma boa infraestrutura e na região é possível encontrar pousadas e campings que oferecem muitas comodidades aos visitantes. Além disso, você pode desfrutar de barracas, redes e guarda-sóis no local.
  • Alimentação: o destino também possui ótimos bares e restaurantes que servem refeições saborosas. A maioria dos pratos servidos são típicos, o que torna o passeio ainda mais interessante.
  • O que levar: como o destino está localizado no Nordeste do Brasil, possui temperaturas elevadas. Então é necessário levar protetor solar para o passeio, assim como boné ou chapéu.
  • Quando ir: a melhor época para curtir a atração é durante os meses de junho a agosto, pois nesse período a lagoa está mais cheia e as chuvas são menos comuns.
  • Aluguel de carro: por fim, como a região é de difícil acesso, vale a dica de alugar um carro para conhecer melhor o destino. Aliás, essa é a melhor forma de não enfrentar perrengues pela região.

Após anotar essas novas dicas sobre a Lagoa do Cassó, com certeza o seu passeio tem tudo para ser incrível. Afinal, as novas informações vão tornar a sua viagem segura e mais tranquila.

Publicidade

O que fazer na Lagoa do Cassó

A Lagoa do Cassó é um lugar perfeito para quem busca descanso e sossego, mas também oferece opções para quem ama diversão. Confira, a seguir, quais atividades e programas você pode curtir no local:

1. Descansar à beira da lagoa

Cercada pela mata nativa e uma natureza exuberante, a Lagoa do Cassó é um ótimo destino para descansar. Por isso, ao chegar no local, aproveite para relaxar e admirar a vista. Além disso, vale a dica de tomar um banho refrescante em meio a suas águas calmas e cristalinas. Vale lembrar que todo o espaço é seguro e ideal para curtir com toda a família.

2. Aproveitar a infraestrutura local

Para tornar o seu momento de descanso ainda melhor, aproveite para conhecer a infraestrutura da Lagoa do Cassó. Afinal, a atração é cercada por pousadas e campings que oferecem muito conforto aos visitantes. No local, você pode desfrutar de barraquinhas, tendas e redes em meio à lagoa. Sem dúvida, você vai desejar passar o dia inteirinho curtindo as comodidades.

3. Praticar esportes aquáticos

Caso você goste de um passeio com mais aventura, também pode visitar a Lagoa do Cassó para praticar esportes aquáticos. Isso porque o espaço conta com condições perfeitas para esse tipo de atividade. No local é possível praticar stand up paddle, windsurf e mergulho e, dessa forma, se divertir bastante. Quer um programa para fazer com os amigos? Então essa é a melhor pedida!

4. Admirar o pôr do sol

Além dos melhores passeios e atividades, a Lagoa do Cassó também presenteia os turistas com um lindo fim de tarde. Então, após descansar e se divertir, aproveite para admirar o pôr do sol da região. Esse momento do dia guarda paisagens únicas e, claro, rende sempre os melhores registros. Uma boa dica é dividir o espetáculo com alguém especial.

5. Provar a culinária típica

Outra atração que merece destaque em sua viagem é a culinária local da Lagoa do Cassó. O destino também conta com excelentes bares e restaurantes que valorizam os sabores regionais. Entre os pratos típicos que você precisa conhecer estão o peixe ao molho de camarão e o arroz de carneiro, que tem sabores únicos e, aliás, são muito elogiados pelos visitantes.

6. Visitar a cidade de Barreirinhas

Caso você esteja com mais dias livres em seu passeio, vale a pena visitar também a cidade de Barreirinhas, que fica próxima ao nosso destino. O local é cheio de belezas naturais assim como programas incríveis. Na cidade, você pode explorar belas praias, dunas e rios que garantem ótimos momentos. Além disso, a infraestrutura da região é muito caprichada.

7. Conhecer os Lençóis Maranhenses

Por fim, como a Lagoa do Cassó fica na região dos Lençóis Maranhenses aproveite também para conhecer essa linda atração natural. O destino possui 90 mil hectares de dunas e lagoas com um visual exuberante. Também oferece programas incríveis, como o tradicional passeio de Jipe. Dois destinos que você deve conhecer são a Lagoa da Esperança e a Lagoa Azul, que possuem cenários indescritíveis.

A partir dessas dicas de atrações, certamente a sua viagem para a Lagoa do Cassó tem tudo para ser marcante, não é? Afinal de contas, o guia traz aqueles programas que permitem conhecer o melhor do destino.

Publicidade

Onde se hospedar perto da Lagoa do Cassó

Para aproveitar bem todas as atividades da Lagoa do Cassó, é preciso também descansar em boas hospedagens, não é? Então, veja, a seguir, uma lista das melhores acomodações para você considerar na região.

  • Pousada Estrela da Manhã – $: essa opção está localizada na cidade de Santo Amaro, a 13 km do destino. Ela conta com quartos simples e confortáveis, assim como um bom café da manhã. O seu destaque está no atendimento, que é acolhedor segundo os hóspedes.
  • Pousada Porto do Caju – $$: essa opção está localizada à beira da lagoa, por isso possui uma das melhores localizações. Ela possui quartos bem equipados, área externa grande e acomodações de muito conforto. O seu destaque está no ambiente familiar que deixa a estadia perfeita.
  • Pousada Porto dos Ventos – $$$: essa sugestão também fica próxima ao destino e possui uma infraestrutura completa. Ela conta com ambientes modernos, chalés bem equipados e por isso é ideal para casais. O seu diferencial está nas comodidades, que deixam a viagem ainda melhor.

Seguindo essas dicas de estadia, certamente você vai ter o descanso necessário para curtir a Lagoa do Cassó, pois as opções são acessíveis e de muito conforto. Aproveite!

Vídeos sobre a Lagoa do Cassó com mais dicas para o seu passeio

Para tornar a sua viagem ainda melhor, confira uma lista de vídeos com mais dicas sobre a Lagoa do Cassó. As novas informações certamente vão deixar o seu roteiro ainda mais completo.

Passeio pela Lagoa do Cassó e Pousada Porto dos Ventos

Publicidade

Nesse vídeo, um visitante faz um tour pela Lagoa do Cassó através da Pousada Porto dos Ventos. Ele destaca as principais belezas da região e dá dicas de algumas comodidades do local. Vale a pena assistir, pois as novas informações e detalhes também podem ser úteis para o seu passeio.

Por que visitar a Lagoa do Cassó?

Aqui, um visitante listou alguns motivos para visitar a Lagoa do Cassó. Além disso, trouxe novas informações para conhecer melhor a atração. Apenas pelas suas considerações, você vai perceber como a viagem realmente vale a pena.

Imagens aéreas da Lagoa do Cassó

Por fim, fique com imagens aéreas da Lagoa do Cassó e se apaixone ainda mais pelo destino. O vídeo traz perspectivas únicas da região e dá detalhes de suas belezas naturais. Se você ainda está em dúvida em visitar à atração, com certeza vai mudar de ideia ao assistir as cenas.

Com essas novas dicas e feedbacks sobre a Lagoa do Cassó, agora você está pronto para conhecer o atrativo. Use as novas informações para deixar o seu roteiro completo e com muito mais diversão.

10 fotos lindas da Lagoa do Cassó para você admirar

Por fim, para inspirar ainda mais a sua viagem, confira uma lista de fotos lindas da Lagoa do Cassó. A seleção foi feita através dos registros dos visitantes e tem olhares de quem aprovou o destino. Olha só.

1. Se o Maranhão é o seu próximo destino de férias

2. E você quer conhecer um lugar incrível no estado

3. Então, saiba que você precisa visitar a Lagoa do Cassó

4. Essa atração possui muitas belezas naturais

5. Assim como programas que unem sossego e diversão

6. Pela região, é possível descansar em meio a muito conforto

7. Provar uma culinária regional elogiada

8. E também curtir uma série de aventuras

9. Está preparado para ter essa vista como lembrança da viagem?

10. Então programe logo o seu passeio para esse paraíso maranhense!

Curtiu todas as dicas? Então aproveite para marcar logo a sua viagem para a Lagoa do Cassó! Sem dúvida, você vai viver momentos incríveis ao conhecê-la. Caso queira estender o dia de passeios, dê uma passadinha também em Barreirinhas. A cidade tem muitas belezas naturais, assim como os melhores programas. Com certeza, você vai aprovar a visita!